Placa gráfica topo de gama da linha Nvidia GeForce RTX 40 deve ter um consumo de 800W

41 Comentários

Encurta-se o prazo para a chegada das novas placas gráficas tanto da Nvidia como da AMD. Este é um segmento que cada vez mais atrai a atenção dos utilizadores, havendo também um aumento do conhecimento e literacia sobre este setor.

Assim, os rumores e leaks continuam a chegar e os mais recentes indicam que a GPU topo de gama da próxima linha GeForce RTX 40 da Nvidia deverá ter um consumo energético de 800W.



GeForce RTX 40 topo de gama deve consumir 800W

Tal como é esperado, e acontece nos vários setores da indústria tecnológica, antes da chegada de um produto muito aguardado, temos sempre as clássicas informações vazadas que nos dão umas luzes daquilo que estará para chegar.

Os novos leaks referem-se à próxima geração de placas gráficas da Nvidia e indicam que o modelo topo de gama da linha GeForce RTX 40, que deverá ser a RTX 4090, baseado no chip gráfico Nvidia AD102, irá ter um consumo energético de 800W. Caso se confirmem estes detalhas, então tal poderá resultar em modelos personalizados com overclock de fábrica que consigam alcançar valores próximos dos 1000W de consumo.

Estes novos dados foram revelados na conta do Twitter do popular leaker kopite7kimi.

De acordo com outros detalhes divulgados, o chip gráfico AD103, que será a RTX 4080, consumirá 450W e 175W na versão mobile, enquanto que o chip AD104, do modelo RTX 4070, terá um consumo de 400W e 175W para portáteis. Por sua vez, o chip AD106, da RTX 4060, contará com um consumo de 260W e 140W na versão mobile.

Já anteriormente os rumores indicaram que o modelo GeForce RTX 4080 consumiria mais 100W do que a RTX 3080, e que a RTX 4060 também consumiria mais energia do que a RTX 3070.

Certamente já não faltará muito para comprovarmos o que a Nvidia tem preparado, mas esperemos que a escassez de chips não limite o stock destes equipamentos, tal como infelizmente aconteceu com a linha GeForce RTX 30.

Leia também:

Nvidia e AMD podem lançar as suas novas placas gráficas ao mesmo tempo

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Placas gráficas com consumo de 400 a 800W e em possível overlock a chegarem aos 1000W ?? Minha nossa senhora.O que se pagava de luz por mês com uma placa destas a funcionar todos os dias.Eu nem quero sequer pensar nisso. 😐

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Bem, tu exageras desmedidamente…
      Então dizem que a topo de gama seria 400W, e tu falas em 800 a 1000W?
      Ve-se bem que percebes é da pesca do Atum…

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        na realidade o título está errado … a topo de gama (4090) irá consumir na verdade 800W.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Corrigido, obrigada 😛

        2. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          se formos por ai, tens rumores de 4090Ti a 900W…
          not gona happen

        3. Avatar de Ele
          Ele

          Na realidade vai ter um consumo de 450W de máximo e não os 800W.

      2. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Ó “rjSampaio”,e 400W é pouco ?? Imagine esta potência a trabalhar uma média de 6 horas por dia e veja lá o que você vai pagar de luz ao fim do mês.Tenha mas é juízo.Os tempos não estão para brincadeira.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Por acaso disse que 400w é pouco?

          Mais, se por algum motivo não queres não compras…
          Queres comprar mas não queres gastar? Limita os gráficos…

          A estupidez humana as vezes é engraçado, alguém te obriga a comprar?
          Ou estás a dizer que estás chateado e que os jogos deviam vir com gráficos piores e o trabalho devia ser feito em mais tempo?

          Eu tenho pcs de 5w a 1000w, adivinha qual uso para IoT e para rendering…

          Sabes porque uso o de 5w?, para coisas simples e não quero gastar dinheiro no idle do de 1000W.

          Sabes para que uso o de 1000W? Para coisas complexas que me compensa serem feitas o mais rápido possível.

          A minha conta elétrica não é para aqui chamada, mas acredita que é bastante eficiente o uso dos equipamentos.

          “Os tempos não estão para brincadeira.”
          Porque não explicas e das argumentos para podermos discutir como deve de ser?

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Devia ser proibido qualquer placa gráfica ter um consumo acima de 100W (que já é um exagero)!

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Não percebes nada disto, informa-te antes de falares. 100W não serve para quase nada e ia impedir a evolução dos jogos. Basicamente, tinhas de comprar uma GPU por ano para correr jogos novos.

      De qualquer das formas, este artigo é enganador, estes números não são do TDP, são do Power Limit. São coisas completamente diferentes. O TDP é o valor esperado ao puxar a GPU aos 100% de utilização, sem qualquer tipo de OC (não se considera GPU Boost como OC). O Power Limit é o valor máximo de potência, ao fazer OC, que se poderá atingir (provavelmente ninguém conseguirá atingir esse valor, nesta geração, sem watercooling, e mesmo assim duvido muito…).

      Acho que é preciso manter a calma e esperar pelos números oficiais, dado que os leakers têm trocado as specs das GPUs quase mensalmente para provocar engagement.

    2. Avatar de anonimus
      anonimus

      Pois é amigo, quando não se percebe de como as coisas, mais vale não comentar para não dizer asneiras…

      Agora vá pesquisas um pouco sobre os componentes e a eletrônica que certamente vai perceber o motivo de haver necessidade de potencias cada vez maiores em função do aumento desempenho.

    3. Avatar de Estradiol
      Estradiol

      Jotá, não ligues a esta gente: para eles o céu é o limite desde que seja para jogos, uma versão moderna de “leva-me a casa, o carro…mas não me leves a gráfica de 800W”. Na realidade o tomas, anonimus e o ” 🙂 ” que se fazem de entendidos e expert são na realidade muito limitados. A estes nem me darei ao trabalho de lhes explicar, a resposta chegar-lhes-á no fim do mês.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Epah essa mentalidade é apenas ridícula.
        A seguir vão querer apenas carros com consumos inferiores a 5l/100km?

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Vais dizer que seria mau ter um automóvel com prestações elevadas e consumos inferiores a 5l/100km?

      2. Avatar de :-)
        🙂

        “Diz-me que não tens pastel para comprar um bom PC, sem me dizeres que não tens pastel.”
        Quem quiser levar o seu PC ao limite, com certeza que tem o direito de o fazer e terá de pagar a conta da luz correspondente. É como comprar um carro desportivo.

        Não entendo é o facto de ficares aziado por ter explicar o assunto a alguém claramente desinformado – provavelmente serviu-te a carapuça. :/

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Vai ser giro nos EUA onde se usa em força instalações de 110V.
    Vai haver muita gente a ter de decidir se joga computador ou se lava roupa, ou se mantem o frigorifico ligado junto com o micro ondas e o PC !

  4. Avatar de Tomas
    Tomas

    Amigos qq desktop decente usa fonte de 650w. 800 w e alto mas não e nada por ai alem, ja que um secador de cabelo usa mais de 5000w

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      “um secador de cabelo usa mais de 5000w”

      isso dispara a maioria dos disjuntores de uma casa…
      até os profissionais num salão não chegas perto disso.

        1. Avatar de Amílcar Silva
          Amílcar Silva

          Também acreditas no pai natal ou é só mesmo em secadores que gastam mais que 1 forno, 1 máq. de lavar roupa e 1 microondas…tudo ligado ao mesmo tempo?

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Há qualquer coisa que não bate certo!
          5000W de potência são mais de 20A num circuito monofásico, ainda pensei que fosse um secador de salão de daqueles de pé ato onde as senhoras se sentam nos salões de cabelereiro… mas mesmo assim é um exagero.
          A foto mostra um vulgar secador de mão que mesmo sendo profissional não deve de ultrapassar 1000W. Em conclusão o anuncio deve ter um erro qause de certeza!
          Entretanto numa busca rapida pela net enconctrei mais secadores anunciados com 5000W de potencia no brasil e pior a funcionarem a 110V o que eleva a corrente a mais de 45 A… Só pode ser banha da cobra… mas posso estar enganado e haver lá algum “tipo de eleceticidade” que desconheço! 🙂 .

        3. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Claramente percebes disto e de poda…
          Não fazes a mínima ideia o que são 5kW.
          Também queres comprar uns feijões mágicos?

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            rjSampaio, admintindo um secador de 5KW ou seja 5000W monofásico numa rede de 230V, em Portugal.
            Admintidndo um CosØ = 1 para simplicidar as contas uma vez que certamente mais de 95% da potencia consumida num secador é puramente resistiva nos elementos de aqucimento, podemos negligenciar a indutância do motor, temos o segunte:

            [P]Potencia Activa (Watt) = [U] Tensão (Volt) x [I] Corrente (Ampere) x CosØ

            P=UxIxCosØ 5000 = 230 x I x 1 I=5000/230

            logo para uma potência de 5000W num circtuito monofasico 230V a corrente é de 21,73Amapere

            Se considerarmos uma tensão de 110V tal como a usada em algunas partes do mundo, como do Brasil EUA, Canada, etc… para a mesma potencia terás um consumo de 45,45 Ampare

            Nota que na esmagadora maioria das casas em Portugal a potênca contratada não ultrapassa a os 6,9KVA (monofásico), e que os cicruitos se dividem entre circuitos de tomdas, normlamente de 16A e de iluminação normalmente de 10A.
            Logo um circuito que consuma 5000W faz disparar qualquer uma das proteções termicas dos circuitos mensionados.
            Há quem tenha mais potencia contratada, mas, obviamente paga mais por isso, com o beneficio de poder ter mais circuitos e com mais capacidade, mas são casos mais raros.

            Fico a espera dos teu contraditório com calculos que suportem o teu pomto de vista! 🙂
            Fica bem!

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            3 meses depois decides fazer reply?

            Anyway, respondeste a pessoa certa?
            Eu igualmente considero absurdo, tanto que fui o primeiro a responder ao Tomás.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      AHaha o secador está-te a queimar a mioleira.

    3. Avatar de iDroid
      iDroid

      Secador de cabelo a 5000w? Vou pegar no da minha mulher, colocar-lhe umas rodas e ir para o trabalho nele!

      1. Avatar de Tomas
        Tomas

        Pus o link de um em cima. Secador de cabelo 5000w e agora? Usem placas solares e pagam 0 como eu de eletricidade durante 10 meses ao longo do ano. Para casas pequenas inferiores a 200 metros quadrados chega e sobra

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          As placas solares perdem rendimento ao longo dos anos, e é praticamente impossível reciclá-las…

        2. Avatar de iDroid
          iDroid

          E 169 reais por um secador de 5000w (€31)? Não acredito minimamente que tenha essa potência por um preço tão baixo.

        3. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Faz lá as contas de quantas placas solares precisas para 5kW…

          Para de te enterrar.

        4. Avatar de Hugo
          Hugo

          E agora nada. Foste buscar um link que tem um erro ou um secador de tal forma mal desenhada que manda a luz do bairro a baixo só pra poderes secar o cabelo.
          E o que tem a ver o tamanho da casa com o consumo? Com um secador desses gastas mais luz que um salão de cabeleireiro quase 😀
          Começaste mal mas não ficaste contente. Agora faz-te um homem e deixa aí link pras tuas 10 mensalidades a ZERO como afirmaste. Até ver poderá ser a única verdade que disseste aqui (o que aposto que não vai acontecer).

        5. Avatar de andre
          andre

          Encontraste um link e como não percebes nada no assunto acreditaste.
          Deves ter comprado muitas pens USB 3.0 de 2TB a 10 euros.

  5. Avatar de Luís
    Luís

    Vai haver muita fonte a explodir

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Muita não, que estamos a falar do topo do topo da Nvidia.

  6. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Comilonas do catano …

  7. Avatar de LA
    LA

    É boa para o inverno.

  8. Avatar de Tomas
    Tomas

    E so fazer upgrade a caixa de eletricidade. Mas hoje em dia basta porem paineis solares e pagam perto de 0 de eletricidade mesmo em casas pequenas com menos de 200m quadrados

  9. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    A evolução é necessária e compreendesse na indústria do gaming.
    Mas….a continuar assim daqui a 10 anos temos em casa um “bastidor” ao invés de um “desktop”.

  10. Avatar de secalharya
    secalharya

    Espero comprar uma no Natal.
    Assim não necessito de acender a lareira.

  11. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Na mineração deve fazer uns 400w ou menos

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Por estranho que pareça ontem é que recebi uma notificação de um comentário ao tema…
    Baralhei a sequência de respostas e associei os nomes errados tens razão “Mea culpa” responder no telemóvel dá nestas coisas.
    Seja como for um secador de 5KW é quase um lança chamas eléctrico, e com os preços da electricidade agora, quase que fica mais barato secar o cabelo com uma nota 50€ a arder! 🙂