Mantenha o seu PC fresco – Parte II

19 Comentários

Por Mokoto para o Pplware
Continuando com o tema iniciado na semana passada sobre a temática do cooling nos pc’s e depois de ter falado um pouco sobre o aircooling, hoje vou falar sobre o WaterCooling.

Watercooling

O watercooling é uma técnica revolucionária que fez a sua aparição há alguns anos atrás e está cada vez a ser mais conhecida e desenvolvida por vários construtores de equipamentos.

Esta técnica de arrefecimento apresenta duas grandes vantagens:

  • A sua capacidade de arrefecimento é bem superior em comparação com os sistemas de Aircooling apresentando ganhos que podem ultrapassar 10º a 15º.
  • Uma outra vantagem é o ruído, ou melhor a falta do mesmo.

Por estas duas razões o Watercooling é muitas vezes utilizado pelos “Overclockers” ou pelos utilizadores que procuram o silêncio quase total.

Mas o Watercooling não se limita a arrefecer o seu CPU, também poderá utilizar este sistema para arrefecer a sua placa gráfica, o chipset da
placa mãe (MB), ou os discos rígidos.

Agora alguns de vocês poderão estar a perguntar “Mas qual a razão de tamanha diferença entre um sistema Aircooling e um sistema de Watercooling?”

Uma das razões é que a água tem uma capacidade que chega a ser 30 vezes superior ao ar para transportar o calor. Mas no início não foi uma técnica aceite pelos construtores e só existiam sistemas caseiros compostos com blocos bem ao estilo “home made” com bombas de aquários, radiadores de carros (o meu favorito foi o radiador de uma DT 50 LC) e o recipiente normalmente era composto pelo tão normal mas muito funcional tupperware, era um sistema reservado a pessoas com jeito para bricolage.

clip_image004

No entanto, de alguns anos para cá, os construtores viram as capacidades que o watercooling tem até ao ponto de algumas marcas incluírem nas suas boards sistemas de arrefecimentos adaptados para watercooling tal como a Asus Rampage Extreme.

clip_image006

Os construtores fizeram então um esforço neste tipo de material e conseguimos encontrar agora waterblock (peça principal do watercooling, é a que fica por cima do CPU) cada vez mais eficazes e mais fáceis de montar. Estas têm mesmo fixações apropriadas e também se podem encontrar Kits completamente preparados (com bomba, waterblock, radiador).

Podemos assim dizer que montar um sistema destes hoje em dia não é unicamente reservado aos técnicos.

Sistema Passivo e Activo

clip_image008

Sistema passivo

clip_image010

Sistema activo

Actualmente existem dois tipos de sistemas watercooling, o passivo e o activo.

A diferença encontra-se no facto de possuir ou não reservatório, se optar pelo sistema passivo terá de ter um reservatório com vários litros de água, dentro (ou e cima) do seu computador, o que o torna dificilmente transportável.

Os pontos positivos de um sistema activo são:

  • Não possui radiador, pois a água arrefece directamente no reservatório com o contacto com o ar.
  • Não tendo radiador, também não possui ventiladores para o arrefecer (o radiador) tornando assim o sistema totalmente silencioso (ou quase, terá de ter uma bomba imergida directamente no reservatório para conseguir ter um sistema totalmente silencioso=0Db)

O activo, só possui unicamente um Airtrap (o reservatório desaparece) com a água suficiente para encher os tubos do circuito (e não litros ao contrario do passivo), o que torna o sistema transportável.

O ponto negativo é que terá de possuir um radiador para arrefecer a água, mas com este tipo de configuração uma bomba de 600l/h é suficiente.

Peças constituintes do sistema de Watercooling

Waterblock

clip_image012

O waterblock é a peça principal de um sistema de watercooling, é a peça que se coloca em cima do componente a arrefecer. Existem assim waterblocks para cpu, chipset, placas gráficas e discos rígidos ( e também em alguns caso extremos para a fonte de alimentação!… mas neste exemplo falaremos do waterblock cpu) . O waterblock é uma peça de metal por onde circula a água destinada a arrefecer os componentes.

Esta peça vai substituir o lugar do ventilador do processador actual. Mas ao contrario do Air Cooling, quanto menor for a base do waterblock, seja de cobre (ou alumínio) melhor será o arrefecimento, pois a área entre a água e o processador esta assim reduzida. A água vai passar por esse waterblock e “absorver” o calor produzido pelo cpu para depois o evacuar pelo resto do circuito.

O caminho que a água segue no waterblock é chamado “Maze” ou labirinto, assim encontraremos waterblock’s onde o Maze é mais importante do que em outros waterblock’s . Estes caminhos são estudados de maneira a melhorar o contacto da água com o processador. Por isso aparecem waterblocks cada vez mais elaborados, com um Maze maior, para permitir assim à água maior poder de transporte do calor, arrefecendo melhor.

Bomba

clip_image014

As bombas servem para provocar a circulação da água pelo sistema de watercooling, a maioria das bombas utilizadas são as mesmas que utilizamos para os aquários em casa!!!! Isto porque são as únicas a ter as dimensões e a potencia necessária para alimentar o sistema de watercooling dos nossos pcs. Aqui a única diferença de uma bomba para outras é o debito produzido. Este pode variar dos 300L/h aos 1200l/h!!! sendo o mínimo aconselhado 600l/h. Quanto maior for esse debito melhor será o arrefecimento.

Radiador

20-10-2009 12-55-31

O radiador é utilizado para arrefecer a água de um sistema watercooling activo. Os radiadores utilizados para o watercooling funcionam da mesma maneira que os radiadores de um carro: a água circula pelos tubos que a arrefecem (no principio do watercooling o radiador dum opel corsa 1.2 era o mais utilizado!) .

Para arrefecer esta água são necessários ventiladores, muitas vezes colocados em cima do radiador e geralmente ventiladores que provocam muito pouco ruído (como Papst por exemplo), assim muitas vezes, os radiadores vêm com um ou dois ventiladores de 120mm. O que diferencia em rendimento um radiador de outro é a área de troca (onde o quente passa a frio), maior é essa área melhor é a capacidade de arrefecer do radiador.

Reservatório e Airtrap

clip_image018 clip_image020

O reservatório é utilizado nos casos de watercooling passivo. A água arrefece com o contacto com o ar. Quanto maior for o reservatório, mais tempo levara a aquecer a água.

O airtrap é utilizado nos dois tipos de Watercooling (o air-trap é um reservatório de pouco capacidade), permite duas coisas: em primeiro serve de mini-reservatório, é ele que abastece de agua o circuito Watercooling; em segundo permite limpar o circuito das bolhas de ar que aparecem.

Existem tipos de airtrap específica para certas marcas de bombas.

Veja na página seguinte os acessórios necessários

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Hum…bem interessante.

    Para quem não percebe nada disso até que o post ficou bem claro aqui na mona :P…
    Ja tava a imaginar desmantelar um aquario e partes do carro pra arrefecer o pc XD…

  2. Avatar de NutsPT
    NutsPT

    Ando a vender os meus componentes e a caixa de WC…

    Se alguém tiver interesse pt.nuts at gmail dot com

  3. Avatar de Shadow
    Shadow

    Mas que raio…..
    “Sistema de arrefecimento mais silencioso. Este não tendo radiador, também não possui ventiladores para o arrefecer (o radiador) tornando assim o sistema totalmente silencioso…”

    Sem radiador perde-se completamente as vantagens de WC mais vale ficar a Aircooling.

    E já agora para o pessoal saber um sistema de WC bom ficará a rondar os 200€, um de Aircooling 100-130€. ( Contando com CPU, Grafica e Northbrige(Chipset) )

    A grande vantagem é mesmo as baixas temps. e maior durabilidade do sistema (PC).

    1. Avatar de Alvaro Anjos
      Alvaro Anjos

      Dizem os especialistas na matéria, por cada menus 10c de temperatura, dá mais 6 anos de vida ao PC.

      1. Avatar de safasfds
        safasfds

        Daqui a 6 anos o pc ja nao vale nada

        1. Avatar de Henrique Gairifo
          Henrique Gairifo

          Já passaram 7 anos desde este post por isso será que o Pc do Álvaro Anjos ainda esta inteiro? O meu já não.

    2. Avatar de Abel Figueiredo
      Abel Figueiredo

      Não existe radiador porque o depósito de água é enorme e contém alhetas para dissipar o calor (é uma espécie de dois em um).
      O fluído repousa durante mais tempo dentro do depósito e quando é reenviado para o sistema já está arrefecido.

      Num sistema activo, a água passa por um circuito (radiador) onde é arrefecida à força, num passivo ela é muito mais e fica a arrefecer dentro do depósito.

      Pessoalmente prefiro o activo, mas um sistema silencioso tem as suas aplicações.

  4. Avatar de pph
    pph

    Bom artigo, mas precisa de algumas correcçoes.

    1º:

    Nao misturem os conceitos, um sistema passivo, pode conter radiadores.
    O sistema é passivo a partir do momento em que nao tem ventiladores, como tal nao precisa nao ter radiadores para ser silencioso.

    Na realidade esse sistema da zalman é capaz de ser o unico onde existe um misto de reservatorio/radiador, e tirando este, para aplicaçao de watercooling, nao existe qualquer outro reservatorio que consiga arrefecer agua atraves de contacto directo com o ar.

    De resto a utilizaçao do reservatorio é algo comum, tanto em sistemas passivos como em activos.

    Durante muito tempo tive um sistema passivo, com um radiador mora2 sem qualquer ventilador. Neste momento tenho ja um ventilador, porque o TDP do material que uso assim o exige.Sempre tive reservatorio de agua.


    Outro ponto a corrigir, é referente ao debito da bomba. Os beneficios da velocidade da circulaçao da agua nao sao iguais para todos os sistemas, e como tal, mais velocidade nao implica sempre melhor arrefecimento.


    De inicio, sim utilizavam-se as bombas de aquario, mas depressa estas começaram a ser adaptadas para o uso em watercooling, e muito pouco tempo depois apareceram as primeiras bombas desenhadas especificamente para o watercooling, sendo estas bem mais pequenas e eficientes. A partir do momento em que se começaram a adaptar bombas para o WC, estas ja surgiram com alimentaçao 12V(embora ainda se vendam modelos 220v), e qualquer uma das que foi desenhada especificamente para WC usa 12v, e estas podem funcionar de modo totalmente silencioso, nao sendo necessario estarem imergidas para isso.

  5. Avatar de Paulo Ribeiro

    há líquidos não condutores em alternativa a agua que em caso de fuga não danificam nada. o artigo esta bom mas falta esse ponto que considero extremamente importante visto a agua ser condutora e ser o principal “tabu” desta tecnologia

    1. Avatar de xtugap
      xtugap

      ja agora e que liquido é esse???

    2. Avatar de mokoto

      boas, por acaso tem razão em relação aos líquidos, só não mencionei pois com a minha experiência testo sempre o sistema de wc com o pc desligado e se houver algum derrame, tenho sempre o secador à mão

  6. Avatar de casusa
    casusa

    Já tinha ouvido e lido alguma coisa sobre o arrefecimento WaterCooling mas, nunca mesmo nunca tinha lido um poster como este. Dá uma ideia e informação geral (com todas as peças ilustrads) como funciona e, mais com uns comentários que ajudam a perceber melhor esta tecnologia. A todos o meu reconhecido agradecimento. Obrigado.

  7. Avatar de David Soares

    Com a vhegada do frio, aqui na Guarda, vens-me tu falar em refrescar… 😉

    Bom artigo, continua!

    1. Avatar de pph
      pph

      Aqui ao lado nota-se bem a diferença. Quando cai o inverno assim a serio, caem 15 a 20 graus em media na temperatura da agua, as vezes mais.

  8. Avatar de Zerifu
    Zerifu

    qual é o sistema de Watercooling que recomendam?

  9. Avatar de Henrique Gairifo
    Henrique Gairifo

    Eu tenho um sistema de watercooling thermaltake bigwater 770, que por sinal bastante bom, e a bomba e optima, eu digo isto porque por norma os sistemas se watercooling so sao usados para arrefecer o processador e no meu caso eu uso para arrefecer o processador, nortbrigde e tambem a placa grafica e as temperaturas desceram bastante cerca de 10 graus, e bastante estavel tanto in-game como em standby…

    1. Avatar de Alírio Camposana

      Viva. Reparei neste teu comentário. Estou a pensar comprar o bigwater 770 mas estou com um pouco de receio. Não encontro reviews na net. O meu cpu é um core i5 a 3.9 Ghz. Tenho um Corsair H50 push pull (duas fans) configuration e não o segura a menos de 72º C com prime 95 e com este calor.

      Poderias, por favor, indicar qual o teu cpu e a que frequência está e quais as temperaturas!

      Obrigado

      Alírio

      1. Avatar de Henrique Gairifo
        Henrique Gairifo

        O meu cpu e Um Intel core 2 Quad q9650 (sao raros) e esta a 3.01GHz, e esta com uma temperatura de uns 30º C e chega aos 40º C a correr o 3D Mark06… O Meu processador ja teve a 5.00GHz e chegou aos 70º C …. a frequencia esta a 334.0 MHz