PlayStation detém 57% de todas as consolas, mas a Xbox está cada vez mais perto

44 Comentários

Com as mais recentes consolas lançadas no mercado, a PlayStation 5 e a Xbox Series X e S, é frequente serem divulgados estudos e curiosidades sobre as mesmas.

Agora, de acordo com os últimos dados disponíveis, a Sony ainda lidera com 57% de todas as consolas. No entanto, a Microsoft aproxima-se, com 42% de quota de mercado com equipamentos da sua marca.



PlayStation mantém liderança em consolas… até quando?

A Sony tem exatamente 57,54% das consolas do mercado. Estas são as conclusões de um relatório publicado recentemente pelo Safe Betting Sites.

No entanto, e apesar de manter a sua liderança ainda firme, o pódio está a ficar ameaçado pela aproximação crescente da Microsoft. Isto porque as consolas Xbox contam já com uma fatia de 42% do total de equipamentos. Segundo dados obtidos de fontes como Statista, StatCounter e VGChartz, a linha Xbox conta exatamente com 42,15% de todas as consolas do mercado.

Por sua vez, a Nintendo tem apenas 0,31% desta fatia de mercado. Mas também se estima que a popular Switch não faça parte destes cálculos e não tenha sido considerada na pesquisa.

Através do seguinte gráfico, podemos ter uma melhor perceção da tendência. A Sony com uma ligeira queda, e a Xbox a aproximar-se a passos largos da liderança.

Apesar de a empresa de análise não ter confirmado, o valor representado pela Nintendo pode dizer respeito às últimas unidades da Wii U que ainda se encontram ligadas aos servidores. Pelo gráfico vemos que a marca japonesa teve um pico de 16,06% em 2014, mas, desde aí, tem estado em queda.

Quanto à Sony em concreto, em 2012 detinha 90,71% das consolas, enquanto que a Microsoft contava com 9,29% da quota de mercado neste setor. Até à data, a fabricante da Xbox mantém um bom ritmo positivo, com um crescimento frequente desde 2018.

A empresa divulgou ainda as estimativas de vendas da PlayStation 4 e Xbox One.

Segundo os dados, em novembro de 2020 a PS4 conseguiu comercializar um total de 114,19 milhões de unidades. Já a Xbox One vendeu 48,69 milhões de consolas.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Este estudo deixa de fazer sentido quando a Switch não é considerada.

    Alguma razão para isso?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Era exactamente o que eu ia perguntar…porque até dezembro tinha sido a consola a vender mais durante 25 meses seguidos. E já ultrapassou os 80 milhoes de unidades vendidas.

    2. Avatar de EC
      EC

      Pelo que vi no primeiro gráfico a linha vermelha corresponde à Nintendo e, se os dados são verdadeiros, em 2020 tinha uma quota de mercado de apenas 0,31%. O valor é tão irrelevante que penso que foi o motivo de apenas haver comparação entre Xbox e a PS

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Comparando entre a PS4 e a Switch (que a meu ver são comparáveis em termos temporais e geracionais), não me parece que a cota de mercado seja irrisória: https://screenrant.com/nintendo-switch-lifetime-sales-eclipse-ps4/

      2. Avatar de João
        João

        Pois, mas esse número não pode corresponder à realidade. Se olharmos o número total de unidades vendidas até Novembro de 2020 da PS4/XBOne/Switch (antes da PS5 e XBox S/X), os números são os seguintes:
        – PS4 114 milhões
        – XBox One – 48 milhões
        – Nintendo Switch – 68 milhões

        Portanto, dizer que a Nintendo só tem 0.31% do market share parece-me totalmente errado e tira toda a credibilidade deste estudo.

      3. Avatar de brunn08
        brunn08

        Esse gráfico por parte da Nintendo só conta com a venda das consolas anteriores à switch ou seja a wiiU.
        O que não faz muito sentido… Isso era o mesmo que comparar as vendas da Xbox One com a Playstation 3 e dizer que de 2015 a 2020 a Xbox foi melhor que a Playstation porque vendeu mais Xbox One que a sony vendeu Playstation 3…

        Porque nem faz sentido quando tens noticias por todo o lado a dizer que a nintendo domina os Charts de venda a mais de um ano e com os top 30 jogos mais vendidos todas as semanas de acordo com a famitsu serem dominados pela Nintendo.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    As Playstation 5 estão esgotadas, é por isso que estão a perder para com a Xbox…

    1. Avatar de José
      José

      Também as X-box séries X! Vê alguma? Eu não, até agora, só vi duas series “S”, que não estão sequer na minha lista, não compro consolas apenas com suporte para ficheiros digitais e de capacidade inferior à de referência. Não será porque as pessoas já deram conta da superioridade da X-Box? Sempre tive ambas, nesta geração quase de certeza que não irei comprar a PS5! Então esta, que é um horror à vista! Já tinha hesitado na em relação à Ps4 que, acabei por trocar mais tarde pela a Pro. Mas para quem tem também uma X-box One X, acaba por saber aonde irá gastar a maior parte do seu tempo de jogo, na X-box, claro.

      1. Avatar de João Tavares
        João Tavares

        Estão esgotadas? Durante uma semana seguida esteve uma à venda numa fnac. Ninguém pega nessa porcaria.

        1. Avatar de Ficolixado
          Ficolixado

          Comentário ridiculo.
          Nas estão esgotadas, e ponto.
          Controlo de dano a esta hora? Rapaz sai do quarto. :S

          1. Avatar de Ficolixado
            Ficolixado

            Ambas*

        2. Avatar de JCFB
          JCFB

          Só consolistas nesta thread. Sabes que mais? Ambas são lixo do mesmo saco. As consolas são praticamente idênticas.

    2. Avatar de Crow-
      Crow-

      É precisamente o contrário. As PS5 estão esgotadas porque estão a vender mais que as XBX. A verdade é que qualquer stock que a Sony disponibilize desaparece em 3 segundos em qualquer loja online.
      Há reportes que a PS5 tenha vendido o dobro da Xbox desde o lançamento.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        “Há reportes”, diz ele. LOL
        Reportes oficiais ou reportes tirados da cartola por sites tendenciosos que inventam artigos só para ganharem cliques?

        Vou-te dizer uma coisa: Só pelo facto do Game Pass estar na Xbox faz com essa seja a melhor consola desta geração. E isso sem falar no facto da Microsoft ter comprado a Zenimax, ficando assim dona das produções da Bethesda (Fallout, Elder Scrolls, Starfield), da id Software (Doom e Quake) e dos Arkane Studios (Prey, Dishonored, Deathloop), entre outros.

        Entretanto também comprou a Obsidian Entertainment (The Outer Worlds, Fallout: New Vegas, South Park, Pillars of Eternity, Alpha Protocol, Avowed e Grounded)

        Muitos exclusivos de qualidade que é, segundo os fanboys da Sony, o que faz uma boa consola.

        E todos irão aparecer primeiro no Game Pass e na Xbox.

    3. Avatar de Jaka
      Jaka

      Não estás enganado . Gamepass isso sim , já superou e MT a Sony

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Pois, pois… e as Xbox estão às toneladas nas lojas sem ninguém que as compre, certo?
      És mesmo fanboy ceguinho! Tadinho!

  3. Avatar de Sam
    Sam

    Sem dúvida um grande feito para a xbox. Está de parabéns.

  4. Avatar de Chico fininho
    Chico fininho

    Comprei as duas a PS5 e Xbox serie x e acabei por vender a PS5 a ainda ganhei mais 100 euros acima do preço original da mesma e a razão foi muitos falhas na PS5 comparado a Xbox que e robusta, e mais poderosa e com muitos melhores serviços a começar no game pass acabando na nuvem e jogar no PC e sem falhas e tudo bem organizado ou a Sony adaptam-se os tempos modernos ou viram museu ponto final paragrafo

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Adoro comentários de gente mentirosa e mal informada 😀
      Já agora, o playstation now faz tempo que permite jogar os jogos no pc, melhor ainda está no catalogo de exclusivos 😉

      1. Avatar de Jaka
        Jaka

        Informate antes dizeres asneiras, não podes comprar o psnow ao gamepass … NAo tem comparação a Microsoft está no mais a frente … Diz me que jogo tens no psnow no lançamento … Nenhum

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Nenhum, e então? ps now não são para os jogos que acabaram de sair, os que acabam de sair compram-se, ps now é para ter um leque abrangente de jogos de várias plataformas ps, cheio de exclusivos, a microsoft mudou isso no game pass para vender, problema são os titulos, ps será sempre ps pelos exclusivos. Asneira é não saber comparar serviços e o que eles oferecem.

      2. Avatar de Filipe Rocha
        Filipe Rocha

        Isto. Tenho o Gamepass desde que comprei a series S, vou acabar a coleção do Hallo e já não tenho nada de interesse para jogar, vejam a coleção que a PS tem no PS plus, jogos muito, mas muito melhores.

        A xbox é robusta? No quê? Tudo o que está a sair de novos jogos fica no máximo ao mesmo nivel da PS5, a retrocompatibilidade é melhor, sim, de resto sobra nada.

        Os bons jogos estão todos do lado da PS.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Obviamente nem Xbox tens.
          Quem tem Xbox sabe escrever o nome do jogo da Bungie de forma correta.
          Tu nem isso sabes.
          Cromo!

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Exclusivos? OK

        A Microsoft ter comprou a Zenimax, ficando assim dona das produções da Bethesda (Fallout, Elder Scrolls, Starfield), da id Software (Doom e Quake) e dos Arkane Studios (Prey, Dishonored, Deathloop), entre outros.

        Entretanto também comprou a Obsidian Entertainment (The Outer Worlds, Fallout: New Vegas, South Park, Pillars of Eternity, Alpha Protocol, Avowed e Grounded)

        Muitos exclusivos de qualidade que é, segundo os fanboys da Sony, o que faz uma boa consola.

        Continua a jogar o Spiderman. Estamos conversados.

  5. Avatar de xBOX
    xBOX

    Agora que o xCloud veio para o Android e daqui a uns meses para o PC e browsers dos sistemas da Apple, faz algum sentido comprar a xBOX?

  6. Avatar de Wilson Luz
    Wilson Luz

    Eu queria saber porque a Nintendo não faz um equipamento do mesmo nível da xbox e playstation.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Simples, não precisam. O publico alvo não é o mesmo, eu independentemente de ter uma PS5 também tenho uma switch e cada vez que sai um jogo novo do mario lá vou a correr comprar.

    2. Avatar de Relvas
      Relvas

      Porque se está a sair muitissimo bem com a switch.
      A nintendo á muito que deixou de querer saber do mercado da xbox e ps.

    3. Avatar de ivan
      ivan

      porque o mercado permite que haja consolas mais fracas e com a vertente virada mais para o lado portatil…os proprios exclusivos sao diferentes eles gerem um mercado completamente diferente da sony e da microsoft. os jogos que mais vendem (super mario, zeldas, pokemons, super smash, animal crossing, etc..) sao jogos que nao sao triple A nao requerem grande poder grafico para que possam rodar…mas nao e por isso que deixam de ter otimas criticas e otimas reviews pelos youtubers revistas e outras entidades que costumam avaliar este tipo de produtos. A nintendo pode se dar ao luxo de ter um ecossistema completamente aparte do resto. Um pouco como a apple os iphones o seu hardware “parece” mais fraco no papel mas o resultado final que e o comportamento e a utilizacao do mesmo esta ao nivel dos androids mais potentes com supostas melhores capacidades.

      1. Avatar de brunn08
        brunn08

        Mario, Zelda, Pokémon, Smash, etc são Triple A.
        Onde a nintendo não é uma major publisher, com budgets gigantes em marketing e jogos inovadores? Não deixa de ser um blockbuster por os jogos não terem gráficos realistas, estamos a falar de jogos super complexos feitos por centenas de pessoas que geram milhões de euros…
        Para não falar no marketing gigante e hype que é gerado a volta dos seus jogos…
        Eles são das maiores se não a maior produtora de jogos do mundo (em termos de vendas e jogos lançados por ano).

        “AAA is an informal classification used for video games produced and distributed by a mid-sized or major publisher, typically having higher development and marketing budgets.”

  7. Avatar de Relvas
    Relvas

    PS5 é boa para ganhar dinheiro com os tótós. Espero que continue sem stock por algum tempo que ainda tenho mercadoria para despachar e não queria estar a baixar muito os preços.

    A xbox em portugal tem sempre stock, no resto da europa é que nem por isso. Em Portugal o socialismo governa á 50 anos, logo não é difícil de perceber com que tipo de pessoas lidamos.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Estou a ver que és um scalper, e com orgulho em dizê-lo!

      1. Avatar de Relvas
        Relvas

        Tento ganhar dinheiro fácil legalmente, não tenho culpa de haver imbecis a dar 800 e mais euros por uma consola que nem sequer ainda tem jogos exclusivos em número decente.

        A doença de muitos é o lucro de alguns.

  8. Avatar de karim benzema
    karim benzema

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades entramos na era Xbox vem para dominar o mercado ponto final paragrafo

  9. Avatar de Ficolixado
    Ficolixado

    Xbox neste momento é a única consola que faz qualquer sentido.
    Robusta, organizada, serviços excelentes, jogos excelentes, conectada a um ecossistema só “Microsoft”, xcloud, rede excelente e a pessoa certa a frente de tudo, Phil.
    PlayStation é passado que não se conseguiu adaptar ao futuro.
    Tenho dito.

  10. Avatar de Relvas
    Relvas

    Quem anda a dizer que a PS5 estão esgotadas é porque não sabe o que diz.
    Eu tenho umas quantas para venda (apenas versão com disco) e no OLX também estão lá muitas para venda.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Ok, eu compro-te uma por 399€ com 2 nos garantia.

      1. Avatar de Relvas
        Relvas

        Ainda não chegou altura das promoções. Se quiseres uma standard ainda de faço por 780 euros.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Como disse antes, mafioso a 100%.

          1. Avatar de Relvas
            Relvas

            Mais duas hoje na worten ás 18:00 (bundle ps5 + dualsense)
            Enquanto houver imbecis a comprar não vou parar de vender.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Estão esgotadas precisamente por mafiosos como tu, que as compram às carradas para explorar os lorpas que pagam o dobro por elas.

      Se fossem todos como eu bem ficavas com as consolas todas do teu lado e havias de as ter de vender mais baratas e perder dinheiro.

      1. Avatar de Relvas
        Relvas

        Isso nunca vai acontecer, Portugal tem muitos imbecis por m2!

  11. Avatar de Rodrigo Maia
    Rodrigo Maia

    Melhor melhor, é não ter consolas e ter um pc com game pass e ps now 😀 ahahaha

    1. Avatar de Relvas
      Relvas

      Com preço que andam as gráficas é mesmo sáo para doidos, iguais aos doidos que me compram a ps5!

      Para andar a gastar 800 ou 900 paus o melhor actualamente é mesmo uma series x por 500 paus, com o que sobra compram um ps5 mais tarde.