O seu smartphone/tablet aquece muito?

52 Comentários

Smartphones, tablets e outros pequenos dispositivos móveis oferecem hoje desempenhos capazes de superar muitos PCs. No entanto o aumento do poder computacional dos equipamentos faz-se sentir em partes do equipamento uma vez que estes pequenos dispositivos passam a “sofrer” de sobreaquecimento.

Como solução para tal problema, a Fujitsu anunciou recentemente um sistema de Cooling minúsculo para smartphones e tablets.

iphone_heat


A Fujitsu anunciou no passado dia 12 de Maio um novo e inovador sistema de arrefecimento para smartphones e tablets. Na prática trata-se de um pequeno tubo, com menos de 1 mm de espessura, que tem a capacidade de dissipar até cinco vezes mais calor do que as actuais tecnologias.

Fujitsu_01

Além disso, o pequeno tubo não aumenta o consumo geral de energia do dispositivo uma vez que utiliza o calor para fornecer energia térmica de transferência, sem a utilização de uma bomba externa ou outra fonte de energia.

Fujitsu_00

Tal como acontece nos PC’s, as tecnologias de Cooling ajudam a arrefecer os componentes internos, garantindo um melhor funcionamento e duração dos mesmos e evitando situações que podem por em causa os próprios equipamentos.

Acha que o seu dispositivo móvel precisava de um sistema de arrefecimento?

Via Fujitsu

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lopes
    Lopes

    Pedro Pedro, isso não se faz, um iphxplode na imagem… acabaste de começar um guerra!

    Agora falando a sério, o meu LG Optimus G quando está a trabalhar no red line também aquele muito.
    esta ideia acho muito boa para os nossos pcs bolso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu por acaso tenho um iPhone…e aquilo aquece bem (funcionando como GPS 🙂 )

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Acabaste de descer na minha consideração…

        1. Avatar de jafOSteS
          jafOSteS

          who cares

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        É preciso ter cuidado com essas “comparações”! O iPhone é metálico, como tal a boa condutividade ao calor do metal permite que a superfície exterior aqueça bem mais que outros aparelhos feitos de materiais maus condutores de calor como o plástico. Isto é, a temperatura exterior dos aparelhos não revela se os componentes internos aquecem mais ou menos em aparelhos diferentes.
        No caso dos iPhones os testes efectuados revelam por exemplo que o processador aguenta significativamente mais tempo na velocidade máxima até sofrer throttling por causa do aquecimento…

  2. Avatar de jmcs
    jmcs

    Tenho um Z 2 e sofre de aquecimento, no inverno é capaz de dar jeito…

    1. Avatar de Rgj
      Rgj

      Também tenho um Z2 e noto que quando se “puxa” pela máquina ele aquece um pouco mais, mas nada de grave! Aliás, já tive Samsung e era a mesma coisa ou até pior, e tinha um desempenho inferior… Já tive oportunidade de testar outros telefones e são mais ou menos iguais.
      Cumprimentos.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Também tenho um Z2 e se por acaso aquecer muito, agua para cima que arrefece que é um mimo 🙂

  3. Avatar de Alex
    Alex

    Mas não havia ai uma empresa que estava a trabalhar no “water cooling” para telemoveis?

    1. Avatar de ed
      ed

      Watercooling deve ser interessante num smartphone.
      O meu quase que dá para grelhar umas febras quando estou a usar o 3g

  4. Avatar de asdfgg2

    Lg G3, so far ainda nao tive nenhum stress

    1. Avatar de Rui Miguel Costa
      Rui Miguel Costa

      O meu foi hoje para a garantia. Desde o lolipop que nunca mais foi o mesmo.Até o ecra começou a ganhar cor castanha. Basta ligar o wifi e ler umas noticias, sem video nem som.

  5. Avatar de Arcanjo
    Arcanjo

    O Nokia lumia em aquecimento é uma desgrça, há vezes que queima mesmo ao toque.

    1. Avatar de Nélio
      Nélio

      Qual? Já tive um 620 e não aquecia muito, mas agora possuo um Nokia Lumia 920 e ele aquece bastante, mas também não me chega a queimar os dedos… Ou talvez seja do facto de eu usar capa?

      1. Avatar de Arcanjo
        Arcanjo

        Nokia Lumia 920. O meu aquece muito mesmo.

        1. Avatar de Goncas
          Goncas

          Eu nunca tive nenhum Lumia, mas por acaso ainda a semana passada estive na fnac a brincar com um 920, e isso foi logo uma das coisas que reparei no telemóvel. Quando peguei nele já estava quente, depois de andar a mexer um pouco estava pior.

      2. Avatar de dadinha
        dadinha

        não e de usares capa o meu nokia lumia 530 já a 3ª vez que foi para reparação e vem sempre na mesma, a reparação e sempre igual, agora já exigi o valor do WP para pode adquirir outro. Por não compensa comprar agora os novos lumias, mas se concretizar a volta do nokias, mas tem de ser o mesmo sistema claro com algumas novidades. Os antigos nunca se estragaram nunca tiveram nenhuma reparação granda nokia

    2. Avatar de Carlos Fonseca
      Carlos Fonseca

      O meu 630 não aquece mesmo nada…

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Nokia lumia há muitos!
      O meu 630 não aquece nada.. pelo menos para já..

      1. Avatar de Arcanjo
        Arcanjo

        O meu e o 920. E basta estar na net. E começa a aquecer, se estiver num jogo parece um aquecedor.

    4. Avatar de epro
      epro

      630 3h sempre em gps no carro ficou um pouco quente mas nada de especial.

    5. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      O meu lumia 1020 nem a jogar GTA San Andreas com ecra a 100% durante horas aquece…

  6. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Note 3 e Note 4: sem aquecimento apreciável.

    Em pleno passam de frio a ligeiramente morno, principalmente se estiver em pleno + carregar.

    A maioria dos telemoveis de hoje em dia com SoC =45 nm SoC esses sim nota-se.

    1. Avatar de PSL
      PSL

      8 cores, a 2.7GHz, e dizes que não aquece? LOL!

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Lol, claro, uma visão simplista Qtd Cores + GHz é um claro indicador do gasto /calor produzido. Igual igual a um i7…

        1. Avatar de PSL
          PSL

          Queres a explicação?

          Para a mesma tecnologia de fabrico, quanto maior é a frequência, mais alta tem de ser a tensão de sinal, porque esta tem de aguentar os sucessivos transístores por onde passa e é atenuada a cada transístor.

          Devido ao efeito de joule o aumento de tensão de sinal faz com que o circuito aqueça, o que vai gerar mais ruído térmico. Este ruído tem de ser controlado, baixando a frequência de relógio e tensão de sinal.

  7. Avatar de Johnny
    Johnny

    Solução? Andar com um saco de gelo sempre à mão 😀

  8. Avatar de Norman Bates
    Norman Bates

    Acho que isso não faz sentido em telemóveis.

    Devem ser eficientes energeticamente. Ficar quente, é energia desperdiçada da bateria.

    Se um telemóvel aquece, é só sinal da fraca qualidade dos chips…

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      pode não ser ma eficiência mas ma selecção de materiais e design deficiente. E o pessoal ainda lhe põe uma capa em cima para piorar a situação.

    2. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      aquecimento vais ter sempre em qualquer dispositivo electrónico. não é possível teres um rendimento de 100% nos dispositivos e em electrónica sofres sempre do efeito de joule.

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    “há imagens que valem mais do que mil palavras” just saying ahaha

  10. Avatar de Carlos Fonseca
    Carlos Fonseca

    Um sistema de arrefecimento passivo, como parace ser esse da Fujitsu (desconheço as características dele), padece do mesmo problema que, por exemplo, os sistemas watercooling dos PC’s, ou seja, se a máquina estiver num local a 30ºC, o sistema de watercooling não faz arrefecer a máquina abaixo desse valor, ficando mesmo acima dele. Falo por experiência própria porque quando do boom desses sistemas, tive máquinas com watercooling (blocos) no CPU, GPU e chipset, com radiadores triplos de 120mm, bomba Eheim 600 lt/h ligada a sistema computorizado Aquacomputer, medição de fluxo de líquido, temperaturas nos blocos, etc.. Num smart, por muito bom que seja um sistema passivo, não vai alterar significativamente a descida de temperatura das máquinas que “fritam ovos”. Felizmente, os meus chinocas não aquecem por aí além… A não ser que inventem, para os smarts que “fritam ovos”, um sistema a nitrogénio líquido, mas isso teríamos de voltar aos tijolos dos primeiros telemóveis e nem sei se seria viável…

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      repara qu isto não é um sistema de água mas um circuito frigorífico. depende da temperatura? sim. É mais potente? Também. esta tecnologia não é nova tendo já vastos campos de aplicação. o que parece novo é a escala reduzida do circuito.

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Já vi este sistema aplicado em PC’s e até já tive para trocar o meu sistema de water cooling por um deste tipo. É extremamente eficaz e muito interessante fazer passar um liquido ao estado gasoso sem aplicação de bombas nem compressores. Tudo é baseado na densidade e gravidade. O problema é que não deve ser nada barato o seu fabrico e a sua concepção deve ser complicada, mesmo para os que tem know how. Outra opção interessante é o sistema thermoelectric cooling (solid state cooling), que penso seja o sistema de arrefecimento do futuro.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        circuito frigorífico? Os frigoríficos usam bombas para levar calor duma zona fria para uma zona quente, permitindo temperaturas abaixo da temperatura ambiente. Isto não consegue fazer arrefecimento abaixo da temperatura ambiente. É um circuito passivo que apenas acelera o “transporte” de calor segundo o gradiente de calor, aumentando a área de troca de calor longe da fonte!

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Sugiro que faça uma busca no google. Pode também ser feita uma ou duas experiências. A primeira é no verão, durante a transpiração, a evaporação do suor. Outra é durante o verão molhar os braços com água e deixar os braços secaram, sem passar um pano pelos braços. Ou se tiver um “refrescador” que trabalha com àgua (“ar condicionado” que trabalha com água) a funcionar com o objectivo de baixar a temperatura ambiente. A passagem do estado liquido ao estado gasoso requer muita energia.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S continua a não ser um circuito frigorífico, continua a levar a energia segundo o gradiente, não contra o gradiente, apenas torna o processo mais rápido.
            Quanto à transpiração não se pode fazer tal comparação – o mesmo se diga dos outros exemplos! O calor em excesso do corpo é libertado sob a forma de vapor de água, e essa água é irremediavelmente perdida. O corpo não tem como condensar essa água… Isto é um sistema aberto, e activo – o corpo vai libertando secreções na sua superfície.

            No caso deste sistema estamos a falar num circuito fechado e passivo, em que a água condensa ou arrefece porque entra em contacto com superfícies mais frias que não conseguem estar a temperaturas inferiores à temperatura ambiente! A energia flui da zona mais quente para a zona mais fria.
            Se a temperatura ambiente for superior à temperatura do chip, este sistema irá aquecer o chip

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O meu s4 mini antes de lhe mudar a ROM para o KitKat ele aquecia mesmo muito tinha de lhe tirar a bateria…

  12. Avatar de Almar
    Almar

    Tenho um LG2 é fantastico.Mandei aplicar ar condicionado…

  13. Avatar de celso
    celso

    O meu 930 aquece e bem mas nada bateu o meu velhinho 925 nem o 820 o 925 ate medo metia.

    1. Avatar de Newj
      Newj

      Eheh, também tive o 820 e agora tenho o 925.. Tão bom de usar no inverno para aquecer as mãos..

  14. Avatar de sakura
    sakura

    lol, sem o nº 4 da ing. parece um frigorifico.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_de_calor

  15. Avatar de Manuel
    Manuel

    Tenho um lumia 920 e não aquece muito em 3G ou 4G desde que o sinal da rede seja bom e olhem que eu neste momento estou num país bem quente.

  16. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    O meu LG P880, em alturas de muito calor (+-30ºC), ele acaba por desligar sozinho, dando um aviso de sobreaquecimento.

  17. Avatar de Vitor
    Vitor

    O Samsung S4 que tenho aquece de uma forma impressionante. Mas já trocou uma vez a bateria. Julgo que seja outra vez da bateria. A outra até inchou…

  18. Avatar de Master of Menir
    Master of Menir

    Wiko Darkfull, sempre a bombar há maios de 1 ano, 24/24, Net/FB/3G/email… com capa folio… zero de aquecimento, grande máquina.

  19. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    “no passado dia 12 de Maio” ?!! nao será Março?

  20. Avatar de the Dell guy
    the Dell guy

    talvez seja altura das marcas não se preocuparem tanto com os cores, e GHz e começarem realmente a fazer algo útil para os utilizadores. por exemplo melhorarem autonomias e aquecimento.
    prefiro um com bom autonomia , e GHz suficientes, do que potencia exagerada e depois sentir incómodo no uso do telemóvel.

    1. Avatar de PSL
      PSL

      Mas depois vocês não compram telemóveis novos porque têm menos cores e menos GHz que os que já têm…

      Ou seja, estás a dizer que deviam seguir o caminho da Apple, de optimizar os cores, em vez de adicionar mais cores lentos, e subir a velocidade de relógio.

  21. Avatar de duarte
    duarte

    Consigo fritar ovos no Samsung Tab S quando jogo Hearthstone >.>

  22. Avatar de RM
    RM

    Boa noite
    Possuo um LG L90 com a versão android kit kat de fábrica, a qual foi atualizada via OTA há uns tempos atrás. Como não gostei da mesma, voltei para a stock rom. Passado uns tempos noto que o meu equipamento tem aquecido demasiado na zona superior onde se encontra o CPU, ao passo que o brilho do ecra é reduzido automaticamente de modo a poder arrefecer. Isto acontece quer em uso intensivo cono normal. O equipamento tem cerca de dois anos. O que poderá ser? Alguma sugestão? Obrigado e cumprimentos. 🙂