Qual é a fabricante do processador que tem no seu computador?

40 Comentários

O segmento dos processadores tem sido um dos que mais novidades tem trazido para o mercado. Quem acompanha este setor, sabe que a Intel é a poderosa líder do mesmo desde sempre. No entanto, a AMD tem feito um trabalho incrível e a sua estratégia de negócio tem-se mostrado eficaz na missão de desenvolver fortes produtos capazes de competir com a gigante californiana.

Desta forma, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga qual é a fabricante do processador que tem no seu computador. Participe!


Qual é a fabricante do processador que tem no seu computador?

Os utilizadores mais fascinados pelo mundo do hardware tecnológico têm sempre o cuidado na hora de escolher o seu computador. E entre os componentes analisados, um dos que mais atenção gera são mesmo processadores.

Neste campo, a competição acontece entre as potências norte-americanas Intel e AMD, sendo que a empresa de Pat Gelsinger mantem-se firme na liderança. Mas essa mesma liderança tem sido cada vez mais ameaçada pela marca de Lisa Su, sendo que em fevereiro deste ano noticiámos que havia um aumento de computadores com processadores AMD na popular plataforma de jogos Steam.

Relativamente aos produtos, em outubro de 2021 a Intel lançou finalmente a sua nova linha de processadores Alder Lake de 12ª geração. Mas do lado da AMD as notícias são cada vez mais promissoras. A marca apresentou recentemente os CPUs Ryzen PRO 6000 para portáteis profissionais com 29h de bateria, lançou no final de abril o Ryzen 7 5800X3D, considerado como o processador gaming mais rápido do mundo e também tem revelados vários pormenores sobre a sua próxima geração dos Ryzen 7000.

Assim, na nossa questão desta semana, queremos que nos diga qual é a fabricante do processador que tem no seu computador. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Qual a fabricante do processador que tem no seu computador?

  • Intel (63%)
  • AMD (32%)
  • Outra (5%)

Total Votos: 2.548

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    AMD Ryzen 5 3600X

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    como saber?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Nas propriedades do computador.

  3. Avatar de Fernando Machado
    Fernando Machado

    I7 4790

  4. Avatar de Greg
    Greg

    Intel(R) Xeon(R) W-2133 CPU 3.60GHz

  5. Avatar de Rugas be like
    Rugas be like

    Intel core i9

  6. Avatar de Rugas be like
    Rugas be like

    Intel core i9..

  7. Avatar de Zaark
    Zaark

    AMD Ryzen 7 e M1. Votei na AMD por passar mais tempo na torre, mas o M1 também é muito bom. Estou super satisfeito com ambos.

    1. Avatar de Greg
      Greg

      Tambem tenho um M1 no portátil, mas o W-2133 é outra fruta.
      São mundos diferentes, nem há comparação possível.

  8. Avatar de Zé Manel
    Zé Manel

    5 5600x

  9. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Fui orgulhosamente dono de um AMD AthlonXP
    Atualmente uso um i7 de 11ª geração

    1. Avatar de PM
      PM

      Esses eram fantásticos a produzir calor! Também tive um

  10. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Intel i5 9400F, com perspetiva no i5 11400F. Acho incrível como é que um i5 bate um i9 de 2 gerações de diferença! (Gen 11 e Gen 9, respectivamente). Não estou a gostar é da mistura de cores na Gen 12…acho que traz mais problemas a nível de otimização (programas, jogos,…) do que benefícios.
    E também já li que os Ryzen 7000 vêm aí com bastante potencial! Vamos ver! 🙂

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Recomendo um AMD 5600

  11. Avatar de Sergio
  12. Avatar de Mouro
    Mouro

    Intel Core 2 Duo

  13. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    Apple Silicon (M1)

  14. Avatar de Pgomes
    Pgomes

    AMD 3700x.

  15. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Meu PC mais recente e de melhor configuração é AMD, por isso votei nela, embora eu esteja neste momento a usar um intel.

  16. Avatar de Binbo
    Binbo

    Intel® Pentium(R) M processor 1.60GHz

  17. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Cyrix 6×86

  18. Avatar de Fusion
    Fusion

    Pentium III com turbo ligado na torre. Orgulhosos 15fps no Doom

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Doom II, ah ganda maluco!

  19. Avatar de secalharya
    secalharya

    O melhor: Intel

  20. Avatar de traumatologiaeortopedia
    traumatologiaeortopedia

    i7 3770 k. Só não troquei pelo ryzen devido preço dos componentes, está absurdo!

  21. Avatar de Luis
  22. Avatar de Mauricio
    Mauricio

    Loongson numa maquina e Elbrus 8SV na outra.

    1. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Ah camarada!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso é de homem. Ninguém te toca 😀

      1. Avatar de Mauricio
        Mauricio

        Já estava farto de backdoors 🙂
        O Loongson 3A5000, obtive-o via convite, para uma oferta de programadores por convite no taobao( mas tenho que desenvolver algum software para ele ).

        O Elbrus é a máquina que mais gosto, é da bitblaze.ru 🙂
        Tem um cooler fantástico e o encapsulamento do CPU, é em cobre e é a peça de cobre mais pura que alguma vez vi…simplesmente brutal!
        Tenho a certeza que até podia com a unha fazer um risco no cobre de tão puro que é( claro se eu quisesse estragar as propriedades de transferência térmica entre cpu e cooler) !
        Para fazer cálculos científicos é extremamente rápido, para as tarefas mais comuns, também não desilude nada, ou seja funciona bem como desktop.
        Mas as próximas iterações trazem melhorias consideráveis e mais features…já sabemos é a tecnologia a evoluir 🙂
        Espero no futuro vir a adquirir um Elbrus 12S..

        Estou muito impressionado pela positiva com qualquer um dos 2.
        Se pudesse só usava o Elbrus, o problema é que ainda não consegui ter todas as ferramentas em Inglês.Gosto muito de arquiteturas exóticas, e de tecnologia em geral, e claro, acima de tudo, sem backdoors. 🙂

        Mas ainda tenho 2 maquinas antigas com tecnologia Americana..e uso-as também!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Espeta um Gentoo no Elbrus e tens o problema do software resolvido

          Não, a sério, tens mesmo essas máquinas?

          1. Avatar de Mauricio
            Mauricio

            Gentoo não suporta e2k :/

            Há muitas coisas que teem que ser feitas, patchs com fartura, um bom compilador, que não existe nenhum aberto..
            De lembrar que em arquiteturas VLIW like, como a EPIC, o compilador é Rei e senhor..
            A Tua performance depende quase na totalidade da qualidade do compilador que tens, porque quem escalona as instruções é o compilador, claro na fase de compilação 🙂
            Quando o CPU recebe as instruções, ele já as recebe “Out of Order” 🙂

            Ou seja ele não tem que gastar tempo e imensa energia a colocar instruções Out of Order, nem tem que fazer execução especulativa..
            Por sua vez, não fazendo execução especulativa, pode perder performance por exemplo na deteção de branchs.

            Mas imagina se fosse possível fazer deteção de branchs em tempo de compilação, e ajustar as instruções consoante isso, ou seja uma espécie de execução especulativa na fase de compilação..?pois é uma loucura, é por isso que um compilador para VLIW like archs é extremamente difícil de criar(alguns dizem que é impossível, mas Elbrus é a prova que é possível), e aqueles que o teem, tem-no em formato fechado, proprietário..
            Ninguém oferece tecnologia de ponta de borla 🙂

            Ou seja, seria necessário termos um cross compiler, para compilarmos código noutra máquina tipo x86 para o target e2k.
            Não há cross compilers nem mesmo em binário para e2k, só existe 2 compiladores proprietários que só correm em e2k :/
            Mas compilar uma distro, do zero é uma tarefa herculeana, e ainda por cima quando nem sequer tens um crosscompiler para começar do zero..

  23. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    AMD Ryzen 7 5800X

  24. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    2 AMD e 1 Intel; por maioria votei AMD.

  25. Avatar de iDroid
  26. Avatar de ACMSeBr
    ACMSeBr

    i7 4790k – 4/G e ainda da um caldo por aqui e Windows 11 – 21H2 (22000.675).

  27. Avatar de Blablabla
    Blablabla

    Zilog Z80

  28. Avatar de Insider
    Insider

    1 AMD e 2 Intel

  29. Avatar de Fernando
    Fernando

    Athlon II X4