Mover um servidor em funcionamento?

45 Comentários

Todos os que fazem gestão de servidores ou máquinas têm o secreto gosto por ter o máximo de uptime possível nos seus equipamentos. É uma questão de orgulho e de prova de que os serviços que estão a correr nessas máquinas estão a ser bem cuidados e que estão a funcionar na perfeição.

A necessidade de deslocação de uma dessas máquinas é sempre uma dor de cabeça pois irá obrigar o serviço a estar parado e a reverter o uptime do servidor para o valor mínimo novamente. Mas será mesmo assim? Vejam no vídeo abaixo o que é possível conseguir com um pouco de imaginação.


O que esta equipa propôs fazer é muito interessante para todos os que têm a difícil tarefa de gerir equipamento e as salas técnicas onde estes estão instalados. Propuseram-se a transportar um servidor, que estava com quase 7 anos de funcionamento, de uma sala técnica onde estava instalado para outra a 7 km de distancia. A ideia base era manter o servidor em funcionamento durante o transporte e não deixar de o ter a responder pelo serviço que sempre teve a funcionar.

Para isso tiveram de alterar uma das alimentações que o compunham para que pudesse ser alimentado por uma UPS. Desta forma a máquina não seria desligada e manteria o seu uptime. A parte da rede foi fornecida por um portátil e uma pen 3G. Foi feita uma ligação por cabo entre o portátil e o servidor e foi estabelecida uma VPN para que este estivesse sempre ligado à estrutura de serviço e não houvesse interrupção destes.

Para complicar ainda mais este cenário, propuseram-se a fazer este transporte da forma mais difícil que poderiam imaginar, de transportes públicos.

O resultado final foi o esperado e o servidor manteve-se sempre em funcionamento e sempre a responder aos serviços que tinha a correr. Vejam como tudo foi possível no vídeo que apresentamos abaixo.

Como puderam ver, tudo se passou sem problemas, mas sempre sujeito a falhas e a quebras. Basta que nos proponhamos a fazer o que delineámos e puxarmos um pouco pela cabeça. Tudo é possível e dificilmente não o conseguimos fazer. Temos de precaver os problemas e arranjar maneiras simples de as contornarmos.

Algum dos leitores tem uma história que pretenda partilhar com o resto do Pplware? Usem os comentários para nos contarem as vossas histórias ou para comentarem o vídeo e o feito desta equipa.

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pph
    pph

    Fantastico, de facto 7 anos de uptime, merecem bem o trabalho que tiveram.

    Participava numa aventura dessas de bom grado.

  2. Avatar de Moliveira
    Moliveira

    Fazer a mudança de um servidor assim não é tão impossível.
    Impossível é pensar em fazer usando uma conexão 3G no Brasil, outra curiosidade mesmo eles entrando em alguns tuneis/corredores que mostrou ali o 3G sempre funcionando sem nunca ter caído uma única vez

    1. Avatar de Rafael Ornelas
      Rafael Ornelas

      #fato

      1. Avatar de lmx
        lmx

        vais vestir um fato???

        cmps

    2. Avatar de Complex
      Complex

      Alguem falou em brasil?

    3. Avatar de Mixer
      Mixer

      É Alemanha e vasta 🙂

  3. Avatar de Hélder Lemos
    Hélder Lemos

    O que mais me supreendeu foi que nunca perderam a ligação 3G.

    1. Avatar de BLZ
      BLZ

      No metro de Lisboa o 3G funciona lindamente, venho ligado ao Music Box (propagandinha para TMN) todos os dias sem falhas.

      1. Avatar de Luís Paulo
        Luís Paulo

        Diga-se, de passagem, que isso acontece há já mais de 6 anos… Nesse aspecto acho que o ML foi pioneiro ao dotar de todas as suas linhas subterrâneas de conectividade móvel!

      2. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        Music Box, não é o que a Apple inventou agora mas com o nome de iCloud?

        1. Avatar de Jorge Vieira
          Jorge Vieira

          não

  4. Avatar de João Santos
    João Santos

    Não deixa de ser impressionante!!

    De resto nota-se que o 3G é muito bom naquela cidade!! A funcionar num metro em movimento!! É obra!!

  5. Avatar de M.Manuelito

    Não deixa de ter mérito, mas há uma vertente publicitária que me parece clara. Não perder o 3G depois de todos os obstáculos que tiveram que passar parece-me difícil.

  6. Avatar de tff
    tff

    Bom trabalho feito mesmo. Vamos la ver quanto tempo mais têm aquele servidor em uptime.

  7. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    De facto tinha tudo para correr mal. Mas tb não sabemos se a ligação 3G caiu ou não.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Vamos experimentar a fazer o mesmo no Porto ou em Lisboa?
    😉

    1. Avatar de André
      André

      Não se pode é tentar nos E.U.A, porque ai o difícil não era manter a ligação 3g mas sim entrar com aquilo tudo no metro, pensavam logo que era um bomba, ainda levavas era um tiro lol.

      1. Avatar de Mixer
        Mixer

        Quando vi que eles levavam aquilo po metro pensei que alguem foxe fugir XD

  9. Avatar de Rogério
    Rogério

    Esplêndido.
    Pelo que deu para perceber pelas placas do metro, foram de Hamburgo para Berlim, tenho primos em Hamburgo e já me tinham dito que tinham grande cobertura 3G, logo não foi novidade.

    O que realmente me deixou de boca aberta foi a genialidade com que transportaram o servidor, duas grandes UPS’s (o que era de esperar, pelo tempo que levaram a transportar o servidor para o novo datacenter).

    Excelente trabalho, 7 anos de uptime, é merecedor de uma distinção mundial.

  10. Avatar de Madax

    Interessante ninguem agente de seguranca ter parado e perguntado “o que é esse engenho que muito poderá ser parecido a uma bomba” lol

    E foi à chuva lol

  11. Avatar de samuel
    samuel

    Bem como pude ler, houve muitos comentarios acima que diziam: como é possivel haver 3G em tuneis ou como é possivel de ela nunca se ir a baixo, bem a resposta é simples na os paises + desenvolvidos como é o caso da alemanha têm cobertura 3g melhor implanata que em portugal, na alemanha para onde forem tên sempre cobertura 3g, sim ate no metro…

    Bem axo q foi um exagero o que eles fizeram, pois quase ninguem liga para o uptimo dos servers, a não ser q eles estivessem a prestar um servvico de alojamento, o que não parece…

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      «Ninguém liga para o uptime dos servers.»
      na Internet, uptime é tudo meu caro! 😐 Se estão a fornecer um qualquer serviço, seja alojamento ou outro, têm de estar online, ou o pessoal farta-se.

      1. Avatar de samuel
        samuel

        esquceste-te de meter o “quase” entre aspas, e se lesses ate ao fim vias que eu referi a não ser que eles prestem servicos como por ex. de alojamento…

        1. Avatar de Marco Pinheiro

          Lol… o fb não é um serviço de alojamento e se estiver 2 minutos offline… leva muita gente à loucura! Parece-me que estás a falar daquilo que não sabes, parece-me 🙂

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Só falta mesmo alguém soltar o javali 🙂

  13. Avatar de Redline Informatica e Tecnologia

    Excelente, foi bem pensado, mas uma pancada mais forte poderia ter danificado os dados todos dos HDDs.
    Mas acho que isto foi mais uma manobra publicitaria, mas nao deixa de ter algum engenho.

    Cumprimentos.

  14. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    podiam ao menos terem feito um uptime na consola para vermos se realmente esta a 7 anos ligado, que isto de transportar uma maquina, não é novo… 🙂

    cmps

  15. Avatar de Emannxx

    Incrível, mas o que me faz mais confusão é a ligação 3G ter-se mantido mesmo dentro de um metro! Se isso fosse feito cá em Portugal, tenho sérias dúvidas em como isso funcionaria… 🙂

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Se leres em cima ficavas a saber que o metro de Lisboa já tem cobertura à uma serie de anos. Funciona a net e os telemóveis. Também nos comentários atrás alguém falou de um familiar em Hamburgo que confirma a “excelente” cobertura no metro.

      Nos outros metros (margem sul e Porto) também funciona…. porque não andam debaixo do chão 😀 😀 😀

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        falta saber se nos 7,2 Km em que o Metro do Porto anda “debaixo do chão” há ou não boa cobertura 3G 😉

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          lol. Obrigado pelo reparo

  16. Avatar de Jonas
    Jonas

    Fantastico xD
    Mas 7 anos de uptime? Nao levava updates?

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Updates?
      Não quererás dizer Upgrades?

      Pelo o que disse a pessoa que postou este vídeo no YT o servidor tem estas características:

      Kernel 2.2.17
      Pentium III 630 MHz
      128 MB RAM
      IDE HDD Fujitsu 20 GB

      Sim, já merecia um upgrade total. xD
      Já não digo um upgrade para Intel Xeon, mas para pelo menos um Intel Core 2 Duo e 2GB de RAM.

      Aquele servidor já deve estar a dar as últimas.

      A empresa chama-se IPHH (Internet Port Hamburg GmbH), sinceramente não sei que serviços fornece esta empresa.

      1. Avatar de Manu
        Manu

        penso que a maquina é linux, pelo kernel. as actualizações não necessitam de reiniciar a maquina, apenas os serviços, o que não vai mexer no uptime da maquina.

        Relativamente ao upgrade, dependendo do serviço que estão a fornecer. Isso pode chegar perfeitamente. Claro que é sempre melhor ter uma maquina melhor mas equipa que ganha não se mexe.

        cmp

  17. Avatar de Ricardo Elias
    Ricardo Elias

    Sete anos de uptime e’ obra! Ate’ ver o comentario no inicio do video:

    “It had IDLED for almost 7 years! Of course we did not want to ruin its uptime.”

    ROFL! Nessas condicoes quem e’ que nao consegue esses valores! Mesmo que estaria mais preocupado com corrigir falhas/bug do que quanto tempo o servidor esta’ sem ser reiniciado!

    Fiquem Bem!

  18. Avatar de Ana
    Ana

    Off topic

    O ecrã do meu portátil avario, só dá riscas no ecrã, mas dá num ecrã externo via porta VGA

    Gostaria de saber se vale apenas mandar arranjar, substituir ou se com esse dinheiro compro um portátil de entrada novo.

    Preços do arranjo, alguém sabem quando é que custa?

    O portátil é um HP G7000 NOTEBOOK PC

    Obrigado

    1. Avatar de RaCcOn

      Se dá bem no monitor externo, é mesmo o LCD ou o Flat Cable.

      O LCD para o teu portátil fica-te a volta de 130€ (Novo).
      O Flat Cable 40€.

      Preço w3blink. 🙂

  19. Avatar de RaCcOn

    Realmente é bastante engenhoso e fascinante pelo trabalho que deu, no entanto hoje em dia já se faz isso sem grandes problemas.

    Lembrem-se que UpTime é diferente de ter sempre ligação ao servidor 🙂

  20. Avatar de José Luís
    José Luís

    Demasiado show off desnecessário nos nossos dias…
    Isso era engraçado há 5 anos…

    Existe a possibilidade de transformar aquela máquina física numa virtual através das diversas ferramentas que existem nos nossos dias.. e aí então fazer o que for necessário na máquina física…

    1. Avatar de ZEN
      ZEN

      Concordo plenamente contigo…

  21. Avatar de Sascha

    Hello Gentlemen,

    greetings from Germany! We are honored. Thank you for posting our little video clip on your website! Some background information if you are interested:

    As the video has been made two years ago and the server is still running, its current uptime is 8 years 11 months 21 days 9 hours 29 minutes and 49 seconds.

    The server is not important at all. When it was rebooett almost 9 years ago, it was because we took it out of service (it was a loadbalancer) and simply rebooted it to see if it comes up cleanly with a new IP (“just in case we forgot some data on it”). We did not forget data, we forgot the server. We noticed it 6+ years later when we planned a datacenter move. And we decided that even the server does not do anything(!), the uptime is worth the effort.

    It is running an old linux kernel, has one(!) hard drive and is well firewalled 😉

    As I saw comments about the 3G connection. We fell back to 2G at some point but most of the time the connection was fine. Although we have to admit that we lost the OpenVPN connection due to some packet loss at the station where we got off the train. Thats what we were fixing on the laptop before we took the walk to the new data center. But still: 2 minutes offline is still better than losing 6+ years uptime! 😉

    Thank you very much again.
    Sascha

  22. Avatar de Sascha
    Sascha

    Thank you for posting our clip! We feel honored!

    Greetings from Germany
    Sascha (and the gang)

  23. Avatar de Sascha
    Sascha

    .. oops. Sorry for the double post. Can a moderator delete the second short post? Thank you 🙁

  24. Avatar de Tomas M. Santos

    Excelente!!
    Isto em Lisboa era impossível ahah ou os transportes atrasavam e o ups não se aguentava, ou algum motorista mais bruto fazia alguém ir parar a cima do servidor, ou ainda algum lisboeta daqueles bem humorados não tinha espaço e empurrava isso ahah