Nvidia revela supercomputador de IA que poderá deixar muita gente desempregada

14 Comentários

Embora os sistemas de IA surpreendam e alarmem o mundo em igual medida, estão prestes a tornarem-se substancialmente mais poderosos. A Nvidia anunciou uma nova classe de supercomputador que irá treinar a próxima geração de modelos de IA e terão todo o potencial de aumentar o desemprego do ser humano!

Imagem sistema da Nvidia para treinar a Inteligência Artificial


O poder de processamento ultrapassa a capacidade humana?

O novo sistema é conhecido como Nvidia DGX GH200 e, aparentemente, será capaz de um enorme desempenho de 1 exaflop. Entre os 256 “superchips” GH200 de que é feito, o sistema terá uns espantosos 144 TB de memória partilhada, o que é 500 vezes mais do que o anterior supercomputador da Nvidia, o DGX A100, revelado há apenas três anos.

Para aproveitar até à última gota de energia, cada superchip GH200 é composto pelo CPU Grace da empresa e pela GPU Tensor Core H100 num único pacote, permitindo-lhes comunicar entre si sete vezes mais depressa do que uma ligação PCIe e utilizando apenas um quinto da eletricidade. Todas elas serão ligadas entre si através do NVLink Switch System da Nvidia, para funcionarem em conjunto como uma grande GPU.

O supercomputador resultante será utilizado para treinar os sucessores do ChatGPT e de outros modelos generativos de IA e de grandes linguagens. O mais famoso dos sistemas de IA foi treinado num supercomputador personalizado que a Microsoft construiu a partir de dezenas de milhares das anteriores GPUs A100 da Nvidia. A empresa está mais uma vez entre as primeiras na fila para o novo equipamento, juntamente com a Meta e o Google Cloud.

https://www.youtube.com/watch?v=QSWzSRnGEFo

 

Helios atingirá 4 exaflops de desempenho!!!

No entanto, a Nvidia não está apenas a fornecer equipamento a outras empresas – também anunciou planos para construir o seu próprio supercomputador baseado na DGX GH200, denominado Helios. Previsto para arrancar no final de 2023, o Helios será composto por quatro sistemas DGX GH200, ou 1 024 superchips GH200, ligados em rede. Isto torná-lo-ia capaz de um total de 4 exaflops de desempenho, o que parece ser uma quantidade de potência impressionante.

Mas, claro, há uma ressalva a esses números. Atualmente, o supercomputador mais potente do mundo é o Frontier do DOE dos EUA, com 1,194 exaflops e, à primeira vista, pode parecer que o Helios da Nvidia será quatro vezes mais potente – mas isso é comparar maçãs e laranjas. A Nvidia está a utilizar uma medida menos precisa chamada FP8, enquanto os supercomputadores são geralmente classificados utilizando FP64 de dupla precisão. Se fosse convertido em FP64, o Helios estaria a atingir cerca de 36 petaflops, ou 0,036 exaflops.

Dito isto, o Helios e os superchips DGX GH200 em que se baseia continuam a ser ferramentas incrivelmente poderosas e serão capazes de produzir modelos de IA em semanas em vez de meses, afirma a Nvidia. É melhor nós, meros humanos, polirmos os nossos currículos.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Oh @VitorM deixa de assustar o pessoal com tanto desemprego 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sou eu que o digo, é o próprio mercado e os números apresentados. Por mim queria é TUDO a trabalhar. Até porque anda muita malta sem fazer nada e que seria bem mais ºutil a trabalhar 😉

      1. Avatar de miqueias
        miqueias

        É muito simples, eles vão ter que pagar royalties para todo ser humano inteligente do mundo, pois para criar inteligencia artificial eles usaram conhecimento humano e copiaram capacidades humanas.

        OU

        Daqui a pouco começamos um protesto: Não consumir produtos ou serviços de empresas que trocaram humanos por IA.

        OU

        Eles vão começar a terceira guerra mundial para matar 1/3 do mundo, contando que quem mais morre nas guerras são os mais jovens e que grande parte dos mais velhos são aposentados, então não teriam um caos de desemprego.

        1. Avatar de Vítor M.

          Depois é a ética a funcionar. Uma área muito complicada.

      2. Avatar de RC
        RC

        pois eu por mim queria menos pessoas a trabalhar pois inventa-se as máquinas para fazer o trabalho por nós e ainda continuamos a ter que trabalhar que nem cães desde à décadas de inovações. Para algum bolso a produtividade extra das máquinas está a ir e não é o meu de certeza.

        1. Avatar de Vítor M.

          Uma questão de ponto de vista. Eu prefiro que a tecnologia auxilie as pessoas e não as substituam.

          Também prefiro que trabalhem ao invés de estarem dependentes do chamado “estado social”.

          Temos pontos de vista diferentes.

    2. Avatar de António de Oliveira S
      António de Oliveira S

      Isto…

  2. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    AI é a próxima “banha da cobra” como foram as crypto.

    1. Avatar de LuisBorges
      LuisBorges

      “Don’t look up”

  3. Avatar de Ricardo Moreira
    Ricardo Moreira

    Acredita nisso e possivelmente num futuro próximo vais para o desemprego. Melhor informar-se um pouco melhor sobre IA.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Eu adoro este pessoal como tu de IT que se acham a última bolacha do pacote e que nunca vão perder o emprego. Guess What. As grandes tecnológicas estão a despedir. E futuramente com o avanço da AI, tarefas básicas de low code, Javas e afins vai tudo á vida.

      1. Avatar de jfr
        jfr

        As grandes tecnológicas estão a despedir particularmente do sector de comunição/marketing e recursos humanos. Há umas poucas que estão a despedir de áreas mais delicadas de IT e isso é o mercado a ajustar-se à sobre-contratação que houve no período da pandemia. O vai-tudo-à-vida nunca é assim na prática, a evolução faz-se evoluindo e é preciso ser-se um pouco pateta para acreditar que depois de endereçar certo trabalho mais low-level se elimina completamente o resto do trabalho que existe. É como os que acharam que na época da revolução industrial aquilo ia destruir a sociedade. Nunca será assim (e estatisticamente falando os artigos mais sencionalistas pouco acertam), e conforme falaram acima, neste momento é mais hype do que outra coisa, de tal forma que o pplware agora vive disso, polémica e alarmismo. O que a Nvidia faz, como outras, é aproveitar a onda, e bem.

        O que leio nesse comentário, acima de tudo, é crab mentality e um certo desdém por certas ordens profissionais. O IT é acessível a qualquer um que deseje investir na área, com algum esforço e sacrifício.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Na em presa onde trabalho, contrataram um monte de devs no início do ano. Estamos em maio, a equipa já caiu para metade. Foram despedidos.

  4. Avatar de André
    André

    Então as maquinas que trabalhem, já que eu vou viver a vida, VIVER a VIDA e não trabalhar-la.