MediaTek conseguiu bater toda a concorrência com o seu novo SoC Dimensity 1000

24 Comentários

Apesar de não ser uma das mais conhecidas fabricantes de processadores e SoC’s, a MediaTek tem uma presença forte no mercado de smartphones. Cobre normalmente as gamas mais baixas, mas as suas propostas têm argumentos de peso.

A marca está disposta em regressar a uma clientela mais exigente e apresentou ontem o seu novo SoC. O MediaTek Dimensity 1000 é algo completamente diferente e sabe-se agora que poderá ser mesmo o processador mais potente do mercado. As suas prestações batem até a Qualcomm e até a Apple.

MediaTek Dimensity 1000 SoC CPU concorrência

A MediaTek criou o novo SoC que vai dominar o mercado

O Dimensity 1000 é a mais recente proposta da MediaTek. Vem trazer finalmente a marca para o terreno do 5G e, principalmente, fazer renascer a sua presença no campo dos smartphones de topo. É o herdeiro do Helio X30, lançado em 2017 e que, na verdade, nunca conseguiu vingar.

A aposta da marca é grande e isso vê-se no que foi inserido neste SoC, que está agora a começar de ser testado. Um primeiro resultado obtido com a ferramenta da Antutu vem colocar em cheque toda a concorrência. O Dimensity 1000 conseguiu uma pontuação combinada de 511.363.

MediaTek Dimensity 1000 SoC CPU concorrência

O Dimensity 1000 bateu os recordes da Antutu

Com este resultado, esta nova proposta da MediaTek bate claramente tanto a Apple com o seu A13 Bionic como a Qualcomm com o seu Snapdragon 855 Plus. Em termos de resultados, recordamos que o A13 Bionic teve 456.065 pontos, com o iPhone 11 Pro Max. O Snapdragon conseguiu registar 496.226 pontos, no ASUS ROG Phone 2.

Para além desta prestação única, há outros valores que chamam à atenção neste novo SoC. Conseguiu 161.266 pontos nos testes ao CPU e 196.097 nos testes ao GPU. Essa pontuação do CPU é a mais alta já registada no AnTuTu. Teve ainda um resultado de 84.463 nos testes de memória e 69.537 nos de UX.

MediaTek Dimensity 1000 SoC CPU concorrência

A concorrência tem de acelerar para bater este CPU

Em termos de argumentos, o Dimensity 1000 tem elementos de topo. Conta com quatro núcleos de alto desempenho ARM Cortex-A77 e GPU Mali-G77. Será construído com tecnologia de 7nm e terá presente de forma nativa um modem 5G.

Apesar de serem apenas números de testes e de forma bem sintética, este resultado é importante. Mostra o potencial do Dimensity 1000 da MediaTek e será certamente o seu regresso à gama alta. A concorrência terá de acelerar os seus desenvolvimentos para conseguir acompanhar esta novidade, arriscando-se eventualmente a perder o domínio atual.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diesel
    Diesel

    A pontuação não é comparável com a pontuação do A13. O Antutu não tem neste momento paridade entre sistemas operativos. A própria Antutu o diz.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Fã boy alert….

      1. Avatar de Diesel
        Diesel

        Só precisas de pesquisar.
        “To put it simply, the test results of Antutu benchmark only support the comparison within the same system based on the same major version and not support cross-version or cross-platform comparison.”

        1. Avatar de Galo
          Galo

          Verdade isso que dizes…mas tem que ser usado SEMPRE esse critério…mesmo quando os benchmarks colocam A13 ou outro qualquer processador apple à frente dos outros.

          1. Avatar de Diesel
            Diesel

            obviamente! Se o benchmark não é feito para comparar com sistemas diferentes as diferenças nas pontuações não têm qualquer significado.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    36º de temperatura?

    1. Avatar de Meteoricamente?
      Meteoricamente?

      Qual o problema? Basta aguardar 3h depois de correr o bench… 🙂

  3. Avatar de sakura
    sakura

    É impossível para MediaTek…. a não ser que MediaTek e Huawei partilhem informação (optimização de recursos) ou tratado de não agressão (somos todos da China) vs mundo.
    hai ai…..

  4. Avatar de Cm
    Cm

    Mais concorrência é empre melhor

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    A mim não me admira que daqui a 2/3 anos a Mediatek tenha soluções para ombrear com os topos das outras marcas, tornando-se numa solução para grandes marcas como OnePlus, Xiaomi, Asus, Lenovo, etc…

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      não te fies muito
      se visses o xda de todos os xiaomis com mediatek do primeiro até ao último agora……

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Esta notícia não têm sentido algum.
    Compara um processador que ainda nem ao mercado chegou com um processador com quase 1 ano, o SD855+ é um 855 com overclock.
    O SD 865 não deve tardar e lá vai o MediaTek para o lugar dele.

    1. Avatar de Pedro Simões

      E o A13 da Apple também não pode ser comparado? De qualquer modo a comparação é válida porque estão a ser colocados em avaliação o que está já no mercado.

      1. Avatar de Diesel
        Diesel

        O A13 não pode ser comparado usando o Antutu.
        “To put it simply, the test results of Antutu benchmark only support the comparison within the same system based on the same major version and not support cross-version or cross-platform comparison.”

        1. Avatar de daniel
          daniel

          Calma, flor. Estás muito nervosa.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Para os preços dos iphones, até deviam refrescar a cerveja. Preço/performance. No fim de tudo, o preço é que manda.

  7. Avatar de JR
    JR

    Vindo da mediatek o que admira é a temperatura , bem vindos aos 7nm

    1. Avatar de Meteoricamente?
      Meteoricamente?

      Não acredito naqueles 36°C… Até porque se assim fosse, até aos 50°C ainda dava para espremer muita coisa!

  8. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    O problema não é a velocidade é o suporte e todos os componentezinhos embutidos que normalmente não são grande coisa, como a bussul,a modem, GPS, etc.

    1. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      Pois, normalmente esses periféricos sofrem bastante na mediatek… além do consumo da bateria…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      É por isso que nunca compraria mediatek, quem o compra é porque so se preocupa com pontuações aleatórias de benchmark ou que nao tem dinheiro para algo bom.

  9. Avatar de NEMESIS
    NEMESIS

    É engraçado quando dizem que MTK não é das mais conhecidas marcas de Soc.
    Para além disso, aquele aparelho tem Root!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Imagina comprares um aparelho com intenção de fazer root. LOL

    2. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      e então ?
      tens uma notícia recente agora da xiaomi.eu que eles vão deixar de fazer Roms .EU para redmi note 8 pro porque tem feito bricks e não tem opção de fastboot, e para resolver aí já é complicado…..

      depois é só ver todos os tlms mediatek neste mundo no xda.
      suporte zero