Preço das gráficas Nvidia e AMD já está abaixo do valor recomendado pelas marcas

29 Comentários

Quem esteve atento às notícias do mundo hardware ao longo dos últimos dois anos, percebe bem o porquê desta informação ser uma notícia tão importante e esperada. Há pouco mais de um ano os consumidores estavam a enlouquecer com o preço extremamente elevado das placas gráficas, mas agora tudo está a voltar a uma normalidade mais aceitável.

Segundo as mais recentes informações, o preço das placas gráficas da Nvidia e da AMD já se encontra abaixo do valor inicialmente recomendado pelas marcas.



Gráficas AMD e Nvidia com preços abaixo do oficial

Segundo os últimos dados, tanto as placas gráficas da Nvidia como as da AMD já estão à venda por valores abaixo do preço oficial recomendado inicialmente pelas marcas. As informações são do site alemão 3DCenter, o mesmo que tem vindo a demonstrar o preço destes equipamentos ao longo dos meses.

Assim, a atualização de valores indica que os modelos da linha de última geração GeForce RTX 30 da Nvidia e Radeon RX 6000 da AMD já se encontram a um preço muito mais baixo do que aquele apresentado entre abril e maio do ano passado.

Tal como podemos conferir pelo gráfico abaixo, em média, ambas as gamas das duas fabricantes encontravam-se a um preço 294% acima do valor recomendado no início do mês de maio de 2021. Mas, atualmente, as GPUs da atual linha está 3% abaixo desse mesmo valor oficial tabelado pelas marcas.

via: 3DCenter (Clique para ampliar)

No entanto, se aqui em Portugal ainda não se deparou com esta queda significativa de preço, é de salientar que nalguns países da Europa, como o nosso e Espanha tal acontece com menor rapidez. Segundo algumas fontes, o motivo é que nessas regiões são vendidas menos placas gráficas do que noutros países como a França e a Alemanha, para além dos salários também serem mais baixos.

Este cenário acontece também numa altura estratégica, ou seja, quando a Nvidia e a AMD estão prestes a lançar para o mercado as suas placas gráficas da próxima geração, a GeForce RTX 40 e a Radeon RX 7000, respetivamente.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    aqui é só “chulos” … sempre a mesma coisa…preços mais baratos nunca aqui em Portugal

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Compra na AMAZON Espanha…

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Deve ter sido ironia, porque a Amazon.es a nível de tecnologia, é de evitar. Os preços estão sempre altíssimos. Vês o mesmo componente no kuantokusta e na Amazon, e fechas logo a aba da Amazon a insultar a ganância do bezos.
        Pena que uma vez mandei vir um PC potente por apenas 20e, mas depois cancelaram afirmando que houve um erro de preçário. Eu a pensar que era uma espécie de egg easter da amazon, já que uma vez li um comentário de um utilizador a dizer que tinha recebido o PC (outro PC, mas também apresentava o preço ridículo de 20e, e já estavam esgostados) por aquele preço.

  2. Avatar de ElectrorelvaS
    ElectrorelvaS

    Já la vai o tempo que com 100 euritos comprava-se uma gráfica jeitosa (para o preço claro).

    Agora é manter as que se tem e rezar que nunca queimem…

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      ja la vai o tempo que entre 150-200 eram graficas de media gama (boa performance, como uma 1060 6gb.

      a ultima vez que vi estavam a 250-300…. (e com umas gerações de atrasado).

      apanhei uma rtx 2060 a 230€, 6gb só, para uma workstation, até achei que era engano e vinha outra placa

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Devia ser roubada, só pode.

  3. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Então e a “crise dos chips” que ia durar pelo menos até 2024?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tendo em conta o embargo de areia da china para taiwan pode até durar mais tempo.

  4. Avatar de Zé

    Estão a baixar onde? Estou para comprar uma gráfica há 2 meses e os preços estão sempre iguais.

  5. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Já era de esperar que baixassem. Desde que a BTC estabilizou nos 21 mil euros já quase ninguém quer minerar.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Se ainda percebesses alguma coisa do que dizes…
      Vá lá. Faz mais um esforço e repete.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Pessoal que andava a minerar com GPU minerava ETH, vai lá pesquisar mais um bocado..

  6. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Ainda na semana passada estava numa loja em espanha a RTX3060 12GB por 270€

      1. Avatar de Paulo Pedroso
        Paulo Pedroso

        PC Componentes, modelo da Zotac tava em promoção

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Estranho, agora nesse site há duas Zotac RTX3060 12GB e custam 433 e 446 euros.
          esses 270 deve ter sido uma promoção do outro mundo!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      3060 ou 2060?

    2. Avatar de \_(ºjº)_/
      \_(ºjº)_/

      era recondicionada

  7. Avatar de César Gomes
    César Gomes

    Sr. jornalista, por favor faça o devido estudo antes de publicar este tipo de artigo!
    É linear e bastante simples encontrar os factos relevantes!?
    O MSRP da 6800 XT anunciado pela AMD no seu lançamento era de 650$, na Amazon.de o valor da 6800xt varia entre 850 e 1100 euros!
    E aqui esta o Sr. jornalista a dizer que estão abaixo do MSRP anunciado……..

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Meu caro, antes de mais dispenso o sarcasmo, acho que nenhum dos dois é criança (acho!). Para além disso, como deve deduzir, e também no próprio artigo tal é mencionado, esta descida não está presente em todas as lojas, mas trata-se sim de uma MÉDIA.

      Com os melhores cumprimentos,

      1. Avatar de César
        César

        Permita me que discorde, sarcasmo está longe de ser coisa de criança!
        Agradecia que disponibiliza-se os números que dão razão á média de preço de que fala no seu artigo. Muito obrigado.

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Claramente não me conheceste quando fui criança .

  8. Avatar de César
    César

    Obrigado pela correção!
    Apesar de não entender Alemão… no artigo que fez link é dada a mesma informação que dei no meu comentário inicial, o preço da 6800xt vai de 800 a 1100 euros.
    Se https://www.pcgamer.com/amd-announces-radeon-rx-6800-xt-graphics-card-available-for-dollar649/
    Logo

    Está acima do MSRP, gosta de ter tempo para verificar a existência de stock nas empresas que publicitam o preço abaixo de 900€ , mas decerto que esse trabalho não é da minha competência. Obrigado.

    1. Avatar de frango assado
      frango assado

      mas isso é tudo burrice?
      Radeon RX 6800 XT $649 759-1000€ ab 759€ (Mindfactory) ab –1% ±0 ★★★★☆

      o preço na europa é SEMPRE mais caro que o anunciado esse valor dos 649 está la no grafico. e sem impostos normalmente. queixa-te ao governo dos impostos estupidos que temos.

      1. Avatar de César
        César

        759€ na Alemanha… Vou aceitar burro como elogio, pois as palas que usam não são por opção própria;)

  9. Avatar de secalharya
    secalharya

    Ainda estão muito caras.

  10. Avatar de César
    César

    Já agora vou ser sincero, pois não estou para isto. Todas as questões que levantei tem que ver com o artigo é a forma como é redigido.
    No máximo o título deveria ser “As gráficas na ALEMANHA já estão abaixo do MSRP ou PVPR”. O meu segundo problema com o artigo é que de certa forma passa a ideia de que é uma boa altura para adquirir uma gráfica… ora espanto a hype das RTX 4000 já chegou ao YouTube.

  11. Avatar de César
    César

    Ps: porque raio é que uma plataforma que prestava um óptimo serviço de investigação em relação a novas tecnologias, anda a vender peixe alheio e está carregada de sensacionalismo?