Marte: Rover Perseverance tem no cérebro um CPU a 200 MHz que custa 200 mil dólares

40 Comentários

Gosta da área dos processadores? Então este artigo é para si! A NASA equipou o seu rover Perseverance com um processador a 200 MHZ que custou 200 mil dólares. Portanto, se acha que o seu computador já lhe custou “os olhos da cara”, saiba não é nada de especial comparativamente ao chip que está em Marte.

Mantendo as devidas distâncias, este CPU foi fabricado para ser capaz de funcionar num ambiente um tanto rigoroso. A tecnologia do computador de bordo Rover Compute Element (RCE para abreviar) tem um desempenho reduzido, muito abaixo do do PC desktop normal que temos em casa. Conheçam melhor as suas especificações.


Perseverance tem tecnologia “de outro mundo”

O chip tem um tamanho de 130 mm2 e uma capacidade de computação de 240 a 366 MIPS. Para funcionar, o processador requer cinco watts. Tem 10,4 milhões de transístores e é fabricado pela BAE Systems usando o processo de fabrico de 0,25 micrómetro.

Segundo o fabricante, o CPU, que custa cerca de 200 mil dólares, já está em mais de 250 naves espaciais. Se o RCE falhar, um sistema de backup idêntico é ativado no rover que está no solo marciano.

 

Rover em Marte está equipado com um processador RAD750

O processador RAD750 tem uma velocidade de relógio de 110 a 200 MHz. Além disso, o computador de bordo tem 256 MB de RAM, 2 GB de memória flash e uma chamada caixa eletrónica quente para manter a temperatura do sistema constante. No entanto, ele tem uma vantagem decisiva sobre outros sistemas: a robustez.

O RCE suporta temperaturas de -55 °C a +125 °C. Além disso, o processador não é apenas extremamente robusto contra temperaturas extremas, mas também resiste a níveis de radiação que colocariam os sistemas convencionais fora de ação.

Para colocar em perspetiva: o RAD750 pode suportar radiação de até 10.000 Gray (Gy para abreviar) – 6 Gy significa morte para humanos.

Os programadores da NASA já temem que o sistema falhe daqui a 15 anos devido a circunstâncias externas.O sistema operativo VxWorks, que está a “controlar” o rover Perseverance terá de receber atualizações daqui a alguns anos. Assim, resta saber durante quanto tempo o sistema irá suportar as circunstâncias extremamente difíceis em Marte.

Um sistema semelhante do Mars rover Curiosity está em funcionamento há quase dez anos.

 

Leia também:

Linux conquista Marte! Helicóptero Ingenuity usa Open Source

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Parece as compras públicas portuguesas

  2. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    A minha dúvida é se este processador já existia ou foi criado para este propósito.

    1. Avatar de Vítor M.

      Segundo a NASA, esta tecnologia foi adaptada mas já existia. Aliás, é mesmo usada noutras naves.

      1. Avatar de jon
        jon

        Consta que o processador do Mars Helicopter Ingenuity é mesmo de mercado! Optaram por usar mesmo um processador “comercial”. Mais barato pois é apenas uma prova de conceito! =)

        1. Avatar de GM
          GM

          Snapdragon 801 mais precisamente.

    2. Avatar de Peace
      Peace

      Segundo uma noticia noutro site referem que está presente em outros 250 equipamentos espaciais.

  3. Avatar de Cristiano Venancio
    Cristiano Venancio

    excelente publicação. Sugeria outra de saber como comunica com a terra e quais protocolos usam.

      1. Avatar de jon
        jon

        Tudo através da Deep Space Network. Muita coordenação entre Terra, Satélites em Marte e o robot!
        Só para as filmagens da aterragem foram 30 GB de dados transmitidos 🙂

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Provavelmente algo muito robusto e lento como OFDM. Modulação similar ás da voyager 1 e 2. Mas obviamente com maior largura de banda, dai estarmos a receber mais dados amiude agora

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Nota 2: E a comunicação é feita via Radio, Rádio frequência, em UHF e Micro-onda

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    A pergunta mais importante é… esse sistema seria bom para minerar criptomoedas?

    1. Avatar de Robin Hood da Silva
      Robin Hood da Silva

      não lhes dês ideias senão esgotam já os Rovers!

    2. Avatar de Vítor M.

      Não, de certeza que não. A ideia é ser lento, estável e durar muitos anos debaixo de radiação que seria destrutiva para qualquer sistema “a minerar” cá na Terra. 😉

  5. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    E eu a pensar que no que se refere a coisas espaciais tinha tecnologia da melhor, mas ainda tem um processador mais fraco que a maioria dos pc’s…..

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      …mas que funciona em Marte. A questão está mais nas condições que tem de suportar mantendo-se em funcionamento do que na capacidade instalada. Lê o artigo.

    2. Avatar de Sabichao
      Sabichao

      Experimenta por alguns d”a maioria dos pc’s” em Marte e depois vê quantos é que conseguem funcionar. “tecnologia da melhor” não se mede só em velocidade.

      1. Avatar de robin
        robin

        É como os automóveis se queres qualidade, fiabilidade e simplicidade olha pra trás.

    3. Avatar de eurodoid
      eurodoid

      melhor e fraco são conceitos relativos dependentes de critérios de avaliação.
      De que serve ter um processador equivalente ao da maioria dos PCs, se ele deixar de funcionar ou gerar erros?

    4. Avatar de Fernando
      Fernando

      Custou 200.000 euros, tens melhor aí em casa?

    5. Avatar de darth
      darth

      o teu cpu custou 200 mil?

    6. Avatar de Rui
      Rui

      é sempre essa a nossa ideia mas a verdade é que nao podemos comparar os processadores “domesticos” sao feitos ao milhares e não sao feitos para trabalhar em marte um processador para trabalhar em marte tem que ser feito a pensar nisso estes processador aguentam temperaturas e niveis de radiação astronomicos coisa que é impossivel para os processadores que temos cá

    7. Avatar de Peace
      Peace

      Não duvides que este processador é state of the art, mas para aquele segmento em específico.

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Um CPU a 200 MHz? É do século passado?

    1. Avatar de ivan
      ivan

      mas ninguem sabe ler? nem ninguem tem pelo menos meia duzia de neuronios para perceber que se usam este tipo de componentes por alguma razao e? as condicoes que voces tem em casa nao sao as mesmas que em marte e o objetivo deste processador nao e o mesmo que um computador normal…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        ler o artigo e perceber o porque ? achas isso é para os burros é muito mais facil vir logo para secção de comentarios dizer que o inteligente era levar 2 i7 e umas rtx que ainda mineravam uma bitcoins.
        Mas pronto é mais um para a secção “why dont they just….”

    2. Avatar de Astronauta
      Astronauta

      Mais que suficiente para este tipo de sistemas, trabalho na area, sao sistemas desenhados de raiz todo o codigo e testado e pensado para maxima eficiencia (speed/size), estamos a falar de um cpu que controla varios sub sitemas com os seu proprios microcontroladores ou mcus.
      Deixo-vos o exemplo de um MCU para aplicacoes deste tipo:
      https://www.voragotech.com/products/va41620

      So para desmontar o teu argumento, um CPU deste “seculo” nem seque sobreviva ao descolar do satelite… ja para nao falar da radiacao que poria os transistors em latch up…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Sei que não é o local apropriado mas trabalhas onde? Sou engenheiro informatico e gostava de trabalhar nesta area mas cá em portugal é muito dificil

        1. Avatar de Astronauta
          Astronauta

          Trabalho no Reino Unido. Infelizmente em Portugal, nao consegue competir com os salario praticados em outros paises. (nao consigo por acentos devido ao teclado ser UK 🙂 )

      2. Avatar de Peace
        Peace

        Boa resposta, estes putos não conhecem mais nada para além do seu umbigo

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Acha que o rover vai usar o Autodesk 3DS Max ou similar, é isso?

  7. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Os 5950X estavam esgotados.

  8. Avatar de Dan Q
    Dan Q

    Sei que não é relevante de todo, é mais a título de curiosidade, mas 6Gy só são letais para humanos se expostos de uma só vez. Quem tem cancro e tumores faz várias sessões de +/- 1.5/2gy por dia durante aproximadamente 30 dias úteis. Totalizando 45/60Gy.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Tens a certeza que o total da radiação recebida a é igual à soma de todas as exposições? Não me parece que seja assim tão linear. Sim, de facto estiveste exposta a 45/60Gy mas em pequenas porções, e não como um todo. Se 6Gy matam a pessoa, com 60 desapareces.

      1. Avatar de Dan Q
        Dan Q

        É linear, é a soma de todas as sessões. Eu já fiz radioterapia e no relatório dizia que tinha feito 54Gy em 30 sessões. Mas como o Nightingale disse é radiação localizada, é pouco nociva.

        1. Avatar de Peace
          Peace

          Obrigado, desconhecia, sempre a aprender. Espero que tenha ficado bem tb.

    2. Avatar de Nightingale
      Nightingale

      A dose é dividida em frações , já para não falar que a radiação é dirigida para um ponto em específico. Não é a mesma coisa que ser irradiado o corpo inteiro. São máquinas extremamente precisas.

  9. Avatar de Marte
    Marte

    Qual a bateria / sistema que aguenta esse sistema todo a trabalhar durante esses anos todos? Vai carregar a ficha sozinho em Marte ? Gostava eles ler mais sobre este tema, muito interessante.