Mongólia Interior proíbe mineração de criptomoedas e acaba com gasto de energia

31 Comentários

O assunto das criptomoedas andou na sombra durante algum tempo. Mas ultimamente voltou a ter destaque devido à crescente valorização que as moedas digitais têm sofrido. Como consequência, temos assistido a uma verdadeira corrida à compra de equipamentos, como placas gráficas, para extrair estas tão desejadas moedas.

Mas há regiões que estão a tomar já ações contra esta situação. Recentemente, a Mongólia Interior proibiu a mineração das criptomoedas, acabando também com o desperdício de energia.

Mongólia Interior proíbe mineração de criptomoedas e acaba com gasto de energia


Este é o momento mais apelativo para a mineração de criptomoedas. Mais do que nunca os utilizadores estão entusiasmados com os valores recorde que as moedas digitais têm conseguido atingir. E até os mais leigos querem iniciar-se nesta atividade.

Como consequência, o mercado de hardware, nomeadamente das placas gráficas GeForce RTX 30 da Nvidia, está ressentido. Há uma escassez de chips ao nível global, porque estes são potentes equipamentos para a mineração.

Uma outra consequência está relacionada com as questões energéticas. Ainda há bem pouco tempo os sistemas de mineração de criptomoedas provocaram cortes de luz no Irão.

Mongólia Interior proíbe a mineração de criptomoedas

A Mongólia Interior, ou Região Autónoma da Mongólia Interior, é uma região autónoma da República Popular da China. E é uma das zonas preferidas para a indústria de mineração de criptomoedas, uma vez que o custo de energia é reduzido. Mas agora a região tomou uma decisão radical contra as moedas digitais.

Segundo as informações, a Mongólia Interior proibiu a mineração de criptomoedas e declarou que irá encerrar todos esses projetos antes do mês de abril. Um dos motivos para esta proibição prende-se com o facto de a região estar a atravessar um grave problema na procura de energia.

A região representa 8% do poder de computação mundial no que respeita à mineração de Bitcoin, segundo o Índice de Consumo de Eletricidade Bitcoin realizado pela Universidade de Cambridge. Por sua vez, só a China detém mais de 65% de toda a rede global, devido à combinação de energia barata, fábricas locais para a produção de chips e ainda mão de obra barata.

Mas não é apenas a prática de mineração que vai ter que terminar. Também pequenas empresas com tecnologia desatualizada nos setores do aço, ferro, cobre, entre outros. Em geral, todas estas empresas receberam como limite de encerramento o final do ano de 2022.

Por outro lado, a região está empenhada no investimento de energia renovável, com uma meta de 100 gigawatts de capacidade até 2025.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NelsonR
    NelsonR

    “Mas não é apenas a prática de mineração que vai ter que terminar. Também pequenas empresas com tecnologia desatualizada nos setores do aço, ferro, cobre, entre outros. Em geral, todas estas empresas receberam como limite de encerramento o final do ano de 2022.”
    Então mas se a tecnologia for actualizada também têm que fechar? Dá para explicar melhor esta parte da noticia?

    1. Avatar de Vítor M.

      Foi dado um prazo para se atualizarem (que deverá ser 2021). Não o fazendo, recebem um outro prazo para encerrar a atividade da empresa (final de 2022). Provavelmente tem a ver com a real atividade por trás de certas empresas, que mais não são mais do que fachadas para outro tipo de negócios, eventualmente não cumpridores da lei. Mas oficialmente é dito que o objetivo é restringir o crescimento no consumo de energia, como refere o texto.

  2. Avatar de Elektro
    Elektro

    Pergunto-me se o Satoshi Nakamoto imaginou o impacto de recursos que a mineração de Bitcoin iria ter.

    Como me encaixo na malta que não consegue dar upgrade á GPU devido á preguiça dos miners em utilizar ASIC em vez de GPUs, acho esta uma excelente forma de começar a permitir um mercado de GPUs que chegue a consumidores normais.

  3. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Ora, mineração deriva da palavra mina. Uma mina é normalmente descrita como um local no subsolo de onde se extraem minérios, logo os tais “mineradores” de moedas nada mais que virtuais podiam tentar a sua sorte escavando a terra e quiçá encontravam algo de real e valioso, há que sujar as mãos para ganhar a vida…

    1. Avatar de Jorge+Ribeiro
      Jorge+Ribeiro

      WOW “mastermind” in action

    2. Avatar de Joao V.
      Joao V.

      Parecias o Miguel Sousa Tavares e a sua explicação fenomenal do blockchain!
      Palmas!
      /s

    3. Avatar de Joao P
      Joao P

      Por acaso não é preciso sujar as mãos para se conseguir este tipo de proveito. Basta uma GPU e eletricidade para se produzir o equivalente a dinheiro. Há que abrir a mente, senão fica-se para trás.

  4. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Deviam de acabar com a mineração de criptomoedas no mundo…

    1. Avatar de alex
      alex

      Há coisas mais importantes para acabar primeiro…. Mas como tudo, não acabam porque há interesses….

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Então porquê?

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Desperdicio de energia e geração de poluição por exemplo. Nem toda a energia elétrica é “limpa”, por conseguinte todo este consumo a mais devido a este tipo de atividade é efetivamente um agente poluidor.

        Pense além. Pense em nós enquanto espécie num universo vasto e cheio de potencialidades e perceba o quão insignificante é o uso de energia para gerar “dinheiro virtual” e ter mais uns trocos na carteira.

        1. Avatar de Tx2
          Tx2

          Como se os números que tens no banco fosse muito diferente de dinheiro virtual

          1. Avatar de oiiiii
            oiiiii

            agora é que disseste tudo

        2. Avatar de danny
          danny

          Se fosse para ter apenas uns trocos na carteira, penso que não haveria tanto pessoal a minerar. Portanto, ninguém faz isto para ter uns trocos….

          Quero ver quando tivermos vários carros eléctricos a carregar. Ai vou ver se a tal “poluição” de que falas…lol. Há com cada uma…

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Já pensate quanta energia foi desperdiçada nesse comentário e em todos os outros? Que mais valia é que esse gasto de energia trouxe?

        4. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          o € tradicional em termos de gestão gasta muito mais..
          carros eletricos idem

          gamers que querem graficas baratas pelo mundo tambem..

          devemos querer mais energia limpa do que limitar seja o que for

          1. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            Estima-se que se todo o dinheiro fosse digital, precisaríamos de DOBRAR o consumo de energia mundial. E a dificuldade está sempre a escalar, ou seja, é um sem fim de energia que não serve para nada, apenas para calcular números até acertar. Desperdício de recursos energéticos, chips, sílica, componentes, e grandes sistemas de mineração de cripto moeda. É uma bolha prestes a rebentar, espero que seja rápido.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Mas os sistemas evoluem e as crypto também..

            chegará o dia em que não será por esforço das máquinas

          3. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            Então vai ser o quê? Minerar à manivela?

    3. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      E acabar com pessoas estúpidas.. Era uma boa opção também

      1. Avatar de sayWhat
        sayWhat

        Be careful what you wish for…

      2. Avatar de jack
        jack

        dessa gostei, foi a melhor.

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A única maneira de esta estupidez das criptomoedas, que só servem para encher os bolsos a que criou, era a integração completa nas CPU.

  6. Avatar de RM
    RM

    Que bens ou produtos são na realidade produzidos com a mineração das criptomoedas ?
    Há algo real produzido em troco desta moeda virtual ?

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Dinheiro. Ganhas a minerar para os outros ou minerar para ti.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Para o bitcoin, transferência sem fronteiras, e guardar claro.

      Para outras, o block chain permite ter coisas integradas muito úteis.

  7. Avatar de Dottore
    Dottore

    Se alguém tiver por ai placas gráficas com 8G de memoria e queira vender , eu compro…

  8. Avatar de manito
    manito

    Agora tudo serve para justificar as bitcoins! Não me espantaria se os governantes deste país também quisessem “investir” em bitcoins criando grandes clusters ou mesmo supercomputadores para minerar e assim acabar com a dependência dos dinheiros que nos ajudam a respirar com a bancarrota que estamos á anos… se bem me lembro o Alberto João Jardim incentivou os madeirenses a investir nos TELEXFREE…

  9. Avatar de manito
    manito

    E já agora para os cépticos, eu só irei usar bitcoins quando o Elton Musk conseguir digitalizar um ser humano e ele conseguir “viver” num qualquer “matrix”

  10. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Isto é uma bolha prestes a rebentar, só espero é que seja rápido. Antes de fazer estragos a sério na economia mundial. Há 100 anos atrás tivemos uma gripe espanhola, e depois foi a loucura da especulação da bolsa, até rebentar. Será que se vai repetir uma Quinta-feira Negra, como em 1929? Esperamos para ver.