Preço das placas gráficas cai 45% na China com a quebra da mineração

24 Comentários

O mercado e o valor das placas gráficas ficou significativamente comprometido com a escassez de componentes. Mas também com a mineração das criptomoedas. As unidades disponíveis voaram das prateleiras e os preços subiram a pique, o que tornou incomportável e quase impossível a sua compra pelos jogadores.

No entanto recentemente revelámos boas notícias de que o valor das GPUs estaria a mostrar sinais de normalização na Europa. E agora há a informação de que o preço das placas gráficas caiu cerca de 45% na China após a diminuição da prática de mineração de criptomoedas.




As placas gráficas são atualmente dos equipamentos mais desejados e escassos do mercado, especialmente os novos e potentes modelos da Nvidia. A grande procura por GPUs promoveu o aumento do preço destes produtos, deixando os consumidores com os nervos à flor da pele.

Mas não é só a escassez de componentes que explica este problema. Também a mineração de criptomoedas foi uma das grandes culpadas deste cenário, acabando por retirar as poucas unidades que ainda existiam das mãos dos jogadores.

Por outro lado, parece que a situação está a normalizar, com o stock e o preço das placas gráficas nalguns países da Europa a mostrar sinais de recuperação. E há agora mais indícios desta possível normalização.

Preço das GPUs cai 45% na China com quebra da mineração

De acordo com o que foi noticiado pelo site South China Morning Post nesta segunda-feira (21), os preços das placas gráficas do mercado chinês começaram a baixar significativamente nas últimas semanas. Esta queda foi provocada por alguns fatores, mas o principal está relacionado com as recentes medidas do governo da China de proibição das criptomoedas em bancos e em sistemas de pagamentos.

Como consequência, a mineração das moedas digitais caiu no país, diminuindo também os pedidos das placas gráficas para esta finalidade.

Neste sentido, o site Tom’s Hardware fez uma pesquisa dos modelos Nvidia RTX 30 nos sites oficiais das diferentes fabricantes parceiras e confirmou essa baixa de preços. Nalguns modelos, como a GeForce RTX 3060, a redução foi de 45%, tal como se pode ver na tabela seguinte.

Em suma, estima-se que nos próximos tempos haja mais sinais desta normalização tão aguardada pelos consumidores, em especial os jogadores.

Paralelamente a isso, de acordo com as recentes atualizações, o valor das principais criptomoedas Bitcoin e Ethereum tem apresentado diversos momentos de queda. E esta tendência verifica-se essencialmente após as novas regras e restrições impostas pela China.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PGomes
    PGomes

    O minning é mesmo uma praga…

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Não vou contrariar, mas esta notícia é mais uma prova da influência que a China tem no geral.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Praga é o gamming.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Uma praga é a vossa mentalidade

      2. Avatar de José
        José

        calado eras um poeta Miguel

      3. Avatar de costa
        costa

        praga és tu. vai la para os teus facebooks e instas

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Praga de pés rapados sem dinheiro para comprar GPUs. Assim do nada apareceram logo três!

          Sem dinheiro não há vicios.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            As placas gráficas foram desenhadas para o gaming e trabalhos gráficos. Lá por um idiota ter inventado uma criptocoisa que usa as GPU não significa que elas deixem de ser desenhadas com o gaming em foco. Sem mining não há internet para o Miguel 😛

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Independente do que quer que seja que defendas o teu discurso é de uma tremenda falta de inteligência.

      4. Avatar de Rodrigues
        Rodrigues

        Amigo, gráficas foram feitas para jogar ou para usar em trabalho gráfico, não para sacares uns trocos a queimá-las e a gastar electricidade

    3. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Praga é a tua mentalidade. A PCDiga está a fazer um desconto de 100€ nas 1660s, aproveita

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Proof of Work causa destas coisas

  3. Avatar de Luis
    Luis

    As gráficas acabavam por ficar todas por lá. Agora o mercado europeu vai ser inundado por gráficas novas e usadas aos milhões vindas da China. Estou a imaginar no ebay a venderem gráficas às paletes…

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      +1
      De facto quando os mineradores vão começar a despachar as gráficas, já estou a ver os anúncios:
      GeForce RTX 3060 OC, como nova!
      Mas a realidade é que a gráfica esteve a trabalhar durante quase 2 anos, a 100% do seu processamento 24/24h …

      1. Avatar de Cláudio Andrade
        Cláudio Andrade

        Como vais ter uma 3060 a trabalhar há quase 2 anos.? Podes explicar isso.? E como é que o mining que não puxa a 100%(bem feito) pela gráfica faz pior que quem passa horas a jogar a c a placa a 100%?? Podes explicar?

      2. Avatar de Thomas
        Thomas

        Como é que a rtx 3060 este a minerar 2 anos se nem 1 ano tem ainda no mercado? xD

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Num futuro próximo +1ano 🙂

      3. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Está em melhor estado que a tua gráfica

  4. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Grande China…
    A ter c****** para pôr fim a esta loucura!

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Não sou adepto das cripocoisas mas ainda menos adepto da China autocrata e a razão para eles terem acabado com a mineração foi porque esta estava a minar (pun intended) a ditadura chinesa…não se pode ter novos ricos que acham que podem fugir do BIG BROTHER!

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Claro que o objetivo foi esse e não teve nada a ver com os problemas energéticos em certas regiões da China…

  5. Avatar de João Silva
    João Silva

    Duvido muito que a quebra de preço das placas gráficas esteja relacionado com os mineradores. A mineração hoje em dia é feita a nível profissional e existem asics para esse propósito. Nenhum minerador usa placas gráficas, a não ser um amador ou curioso. Além disso os mineradores já estão a mudar de local. Alguns já estão a instalar-se no Cazaquistão e outros estão a mudar-se para os Estados Unidos.
    Tenho a certeza que o voltar da normalidade das cadeias de abastecimento tem muito mais efeito no preço final das gráficas.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Bitcoin já há muito tempo que é minerado em ASICS mas nem todas as criptomoedas podem ser mineradas em ASICS, pelo que vejo Ethereum só em abril deste ano é que uma empresa apresentou uma solução baseada em ASICS, muitas outras não tem ainda equipamento ASICS em que seja possível minerar.

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        Confesso que em relação às outras moedas não tenho grandes conhecimentos. Faltam-me dados para formar uma opinião, mas se for como tu dizes faz sentido que a mineração de outras moedas possam influenciar no preço das gráficas.