Nokia despede mais de 10.000 funcionários em apenas dois anos

13 Comentários

Tal como já temos mencionado em vários artigos mais recentes, a Nokia parece bem lançada para voltar a ser uma marca competitiva num mercado cheio de ofertas. Mas há agora uma notícia que está a intrigar algumas pessoas.

De acordo com as informações, a Nokia já despediu mais de 10.000 funcionários desde o ano de 2019. E o maior corte de pessoas da marca finlandesa aconteceu na China.



Nokia reduz mais de 10.000 funcionários desde 2019

Ao contrário da rival sueca Ericsson, a Nokia não revelou a quantidade de funcionários que tem nos resultados financeiros trimestrais. E essa mesma informação ocultou assim a redução de mão de obra da marca em cerca de 500 milhões de euros anuais.

No entanto, através da análise do último relatório anual divulgado pela empresa, verifica-se que foram reduzidas perto de 5.000 pessoas em 2019 e mais 6.000 empregos desapareceram no ano passado.

Numa perspetiva global, as demissões da empresa finlandesa totalizam cerca de 11.044 funcionários. Em 2020, a Nokia contava então com 92.039 postos de trabalho. Em percentagens, significa que o total de funcionários da empresa caiu 11% em apenas dois anos.

Através de uma análise por regiões, verifica-se que os despedimentos aconteceram um pouco por todo o mundo. No entanto, a China foi a região onde esta redução foi mais significativa. Só em 2020, o número de funcionários da Nokia na China caiu 12% para 13.749 funcionários. Ou sejam um corte de quase 3.500 pessoas desde 2018.

Na América a redução também foi significativa, com 9% menos funcionários em 2020 e menos 2.800 postos de trabalho desde 2018.

Contudo, a marca finlandesa são menciona estes gastos no seu relatório, dizendo apenas que:

Nos últimos anos, consoante ajustamos a nossa estratégia em resposta aos objetivos e atividades de negócios, a nossa força de trabalho tem variado.

Mas há também boas notícias uma vez que a margem de lucro operacional da Nokia quase aumentou para 4% em 2020. No entanto, as vendas caíram 6% para cerca de 21,9 mil milhões de euros.

Pekka Lundmark é o novo CEO da marca e há indícios que haverá ainda mais cortes na sua gestão. Já houve também redução na equipa global de liderança de 17 para 11 elementos.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Isto é uma noticia boa, pelo menos para nós, caso não saibam a restruturação está a enviar grande parte da workforce para Portugal.
    Já são mais de 2000 só na Nokia PT e sem contar com a Simens PT que anda de mãos dadas com a Nokia e que o ano passado contratou mais 250 pessoas e este ano já tem 100 vagas em aberto.
    No meio disto tudo o maior problema é falta de pessoal especializado no mercado de trabalho.

    1. Avatar de PML
      PML

      Verdade. Estão a descontinuar alguns dos negócios menos lucrativos a apostar no crescimento de outros (equipamento de routing, redes móveis, etc.). O problema em Portugal, para eles, é mesmo a falta de mão de obra especializada nacional. Muitos dos que foram contratados nos anos anteriores eram estrangeiros.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Bom para os profissionais das areas tecnologicas que cada vez veêm os seus ordenados subir mais, mau para as empresas que querem vir para PT devido à qualificação da mão de obra e baixos ordenados.
        Exemplo, um profissional que cá ganhe 50k ano, nos países do norte Europa e USA chegam aos 100-120k.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Pelo que sei, em Portugal estão a contratar.

    3. Avatar de Zé mane
      Zé mane

      Nesta empresa a escravatura ainda existe.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Escravatura de 8h por dia + prevenções quando aplicável, com uma gestão de serviço com base ITIL e com equipas multidisciplinares relativamente grandes.
        Deves considerar qualquer trabalho escravatura.

  2. Avatar de A.
    A.

    Não percebi se esta redução de emprego ocorreu na HMD oly (antiga Nokia phones )ou Na Nokia Siemens Network, actualmente Nokia Networks…
    Têm essa informação ?

    1. Avatar de rui
      rui

      Penso que tenha sido a networks

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Documentário interessante sobre a Nokia https://www.youtube.com/watch?v=RDYedU7COEQ

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    A Nokia… A Ericsson… O mercado chinês,em toda a sua conjuntura,acabou com estas e outras empresas.E a Alcatel-Lucent vai pelo mesmo caminho.Ou muito me engano ou empresas como a Huawei e outras gigantes chinesas e de Taiwan vão acabar com o negócio que estas tinham. 😐

    1. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      A Nokia irá acabar. por azelhice da Microsoft apenas. Tinha tudo para ser super bem sucedido.

      1. Avatar de frangoassado
        frangoassado

        por acaso es mais ignorante do que pensas que es…ainda vi uma entrevista do CEO da nokia quando a apple estava a conquistar mercado e ele disse que nao estava preocupado ke tinha mais de 70% do mercado e continou a fazer o ke costumava a fazer ke nao mexe em formula ke ta a dar…….kem nao se prepara para o futuro e nao ve isso a acontecer a sua frente é mais azelha do que tu (por pouco). a microsft veio “salvar” a nokia ke ja tava mal..mas nao a melhorou….

    2. Avatar de toki
      toki

      + um daqueles comentadores que pensa que dormir a sombra da bananeira e deixar andar e culpar os outros pelos seus fracasso e inação é a estrategia convido-o a aprender o que é inovar,evoluir e crescer, faça por isso o problema desas empresas europeia deixam se dormir. Nao culpe os chineses pois quem ta dominar sao os EUA