Novo tipo de memória poderá tornar a RAM e ROM obsoletas

13 Comentários

Já falámos algumas vezes sobre as memórias RAM e ROM e referimos o quanto são importantes no mundo da informática. Podemos ver aqui a evolução da memória RAM que nos dá um panorama do que tem sido o desenvolvimento deste componente.

Todos sabem que a memória somente de leitura (ROM) garante que nossos computadores e smartphones saibam inicializar. Já a memória de acesso aleatório (RAM), permite-nos executar tarefas nesses dispositivos. Mas, agora há um terceiro tipo de memória de computador em cena e é capaz de fazer tudo por conta própria, até ir um pouco mais além.

Imagem ilustrativa de memória para substituir a RAM e a ROM.


Vem aí uma nova memória para acabar com a RAM e a ROM

Está em desenvolvimento um novo conceito, até porque a RAM e a ROM não estão a evoluir como se poderia esperar. Está assim no laboratório uma memória de porta semi-flutuante baseada em heteroestruturas de van der Waals para aplicações quase não voláteis

Esta memória é o trabalho de cientistas da Universidade de Fudan, em Xangai, que publicaram recentemente um estudo sobre a nova tecnologia na revista Nature Nanotechnology .

 

Mas qual a necessidade de criar um novo tipo de memória?

Esta questão é pertinente e leva-nos para o paradigma do copo meio cheio e meio vazio. Isto porque a história diz-nos que nem a RAM nem a ROM são perfeitas por si só. Enquanto os sistemas podem ter acesso rapidamente aos dados armazenados na memória de acesso aleatório (RAM), no minuto em que o utilizador desliga o dispositivo, a RAM perde todos esses dados.

Num exemplo simples, e em grosso modo, pense num documento do Word que não está salvo (quantas vezes não lhe acontece isso?). O documento está lá enquanto o utilizador está a usar o seu computador porque a RAM está a guardar dados do Word. Se o seu computador se desligar de repente, vai perder o seu documento. Quem diz o Word diz muitos outros programas que usa.

Podemos perceber neste vídeo do que estamos a falar:

Já no caso dos dados armazenados na ROM, estes são permanentes. O problema é que o seu computador não pode gravar dados na ROM tão rapidamente.

Investigadores chineses dizem que o novo tipo de memória não é apenas o melhor dos dois mundos, mas uma melhoria do par: esta nova memória permite que o utilizador decida por quanto tempo deseja que a memória armazene os dados.

As pessoas no futuro podem receber um disco no qual os dados só são efetivos por, digamos, três dias, o que eleva a segurança da informação.

Referiu o investigador responsável, Zhang Wei, ao China Daily.

Imagem ilustrativa de nova memória para substituir a RAM e a ROM

Esse recurso extra pode tornar o novo tipo de armazenamento no computador num forte concorrente no mercado da RAM e ROM, mas os investigadores não comentam quando isso poderá acontecer.

As pessoas também podem ter flash drives feitas sob medida com a nova tecnologia de armazenamento. Os dados armazenados no interior serão esvaziados regularmente num horário determinado.

Referem os investigadores.

Claro que esta nova memória ainda está em fase de testes e demorará… algum tempo a chegar ao mercado. Até lá, a RAM e a ROM continuarão o seu reinado como o “casal inseparável” do mundo da computação. Pese o facto de não serem um casal perfeito… é o que temos.

 

Leia também:

Conheça a evolução das memórias RAM

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    This data will self destruct in five days!

  2. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ui ate la quem as vai utilizar primeiro sao as grandes organizações secretas e as grandes empresas mundiais. Ao utilizador la para o ano 2030 sai a preços absurdos so no ano 2035 40 ta a bom preço. 😀 ate la ainda vem a ddr 5, 6, 7

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Concordo totalmente.Bem visto. 🙂

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Pensava que o futuro era não ser necessária RAM de todo que ia haver algo a substituir os discos de memória permanente e a memória temporária, ia ser tudo num só componente que faria ambas em simultâneo… onde anda essa tecnologia sobre a qual já li há anos.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      A evolução das memorias MELRAM, são isso mesmo 🙂
      Memorias magnéticas. com a caracteristica de guardar dados, e au mesmo tempo, ser usadas como ram..
      O problema do Consumo já foi resolvido( muito menos energia gasta para rw), mas acho que a performance, ainda falta resolver..

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    “Vem aí uma nova memória para acabar com a RAM e a ROM”, foi exactamente o que a intel disse da 3d xpoint. Já a primeira geração de produtos deixa muito a desejar.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      A intel não disse que ia vender uma coisa boa.
      Disse que ia fazer negocio, e esta a fazer, como sempre 🙂

      Quem se lembra do Hyperthreading?
      Os cpus passaram a custar o dobro do preço,
      Porque duplicava as threads certo?pois so que a performance no limite atinge 15% de ganho…com valores de 25% teóricos de topo, que ninguém atinge,isto para o SMT da Intel, que é baratuxo…
      Com isto a intel cobre o dobro por core 😉

      O producto ser bom ou mau…
      Não é relevante quando tens o monopólio do mercado, porque o teu objectivo é vender.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não entendo onde foste buscar esses valores, especialmente o máximo teórico. Acabei de fazer render de um filme com o handbreake (com HT on e off) e tive 32% de diferença. Testes na net também andam à volta disto (no que toca a workloads paralelizáveis). No que toca a jogos, sim os ganhos são pequenos, até porque quem costuma jogar tem um CPU com cores suficientes para o jogo e os mesmos têm várias instruções que só correm em série. Até cheguei a ver ganhos de 40 e tal porcento em workloads específicos.
        Sim é verdade que não te dá o dobro da performance, mas também já não pagas o dobro por isso, seja na intel ou nos zen da amd. Exemplo: O celeron G3950 tem dois cores e não tem HT, o pentium G4560 tem dois cores e HT, é 500MHz mais rápido, tem mais 1MB de cache L3 e só custa 12€ a mais (23% mais caro). O próprio Pentium 4 HT, o primeiro com HT, também não custava o dobro.

  5. Avatar de Phoenix
    Phoenix

    Então mas ainda nem chegaram as memórias RAM DDR5 ao mercado….. https://www.tekcore.pt/2018/04/memorias-ram-ddr5-2018.html
    Essas só lá para 2030 pois até lá só as grandes organizações as podem testar

  6. Avatar de Zinco
    Zinco

    Não há nada como o velhinho caderno de apontamentos e dita esferográfica.

    1. Avatar de NT
      NT

      lol. 😀
      a nível de duração só mesmo cravado na pedra 😀

  7. Avatar de dajosova
    dajosova

    Venha ela mas não anseio.
    Aprendi nas últimas 2 décadas que para o comum dos mortais e até mesmo powerusers não vale a pena embicar e desembolsar logo com nova tecnologia…. deixem-na entrar no mercado, singrar com um justo custo/benefício e provar ser escalável durante o tempo suficiente para o mercado absorver!

    *A porra da autonomia das baterias é que nunca mais é sábado!!!! Chiça penico!!!!!