Nvidia e AMD devem reduzir drasticamente o preço das suas placas gráficas

11 Comentários

Se há vários meses as notícias sobre o ramo dos chips gráficos abordava sobretudo a questão do aumento significativo do preço destes equipamentos, devido à escassez de stock provocada pela pandemia da COVID-19, agora as informações são outras.

Dados recentes revelados por fontes ligadas à indústria indicam que as poderosas fabricantes Nvidia e AMD estão a preparar-se para reduzir drasticamente o preço das suas placas gráficas.



Nvidia e AMD devem baixar o preço das suas GPUs

Com o abrandamento da pandemia, a abertura para níveis normais da produção das fábricas e uma menor escassez de equipamentos, o mercado assistiu a uma diminuição do preço exagerado que muitos modelos de placas gráficas apresentavam há alguns meses. Mas os dados recentemente divulgados mostram que esta é uma tendência que deverá manter-se e intensificar-se nalguns modelos.

De acordo com as informações reveladas por fontes ligadas à indústria de hardware, a Nvidia está a preparar “ações mais agressivas” para diminuir ainda mais o preço das placas gráficas que tem disponíveis para venda aos consumidores. Os detalhes indicam que a empresa norte-americana pretende oferecer preços ainda mais baixos do que os praticados pela rival AMD. Esta, por sua vez, também está a preparar reduções para os chips da sua linha da atual geração Radeon RX 6000.

No fundo, um dos objetivos da Nvidia é ajudar a que as lojas e fabricantes parceiras consigam escoar os stock que têm das placas gráficas da gama GeForce RTX 30, antes da chegada da nova geração GeForce RTX 40.

Para já, ainda não há informações concretas sobre quão drástica e agressiva será essa mesma redução de preços, mas as expetativas indicam que o corte rondará algumas centenas de euros. Por exemplo, recentemente a marca EVGA baixou o preço do modelo Nvidia GeForce RTX 3090 Ti em 1000 dólares.

Já os dados revelados pelo canal VideoCardz indicam que estas reduções de preço da Nvidia vão afetar sobretudo os modelos de alto desempenho da fabricante. Prevê-se que estes cortes entrem em vigor já a partir do final deste mês de agosto. Portanto, caso procure uma boa placa gráfica a um preço mais acessível, esteja atento às lojas nos próximos dias.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Simplesmente querem despachar o stock que tem acumulados. Andaram a mamar o dinheiro com preços absurdos e agora tem stock acumulado e ninguém quer comprar porque toda a gente sabe que vem ai a RTX 4000.
    Se quiserem vender vão ter que vender no prejuízo.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Mesmo que reduzam o preço para um terço do valor que pedem atualmente não vão ter prejuizo, tire daí a ideia de “justiça”

      Lamentavalmente, que só lhes fazia bem aprenderem a lição de não inflacionarem demasiado os preços, mas duvido que aconteça, o mercado está demasiado sôfrego deste tipo de produto.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Portanto, caso procure uma boa placa gráfica a um preço mais acessível, esteja atento às lojas nos próximos dias.” Nos próximos dias ?? Era bom,era… Tão cedo não me acredito que baixem de preço.Nem que baixem assim tanto.Pelo contrário,acho até que o mercado das placas gráficas e dos processadores tem tendência é para subir mais,infelizmente.

  3. Avatar de Alexandre Clemente
    Alexandre Clemente

    Demoram tanto tempo a perceber que já ninguém paga preços altos por gpus…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ora muito bem.

  4. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Eu acho que eles não estão propriamente a abaixar o preço e ou a ter prejuízo, acho que vão deixar de vender as GPU ao preço mais caro devido à velha lei da procura/oferta, ou seja, agora que a procura diminuiu vão abaixar o preço, pois antes da pandemia as gráficas (e todo o material informático) estavam muito mais baratos… embora eu ache que estavam também baratos demais, mas enfim, agora que a procura baixou, toca a vender ao preço sem ser inflacionado.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Alguém com três dedos de testa vai comprar uma GPU agora quando daqui a meia dúzia de meses pode comprar uma melhor? Só em caso de uma urgência ou se venderem bem abaixo dos preços praticados.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Bem menos que meia dúzia de meses. Quero é ver quanto vão custar as placas gráficas da série 4xxx…

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Depende. Pagar 1000€* por uma 3090 em vez de +2000€* por uma 4090, se a conseguir encontrar sequer, pode ser apelativo para alguns, dependendo do tipo de desempenho que necessitem. Nem tod@s têm de ser streamers famos@s que tem de ter sempre o topo de gama.

        * valores ficticios

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Bem, pelo que bebem …

    Fiquem com elas !!…

  6. Avatar de secalharya
    secalharya

    Votem com a carteira. Não comprei a preços acima de MSRP.

    As placas já vão fazer 2 anos e mesmo assim estão caras.

    A Nvidia e AMD encheram bem os bolsos durante a pandemia.