Minerar um Bitcoin custa agora apenas 13.000 dólares, o valor mais baixo desde setembro

38 Comentários

A mineração de criptomoedas já é um conceito que grande parte dos utilizadores conhecem. A prática de extração das moedas digitais ganhou popularidade à medida que os criptoativos também foram valorizando cada vez mais.

No entanto, com o valor das criptomoedas a apresentar números desanimadores, a extração das moedas digitais deixou de ser uma atividade aliciante, pelo menos para alguns, enquanto que muitos outros ainda têm esperança que a situação reverta. E, o mais curioso, é que o facto de muitos terem abandonado esta prática, facilitou o processo, pois de acordo com as mais recentes informações, atualmente minerar um Bitcoin custa cerca de 13.000 dólares, quando há um mês esse valor rondava os 24.000 dólares.




Com o aparecimento das criptomoedas, a mineração foi um dos assuntos que mais ganhou destaque neste segmento. Há bem poucos meses, as notícias mostraram vários sistemas de grandes dimensões, desde os mais amadores até aos profissionais, dedicados à extração das moedas digitais. E até vários cibercafés fecharam as portas ao público para usarem os equipamentos gráficos nesta atividade.

Mas a desvalorização das criptomoedas teve um impacto neste setor, e muitos mineradores começaram a vender em massa as suas placas gráficas e a deixar esta atividade por já não dar lucro.

Custa “apenas” 13.000 dólares para minerar 1 Bitcoin

E enquanto muitos deixavam de minerar, outros mantiveram-se fiéis à prática de extração das criptomoedas. Curiosamente, menos pessoas a minerarem facilitou essa mesma atividade. E os dados recentes indicam que atualmente minerar um Bitcoin custa em média 13.000 dólares, comparativamente aos 24.000 dólares que custava há apenas um mês. Este valor é então o mais baixo desde o mês de setembro do ano passado.

Assim sendo, muitos mineradores então a aproveitar a redução da taxa de hash e a investir em equipamentos mais potentes. E através do gráfico seguinte podemos também confirmar a diminuição do consumo de energia a partir do mês de junho.

Via

Com a redução do custo para se conseguir ganhar 1 Bitcoin, os mineradores acabam por se sentirem mais motivados, uma vez que há maior probabilidade de obterem lucro.

Atualmente, no momento em que escrevo este artigo, um Bitcoin vale 20.758,09 euros.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anti Mercados
    Anti Mercados

    Esta actividade é terrorismo ambiental. É um esquema em pirâmide que só serve para especuladores, criminosos, e destruidores do planeta. Tem de ser proibido! Que se f*da a bitcoin!!

    1. Avatar de Octávio
      Octávio

      Força nisso campeão!!

    2. Avatar de Manel
      Manel

      A ignorância é triste. É ainda mais triste quando os ignorantes comentam com toda a certeza e convicção sem sequer tentar esclarecer-se em relação ao assunto em questão. Informe-se para entender qual o impacto real da mineração do Bitcoin.

      1. Avatar de JV
        JV

        Estás a falar do teu comentário com certeza. Bitcoin só gasta recursos e não traz nada de útil… Triste mundo onde malta como tu achas que sabe alguma coisa.

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          Malta como tu é o que faz girar a roda do rato da escravatura moderna. Não sabem nada de nada mas fazem juizos de valor de tudo e mais alguma coisa

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Podes começas tu a dar o exemplo a ver se nos libertas da ignorância com o teu basto conhecimento. Podes contra argumentar?

        2. Avatar de Bitcoiner
          Bitcoiner

          tenta a Binance para aprender , nao sejas ignorante

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            A Binance não falta muito para vir abaixo. Igual que a CoinBase.

        3. Avatar de paulo
          paulo

          numa visao limitada dessas! vai estudar e dps falamos vais conhecer btc de uma forma mais cara!

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Podes ao menos contra argumentar ao que ele disse? é que mandar a estudar ou outro sem ter nenhum argumento me parece é muito limitado no conhecimento.

    3. Avatar de Manel
      Manel

      Vais levar com uma CBDC não tarda nada e aí vais entender a importância do Bitcoin

    4. Avatar de Luis Jorge
      Luis Jorge

      Anti Mercados e Anti Inteligência
      Grande idiota

    5. Avatar de secalharya
      secalharya

      Banem o dólar americano!

    6. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Ignorância também é terrorismo

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Totalmente de acordo

    7. Avatar de Anabela Tomba
      Anabela Tomba

      Penso que o maior terrorismo ambiental é ser-te permitido respirar.

  2. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Depende dos países.
    Cá em Portugal para minerar 1 BTC custa mais de 80000 euros, além de 6 milhões necessários para o equipamento, para conseguir esses valores. Qualquer coisa abaixo, são mais de 100000 euros por cada minerada. Agora em países como a Tailândia, onde se paga 0,000000000001 euros por kwh usado, aí sim, dá.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Boas informaçoes que conseguiste obter, fizeste uma pesquisa extensa.

  3. Avatar de Manel
    Manel

    Crítica construtiva off topic: Este sistema de comentário padrão do WordPress é totalmente arcaico. O ecossistema WordPress tem sistemas melhores, atuais, com possibilidade de classificação dos comentários, etc etc. Acho que está mais que na altura de melhorar isto e oferecer um pouco melhor à vossa comunidade. Longa vida ao PPLWARE.

    1. Avatar de Vítor M.

      O sistema que existe é simples, serve a todos e classificar comentários, não acrescenta nada. É preferível as pessoas comentarem “de viva voz” em vez de deixar um like 😉 que não serve absolutamente para nada. Ter um comentário com muitas estrelas vale tanto como ZERO. É mil vezes preferível as pessoas dizerem que não concordam e a razão dessa posição. Portanto, é verdade que existem N de coisas muito interessantes do ponto de vista “visual” mas… na prática, não servem para nada. Preferimos dar voz aos utilizadores, é muito interessante ler o que pensam.

      Abraço. Bom fim de semana Manel.

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Caro Vitor a questão não é só essa.. Os sistemas atuais permitem por exemplo, dar mais destaque aos debates com melhor classificação, trazendo-os para topo, por exemplo.
        A sua ideia de ter de comentar para indicar que o comentário não vale nada, também é válida, mas eu pessoalmente preferiria passar por cima de comentários que tivessem muitas classificações negativas.. Isso também iria permitir filtrar alguns utilizadores indesejados e aumentar a qualidade dos debates dos vários temas. Enfim são opções.
        Seja como for contém comigo. Sou fã do projeto desde o seu início.

        1. Avatar de Vítor M.

          Prefiro o diálogo e a opinião das pessoas. Hoje é fácil as pessoas classificarem a opinião das outras com um “deslike” por ignorância, bulling ou por simples falta de interesse.

          Um caso paradigmático é o assunto criptomoedas. Se falas algo a favor… levavas logo strick 😉 mas por pura ignorância ou bulling. Assim como outros.

          Gerir opiniões das pessoas é cada vez mais complicado 🙂

      2. Avatar de David S
        David S

        o teu comentário merece o meu “Like” 🙂

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Não estou de acordo. A classificação de comentários existe por um motivo. E esse é dar valor atribuído pela comunidade aos comentários na pagina.

        1. Avatar de Vítor M.

          Temos opiniões diferentes (gosto disso). Contudo, com base na minha experiência, continuo a achar que temos um método razão
          Avó com controlo total. E, acima de tudo, com muitas opiniões dos nossos leitores. Sabes, não temos milhões de visitas mês por acaso, é por termos seguidores fantásticos. 😉

      4. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        “Preferimos dar voz aos utilizadores”
        Oh Vitor, deste um tiro no pé, homem! 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso nunca 🙂 por isso em vez de dares like, comentaste. És a prova viva do que disse. 😉

    2. Avatar de secalharya
      secalharya

      Boa sugestão.

    3. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Dava mais jeito ter opção para editar os comentários do que os likes nos comentários

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Baixou 11.000 dólares num mês só para minerar ?? Isto das criptomoedas ainda vai ter um fim triste.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Baixaram os custos de mineração, isso é uma coisa boa, significa que a capitulação dos mineradores é bastante inferior, isto tudo porque a dificuldade de mineração reduziu bastante.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Mas diga-me uma coisa.Primeiro de tudo devo dizer que sou um completo leigo nesta matéria.Segundo sei,parece-me que só há cerca de 1 milhão e tal de bitcoins para minerar.O que será deste negócio quando se acabar de poder minerar ?? Será tudo uma espécie de “trading”,onde se comprará e trocará este tipo de moedas ?? Quero eu dizer,depois de não haver mais bitcoins para minerar o que vai acontecer ?? Sinceramente não percebo. 😐

        1. Avatar de Manel
          Manel

          É simples.. quanto todas as Bitcoins forem mineradas, o que se espera que venha a acontecer por volta do ano 2140, os mineradores continuarão a receber as taxas de transações. Haverá sempre motivação para continuar.

          1. Avatar de SANDOKAN 1513
            SANDOKAN 1513

            2140 ?? Não me faça rir.Então se todo o resto foi minerado em alguns anos e agora ia-se demorar mais de 1 século só para se minerar 1 milhão e pouco de bicoins.Olhe,beba água.Eu posso ser leigo mas não sou burro.

          2. Avatar de Manel
            Manel

            @SANDOKAN 1513 ou seja.. vc admite que é leigo, mas acha que mesmo assim o seu conhecimento sobre esta matéria é válido. Ou seja nem sabe o que é um halving nem os ajustes de dificuldade e pede para eu beber mais água. Vai investigar se quiser saber mais

          3. Avatar de Luis Costa
            Luis Costa

            @SANDOKAN 1513 tens de ir ler um pouco sobre o Halving e as taxas de mineração. ao longo do tempo as taxas vão sendo sempre cortadas para metade o que faz com que minerar 1 bitcoin passe a demorar mais tempo do que há 10 anos atrás e assim sucessivamente.
            É como ires num veiculo a 10km/h e começares a reduzir a velocidade para metade sucessivamente. Nunca paras mas demoras muito mais tempo a chegar ao fim.

  5. Avatar de Helena Santos
    Helena Santos

    Estes estudos que são criados para os jornaleiros venderem jornais e não são reais.

    O custo de minerar depende essencialmente do valor que se paga pela energia…. e isso depende de cada um. Não existe um valor por minerar uma bitcoin porque isso varia com o valor que cada pessoa tem de pagar pela energia, uns pagam menos e outros mais, mas depende muito para se ter um valor padrão. Mesmo dois vizinhos podem ter contractos diferentes, ou usarem tipos de energia diferentes.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Trata-se de valor médio, há quem consiga minerar abaixo desse valor há quem minere acima.
      Depois em cima disso covém incluir os restantes custos como aquisição de hardware, contentores, manutenção, salarios, etc.
      Os custos de energia são muito reduzidos, rondam entre os $0,02 e os $0,08, e o facto desta noticia surgir deve-se apenas ao facto de a taxa de dificuldade ter descido porque existem menos farms a minerar.