Portugal valoriza os profissionais em Tecnologia?

55 Comentários

Em todas as profissões há sempre quem se queixe, com mais ou menos razão, de que a sua função não é valorizada nem considerada. E essa opinião pode variar de país para país e até de região para região.

Desta forma, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se considera que Portugal valoriza os profissionais em Tecnologia. Participe.


Portugal valoriza os profissionais em Tecnologia?

Esta é uma dúvida sentida por muitos profissionais em Tecnologia, no nosso país ou noutro qualquer. Por vezes, estes profissionais queixam-se de que o salário é baixo, e que, em muitos casos, as pessoas à sua volta, desde chefias, colegas e comunidade no geral, não dão o devido valor à sua profissão ou nem sabem ao certo quais as funções que estes técnicos desempenham.

Frequentemente ouvimos alguns profissionais do ramo tecnológico a lamentarem que muitas pessoas reduzem e limitam as suas capacidades apenas à função de “compor computadores”, não sabendo também diferenciar os vários ramos e especialidades desta área.

Outros queixam-se também de que as pessoas se dirigem a eles como se fossem capazes de resolver qualquer problema que surja no computador, smartphone, etc. Não respeitando muitas vezes os estudos, experiência e trabalho dos profissionais, recorrendo somente como pedido de “favores”.

Claro que estas queixas e lamentações variam de pessoas para pessoas e também têm relação com a região, país, classe e ambiente laboral onde cada um está inserido.

Esta mesma questão já foi colocada aos nossos leitores em 2019, onde 57% respondeu que Portugal quase nunca valoriza os profissionais em Tecnologia. Passados três anos, queremos então voltar a sondar as pessoas sobre esta situação. Participe!


Participe na nossa questão desta semana

Portugal valoriza os profissionais em Tecnologia?

  • Raramente. (65%)
  • Quase sempre. (17%)
  • Nunca. (14%)
  • Sim, sempre. (4%)

Total Votos: 2.010

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Portugal valoriza os profissionais em Tecnologia?

    Raramente. (61%)
    Quase sempre. (21%)
    Nunca. (15%)
    Sim, sempre. (3%)
    Total Votos: 332 A esta hora,13h17m.Eu achei surpreendente o “raramente”,a falar a sério.Eu votei no “quase sempre”.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Em 2022 a minha resposta é quase sempre.
      Trabalho no ramo há mais de 20 anos e nem sempre foi assim mas em 2022 posso dizer que sou valorizado e bem reconhecido monetariamente pelas funções que presto.
      Dificilmente alguém em IT numa area especializada dirá o oposto, talvez pessoal de suporte mas alguém que passados 5 anos de começar a trabalhar em IT não quis fazer a subida especializando-se com certificações ou de outras formas vai passar o resto da vida numa posição de suporte.

      1. Avatar de lopes
        lopes

        Infelizmente as áreas técnicas não só IT, existe muitas outras e digo-te já que é raro ser valorizado, falo por experiencia própria, tem vindo a ser cada vez pior em Portugal em muitas áreas técnicas, por isso é que a malta se quer ser valorizada vai para fora, lá é outra história.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Acho precisamente o oposto, como os recursos existentes cada vez são menores cada vez são mais valorizados.
          Importam-se profissionais de IT aos magotes de outros lados do mundo para trabalhar em PT por 2000 líquidos porque os tugas não estão dispostos já a sair de onde estão por menos de 3000€ líquidos, qualquer recrutadora te diz isso e te diz que se tornaram em autênticos polos de ajuda à imigração pra colmatar estás lacunas de falta de mal de obra.

          1. Avatar de Valium33
            Valium33

            Concordo inteiramente com o Lopes!
            Em Portugal conheço pessoas a desempenhar trabalho de engenharia sem o serem e ainda por cima a serem pagos a 750€/mês.
            Conheço diversos casos infelizmente

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Porque querem. Mudasti

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Para muitas pessoas, o trabalho do informático é algo “simples” e que é chegar ali “e carregar num botão ou tecla” e está feito, e trabalho esse que deve custar tuta meia. Por isso há muita dificuldade em que as pessoas estejam dispostas a pagar um valor justo por um serviço de informática, ao contrário do que sucede com reparações de automóveis, onde a mão de obra é uma verdadeira fortuna e toda a gente paga e não reclama.

    1. Avatar de Lanterna Vermelha
      Lanterna Vermelha

      Canalizadores, electricistas, pedreiros também recebem mais que a maioria de TI e não precisaram de estudar 1/5

      1. Avatar de lopes
        lopes

        Tens a certeza amigo, eu sou engenheiro e digo-te já que não precisam de estudar pensas tu, não misturar sapateiros com pessoas que realmente sabem.

      2. Avatar de Sergio
        Sergio

        Trocar uma tomada de eletricidade ou um cano nao faz de ti eletricista ou canalizador 😉

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tendo em conta que não há profissionais de IT com mais de 10 anos de experiência a receber menos que 2000€ líquidos mensais, não sei o que pode ser qualificado como “justo”.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Com 10 anos de experiência não tens ninguém em Portugal a trabalhar para o mercado internacional a menos de 5000 líquidos mensais.. dá para perceber a diferença?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não anda nos 5000 líquidos que são quase 10 mil brutos, mas anda la perto.
          Mas lógico que teria de ser assim, estamos a falar de empresas que balizam a sua fasquia de áreas especializadas pelos 100k ano, em países com um custo de vida muito superior ao nosso, não é possível existir que o mercado nacional se regre por esses valores quando são valores fora da realidade tuga.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Sim eu só estou a dizer que conheço pessoal que está nesse patamar, até conheço pessoal com menos de 5 anos de xp a ganhar 3 líquidos para os Us

        2. Avatar de Emanuel
          Emanuel

          Por conheceres pessoas a ganharem esses valores, não significa que seja essa a regra.
          Problema é que neste post discute-se salários de TI, mas a área é demasiado abrangente, demasiados factores que influenciam os salários:
          Role: É Técnico Informático? IT Administrator? backend developer? frontend developer? mobile developer? fullstack developer? dba? support?devops?qa? qa automation? Tem alguma responsabililidade de gestão?
          Categoria: Júnior? Middle? Senior? Principal?
          Salário: Inclui pagamentos por fora como as consultoras tipicamente fazem?
          Contrato: Tipo de contrato? Recibos verdes?
          Tecnologias: É tecnologia mais de nicho? Tem muitos profissionais especializados?

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Leste o que eu disse ou nem por isso? 10 anos de xp é junior ou middle?

        3. Avatar de Emanuel
          Emanuel

          Então significa que para ti as pessoas progridem todas da mesma forma? E que x anos de experiência correspondem directamente a uma categoria, independentemente da capacidade da pessoa?

      2. Avatar de Não digo
        Não digo

        Não há? Conheço muitos

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Olhe que há. Seria bom se assim fosse.

      4. Avatar de danyyelmendes
        danyyelmendes

        Trabalho na área, vai fazer 10 anos em Novembro. E nem metade disso recebo

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Suporte? Só for.

      5. Avatar de danny199202
        danny199202

        eu tnho 5 anos e recebo 2300 limpos mais carro e mais benefícios

      6. Avatar de Deixa-me rir
        Deixa-me rir

        Onde é que inventou esse número?
        Trabalho há 20 anos como profissional e nem tão pouco anda lá perto desse valor! A mania da malta mandar números ao ar sem factos…
        Se calhar fale por si antes de falar dos outros.
        Quanto à questão no pplware, raramente, muito raramente o nosso trabalho é valorizado.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Em suporte? Ou estagnado numa empresa há 10 anos? Mexam-se, as oportunidades não faltam, todos os anos or ordenados de IT sobem entre 10 a 20% no mercado, só fica na cepa torta quem quer

      7. Avatar de Valium33
        Valium33

        ahahahah
        Tão falso!!!! Digo-te umas quantas empresas com funcionários com mais de 10 anos que não levam 1000€ sequer

  3. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Não é Portugal que valoriza os profissionais de TI, o mercado que tem recursos limitados é que valoriza os profissionais de TI

  4. Avatar de jovinena
    jovinena

    Os profissionais de ti são prejudicados pelos curiosos que são muitos. Estou com várias instituições em mãos onde o suporte é dado por curiosos. Até ao dia em que as coisas correm mal…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E porquê? Porque fazem baratinho…

    2. Avatar de lopes
      lopes

      Amigo, os profissionais são prejudicados porque querem, pensam que estão num pedestal e só eles é que sabem e ainda pedem mundos e fundos, mas a realidade é que hoje em dia muitos tem acesso à mesma informação, existe formações online e não é necessário para executar muitos procedimentos um profissional para ir lá premir um botão ou executar um comando, uma pessoa com poucos conhecimentos faz o mesmo trabalho, resolve a situação rapidamente e poupa nos custos, que é o que se pretende.

      Correr mal pode correr aos melhores ninguém é perfeito.

  5. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    Mas em Portugal valorizam-se que profissionais? Políticos, juízes, banqueiros e os amigos e famílias deles? O resto são meros números de contribuinte…

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Isso Sim , esses é que são importantes.
      Já para não falar que temos muitos IT de luva branca levantar o rabo da cadeira para fazer alguma coisa está quieto, custa muito.

    2. Avatar de GM
      GM

      Acrescenta-lhes comissionistas e mediadores imobiliários. Também são bem valorizados.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Nem por isso. A agência imobiliária fica com o grosso da comissão, o mediador recebe uma percentagem pequena, mas como são valores avultados, acaba por representar vários meses de salário.

        1. Avatar de GM
          GM

          Queres dizer angariador. O mediador é o proprietário da agência e quem detém a licença AMI.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Ou isso.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E alguns funcionários públicos que recebem balúrdios. Não é por nada que a média de salários da função pública é muito superior à do setor privado.

    4. Avatar de lopes
      lopes

      De certo modo o ciclo vicioso é sempre valorizado o restante é paisagem.

  6. Avatar de Não digo
    Não digo

    Eu tive que trabalhar pra fora para ser valorizado, o salto é enorme.
    Lá fora chamam o nosso país uma mina de ouro por ter mão de obra qualificada e muito mal paga.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Em Portugal também um outro problema: fiscalidade. Para alguém ganhar 2000€ líquidos, tem de receber mais de 3000€ brutos, e a empresa gasta quase 5000€ com esse empregado…

      1. Avatar de Emanuel
        Emanuel

        Exato, salários baixos com impostos altíssimos.
        Fica até difícil em certos casos para as próprias empresas pagarem mais.

    2. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      +1

  7. Avatar de Bruno Galvão
    Bruno Galvão

    Então é melhor nem falar nos Informáticos que estão na Função Pública, com dezenas de anos de experiencia em várias áreas e muitos com as mais variadas certificações.

    1. Avatar de lopes
      lopes

      Sendo o estado o que nós sabemos, porque é que esses ditos IT com carradas de experiencia acumulada não foram à procura de melhor no setor privado??? pois é, acomodaram-se e deixaram-se estar, nada de novo até aqui. Depois queixam-se.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Porque a experiência acumulada traduz-se em nada, não passam de profissionais do “ver passar” vêem passar outsourcing que faz o trabalho deles e vêem passar consultores que trabalhando para as gigantes fazem todos os projectos que exigem massa cinzenta, o pessoal da FP só vê passar experiência à frente deles mas não retêm nenhuma.

        1. Avatar de Bruno Galvão
          Bruno Galvão

          Só se for os casos que conhecem, onde estou, estamos lá uns quantos especialistas de informática, SysAdmin, que já receberam convites para o privado, mas não sairam, o motivo ao certo desconheço, mas sabem muito e outra coisa não podia ser, até porque estão numa equipa que gere os serviços mais críticos do país.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Deve ser verdade.. quem.esta no estado é emprego para o resto da vida, o ir para o privado a razão de não irem é simples.. têm de apresentar resultados

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Vai ser aqui que se irá saber! Lol

  9. Avatar de ZeTo
    ZeTo

    Não, e por isso saí de uma empresa onde estava há 15 anos para trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira.
    Mais ordenado, menos stress, mais regalias, mais tempo para a família/casa.
    Nem vale a pena pensar duas vezes.

  10. Avatar de Zé

    Não sou profissional de TI, tenho formação, mas estou a exercer outras funções. Mas como a minha entidade patronal é forreta e mentecapta, sai-me sempre na rifa tratar das coisas quando não querem pagar aos técnicos “a sério”. E ainda assim, ou perco demasiado tempo com as coisas, ou peço recursos a mais. Até para comprar uma tomada de rede às vezes é difícil. É absolutamente horripilante ver as asneiras que quem não sabe faz e pior, comer as asneiradas que os “técnicos” fazem e nem questionam. E nem posso dizer nada que depois eu é que sou maluco. Temos em muitos casos entidades patronais mentecaptas e atrasados 50 anos no tempo. E isto independentemente da idade! E pior é que são por vezes verdadeiros Estalinistas que acham que sabem tudo e mais alguma coisa e só fazer cagada. E ainda tentam descartar para cima dos outros.
    Acham que se “monta” uma sala que não tem infraestruturas em umas horitas. Sem gastar dinheiro em equipamento… Ainda vejo projectos onde cada posto de trabalho só tem uma tomada de rede. E querem ligar um PC e um telefone analógico… Visionários. Sabem mais todos juntos que o único tipo que tem alguma formação na coisa. Por isso se os profissionais de TI são valorizados? Raramente. E ainda assim só se derem “lucro” à empresa. Mas como não estão colher batatas da terra, as chefias não “vêm” nada a ser produzido e acham que passam o dia todo a ver vídeos de gajas.

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Em Portugal não se valoriza quase profissão nenhuma… Daí a maioria dos salários serem salários de miséria.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não tem a ver com isso, mas com a fraca produtividade da maioria dos empregos. Em Portugal reinam micro e pequenas empresas, com pouca produtividade, logo baixos salários. Onde há melhores salários, são nas empresas mais produtivas.

  12. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Estive praticamente 5 anos a desempenhar funcoes de Local Support Specialist, a ganhar 800e base, todos os anos diziam que ganhava bem para o que fazia. Fartei-me, fui procurar trabalho, posso dizer que ao fim desses mesmos 5 anos noutra empresa, entretanto a desempenhar outras funcoes, recebo como base pouco mais do dobro.

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Quase sempre, acho que o publico em geral aprecia mais o valor e importância dos profissionais em questão, do que há uns anos.
    Simplesmente porque começaram a precisar cada vez mais deles para resolver grandes e pequenos problemas.
    Chefias têm melhorado, embora ainda haja um caminho a percorrer.. mas o que não falta por aí é cada vez mais iniciativas the team building e afins

  14. Avatar de IT Newbie
    IT Newbie

    Muito abrangente esta pergunta….Não dá para responder assim….
    Hoje em dia um profissional em tecnologia pode ocupar vários cargos. Do que tenho visto, desenvolvimento de software e cargos de gestão são os mais valorizados e cargos se suporte os menos…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Cargos de gestão são mais valorizados em qualquer area, isso é logico.
      Depois, devs não são valorizados por aí além, os que mais são valorizados neste momento é pessoal de cybersecurity e pessoal de networking, o resto ganha bem mas não é considerado elemento critico.
      Devs hoje em dia valoriza-se e paga-se bem a web3 devs, mas tipicamente isso é freelancing.