Mais de 300 mil dólares de gráficas RTX 3090 roubadas de fábrica chinesa da MSI

13 Comentários

Há três meses a Nvidia lançou ao mundo as suas potentes placas gráficas GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090, sendo esta última o modelo topo de gama.

Mas agora uma triste notícia revela que mais de 300.000 dólares da GPU RTX 3090 foram roubadas de uma fábrica na China, na manhã desta segunda-feira.




Todos os dias há notícias incríveis no mundo da tecnologia, sejam elas boas ou más. Mas a notícia que trazemos hoje é de partir o coração a qualquer um que tenha acompanhado de perto o lançamento das novas placas gráficas da série RTX 30 da Nvidia.

Roubados mais de 300 mil dólares em gráficas RTX 3090 na China

Na manhã desta segunda-feira, dia 7 de dezembro, foram roubados mais de 300 mil dólares de gráficas GeForce RTX 3090 de uma fábrica da MSI na China. Fazendo as contas, foram levados no total 336.500 dólares, cerca de 278 mil euros, destes chips gráficos.

Os ladrões levaram 40 contentores que continham as GPUs RTX 3090 e que tinham saído da fábrica da MSI, no início da manhã. Ao todo, os contentores levavam 200 unidades das placas gráficas topo de gama da Nvidia.

De acordo com as informações, o assalto quase que pareceu uma cena digna do GTA, mas infelizmente passou-se mesmo na vida real.

O preço de lançamento da RTX 3090 foi de 1.499 dólares, cerca de 1.238 euros. No entanto, com o aumento da procura e a pouca quantidade destas placas, já houve locais a vendê-las por 2.000 dólares (~1.652 euros).

MSI oferece mais de 12 mil euros a quem der informações sobre o roubo

Na opinião da MSI, este pode ter sido um trabalho interno, uma vez que os envios da fábrica são supervisionados por câmaras de videovigilância. Para além disso, cada camião que entra e sai passa por uma inspeção.

A fabricante já entregou o caso às autoridades e está a oferecer uma recompensa de 100.000 Yuan (~12.600 euros) a quem forneça informações para tentar encontrar os produtos roubados. Mas a empresa mais mais além e promete clemência para quem tenha participar neste crime, desde que ajuda na resolução do mesmo.

Nvidia GeForce RTX 3090

A GeForce RTX 3090 é conhecida como “BFGPU” – Big Ferocious GPU. Traz um silenciador e 24 GB de memória GDDR6X, o que lhe permite lidar assim com os algoritmos de IA mais complexos. Esta placa promete ser 50% mais rápida do que a Titan RTX e é capaz de correr jogos 8K a 60 fps. O preço é de 1.499 dólares, cerca de 1.238 euros.

Leia também:

Razer Tomahawk: chegou o PC modular para jogos por 2.400 dólares

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ric
    Ric

    Roubaram duas placas… Grande coisa… Hehe

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Foram 200,mas percebo o que dizes.

  2. Avatar de RPG
    RPG

    Agora é que vai ser minerar à patrão LOL

    1. Avatar de xnelox
      xnelox

      É mais lucrativo vender as placas

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Não deves ter noção do custo do KWh na China, digo eu.. Não é por acaso que cerca de 50% da mineração global atual, é feita na China. Se pensares a curto prazo, sim, talvez renda mais vender.. se pensares a médio prazo e tendo em conta que nos últimos 3 meses cresceu 90%..

      2. Avatar de ZéBoss
        ZéBoss

        isso é me portugal que fica caro pagar electricidade… na china não

      3. Avatar de acs
        acs

        A China não é Portugal onde metade do custo são para impostos. Eles lá sabem que a industria precisam de eletricidade em quantidade e barata para serem competitivos.

  3. Avatar de Miguel Gonçalves
    Miguel Gonçalves

    224 placas, cerca de 5 em cada um dos 40 contentores… As placas são enormes… Ou os contentores pequenos…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      “MSI Chinese mainland factory was stolen, stolen 40 boxes RTX3090”
      Também não percebi a referência a contentores, se bem que, por definição, também não está completamente errado.

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Roubar bancos e casinos é para amadores…

  5. Avatar de ZéBoss
    ZéBoss

    para que servem os números de serie ? não da para “barrar” essas placas pelos números ?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      claro que da, dá para ter uma função no windows / steam / etc para fazer isso, mas depois vinham milhões de ofendidos falar de proteção de dados.

  6. Avatar de Zeze
    Zeze

    Ao preço ridículo é inflacionado que estão não é grave, foram meia dúzia de dólares em preço de custo perdidos!
    Mas foi uma bela encenação para vender a uma farm qualquer de moeda digital e escapar aos impostos eheh. Ao que isto chegou, roubar contentores de gráficas…
    Não taxem fortemente as transações/cambios de moeda digital e vão ver onde isto vai parar.