Nvidia lança a GeForce RTX 3090 Ti: a placa gráfica mais rápida do mundo!

15 Comentários

Finalmente a Nvidia lançou a sua tão esperada placa gráfica GeForce RTX 3090 Ti, a qual é considerada como a GPU mais rápida do mundo.

A espera acabou e havia até o receio que a fabricante poderia até nem lançar efetivamente este modelo, uma vez que após o anúncio da mesma no evento CES 2022, pouco ou nada a Nvidia tinha voltado a falar sobre a gráfica.



Chegou a Nvidia GeForce RTX 3090 Ti

Depois de muita expetativa e espera, a Nvidia lançou finalmente a sua nova e poderosa placa gráfica GeForce RTX 3090 Ti. Segundo a fabricante, esta é então a GPU mais rápida do mundo. Mas agora o equipamento chegou e está disponível nas marcas Asus, Colorful, EVGA, Gainward, Galax, Gigabyte, INNO3D, MSI, Palit, PNY e Zotac.

A gráfica conta com um design de três slots, semelhante ao modelo RTX 3090, sendo que ambas têm um aspeto bastante idêntico. Traz o chip GA102 de 8 nm com 24 GB de memória GDDR6X a 21 GB/s. E embora seja a mesma VRAM do modelo não Ti, esta placa gráfica consegue um clock de memória quase 7,7% mais rápido, o que resulta numa largura de banda total de memória de 1008 GB/s.

Segundo a Nvidia, a nova GeForce RTX 3090 Ti conta com o poder de 40 teraflops de desempenho, um clock base de 1560 MHz e boost de 1860 MHz. Já o modelo não Ti traz 36 teraflops, clock base de 1395 MHz até 1695 em boost. Esta nova gráfica tem ainda 10.752 núcleos CUDA, 78 RT-TFLOPs e 320 Tensor-TFLOPs.

No que respeita ao desempenho, a fabricante diz que a RTX 3090 Ti será, em média, 64% mais rápida do que a RTX 2080 Ti e 9% mais rápida do que a RTX 3090, o que vai ao encontro do que já se esperava. Assim, esta nova placa gráfica conta de facto com todos os ingredientes necessários para ser a mais rápida do mundo para jogos e criação de conteúdos, sendo a escolha ideal para criadores e profissionais.

Quando ao preço, a Nvidia GeForce RTX 3090 Ti está a chegar por 1.999 dólares. Pode conferir todas as especificações completas da GPU aqui.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mamba
    Mamba

    2000$? portanto uns 2500€ neste lado do lago. Ganda piada, mas que é que gasta esse valor numa placa gráfica?… Só quem não tem mais nada que fazer ao dinheiro, realmente.

    1. Avatar de Joao Tiago
      Joao Tiago

      2000 euros pela melhor grafica do mundo e normal. Ha macs a 10000 euros que perdem em processamento grafico e não e por isso que não vendem. Hoje em dia uma torre desktop decente custa 3500 euros no minimo. A minha custou 5k e para gaming a 4k não ha melhor

    2. Avatar de jorgemtds@gmail.com
      jorgemtds@gmail.com

      Há muita gente que dá esse valor ou até mais… Basta ver que até esgotam os stocks…
      Mas é como em tudo na vida… só compra que quer e pode. Ninguém é obrigado a nada que não queira.

      1. Avatar de Godlike
        Godlike

        Aí é que está o problema… O dilema do mundo materialista…
        As empresas vão aumentando os preços cada vez mais e as pessoas vão cedendo… Mesmo que para isso passem fome para comprar o novo iPhone ou a nova gráfica, tudo para encobrir o vazio que é as suas vidas com um “bem estar” temporário, que é nada mais do que um vício.

        1. Avatar de Godlike
          Godlike

          E como sempre tudo começa com os chineses e os seus negócios… Que infiltram-se nos mercados com os seus produtos de baixo custo (devido à mão de obra barata entre outras coisas) obrigando também as outras marcas a criar os seus próprios low budgets inflacionando assim os preços das outras gamas, sendo que os próprios low budgets acabam também por aumentar o preço com o tempo…
          Como isto resultou muito bem com os smartphones, é natural que as outras indústrias adotem as mesmas medidas para tentar tirar proveito de maiores lucros.

          Então sim, hoje temos mais escolha em quantidade mas isso não se traduz em qualidade, pois se quisermos qualidade temos que pagar muito mais do que antes.

  2. Avatar de yeat
    yeat

    mal posso esperar para a comprar ao preço MRSP em em 2030.

  3. Avatar de Joao Pedro
    Joao Pedro

    Amd e muito superior e tem suporte a linux. Open source e linux dominam, nvidia não tem hipoteses

    1. Avatar de jorgemtds@gmail.com
      jorgemtds@gmail.com

      Não digas disparates…
      Em poder de processamento a NVIDIA ainda domina, mesmo que resmungues até ao fim do Mundo.
      Mesmo em Linux a NIVIDA tem drivers para as suas placas, mesmo não sendo open source. Estou a escrever isto num PC com Ubuntu e com os drivers proprietários NVIDIA a funcionar lindamente.
      Isto já para não falar que aplicações como o DAVINCI RESOLVE nem funcionam em nada que não seja com placas NVIDIA (tanto quanto sei).

  4. Avatar de secalhar
    secalhar

    450W, belo forno!

    1. Avatar de °0°
      °0°

      A EDP agradece.

    2. Avatar de tuga
      tuga

      É o chamado dual purpose! 🙂

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Agora vem uma ideia que ninguém pediu: Acho que numa geração seguinte, as empresas (nvidia, amd…) deviam ter a preocupação de criar um modelo da gama com o rendimento Topo da geração passada, com metade do consumo, ou pelo menos 2/3…
        Senão, qualquer dia temos gráficas a consumir 1000W….
        Temos que ter uma central elétrica em casa, e ponderar se vamos jogar 10 minutos ou aquecer ou secar a roupa….

        1. Avatar de tuga
          tuga

          neste momento oferecem na compra desta gráfica, uma torradeira incorporada..
          Eu acho que nos próximos modelos deveríamos ser nós a escolher o tipo de dispositivo adicional..
          tipo maquina de lavar/secar roupa, calorifico, TV incorporada/FM Radio,aspirador, ou outros..

        2. Avatar de António Reis
          António Reis

          Podemos sempre fazer uma comparação… com dados.
          @Sabe-se lá “deviam ter a preocupação de criar um modelo da gama com o rendimento Topo da geração passada, com metade do consumo”
          Gráfico:
          GTX 780 tdp 250w fp32: 4.2 Tflops
          GTX 980 tdp 165w fp32: 4.9 Tflops
          GTX 1080 tdp 180w fp32: 8.9 Tflops
          RTX 2080 tdp 215w fp32: 10 Tflops
          RTX 3080 tdp 320w fp32: 30 Tflops

          GTX 1050ti tdp 75w fp32: 2.2 Tflops
          GTX 1650S tdp 100w fp32: 4.4 Tflops
          RTX 3050 tdp 130w fp32: 9 Tflops
          RTX 4050 tdp 150w fp32: 18 Tflops
          Acho q a nvidia está a tentar… o q acha @Sabe-se lá