MediaTek diz estar a criar o maior rival do Snapdragon 8 Gen 3 para smartphones

8 Comentários

A MediaTek está a criar uma verdadeira arma contra a Qualcomm no segmento de topo. Segundo a empresa, este rival será uma “besta” e irá enfrentar diretamente o futuro Snapdragon 8 Gen 3.

MediaTek diz estar a criar o maior rival do Snapdragon 8 Gen 3 para smartphones


O Dimensity 9200 da MediaTek é um dos processadores de smartphone mais poderosos de 2023, superando mesmo o Snapdragon 8 Gen 2 nalguns aspetos. Agora, a fabricante de chips taiwanesa falou sobre o futuro e sobre o seu chipset de próxima geração.

MediaTek anunciou no Weibo que o seu processador Dimensity topo de gama da próxima geração será alimentado pelo recém-anunciado núcleo de CPU Cortex-X4 da Arm, núcleo de CPU Cortex-A720 e GPU Arm Immortalis Mali-G720. Segundo o anúncio, o Dimensity 9300 (como se espera que seja apelidado), terá uma arquitetura totalmente “inovadora”, permitindo a multitarefa aprimorada e melhor desempenho em apps e jogos “fortemente multiencadeados”.

Assim, a MediaTek vai ainda mais longe ao afirmar que este será uma “besta” e um verdadeiro rival ao futuro processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3. Acrescenta ainda que terá grandes ganhos de desempenho e eficiência.

MediaTek diz estar a criar o maior rival do Snapdragon 8 Gen 3 para smartphones

A MediaTek não referiu, no entanto, se o seu novo processador usará o novo núcleo de CPU Cortex-A520, que estreou ao lado do Cortex-X4 e A720. Neste momento, este poderá ser um dos detalhes importantes que a empresa não quer revelar. É teoricamente possível (mas improvável) que o novo processador simplesmente não tenha núcleos pequenos.

O Snapdragon 8 Gen 2 mudou de quatro pequenos núcleos de CPU para três (adicionando um quarto núcleo médio). Os rumores do Snapdragon 8 Gen 3 também apontam para a mudança da empresa para apenas dois pequenos núcleos (adicionando um quinto núcleo de CPU médio). Portanto, parece haver uma tendência para reduzir o número de pequenos núcleos, mas cortá-los todos ao mesmo tempo seria um movimento agressivo e provavelmente teria ramificações para eficiência e desempenho multi-core.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sepo Esperto
    Sepo Esperto

    Comprei uma TV 8K Samsung este fim de semana, fiquei a saber que usa processadores Mediatek, é cada encravadela no menu que nem é bom.
    Próximo fim de semana para devolver antes que me arrependa ainda mais.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Eu também caí nessa, quando saíram os dimensity para os telemoveis.
      Que tinham corrigido os problemas de consumos, temperaturas e tal, que agora estavam ao nível da qualcomm.
      Balelas! De que vale teres um carro potente e depois o motor está sempre a engasgar? Mais vale ter um médio, mas consistente e fiável!
      Ao dia de hoje, não há nada que bata um snapdragon no mundo mobile android.

      1. Avatar de Sepo Esperto
        Sepo Esperto

        O mais impressionante é que é um simples SO de tv, nada de tão complexo como num SO de tlm diria eu e mesmo assim ter aqueles freezes todos, parece que deixa de responder por uns segundos e depois continua como nada fosse.

        1. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          Tal e qual. No meu antigo (e ainda bem) telemóvel com o dimensity, ele tinha ás vezes crashes a desbloquear.
          Botão power, impressão digital, e ás vezes ficava um bocado só com o wallpaper a carregar o resto da informação.. Ridículo!
          E estava a acontecer com mais frequência!
          Acho que se o hardware não faz o “mínimo bem feito”, então nem vale a pena…

  2. Avatar de Larocas
    Larocas

    Compreendo o facto de sempre existir alguém com más experiências com hardware pouco convincente. Mas no meu caso, tenho um Redmi Note 12 Pro+ e tem o Mediatek Dimensity 1080. Até agora, não tenho qualquer reparo a fazer, é rápido, não sobreaquece, tem um sinal de GPS melhor do que com os vários smartphones com Snapdragon que já tive.
    Mas se calhar tive sorte …

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Provável. Ou eu é que tive azar…
      Tinha o dimensity 1200. Aquecimento normal a carregar, médio a jogar, mas a gravar a 1080p60fps ele aquecia bués! Não entendo…
      Mas mais do que demorar ligeiramente a abrir aplicações (não era sempre, nem sempre as mesmas…) era os crashes a desbloquear… não consigo compreender

      1. Avatar de Larocas
        Larocas

        Experimentou fazer um reset de fábrica? Teve alguma atualização do software?

        1. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          Tive algumas. Tive o telemóvel durante um ano e pouco. Mas as atualizações nem melhoraram nem pioraram. Acho que era “crónico” 🙂
          Fiz-lhe o reset de fábrica para ele “seguir a sua vida”, mas ainda não tenho feedback se continua a existir esse problema ou não…