Qual é a melhor fabricante de processadores: Intel ou AMD?

69 Comentários

A Intel sempre foi conhecida pelos seus produtos de qualidade, nomeadamente no que respeita ao mercado dos processadores. No entanto a rival AMD tem ganho terreno de forma gradual e consistente, aproximando-se cada vez mais da líder.

Depois da questão sobre a melhor fabricante de chips gráficos, hoje queremos saber qual é, para os nossos leitores, a melhor fabricante de processadores.



Qual a melhor fabricante de processadores: Intel ou AMD?

O segmento de hardware está numa fase muito interessante e excitante para os consumidores. As marcas continuam a lançar alguns produtos e muitos outros estão na forja para, mais cedo ou mais tarde, serem anunciados.

A Intel ainda continua a dominar o mercado de semicondutores, no entanto a AMD tem-se aproximado e ganho a confiança dos utilizadores, nomeadamente no segmento gaming. No mercado alemão, por exemplo, a AMD já conseguiu vender 7 vezes mais CPUs do que a Intel, no passado mês de novembro.

Do lado da Intel, os novos processadores Rocket Lake vão chegar já no início de 2021, e o CPU Core i9-11900K já apareceu em benchmark com 8 núcleos, clock de 3.5 GHz e fabrico de 14 nm. E apesar da marca ainda se manter fiel à litografia de 14 nm, já está em cima da mesa a possibilidade de fabrico de 7 nm.

Por sua vez, a AMD deverá lançar em janeiro de 2021 os novos Ryzen 5000, que vão substituir a gama Ryzen 4000. Além disso, a marca estará a preparar um SoC ARM.

Uma curiosidade que reforça a concorrência entre ambas é que, recentemente, a Intel acusou a AMD de usar um truque para melhorar a eficiência dos seus processadores.

Na sondagem sobre qual a melhor fabricante de chips gráficos, a NVIDIA ganhou à AMD, com 71% dos votos. Mas agora queremos saber qual é, para si, a melhor fabricante de processadores.


Participe na nossa questão desta semana

Qual é a melhor fabricante de processadores: Intel ou AMD?

  • AMD (51%)
  • Intel (43%)
  • Outra (6%)

Total Votos: 2.410

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Estamos na era AMD, sem duvida.

  2. Avatar de Njag
    Njag

    Nenhuma das duas.

  3. Avatar de MM
    MM

    O artigo/questão é pertinente, mas falta muita coisinha…..
    Os Ryzen 5000 (Zen3) já saíram a 5 de Novembro (apesar de não haver grande stock), Zen3 5600X, 5800X, 5900X, 5950X e não vêm substituir a gama 4000, que é de baixo consumo para portateis, mas sim a versão 3000 (Zen2).
    Depois quem ler “apesar da marca ainda se manter fiel à litografia de 14 nm”, vai pensar que a Intel se mantem nos 14nm por opção, quando na realidade é porque ainda não conseguiram desenvolver CPUs a menos nm, aliás, a própria Intel já veio assumir que só para 2022 (se não estou em erro) é que conseguem atingir essa litografia, que permite ter o dobro do “espaço” que tem agora no CPU, assim como consumos melhores, quando a AMD já há 2 anos que está nos 7nm.
    Na minha opinião, à data de hoje a AMD em preço/performance está muito à frente da Intel.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      À data de hoje AMD sem dúvida está 2 anos à frente da Intel, mas de notar que até há 1 ano atrás estava anos-luz atrás da intel, apenas por teimosia da Intel de não querer assocair-se à TSMC para diminuir a litografia dos processadores deles.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Em poucas palavras disseste tudo.

    2. Avatar de Oooe
      Oooe

      Boa resposta. A greedy Intel já era. Já só falta a greedy nvidia, e já agora o Vieira hahaha

  4. Avatar de Atento
    Atento

    E os técnicos votaram 🙂 🙂
    Como se eu fosse seguir estes trapalhões e comprar com base na votação!! Só para rir

  5. Avatar de PGomes
    PGomes

    14 nm ++++++++++++++++ FOR EVER

    1. Avatar de LG
      LG

      AMD tem 7nm graças à TSMC
      Intel fabrica os próprios CPUs…

      Se achas que AMD está a frente só por causa dos 7nm olha para o M1 da Apple 😉

      1. Avatar de PGomes
        PGomes

        Praticamente todas as empresas usam uma foundrie para produzir chis. As empresas que desenham e produzem os seus próprios chips são raras. Pouco mais do que Intel e Samsung.

        A AMD não está à frente da Intel apenas por causa dos 7nm. também tem um IPC mais elevado, mais núcleos, tem menos bugs e buracos de segurança e menos consumo.

        1. Avatar de ilia
          ilia

          M1 da Apple está a frente da amd, amd nem raytracing tem. Sera sempre uma opção low cost para quem não pode ter o melhor. 5nm no meu Mac tao bom….7nm e tao 2018

          1. Avatar de PGomes
            PGomes

            Nem os SOCs da Apple nem da AMD suportam aceleração de ray-tracing. Com excepção do SoC da PS5 e XBSX.
            O GPU do M1 também não tem aceleração por hardware de Ray-tracing.

          2. Avatar de Hidelberto
            Hidelberto

            Apple ja está nos 5nm, amd ainda nao chegou la ficou para tras. Percebeste ou precisas de desenho?

        2. Avatar de LG
          LG

          Exacto… Mas após tanto tempo sem a Intel evoluir nesse aspécto… a única coisa que tem nascido é o “gozo” da Intel ainda utilizar/optar pelos 14nm… Como se isso fosse a causa disso tudo…

    2. Avatar de ilia
      ilia

      Não percebes nada disto, fica calado pá não fazeres figuras dessas.

      1. Avatar de MM
        MM

        Looooll.. Ray Tracing é ao nivel do GPU, estamos a falar de processamento não gráfico. Em todo o caso o M1 tem bom desempenho, mas equivale a uma 1050TI (tão 2017…), a Nvidia já está na GTX3000. Andas um bocado deslocado..
        Ray tracing tem a NVidia com as GTX2000 e agora a AMD com a RDNA2, nas gráficas 6000.
        Mas mostra-me lá um artigo ou arquitectura do CPU ou um jogo no M1 com ray tracing pff…

        1. Avatar de Hidelberto
          Hidelberto

          O M1 com 10watts tem performance de uma 1050TI com 75W e ainda dizes tao 2017? È so o melhor do mercado, ainda por cima sem ventoinha e com 20h de bateria! Perdeste uma bela oportunidade de ficar calado.

          1. Avatar de PGomes
            PGomes

            Estás a comparar um GPU lançado em 2016, a 14nm. Claro que vai consumir mais, do que um GPU de 2020 a 5nm.

            E a Apple não é dona dos 5nm. Apenas compraram toda a produção da TSMC a 5nm durante 2020. Assim, mais ninguém produz nada a 5nm. Mas isto não é um avanço da Apple, mas sim da TSMC.

          2. Avatar de MM
            MM

            Eiiiaaa.. Tanto… 20H…. E se meter uma bateria do dobro faz 40H.. Txii…
            O melhor do mercado em que? Mostra-me benchmarks a bater uma 3080 ou 6800XT a rederizar 3D..?? Ou a bater um 5950X..
            Enfim, não é o que se estava a comparar, estamos a comparar CPUs e não GPUs, nem APUs.
            Dificilmente nos proximos 5 anos veremos uma APU com a performance de uma GPU.
            O M1 é muito bom, sem duvida, mas não entra neste contexto, ainda.. Daqui a uns anos talvez..

          3. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            PGomes, em termos de consumo ser 5nm não explica toda a disparidade. Se formos a fazer as contas aos ganhos teóricos apresentados pela TSMC nas transições entre 16nm e 5nm, deveria no máximo reduzir o consumo em 3,5X, e já estou a dar demasiado crédito à TSMC pois os 16nm da TSMC estão bem atrás dos 14nm da Intel.
            Ou seja, fica por explicar mais de metade da redução no consumo.
            Eis os factos! A Apple está a usar os mesmo núcleos de GPU de baixo consumo que usa nos iPhones. A Apple usa memória unificada e uma cache comum no SoC para operações do GPU e CPU (assim como outros aceleradores), o que permite reduzir substancialmente o overhead nas operações de loading para memória. Ou seja menor latência, o que permite o GPU ser mais produtivo, e menor consumo.
            Há ainda mais tecnologias envolvidas, mas isto já dá uma boa ideia de como a implementação da Apple lhe dá uma boa vantagem em termos de consumo.

  6. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Na minha opinião penso que a intel continua a ser melhor mesmo não estando na tecnologia de fabrico que a amd, mas isso até pode ser bom, é preferivel manter bom desempenho e estar atrás de tecnologia para depois quando conseguirem desenvolver um bom produto, e continuo a achar que a intel ainda consegue melhor que a amd, apesar do preço.

  7. Avatar de adbu
    adbu

    Parece-me que há um erro na elaboração do artigo pois a AMD não fabrica processadores, aliás a AMD não tem nenhuma fábrica para esse efeito, é considerada fabless. Quem fabrica os processadores AMD é a TSMC. O artigo deveria ser “Quais são os melhores processadores. Intel ou AMD? “

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Tens toda a razão… é como dizer que a Cimpor vende cimento branco só que este é fabricado na Secil Cibra-Pataias mas pelo menos dizem no saco de onde vem o cimento.

      1. Avatar de JP
        JP

        Boa comparação! 🙂

  8. Avatar de Jota
    Jota

    A Intel… de lonnnnnge!

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Sim, em 2017, agora não.. de todo..

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      carissímo, informo de que estamos em 2020, quase em 2021.

      1. Avatar de Jota
        Jota

        A Intel… de lonnnnnge!

        1. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          +1
          Atras da AMD, sem duvidas!
          Muito longe mesmo, concordo contigo!

  9. Avatar de ruca
    ruca

    esse pessoal que tanto venera AMD…. se visse o que está por de traz de um balcão de uma loja de informática/técnica de reparacão….. (quando falo loja de informática , falo de uma coisa á seria, nao loja local, mas nunca mais queriam ouvir falar no nome. AMD.

    1. Avatar de M pereira
      M pereira

      A sério?
      Este comentário para mim foi o mais curioso, acho que se devia debater isso!!

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    Já vi esta história há mais de 20 anos, com os Athlon, e depois vi a AMD a perder total relevância durante as 2 décadas seguintes (e levando atrás uma fabricante de GPU’s atrás durante o mesmo período).

    Ver para crer. Se a AMD conseguir manter ou se a história dos Athlon se repetirá.

    1. Avatar de MM
      MM

      É verdade, mas é história. Esperemos que não se repita para bem do consumidor, pois a falta de concorrência não é boa.
      Mas o que importa é que hoje, com os mesmos €€ a AMD tem melhor performance que a concorrência. E com o Zen3 até em sigle thread (onde a Intel ganhava) é melhor.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Espero bem que venha a ser como escreveste, a bem do consumidor. Mas é como disse: já vi a AMD nesta posição, atirar-se na direcção errada e mal se ouvir falar dela durante 2 décadas a não ser para contar os flops e desgraças.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Neste preciso momento sem dúvida AMD, Intel ficou um bocadinho a sombra da Bananeira quente 14nm++++++++++++++ agora está a ver os numeros da AMD a subir sem parar…

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Se for para desktop arquitetura x86-x64… Só temos duas opções, ou alguém tem acesso ao Via?
      Na minha opinião, melhor fabricante é a Intel em números…
      Em custo pro consumidor, AMD, logo voto em AMD.

  12. Avatar de Jota
    Jota

    A Intel… de lonnnnnge!

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      Preferes pagar mais caro e ficar mais mal servido? Prefiro pagar um pouco menos e ficar mais bem servido. Eu já tive Intel e agora tenho PCs da AMD, é bem melhor que a Intel.

      1. Avatar de Hidelberto
        Hidelberto

        AMD em gaming n é melhor que intel, em edicao de video e imagem tb nao. A Intel tem quicksync e tem AVX-512 que continuam a ser melhores mesmo com 14nm contra 7. Informa te. Single Core a intel continua melhor que amd.

        1. Avatar de MM
          MM

          Estava melhor, mas a AMD com os Zen 3 já são melhores em single thread. Faz uma pesquisa no youtube e vê algumas reviews 😉

      2. Avatar de Zeze
        Zeze

        São Intel fanboys, não conseguem despir a camisola.
        O que ele quis mesmo dizer é que a AMD neste momento é melhor mas que continua a preferir Intel. Preferências não ditam o nível dos produtos.

  13. Avatar de mygod
    mygod

    Se eu não soubesse o que a Intel tem feito para dificultar a vida á AMD, nomeadamente pagar a fabricantes para só usarem processadores deles, até poderia pensar de outra forma. Assim, perdoem os Intel fanboys, prefiro de longe AMD.

    1. Avatar de Zeze
      Zeze

      Imagina que o Resizable Bar já está disponível nos Intel desde 2014 e nunca disponibilizaram esta performance extra a quem os comprou!! Dormiram à sombra da bananeira e agora foram ultrapassados. Vão ter de abrir os cordões à bolsa (sem fundo) para fazer um catch up. Ah já agora junta aí a nvidia com as suas práticas shady e influências nos developers para otimizar jogos só para os seus gpus.

  14. Avatar de TT
    TT

    Intel sem sombra de dúvida, os PC’s com processadores AMD que tive duraram três anos até ao processador entregar a alma ao criador e o desempenho… é melhor não comentar!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eu tenho meu portátil AMD em 2015, saiu da fabrica em 2014. Está a trabalhar e há menos de um mês pus-lhe um modulo de RAM para passar a ter 8 Gb. O mesmo não posso dizer do PC Pentium D que nem durou 2 e 6 anos, mal acabou a garantia pifou.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Correção do post.
        …2 anos e 6 meses…

    2. Avatar de Zeze
      Zeze

      Estás a falar por ti certo?
      Numa das máquinas tenho um FX-8350 de 2011 com constante overclock desde essa altura! Está bem vivo e olha que roda qualquer jogo de 2020, incluindo Cyberpunk 2077! É como as Duracell, dura e dura e dura e dura.

  15. Avatar de whatever
    whatever

    Apple 🙂

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Tive de fazer demasiado scroll para chegar a este comentário 🙂

  16. Avatar de ThornC
    ThornC

    A pergunta está mal formulada… primeiro porquê a AMD (desde que se separou da Global Foundries) não fabrica processadores – apenas os desenha, segundo porquê não apresenta um critério para a comparação (estamos a falar melhor em quê? no desenho, na performance, no consumo, numa relaçao performance/consumo, etc).
    O melhor fabricante é um empate entre a TSMC, Intel e Samsung…

    Já agora é preciso ter em atenção que custa muito dinheiro investigar, desenvolver, fabricar e distribuir processadores decentes… Embora a AMD tenha agora um desenho decente com os Ryzen, a empresa ainda não está a fazer um lucro signifcativo com ele. Simplesmente porque têm de pagar aos verdadeiros fabricantes por cada unidade produzida.
    A Intel tem uma abordagem vertical que assegura um processo eficiente em toda a escala. De facto, podem mesmo dar-se ao luxo de baixar os preços se quiserem (e não querem).

    Só para se perceber a Intel operou com um lucro líquido de mais de 20 mil milhões de dólares no último ano, a AMD está lentamente a chegar aos mil milhões de dólares. De facto, só conseguiram ser positivos com a chegada dos Ryzen depois de 2018!
    A AMD ainda é demasiado “pequena” para poder competir e agora com a Apple e o M1 vamos ver como será.

    1. Avatar de ernez
      ernez

      Então vamos lá ver se eu entendo o que até ao momento foi comentado, o processo de fabricação de qualquer conteúdo tem inicio com a pesquisa do objeto, certo! Ora se é desenhado pela amd, este será um dos processos do fabrico certo, ou estou a interpretar mal? Mas…

  17. Avatar de Papaformigas
    Papaformigas

    Tiro o chapéu á intel por se manter na luta com os seus 14nm, teem optimizado ao maximo e espremido até não dar mais, isso faz-me lembrar os portugueses em que nós somos mestres em usar o que temos e tentar tirar o máximo partido disso.
    Agora é claro que a AMD tem alguma vantagem mas em Jogos a Intel até consegue dar luta e de que maneira.
    Se falarmos em gaming com streaming e gravaçao pelo meio aí sim a AMD supera devido ao numero elevado de nucleos, agora se for a finalidade for só jogos tanto uma como a outra estão quaze em pé de igualdade.

  18. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    FTW Intel !! 🙂

  19. Avatar de sujeito
    sujeito

    Na minha area de trabalho a Intel é a unica que me dá garantias. Já os chips AMD continuam a não ser suportados na sua grande maioria.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Se não for intrusivo,em que área trabalha?

  20. Avatar de Julio Lucas
    Julio Lucas

    AMD Ryzen 5 3600 + AMD Radeon RX 580 = 410€, máquina que nunca mais acaba em jogos, graficos no máximo a 1366×768 (TV Led).

    1. Avatar de Jorge Fernando
      Jorge Fernando

      1366×768 wow isso é quase tão impressionante com sei lá… a PS3, estamos em 2020 não em 2006

      1. Avatar de Rui Elvas
        Rui Elvas

        Ahahah ja nem 1080p se joga e ainda vem com 720p….há 3 anos que o normal no gaming é de 1440p para cima.

        1. Avatar de Zeze
          Zeze

          Outro a falar por si. O normal não é o que tu tens, mas sim o que a maioria do mercado tem. Se analisares, a maioria tem 1080p e GTX 1050, por isso o normal é encontrares alguém que joga em 1080p e não em 1440p.

          1. Avatar de IDroid
            IDroid

            Mais nada. É só analisar as estatísticas da steam e dizem exactamente isso: a grande maioria joga a 10 80 com uma GTX 1050.

  21. Avatar de Jorge Fernando
    Jorge Fernando

    Atualmente AMD, mas na verdade Apple, o M1 basicamente destruiu a arquitetura x86 numa unica jogada pelo menos no que toca a CPUs moveis.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Isso seria verdade se a Apple não vende-se os seus equipamentos com o M1 a mais de 1900 euros!! Esse valor dá para alimentar uma família de 4 pessoas durante 1 ano e bem esticado passa a 2 anos.

      1. Avatar de Filipe Cordeiro
        Filipe Cordeiro

        Onde foste buscar os 1900 euros, o Macbook Air começa nos 1150, e até tens o Mac Mini a começar nos 820.

      2. Avatar de Nuno T.
        Nuno T.

        acho que te esqueceste de mudar de nome

  22. Avatar de Zeze
    Zeze

    A sugestão foi mesmo seguida. Obrigado Marisa! 😉

  23. Avatar de Vasco
    Vasco

    Já tive:

    Venturis 75;
    Amd k6 200;
    Pentium III 450;
    Pentium IV 2800;
    Amd Semprom 3000 (ainda tenho e trabalha regularmente e quando o comprei era uma máquina em render);
    Amd A10 (portátil actual).

    Para mim e da minha experiência, em termos de trabalhabilidade, estabillidade, rendimento, sem dúvida AMD.

    Claro que o processador não funciona sózinho e tudo o resto como motherboard, Ram, gráfica, disco e até mesmo a fonte têm influência, mas repito, não sei se é o melhor da actualidade (pelo que vou lendo sim), provavelmente o próximo que adquirir será AMD.

  24. Avatar de Leafsapphire
    Leafsapphire

    Me parece normal a AMD vender 7 vezes mais processadores que a Intel na Alemanha, já que tem três fabricas apenas neste país.