Milhares de gráficas Radeon RX 7900 XTX afetadas por problema que as leva aos 110ºC

14 Comentários

A AMD apresentou no início de novembro de 2022 a sua nova linha de placas gráficas da nova geração Radeon RX 7000, lançando para já os poderosos modelos Radeon RX 7900 XTX e RX 7900 XT.

No entanto, as notícias não têm sido muito animadoras para estes modelos. E as últimas informações indicam que milhares de unidades da placa gráfica topo de gama Radeon RX 7900 XTX estão a ser afetadas por um problema que leva a temperatura dos chips aos 110ºC.



Problema nas Radeon RX 7900 XTX leva-as aos 110ºC

A AMD está agora com um grave problema em mãos para resolver. De acordo com as mais recentes informações, a recém-lançada placa gráfica topo de gama Radeon RX 7900 XTX tem um problema de sobreaquecimento que leva as GPUs a atingir elevadas temperaturas de 110ºC.

Segundo o que foi revelado pelo site Igor’s Lab, o problema estará relacionado com a câmara de vapor do sistema de arrefecimento. Mas a fabricante de Lisa Su tem consciência desta situação e já adiantou que tal afeta milhares de modelos desta GPU da nova geração.

Um dos clientes lesados contactou a AMD sobre este problema de sobreaquecimento, sendo que a fabricante respondeu que “0 problema já é conhecido há mais de duas semanas e já está a ser tratado entre a AMD e os distribuidores (internamente). Como exatamente o problema será comunicado ao consumidor final ainda não foi decidido“.

Na comunicação, a AMD também confirma que o problema estará relacionado com a câmara de vapor e que “várias unidades foram afetadas“. A empresa completa ao dizer que “atualmente, 4  a 6 remessas e milhares de placas gráficas foram afetadas. E apenas placas de referência foram afetadas“.

Para já, a fabricante começou a trocar alguns desses modelos defeituosos e/ou a reembolsar os clientes lesados.

Segundo o site Igor’s Lab, de momento apenas os modelos Radeon RX 7900 XTX estão a ser afetados. Já o overclocker der8auer realizou testes e concluiu que o problema não afeta os modelos personalizados pelas marcas parceiras.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao M
    Joao M

    entao nao era a AMD que era top? afinal

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      E está no top…de maior temperatura do Hot Spot.

      Falha gravíssima nas gráficas. Vapor Chamber mal projectada…

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Agora é que a Nvidia vai carregar nos preços…

  3. Avatar de Trolha Men
    Trolha Men

    Pessoal um à parte, decidi hoje instalar o windows 11 22h2, para já estou a gostar da “nova” interface.
    Vocês tem se adaptado e gostam das alterações?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Boas, eu também gostei da interface.
      Mas tem lá funções que no Win10 eram mais fáceis, como aceder ao menu de opções de ficheiros, tinha logo tudo.
      Tirando isso, até gostei!

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    AMD dá intenção que tem os produtos com melhor custo beneficio mas depois tem este tipo de problemas que deixa os consumidores com um pé atras . A NVIDIA agradece.

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      E os drivers são piores.

      Crasham em muitos jogos e a AMD leva uma eternidade a fazer fix.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    AMD dá intenção que tem os produtos com melhor custo beneficio mas depois tem este tipo de problemas que deixa os consumidores com um pé atras . A NVIDIA agradece.

    1. Avatar de tstec
      tstec

      Todas as empresas têm problemas, estás te a esquecer do problema do conector power das placas da Nvidia.

      1. Avatar de Bruno Almeida
        Bruno Almeida

        Um coisa é ter um problema de um conector power das placas , outra coisa são gráficas com sobreaquecimento são coisas bem diferentes.

  6. Avatar de Linus
    Linus

    Amd não presta e so para low cost. Intel e nvidia sao o melhor que ha, 13700k com 4080 e 64gb ddr5 6400mhz aqui no desktop de casa, roda tudo

    1. Avatar de tstec
      tstec

      Aqui em casa tenho 7700x com uma RX 7900 XTX com ddr5 6000 e também roda tudo sem problemas

    2. Avatar de z-life
      z-life

      Até uma 1080TI roda tudo

  7. Avatar de Joao Paulo
    Joao Paulo

    De referir que só algumas gráficas do modelo de referencia tem esse problema e que são rapidamente subsistidas pela garantia. Mas para quem quer gpu’s superior a 1000€, também não vai para o modelo de referencia…
    ASRock RX 7900 XTX AQUA., ou modelo Elite, Gaming OC, Red Devid.
    O mesmo para a RTX 4080 ou RTX 4090.
    GIGABYTE AORUS RTX 4080 XTREME WATERFORCE
    MSI RTX 4090 SUPRIM LIQUID