Placa gráfica da chinesa Fenghua 1 vai competir com a GeForce RTX 3060

21 Comentários

Parece que a indústria de hardware tecnológico está a ficar bastante atrativa aos olhos de outros novos nomes que não os mais populares e conhecidos. Um dos exemplos é a parceria das empresa chinesas Xiandong/Innosilicon com o recente desenvolvimento da sua placa gráfica Fenghua.

E segundo as mais recentes informações, pelas características, a GPU Fenghua 1 poderá assim competir com a potente GeForce RTX 3060 da Nvidia.



Gráfica Fenghua 1 poderá ser a rival da GeForce RTX 3060

Foi em meados de novembro que as chinesas Xindong/Innosilicon revelaram o seu mais recente equipamento de processamento gráfico Fenghua 1 (ou Fantasy 1). Trata-se de uma GPU poderosa que conta com várias características interessantes e que se destina ao mercado de PCs e Data Centers focados no segmento gaming.

Mas esta semana a Innosilicon publicou novas especificações de desempenho deste novo chip. Através dos dados revelados conclui-se que, apesar de não competir com as mais rápidas placas gráficas do mercado, a Fenghua 1 poderá ser uma moderna GPU de gama média com um desempenho comparável às ofertas deste segmento das fabricantes AMD e Nvidia.

A gráfica Fenghua 1 será possivelmente baseada na arquitetura PowerVR da ImaginationTecnologies e vai oferecer suporte a interfaces de aplicações modernas para gráficos e computação, tais como Direct, Vulkan, OpenGL, OpenCL, OpenGL ES, Caffe 1.0, TensorFlow 1.1.2 e ONNX. Sendo baseada em PowerVR, conta com software compatível com os sistemas operativos Windows, Android e Linux.

O chip de processamento gráfico chinês é construído num processo de fabrico de 12nm.

Existem duas versões desta GPU: a gráfica do Tipo A de chip único e a gráfica do Tipo B com chip duplo.

O modelo de chip único conta com um desempenho de computação com cerca de 5 FP32 TFLOPs para gráficos e 25 TOPS (INT8) para IA. Com estas características, a Fenghua 1 Tipo A é comparável, de um ponto de vista teórico, à gráfica Nvidia GeForce RTX 2060.

Já o Tipo B de chip duplo também duplica o desempenho de computação FP32 para 10 TFLOPS e 50 TOPS (INT8) para IA. Trata-se assim de especificações ligeiramente superiores às que a GeForce RTX 3060 da Nvidia oferece. Mas, mais uma vez, tudo isto teoricamente falando.

O chip Fenghua 1 do Tipo A poderá trazer 4GB, 8GB ou 16GB de memória GDDR6 ou GDDR6X, enquanto que a gráfica Tipo B poderá duplicar a capacidade de memória para 32GB. Ambas as variantes usam a interface PCIe e entradas DisplayPort 1.4 e HDMI 2.1.

Vamos aguardar por mais informações para que possamos aos poucos ir percebendo qual o verdadeiro poder destas novas placas gráficas da marca chinesa. E também qual o impacto que a chegada destas GPUs pode ter no setor da indústria de hardware.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mais1ComentarioCensurado
    Mais1ComentarioCensurado

    Agora é que vai ser, é jogar até ficar com os olhos em bico

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      politicamente correto seria
      “estas graficas são optimizadas para ultrawide”

  2. Avatar de Sequeira
    Sequeira

    Era bom conseguir uma a um preço decente…

  3. Avatar de Manel
    Manel

    Atualização de drivers deve durar 3 meses.como a própria duração dela

    1. Avatar de Food Eat
      Food Eat

      Sim, a nvidia e a amd não usam a China para as fabricar nem nada

  4. Avatar de Maria Silva
    Maria Silva

    O consumidor prefere original ou cópia ?
    Hardware confiável ou com componentes de fraca qualidade ?
    Nvidia ou Xiandong ?

    Não creio que vá conquistar o mercado.

    1. Avatar de adbu
      adbu

      Quando não há placas no mercado qualquer uma vende bem.

  5. Avatar de Zé dos Azeites
    Zé dos Azeites

    Qual o hashrate no eth?

  6. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
    Luis Henrique Santos Silva

    Não comprava nem que fosse baratinho baratinho……não me convence…..

    1. Avatar de Braulio Medeiro
      Braulio Medeiro

      Vejo muitos comentários a dizer que a qualidade é fraca, que não convence, e que não vai se destacar no mercado… Pois é nos telemóvel também se dizia isso inicialmente, e agora são só os mais vendidos.

      1. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
        Luis Henrique Santos Silva

        e ainda continua……pelo menos na xiaomi não toco mais…..aquilo ainda tem bastantes problemas.
        Então qualidade de hardware temos que convir mesmo…..outras marcas superam…..eles convencem pelo processador e ecrãs….de resto esquece

      2. Avatar de Food Eat
        Food Eat

        Confunde-se muito a loja do chinês em Portugal com a China em si, está à vista de todos a qualidade da China no fabrico de componentes electrónicos/novas tecnologias

        1. Avatar de José
          José

          Uma porcaria, sobretudo se for para vender aos outros! Para eles copiam o melhor.

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            No caso do Tesla é ao contrário o fabricado na China em mais qualidade do que o fabricado nos EUA.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    A concorrência é sempre de salutar.

    Embora os objetivos possam não ser atingidos numa primeira fase, há sempre uma curva de aprendizagem associada, o sucesso dos concorrentes é sempre positivo para nós.

    Não compreendo como há quem ache que a hegemonia de uma grupo restrito de empresas é bom para o sector. Poderia ser chamado de proteccionismo, mas nem a nós beneficia.

    1. Avatar de adbu
      adbu

      2 ou 3 fabricantes de processadores de placas gráficas é muito pouco o que acaba por trazer concertação de preços.
      Com a falta de placas gráficas, precisamos de mais empresas a produzir processadores e placas.

      1. Avatar de Maria Silva
        Maria Silva

        Falta de gráficas devido à mineração.
        Graças a deus que algumas marcas já começarem a libertar placas LHR Low Hash Rate. Pode ser que placas dos chineses afastem os mineradores do mercado gaming.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Exatamente. De preferência concorrência com fisolofias bem diferente, mantendo um espírito competitivo.

  8. Avatar de Redin
    Redin

    Pessoal, estou surpreso com o grande consumo de energia em standby num PC com uma placa RTX 3060 TI LHR por volta de uns 125w/h. Sem estar a fazer nada será normal este consumo?

  9. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    125w para todo o pc não é assim muito.