Por isso o termómetro do nosso carro está quase sempre errado!

50 Comentários

Está um calor que não se aguenta e o carro diz-nos que o inferno está na Terra, visto o termómetro seguir a direito até aos 50º. Mas estará correto o valor da temperatura que o meu carro indica? O termómetro do carro estará a enganar-me?

Segundo parece, nem sempre o que o termómetro nos mostra é real, muitas vezes é apenas “ilustrativo”.

O termómetro do seu carro nem sempre é verdadeiro


Termómetro do exemplo

Poucas indústrias integram a tecnologia nos seus produtos mais rapidamente do que as empresas automobilísticas. Uma dessas características, agora omnipresente na maioria dos carros, é a exibição do termómetro do painel. Mas a leitura da temperatura no painel do seu veículo é muitas vezes enganosa e não é representativa da temperatura real.

Na sua definição mais básica, a temperatura é a medida através do grau de agitação das moléculas de um sistema ou a sua energia cinética média. O calor excita as moléculas, fazendo com que elas se movimentem com mais frequência, resultando num valor de temperatura mais alto. A forma mais comum de medir esta reação é com um termómetro de mercúrio, onde o mercúrio líquido se expandirá fisicamente e aumentará para um determinado valor quando o calor é adicionado.

 

Termistor não um termómetro

O nosso carro está equipado não com um termómetro, mas com um termistor. Assim, os termistores funcionam de forma semelhante aos termómetros, mas ao invés de usar um líquido como o mercúrio, medem a mudança na corrente elétrica como resultado do calor adicionado ou removido.

Estes “sensores” são bastante convenientes, uma vez que são pequenos, baratos no fabrico e, na grande maioria, são precisos. Claro que o problema não é o nosso carro usar um termistor, a questão aqui está no local onde este termistor é colocado.

A maioria dos veículos tem os seus termistores colocados na parte da frente, localizado atrás da grade. Esta localização faz com que as medidas do instrumento sejam sensíveis ao calor irradiado da superfície da estrada. Certamente, se já andou de pés descalços na areia ou no cimento que esteve diretamente exposto à luz solar, deve saber o que é o calor irradiado.

As superfícies das estradas são grandes espaços de absorção da radiação do sol e, consequentemente, elas aquecem muito rapidamente, criando um ponto-chave de calor localizado diretamente na superfície. Como podemos imaginar, a temperatura de uma superfície da estrada no meio de um dia de verão quente não é uma verdadeira representação da temperatura do ar. Mas o calor gerado é real, e é esse calor “extra” que é retirado pelo termistor de um carro, inflacionando artificialmente a leitura que iremos ver no painel de instrumentos do veículo.

 

Apenas temos “uma ideia” da temperatura

Então, de facto, o termistor do nosso carro mede a temperatura de um ambiente muito localizado e não o que consideramos a temperatura do ar. A temperatura que os organismos nos informam fazem recolhas em meios protegidos de influências de meios próximos ou de situações que possam comprometer a real medição da temperatura do ar.

Os termistores do carro fornecem uma melhor representação da temperatura do ar durante a noite do que durante o dia, porque o calor do sol não está a ser “refletido” nas superfícies da estrada. Assim como quando está um dia com nuvens, o reflexo dessa medição será mais precisa do que se estiver um aberto dia de sol pelo mesmo motivo.

 

Para e arranca… e aquece que se farta!

Este efeito de aquecimento artificial da estrada é minimizado quando viajamos em velocidades mais altas face aos cenários em que arrancamos e parámos por forma do trânsito.

Já durante as tempestades de inverno, os termistores podem ser um indicador útil sobre o quão baixa está a temperatura e se há gelo nos locais por onde circula. Contudo, também nestes cenários estes “sensores” não são confiáveis ​​o suficiente para discernir com precisão as temperaturas dentro de um grau de congelamento, o que em certos países é importantíssimo para diferenciar estradas húmidas de um tipo de gelo perigosíssimo que apelidam de black ice ou gelo negro.

 

Mas é assim impreciso?

Não, claro que não. Apesar das suas deficiências, as leituras de temperatura do carro são interessantes de verificar e podem dar uma ideia clara da velocidade das alterações temperaturas. No trânsito é importante ter uma ideia se a temperatura mostrada pode prever gelo no piso e isso alerta-nos para uma condução mais cautelosa.

No verão, a temperatura que é lida no carro, mesmo mostrando uns graus acima da realidade, também nos diz o que está a receber o veículo, permitindo-nos gerir também esse aspeto.

Se quiser ter uma explicação interessante, pela mão de Brad Panovich, meteorologista responsável da NBC, vai entender melhor este assunto:

Partilhar:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    O meu bogas não costuma falhar muito, independentemente de estar parado, a andar,à sombra ou ao sol.

    1. Avatar de Zé do Boné
      Zé do Boné

      Apesar do detalhe e natural interesse deste artigo, coloca-se a grande questão, que temperatura estou a sentir e que temperatura me está a afectar?

      O Humanos não andam a 10m do solo, andamos ao nível da estrada e também sofremos o efeito da irradiação, logo a informação útil é aquela que mais se aproxima daquilo que realmente estamos a sentir.
      Pouco importa se à sombra estão 36ª, quando passamos o dia expostos ao sol directo com temperaturas a rondar os 42, ou se vamos de mota, sem nada que nos envolva e proteja e além do sol directo, lavamos com a irradiação da estrada, elevando a temperatura sentida para 45 ou 46ª. Essa é a real temperatura que nos afecta e é essa que temos que considerar.

      1. Avatar de Az8teiro
        Az8teiro

        A temperatura que a estrada irradia afeta os teus pés se andares descalço. Se usares sapatilhas tens uma camada de borracha entre os pés e a estrada que isola = anula, essa diferença de temperatura.

        Teres os pés numa superfície a 40º se estiveres no polo norte, não ficas com calor, nem ficas cheio de frio se tiveres os pés numa superfície a 5º quando estás dentro de uma sauna.

        A temperatura que te afeta, é a que afecta a maior percentagem do teu corpo, e não apenas uma parte específica e pequena.

        Tal como se te doer um dente não significa que estejas doente ou a morrer, significa que tens uma dor localizada num sítio particular e esse não é o estado geral.

  2. Avatar de Jaco
    Jaco

    Existem sistemas com 2 sensores localizados em locais diferentes, a temperatura apresentada no PdI é a média dos dois pelo que este problema não se coloca.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas… se o da frente estiver a dar valores altos e o outro valores corretos, a média entre os dois valores recolhidos está certa?

      1. Avatar de Jaco
        Jaco

        O da frente? E todos os carros têm sensores à frente? E as viaturas que têm sensores nos espelhos retrovisores por exemplo?!?

        1. Avatar de Vítor M.

          Imagina um sensor no cimo da grelha, agora imagina o sensor na parte de baixo do retrovisor do passageiro. A distância que difere entre eles para o solo será suficiente para isolar os elementos externos como a radiação do piso?

          Podemos estar a falar em poucos centímetros, mas pelo o que é referido no vídeo exemplificativo, não parece que seja suficiente. Mas…

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        O que é que achas? -_-‘

        1. Avatar de Vítor M.

          Que a média entre um valor certo é um valor errado vai dar um valor errado, naturalmente. A temperatura num sensor atrás na antena dá uma temperatura de 20 graus (temperatura correcta do ar) a leitura do sensor da grelha dá 25 graus, a média dá quanto? 😀 dá 20?

          1. Avatar de DEVAXTATOR
            DEVAXTATOR

            da three fidy 🙂 … os da BMW tem 4 sensores… o G30 por exemplo o serie 5 tem 4 sensores e faz média…

          2. Avatar de Vítor M.

            Bem, mas está difícil 😀 vamos lá ver se entendemos. O meteorologista explica que qualquer destes sensores está sob o efeito da própria caixa metálica que é o próprio veiculo, podendo este metal influenciar as leituras, que importa ter 1, 2 ou 5? Os valores serão sempre influenciados. Portanto… qualquer média poderá estar errada 😉 isto pelo que ele diz claro.

          3. Avatar de Project3000
            Project3000

            Boa noite!
            Sr. Vitor M os sensores funcionam na prefeição. passo a explicar :
            Todos os sensores do carro pode ser 3000000000 nao é relevante.
            Na parte da frete o carro mede 30ºc atras mede 42ºc por baixo do carro mede 26ºc e no teu display surge a media de 32ºc. o que isto quer dizer? quer dizer que no teu carro entre os altos e baixos a media é de 32. nao significa que os sensores estejam a dar leituras erradas. so que nao vai ter um painel a dizer todas as temperaturas de cada canto do carro ne?
            Resumo: os sensores funcionam na perfeiçao.

          4. Avatar de Vítor M.

            É qual é a temperatura real do ar?

            É que na verdade se uns dão valores errados como pode haver exatidão?

            Eu acredito que haja uma temperatura mostrada próxima da realidade, mas nem sempre está o valor exato.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      O ideal mesmo era ter um sensor pendurado no meio do habitáculo do carro para ter uma representação excata da temperatura ambiente dentro do mesmo.
      Mas acho que ficava um bocado estranho por um um pingarelho pendurado a sair to tejadilho do carro!

  3. Avatar de Leonardo Macedo
    Leonardo Macedo

    Isso nada mais é do que aquilo que o nosso corpo sente. A chamada sensação térmica, que muitas vezes nos faz duvidar da temperatura do ar. Se a temperatura for de 25 graus e estiver muito vento, os sensores indicarão uma temperatura bem diferente.

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    É verdade, e ás vezes até dá piada o pessoal no instagram a por fotos da temperatura detectada pelo carro, porque acreditam-se mesmo na informação suspeita que por vezes aparece.

    1. Avatar de Luis Salvador
      Luis Salvador

      É isso e os termómetros do Chinês :d

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Dos que conheço parece-me que o importante não é o valor da temperatura, mas sim o logotipo BMW ou AUDI no volante lol
      Tristes tempos que vivemos 😀

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        sim, tem razão xD

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Actualmente a maioria dos fabricantes mete o sensor de temperatura no espelho do lado do passageiro, a sensibilidade dos mesmos e as proprias correcoes que a UCH faz tendo em conta as condicoes de circulacao faz com que a precisao seja bastante boa, ou seja so em codices extremas é que existe uma diferenca apreciavel.
    Ate porque sensor é tambem utilizado na propria regulacao da climatizacao do habitaculo
    Portanto dizer que esta quse sempre errado com 20 pontos de exclamaçao é errado!!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sabes o que dizes, e nem dizes o que sabes. Primeiro porque o habitáculo tem também sensores interiores e não dependem do exterior e depois porque os exteriores nem precisam de condições extremas, basta o veículo irradiar o calor para poder influenciar os valores medidos. As bases que sustentam o que afirmas são baseadas em conhecimento empírico, algo que inventaste agora 😉

  6. Avatar de julinhe
    julinhe

    o sensor do meu não falha, se estiver mais de 30º começo a suar, se estiver menos de 10º espirro 😛

    1. Avatar de Vítor M.
  7. Avatar de Rui
    Rui

    Tinha ideia que a maioria dos carros tinha o sensor do espelho direito, ou é algo dos franceses?

    1. Avatar de Vítor M.

      Alguns devem ter sim e outros até noutros locais, contudo, pelo que é referido nessa investigação, os fatores externos como calor irradiado do piso ou o frio extremo podem influenciar a recolha da temperatura exacta, pelo que é dito.

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Parece-me bem pensado…

      1. Avatar de Vítor M.

        Basicamente as marcas escolhem o local onde querem os sensores, há em vários locais dependendo da marca e até do modelo, contudo, e como refere Brad Panovich, meteorologista responsável da NBC, o próprio veículo é uma caixa de metal que irradia para estes sensores, onde quer que estejam o calor, se estivermos num daqueles dias de canícula. Por isso, as leituras podem ser influenciadas sempre.

    3. Avatar de PBatista
      PBatista

      Pelo menos os Citroen e Peugeot têm o sensor no espelho direito , são os únicos que conheci assim

      E são muito fiáveis, a temperatura não oscila parado/em andamento.

  8. Avatar de Bejense
    Bejense

    A temperatura oficial do IPMA e medida a sombra sobre a relva e a uma certa distancia solo (1metro?) dai os valores dispares entre as temperaturas dos carros e dos institutos metereologia deverem-se ao modo como é medida e nao a qualidade sensor temperatura… basta ver a diferenca da temp carro quando deixam a sombra ou ao sol ou sobre terra ou asfalto

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Falta acrescentar um ponto importante. Na maior parte dos carros o sensor frontal está próximo aos radiadores, o que também ajuda a que os valores lidos sejam mais altos que os reais.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas na explicação no vídeo ele explica que o ar quando entra e é “monitorizado” ainda não sofreu essa influencia. Contudo, tudo o que está em volta sem dúvida que poderá irradiar calor e fazer com que as temperaturas não sejam as mais corretas, sejam aproximadas.

  10. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    A esmagadora maioria dos carros europeus e nipônicos tem o sensor de temperatura nos espelhos (há já mais de 1 década …) e muitos 2 sensores (espelho + entrada de ar do ar condicionado/ ventilação à frente do vidro) usando uma fórmula especifica da marca que não é a simples média.

    Isto do sensor perto da grelha já não se usa há anos, a grelha está perto do radiador (permutador de calor) e isso influencia muitíssimo o valor. Sinceramente está teoria deve ser válida apenas para modelos antigos americanos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não parece, até porque, tal como é referido, o carro, com a sua estrutura metálica, só por si, mesmo com os sensores em qualquer parte, irradia calor, logo, segundo o meteorologista, esses dados não são assim tão rigorosos.

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Porque se há coisa que o meteorologista percebe é de carros.. 😐

        1. Avatar de Jaco
          Jaco

          Isso… Rest my case

        2. Avatar de Vítor M.

          Sim, de facto não se fala em temperatura e condições ideais para “medir” a temperatura… é mecânica verdade? 😉

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Os espelhos são feitos de plástico assim como as entradas de ar para a climatização.

    2. Avatar de Migael
      Migael

      O meu Opel Corsa C, tem na frente…

    3. Avatar de Migael
      Migael

      O meu Opel Corsa C, de 2006 tem na frente… mas por norma não se engana na temperatura.

      1. Avatar de Migael
        Migael

        Já agora, sei que está localizado na frente porque tinha um problema e estivesse -50ºc ou 50º c ele dizia que estavam 59ºc positivos, pelo que o tive de retirar para ver qual era o problema.

      2. Avatar de Migael
        Migael

        Já agora, pesquisei e os Opel Corsa D (2006 – 2014) tem o termostato à frente…
        pelo que os Meriva, Zafira, Vectra, etc também devem estar localizados no mesmo local.

        1. Avatar de eos
          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Os vendedores das peças chama-lhe isso, pelo que qie traduzi à letra. Mas não inviabiliza o que disse anteriormente 🙂

  11. Avatar de Frederico
    Frederico

    Se a ideia é ler o valor correcto, comprem um termómetro e não um carro!

    O valor do termómetro é tão fiável quanto o valor de velocidade, temperatura da água do radiador, distância dos sensores de parque, etc, etc…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Ou seja, é bastante fiável, se não fosse, já teriam sido processados hâ muito!

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Um texto interessante para tem carro com especificações dos EUA que são um monte de bosta descartável nos veículos europeus já estamos no sec XXI há muitos anos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Repara que até o veículo usado é um Honda 😉 que por acaso não é americano 😉

  13. Avatar de Regis
    Regis

    Mercúrio nos termómetros? Isso não é proibido há já uns anitos?

  14. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Caramba nada é verdade, quase tudo que acreditamos que é verdadeiro não passa de contos de fada.

  15. Avatar de Joshwa
    Joshwa

    como dizia o meu professor de termodinâmica: “estás preocupado com uma característica de variação lenta? não consegues distinguir 25ºC de 28ºC. sabes só que está quente e mais frio que a tua mão. não compliques!”
    o único termómetro que faz falta num automóvel é o da admissão para o cálculo da massa de ar.