Librem 15, um Portátil totalmente em código aberto

38 Comentários

Actualmente existe software gratuito e de código aberto com tanta qualidade como o software pago e de código fechado. Contudo, se o objectivo é ter um computador totalmente em código aberto, isso já são outras contas.

Já ouviu falar do Librem 15? Se não ouviu, então saiba que está a caminho um portátil com hardware interessante, muita qualidade de construção e linhas belíssimas… e totalmente em código aberto!

imagem_librem15_01


Com a ajuda de financiamento colectivo, a empresa Purism, lançou recentemente o seu mais recente projecto, o portátil Librem 15, um computador portátil totalmente open source e que conta com um conjunto de hardware muito interessante, como é o caso de um processador i7 de 3.4 GHz e um ecrã com uma resolução 4K opcional.

Quanto ao software, este portátil corre uma variante do sistema operativo Trisquel GNU/Linux, onde os drivers de hardware e as aplicações incluídas são totalmente gratuitas e de código aberto.

O lançamento deste portátil está agendado para Abril deste mesmo ano, contudo, este computador poderá enfrentar alguma resistência do mercado. E isso deve-se a um factor muito importante: o preço!

imagem_librem15_00

A verdade é que se pretender adquirir este computador terá de despender cerca de 1 649 dólares, por um dispositivo com 4 GB de memória RAM, 500 GB de disco rígido, uma unidade de DVD somente de leitura e um ecrã 1080p. O que para a maior parte dos utilizadores representa um valor exagerado, pois actualmente já se consegue comprar um Mac ou um PC Windows com muito melhores características e a um preço muito inferior.

imagem_librem15_03

Contudo, se realmente acha indispensável ter um portátil completamente open source, ele estará disponível a partir de Abril deste mesmo ano como já referimos e poderá ter acesso à totalidade deste projecto a partir da sua página oficial.

Página Oficial: Purism

Página Financiamento: CrowdSupply

Por Hugo Sousa para Pplware

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Lamego
    Diogo Lamego

    Código aberto e tem esse preço?
    Então mais vale deixar-me estar… prefiro um sistema de código fechado, mas que ao menos tem longevidade no que toca a funcionalidades, atualizações, segurança e, bem, pago bem menos.
    Só pelo facto de ser Open Source… ora compramos um portátil com Windows, retiramos o Windows e instalamos essa distro de Linux ou outra equivalente… feito 😉

    Com 900€ compro um portátil com um i7, 8Gb de RAM, gráfica dedicada de 2Gb e com ecrã full HD sem esquecer o facto que terá um disco de maior capacidade ou um SSD

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Agora SO implica preço ? LOL

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Fosses esperto estavas calado.

        O SO influência o preço, as chaves OEM do Windows não são grátis.

        1. Avatar de NT
          NT

          Sem dúvida

          “… Fosses esperto estavas calado.

          O SO influência o preço…”

          Sai mais caro meter Linux pois o ‘crapware’ que vem instalado baixa MUITO o preço e o Windows sai à ‘borliu’ para muitos fabricantes… Achas que metem o antivírus 30dias, o office pré instalado etc só para encher chouriços?

          Agora se visse este pc numa loja (fazer crédito o português é pobrinho) era máquina para eu comprar, aparenta ter MUITO boa qualidade e é 99.9% Free(as freedom)!

          E é caso para dizer ALÉLUIA alguém que faz uma máquina a pensar no linux e não os ‘baratinhos’ tipo eeepc para dizer que o linux não tem mercado…

          Agora estão a falar do preço? Em vez de um MAC porque não um bixinho destes?

    2. Avatar de João N
      João N

      Não é só o SO que é open source.. Os drivers, o kernel e tudo o resto também o é.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Concordo cntg Diogo.. até certo ponto. Eu não era menino para gastar tanto dinheiro assim.

      Mas infelizmente o que existe nos outros portateis não é open source, disco, ram, placa de rede.. etc, tudo pertence a empresas como foxconn, intel etc.

    4. Avatar de +1 gajo
      +1 gajo

      Quem seria o LinuxUser primeiro a comprar ? Nem o Linus Torvalds rasga dinheiro.

    5. Avatar de Cavenon
      Cavenon

      Está condenado ao fracasso, já foste Purism com esse preço!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        realmente é caro, começa nos cerca de 1300€, mas também não é assim tão caro!

        E tens opções que não são possíveis nas outras marcas.
        Agora não tens Gráfica dedicada…este não é um PC para jogar..é um PC de trabalho!

        Tem um display brutal, podes ter discos de 1Tb SSD, e 32 GB de RAM!

        E se houver muitas pessoas a pedir, o preço baixa para preços mais razoáveis! 😉

  2. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Um portátil totalmente Open Source que utiliza um processador da Intel. Não me parece que seja exequível a não ser que a Intel tenha aberto todos os desenhos relativos aos seus CPUs para a comunidade.

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Também estava a pensar isso. E claro que a Intel não vai ceder os seus desenhos… a menos que os chineses o exijam… mas algo me diz que preferiam não ceder e perder os chineses como clientes.

      Além do mais os (eventuais) cavalos de tróia no microprocessador poderiam ser descobertos e não convinha.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Este equipamento não usa um cpu opensource…pelo menos por enquanto 😉

      Ele usa para já um intel(eu pessoalmente preferiria um APU AMD dos mais recentes…mas talvez venha no futuro..).

      O firmware é substituído pelo coreboot, que já existe para algum hardware 😉
      http://www.coreboot.org/Welcome_to_coreboot

    3. Avatar de João Batista
      João Batista

      Um cpu não é código…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          isso é assustador!!

          Grande Trojan!!

        2. Avatar de int3
          int3

          quase que podia ser. só falta o quase!

        3. Avatar de 0xCA 0xFE 0xBA 0xBE
          0xCA 0xFE 0xBA 0xBE

          Mais uma teoria da conspiração…

          Então a Intel arranjou não só maneira de fazer isso, sem ninguém dar por nada… como até o CPU consegue sozinho enviar esses dados para a NSA, não é?

          Envia, como? Por e-mail, e tudo, liga-se à Internet por 4G, com uma antena escondida, e manda os GB’s de memória todos que passam, a cada segundo, pelo CPU!

  3. Avatar de Mikas123
    Mikas123

    era exatamente isto que andava a precisar ja ecomendei o meu com 1tb ssd, 32gb de ram, ultra hd

    1. Avatar de emanuel
      emanuel

      vamos lá ver quanto tempo vai durar a motherboard.

  4. Avatar de +1 gajo
    +1 gajo

    A filosofia do open source foi para o brejo ou o meu bolso ?

  5. Avatar de WPMM
    WPMM

    Quem é o utilizador alvo deste género de equipamento? Não é claramente um utilizador”normal” de computadores.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      “Não é claramente um utilizador”normal” de computadores.”

      Ai concordo! 😉
      O utilizador “normal” nem sequer sabe o que é software opensource, liberdade no software/firmware, etc…

      Este PC NÃO é destinado ás massas…porque as massas não sabem nada disso…compram o que veem nas lojas e pensam que o que compram é aquilo que existe no mundo, e nada mais 🙂

  6. Avatar de Renato
    Renato

    “despender cerca de 1 649 dólares”

    Só se tivesse muito dinheiro a fazer-me mal! Sou utilizador de Linux, e por esse preço compro um bom portátil e mudo o Sistema Operativo!

    Alguem ve sucesso por esse preço??

  7. Avatar de YaBa
    YaBa

    Muitas marcas não disponibilizam drivers open-source, e algumas nem sequer têm drivers para *nix.
    A vantagem deste portátil reside nesse ponto. Temos a garantia de ter drivers. Não há coisa mais aborrecida que andar atrás de drivers para linux porque o hardware é recente, ou estarmos à espera da boa vontade da comunidade open-source.
    Realmente o preço é puxado, mas é preciso ver o lado positivo.
    Por outro lado, se querem um portátil mais hardcore onde tudo é open-source, inclusivé o hardware, então temos que aguardar pelo Novena do bunnie 🙂

    http://www.bunniestudios.com/blog/?tag=novena

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Só um maluco louco por opensource é que paga este valor. Ainda é pior virose que Apple fanboys..

    Mas o valor absurdo deve-se ao facto de não estarem a fabricar aos milhões nem têm contratos com fabricantes exclusivos.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      há pessoas a gastar 700€ num telemóvel, e depois achas caro pouco mais de 1300€ por um Portátil(valor de inicio) com estas características??

      Onde estas a apoiar uma causa justa??

      Por isso é que vocês continuarão a usar Windows e nunca sairão dai, infelizmente…

      1. Avatar de MM
        MM

        Ahem… sair porquê?!

        1. Avatar de Cláudio
          Cláudio

          (Comparação em nada a ver)
          Pelo mesmo motivo que a fruta biologica continua a ser melhor que a transgénica.
          Porque sabes com o que podes contar, conheçes as limitações, é eticamente correcto, sabes os quimicos com que levou, e sabes que não são os intresses de uma empresa que ta fazem comprar.
          Que prefiram utilizar Windows porque achem mais produtivo, ou porque os vossos programas e jogos funcionam todos, tudo bem, não tenho nada contra a vossa opinião. Mas ao menos não tenham palas postas na vista!

  9. Avatar de 0xCA 0xFE 0xBA 0xBE
    0xCA 0xFE 0xBA 0xBE

    Muito boa ideia…

    O preço é absurdo…

    Não é assim tão difícil fazer um portátil assim… basta usar os desenhos de referência da Intel, que já tem tudo drivers open-source…

    Mas 100% open-source, incluído o hardware… muito, muito longe!

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Como disse acima, Novena do bunnie.
      Não está assim tão longe 😉

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas,

        de facto ja existe esse projecto, e um outro, este em diversas frentes..

        http://openlunchbox.com/

        será open software e open hardware 😉

  10. Avatar de Gustavo Lima
    Gustavo Lima

    Eu que ODEIO a Apple, até acho que este tem um preço ainda mais exagerado.

    Mas pronto…. há malta que paga o mesmo para ter 250Gb de disco com um display de 13″ e 4Gb ram…..