Preços das GPUs na Europa descem aos valores a que estavam em fevereiro

10 Comentários

A louca corrida às placas gráficas, aliada à escassez de componentes, fez com que estas desaparecessem num ápice das prateleiras, mas também promoveu um aumento significativo dos preços destes equipamentos.

No entanto, a indústria já deu alguns sinais de que está a recuperar e que o stock e os preços vão começar a normalizar. Nesse sentido, alguns registos mostram agora que, na Europa, as placas gráficas já desceram aos valores a que se encontravam no mês de fevereiro.




Desde o ano passado que o mercado tem recebido vários modelos novos de placas gráficas. Em especial, a Nvidia, a fabricante mais poderosa neste segmento, lançou vários modelos da nova gama GeForce RTX 30.

No entanto, sobretudo os mineradores de criptomoedas foram responsáveis pela limpeza às prateleiras dos equipamentos existentes. Claro que a escassez de componentes contribuiu significativamente para que as GPUs esgotassem rapidamente. Além disso, uma outra consequência foi o aumento do preço destes produtos, alguns para valores extremamente elevados. Mas parece que a tendência começa a reverter.

GPUs na Europa já apresentam atualmente preços de fevereiro

Tal como já aqui mencionámos, o panorama atual da crise no setor das placas gráficas poderá sofrer mudanças positivas em breve. Estima-se que a produção dos equipamentos aumente, à medida que, por conseguinte, os preços baixam para valores mais aceitáveis.

A febre da mineração de moedas digitais também se deparou com dois grandes obstáculos. Por um lado foram as GPUs com limites da taxa de hash e, por outro, a luta contra as criptomoedas na China, o que já fez com que alguns mineradores vendessem as suas gráficas a preços muito abaixo do mercado.

De acordo com as informações mais recentes, o mês de julho trouxe consigo uma nova quebra no preço das placas gráficas. Segundo os dados revelados, o custo extra atualmente das GPUs é de 153%. No caso das Nvidia, esse valor era de 304% em meados de maio, e nas AMD chegou aos 214% de custo extra no início de maio.

Portanto, a tendência é que os preços baixem e se aproximem do valor inicialmente proposto pelas fabricantes.

Se pegarmos em exemplos concretos, uma Radeon RX 6800 XT encontra-se atualmente a valer entre 1.082€ e 1.499€, quando no início de maio custava entre 1.632€ e 1.773€. Já uma GeForce RTX 3080 podia ser encontrava de 2.299€ a 2.499€ e agora já há locais onde as encontramos entre 1.199€ e 1.842€. Por sua vez, uma GeForce RTX 3060 custa agora cerca de 589€, mas em meados de maio custava 999€.

Estes valores dizem respeito ao mercado europeu, mais concretamente aos vendedores na Alemanha.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Johnny
    Johnny

    Mesmo assim estão super inflacionados, as 3060 deviam andar mais perto dos 300€. Mesmo antes da escassez os preços das gráficas já estavam absurdos.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sempre foram o componente mais caro, não iria ser agora que isso ia mudar.

      1. Avatar de dasda
        dasda

        mais caro nao ker dizer ke custem tanto como um pc ha 1 ano…..

    2. Avatar de Marcelo Frazão
      Marcelo Frazão

      Sim, o próprio gráfico indica que os preços ainda estão 53% acima do valor recomendado pelo fabricante. Quando esta geração de GPU foi anunciada já havia escassez de componentes electrónico produzidos a partir de waffles de silício. Por isso mesmo à data de lançamento os preços já estavam inflacionados em relação ao preço de venda recomendado pelos fabricantes.

      1. Avatar de José Bacalhau
        José Bacalhau

        Eu comprei uma MSI RTX 3070 Gaming X Trio no Natal e custou-me 630 euros, que era o valor tabelado. Chegaram a estar a 1700 euros. Na Novoatalho (onde comprei a minha) custam atualmente 980 euros. É uma grande queda.

  2. Avatar de ChiNelo68
    ChiNelo68

    YAY! Só 50% acima do PVRP até me veio uma lágrima.

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Ora nem mais lol

  3. Avatar de Sheep of wall street
    Sheep of wall street

    Quando pesquiso na NET sobre motivos da escassez, o resultado é apresentado por esta ordem:
    1 Pandemia e forte procura por componentes para entretenimento
    2 scalpers
    3 miners.

    Não entendo porque motivo se troca a ordem dos motivos…

    1. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      Acho que a principal razão são os miners. Os preços só começaram a cair quando na China proibiram a mineração e nos EUA começaram a taxar mais-valias.

      https://www.youtube.com/watch?v=_2LyHe25354

      1. Avatar de Sheep of wall street
        Sheep of wall street

        Sim, achas, toda a gente acha. Mas isso é um achismo.
        Não se minera com PS5 e também existe escassez.
        Não quero dizer com isto que a mineração não seja um factor importante. Mas não é o principal factor.
        Cripto nos EUA já eram altamente regulado ( e são o país que mais investe em cripto, não existe a ligação entre mais regulação= menos interesse ou investimento, MT pelo contrário)
        Não começaram a taxar mais valias, apenas existe uma proposta para aumentar a % de mais valias, que dificilmente será passada.