MSI Air Power Cooler

26 Comentários

Os dispositivos electrónicos terão também de entrar na actual politica de poupança de energia, até uma determinada altura, os construtores mantiveram este requisito de lado, sacrificavam o consumo em detrimento dos resultados. Hoje em dia, as realidades tornaram-se completamente diferentes.

Nessa perspectiva a empresa MSI apresentou o primeiro sistema de refrigeração de processadores e placas-mãe que não utiliza energia eléctrica, conforme temos nas nossas máquinas actuais.

Em vez de ventoinhas, o novo “cooler” funciona retirando energia do calor do próprio chip e do movimento do ar resultante da diferença de temperatura entre o chip e do ar em volta.

Refrigeração do chips com motor

baptizado de Air Power Cooler, o sistema incorpora um motor com pistão e tudo. Este aproveita o movimento do ar quente para movimentar um pistão, que por sua vez faz girar um exaustor. O exaustor então resfresca o dissipador. O sistema é baseado no conceito do motor Stirling.

Transformar calor em movimento

Quando o ar se torna quente, expande-se, em consequência o exaustor girar e refresca o dissipador imediatamente. Depois do ar se mover da base até ao topo do pistão, este torna-se pesado e empurra o pistão para baixo. Segundo a empresa, na melhor configuração encontrada, o motor térmico consegue transformar até 70% do calor em trabalho efectivo, resultando numa efectiva refrigeração do computador.

Motor Stirling

O motor Stirling funciona com base em quatro ciclos: refrigeração, compressão, aquecimento e expansão. Opera aproveitando o movimento de um gás que entra em contacto com superfícies quentes e frias. O calor vindo do processador aquece o ar à sua volta e empurra o pistão. Quando o ar arrefec,e o pistão é empurrado para baixo e é iniciado um novo ciclo.

Fonte: Inovação Tecnológica

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mas se ele funciona pelo calor, ao arrefecer vai ter menos calor, logo vai deixar de funcionar tao bem :\ pelo que eu percebi lol
    Ou ha alguma maneira de o fazer trabalhar sempre com o msm rendimento?

    1. Avatar de Denildo
      Denildo

      Nao me parece muito seguro, principalmente em overclocks, apesar q acho q nesses casos, como o calor seria mais constante o funcionamento tbm seria, de qualquer forma prefiro o convencional, um desses eu desmontaria pra fazer mais uma de minhas “invencoes” XD

  2. Avatar de francisco
    francisco

    é um cooler suicida!!! 😀 😀

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Se calhar trabalha em ciclo, recebe calor do processador e refrigera. Quando não há calor suficiente não é necessário a refrigeração.

  4. Avatar de Paulo Ribeiro

    Não sei pk mas nao me inspira uma confiança muito grande… Não digo que nao seja seguro, simplesmente o parece… esperar que o processador aqueça para o arrefecer é como esperar que se faça um corte num dedo com uma faca para depois por um penso… manter o processador a uma temperatura baixa aumenta o seu desempenho e a vida da maquina, pelo menos sempre pensei assim…
    se estiver errado algum super-entendido que me esclareça que eu ando cá é para aprender

  5. Avatar de Morbus

    A ideia está lá toda, só é preciso aplicá-la… E não é difícil de entender. Um processador é bastante quente, basta estar nos 40 graus para já haver energia suficiente para o não deixar subir muito mais… Um dissipador não ser para arrefecer mas sim para não deixar aquecer…

    Go go MSI.

  6. Avatar de LULZZZ
    LULZZZ

    @ Rodrigo

    A ideia é essa, quando o chip tá quente o motor trabalha e então refrigera, quando o chip mais tá fresco trabalha menos ou não trabalha. É basicamente um sistema inteligente que se ajusta sozinho. E atenção que este sistema não é para processador mas sim para o chipset.

  7. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Lulzzz
    na foto ele ta ao lado da ram e o chipset ta sozinho la ao fundo caso te refiras à bios

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Que grande treta

  9. Avatar de Paulo Ribeiro

    bem encontrei isto:
    http://youtube.com/watch?v=p1EJvq5wkio
    e no video ve-se que está em cima da bios…
    aparentemente LULZZZ tens toda a razão mas esta foto nao esclarece bem

  10. Avatar de xarakr
    xarakr

    ja tinha visto no # historia a pessoa ke registou essa patente esta mt bom

  11. Avatar de Luís Sena
    Luís Sena

    Então mas vocês pensam que o CPU corre a temperaturas negativas ou a 0º com coolers/fans normais n? Ele está sempre a uma temperatura positiva, ou seja, está sempre a fornecer calor, portanto o motor está sempre a funcionar, e caso a temperatura aumente, n deve durar mt tempo, pois o motor deve aumentar a velocidade. Resumindo, exelente iniciativa, só é pena n terem aplicado isto mais cedo, pq n é uma ideia assim tão brilhante quanto isso.

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Isto é muito simples, acham que a MSI se dava ao luxo de lançar um produto para o mercado que deixava queimar os nossos processadores?
    Quem não acredita neste tipo de tecnologias não vale a pena continuar no ramo das TI… mas prontos, é a minha opinião… (10 anos de informática, são 100 anos para nós) alguns não conseguem acompanhar…
    Abraços a todos.

  13. Avatar de Radnor
    Radnor

    Motores Stirling é uma ideia do passado, mas que sinceramente depois de ler bastante sobre isto, é um excelente caminho para a futuro. Neste caso, claro, é pratico e tal, mas poderia ser mais eficiente.

    No caso de CPUs dependerá de como o motor estiver desenhado. Sinceramente, so para terem uma ideia de que um motor Stirling é capaz, este link esta fantastico:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Stirling_engines

    O conceito breve deste tipo de motores vai um pouco contra o senso comum. Mas a verdade que sao estremamente simples.

    @Luis Sena:A ideia é brilhante pela sua simplicidade e complexidade ao mesmo tempo. Finalmente comeca a ser aplicada na informatica.

  14. Avatar de wjnanet
    wjnanet

    Gostei do comentário do Francisco sobre Cooler Suicida…hahahaha;; quanto ao que o Jorge falou… ele pode perder rendimento quando refrigera o chip. Mas perdendo o rendimento o chip esquenta novamente, fazendo o cooler funcionar a todo vapor….hehehehe

  15. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    Gostei!
    Isso de esperar que o cpu aqueça para começar o cooler a funcionar não me parece problema, pelo menos com os AMDs aquilo é instantâneo, experiência própria que já pus um a funcionar sem cooler e puff foi o tempo de ligar reparar na asneira e desligar a fonte.
    Fico mais na expectativa relativamente ao rendimento do motor, vai conseguir potencia suficiente para conseguir baixar a temperatura?

    Mas uma boa iniciativa sem duvida.

    Hasta!

  16. Avatar de Erich8Chuck
    Erich8Chuck

    Otima Ideia!!!
    Sensacional!!!
    Essa seram minha opniões a partir do momento que eu o vir funcionando

  17. Avatar de Nelson
    Nelson

    É uma boa ideia mas atenção repararem que este motor embora tenho um rendimento de 70% a converter calar em energia mecânica não pode servir para o processador e alem disso na foto ele esta em cima do Chipset primário conhecido também por Nortbridje porque esta entre a ram e as PCI e a slot do CPU esta tapada.

    Não sei se é permitido mas deixo este link em que se pode ver melhor:

    http://gizmodo.com/362646/msi-motherboard-fan-powered-without-electricity
    http://clockitup.co.uk/msi-powerless-chipset-cooler/

    PS: E pelo que diz não sei ate que ponto seja verdade a primeira motherbord a ter isso podera ser um nvidia lol.

  18. Avatar de Henrique
    Henrique

    Não sou muito entendido mas acho uma ideia muito boa só gasta o que precisa.
    bom trababalho

  19. Avatar de spielmann
    spielmann

    Prezados Colegas,

    Eu desenvolvo motores de stirling,e é possivel fazer o que esta sendo dito. o motor necessita de um pistão estar em contato com algo que produza calor e o outro pistão deve estar em contato com algo frio ou na temperatura ambiente.
    Dai o motor gira sozinho,inclusive pode gerar energia se sor colocado um dínamo no eixo do motor. è um motor de energia limpa.

  20. Avatar de Thiago Alexandre

    Legal spielmann.. pode gerar ate energia??
    entao se fizessemos um desses a beira de um vulcao a beira-mar, e com uma parte proximo da boca do vulcao que e bem quente e a outra parte no mar, poderia assim se produzir uma usina de energia limpa??? usando esta tecnologia me parece viavel…. abraços…

    1. Avatar de Spielmann
      Spielmann

      Thiago,

      De certa forma,seria possível sim,mas ja existe tecnologias bem avançadas que estão sendo feitas com lentes tipo “lupa” gigantescas para retirar do Sol um enorme calor concentrado no pistão quente. Assim como usamos para tentar queimar um papel com uma lente de aumento. Esta gigantesca lupa tem no seu foco como o alvo o pistão quente,capaz de gerar energia e trabalho mecanico suficiente para irrigar o solo.

  21. Avatar de Paulo K
    Paulo K

    É como no resfriamento de motor do carro. Quando atinge uma temperatura alta, a ventoinha começa a girar aproveitando o proprio calor.

  22. Avatar de USER
    USER

    E quando e por quanto vamos poder comprar essa coisa? (Antes besta do que nada)

  23. Avatar de mudo!
    mudo!

    ideia de girino mesmo kkkkkkk