Leopard Extreme – Um dos mais potentes PCs com Ubuntu

67 Comentários

…anunciado pela System76

Apesar de muitos defenderem que o segmento dos PC está em extinção, a verdade é que existem muitas marcas que ainda apostam em Desktops…super-potentes.

Quer um PC com um CPU de 6 núcleos, 16 TB de memória de armazenamento, 64 GB de RAM´e muito mais? Então venha conhecer a quarta-geração da serie Leopard Extreme.

ubuntu_01

A System76, fabricante de desktops e portáteis e servidores,  colocou à venda aquele que é considerado um dos desktops mais potentes a correr Ubuntu 13.04 a 64 bits. Trata-se da quarta-geração da serie Leopard Extreme, que vem equipada com os mais recentes processadores Intel Haswell, suporta até 64 GB de RAM e uma super placa gráfica nVidia Geforce GTX TITAN com 6GB da memória.

ubuntu_03

Ao nível de interfaces, esta “besta” de PC traz na parte frontal uma placa de rede Gigabit LAN (10/100/1000), 2 x USB 3.0, 1 x USB 2.0, eSATA, entrada para microfone, saída para headphones e na parte traseira: 2 x USB 3.0, 8 x USB 2.0, S/PDIF Digital Audio Out, Analog Audio I/O, 2 x PS/2, RJ45 LAN, etc.

ubuntu_02

Resumo das características
  • CPU: 4ª geração Intel Core i7
  • Memória RAM: até 64 GB Quad Channel DDR3 @ 1866 MHz
  • Memória de armazenamento: até 12 TB, SATA III, Hot Swap
  • Interface de rede: Gigabit LAN (10/100/1000)
  • Wireless: ( Opcional) 802.11 bgn
  • Sistema Áudio: Intel High Definition Audio – 8 Channel via HDMI e Analog IO
  • Portas frontais: 2 x USB 3.0, 1 x USB 2.0, eSATA, Microfone In, Headphone Out
  • Portas traseiras: 2 x USB 3.0, 8 x USB 2.0, S/PDIF Digital Audio Out, Analog Audio I/O, 2 x PS/2, RJ45 LAN
  • Expansão: 2 x PCI Express X16,, 1 x PCI Express X16 (X8 mode), 2 x PCI Express X1, 1 x 32-bit PCI slot
  • Dimensões: 8.27″ x 15.78″ x 19.53″ (W x H x D)
E quanto custa um “maquinão” destes?

O preço base da máquina é de $1699.00 (cerca de 1270€) com as seguintes características:

  • CPU: Quad-core Intel Core i7-4820K @ 3.70Ghz
  • RAM: 8GB DDR3 RAM (1866 MHz)
  • GPU: 1GB nVidia GeForce GTX 650 (384 CUDA Cores)
  • Disco: 120 GB Intel 520 Series Solid State Drive

Já a versão mais completa pode rondar os $7000.00  (cerca de 5200 €). Podem conferir todas as características desta e outras maquinas aqui e até proceder à vossa configuração…Lembrem-se que aqui não pagam o sistema operativo! 🙂

Homepage:Leopard Extreme

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JP (djlinux)

    Pelo que tenho visto e lido a System76 é a melhor a fazer maquinas que consigam por o Ubuntu a voar sem qualquer problema.

    1. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      O ubuntu corria no meu portátil sem qualquer problema…

      1. Avatar de NT
        NT

        Pois e corre em muitos computadores sem problema!

        A grande vantagem de teres um computador da system76 (entre outras poucas) é que tens suporte do fabricante para linux, em vez de quando em vez andares com “tweaks” manhosos para por este ou aquele hardware a funcionar.
        E com a força que a Microsoft anda a fazer com Secure Boots e afins é bem melhor teres um computador que vem com a garantia do fabricante para correr linux. Tenho é ‘medo’ devido às alterações anunciadas pela canonical (mir, upstart e afins) que pode tornar o sistema ‘incompatível’ com outras distros.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…

          o upstart não torna o sistema incompativel, ele é usado em muitas distros…basicamente actualmente estão-se a seguir dois caminhos systemd ou upstart.
          Os dois teem vantagens e desvantagens…

          O upstart é mais facilmente configurável(para quem vem do sysvinit), mantém alguma da filosofia do sysvinit…

          O sustemd é mais performante, mas requer mais conhecimento, muito deste não era preciso antes, ou era utilizado noutro sentido…tem menos seguidores, por isso, mas é mais performante…e salvo erro mais seguro…não sou um expert na matéria.

          Debian wheezy salvo erro ainda usa o velhinho e em muitas coisas espectacular SysVinit, graças a deus 😀 , graças a deus porque é mais facil “masusear” …

          Em relação ao mir/xmir …em parte pode ser entendido assim, porque o suporte para mir/xmir, será menor por parte de outros que não a canonical, mas ele vai aparecendo…no entanto por exemplo a Intel recusa-se actualmente a dar suporte ao mir/xmir…por politicas de mercado, ou porque a M$ assim o deseja(no entanto ja existe código criado para o suporte, mas não foi submetido…no entanto está disponivel 😉 ).

          mir/xmir-wayland …são opções em que demorará algum tempo a que haja um grande suporte para os mesmos…os próprios fabricantes d egráficas também não gostam de ter que gastar dinheiro a suportar mais requisitos…eles querem fazer dinheiro…

          Nenhum destes é um problema para quem corre ubuntu…o excesso de opções sempre foi uma vantagem no mundo linux…

          a mercedes, a google, e os Alemães, não se preocupam muito com isso…

          http://www.techdrivein.com/2013/09/google-driverless-cars-are-using-modified-ubuntu.html

          http://www.omgubuntu.co.uk/2013/09/ubuntu-appears-in-mercedes-benz-self-driving-car-promo

          http://www.theregister.co.uk/2013/09/16/windows_xp_ubuntu_offer_munich/

          cmps

      2. Avatar de JP (djlinux)

        Boa… Também corre no meu a 7 anos sem qualquer problema… Não invalida em nada o que escrevi em cima… Certo?

  2. Avatar de kkcoisa
    kkcoisa

    Maquinão para jogos ou edição video. Ubunto nisso é um crime.

    1. Avatar de Fernando Andrade

      tudo depende das ferramentas que usas, podes usar Blender para fazer animação, ou lightworks para fazer edição de video…

      e os jogos começam a surgir, claro que podes sempre instalar o windows ou o Mac OS(se o hardware o permitir claro) naquilo para poderes ter acesso a outras ferramentas…

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Tens razão ubunto é crime, mas Ubuntu já não. Lá para jogos não sei, sei é que no fime “Salteadores da Arca Perdida” a sequencia da vagoneta a voar só foi possivel porque foi filamda e tratada em tempo real por uma máquina a correr Unix. Por isso para edição de video não há problemas.

      1. Avatar de elsaldanha
        elsaldanha

        Ah sim, um filme recente.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Quase todas as imagens geradas a computador nos filmes são renderizadas em maquinas a correr unix/linux.

          1. Avatar de MigM
            MigM

            A malta confunde um bocado a parte da renderização com edição. O mesmo com a música, confundem masterização com edição e pensam que é tudo o mesmo e feito no mesmo local (em casa sim, no mundo profissional não).

    3. Avatar de lmx
      lmx

      crime era vir com windows…um sistema pago e e cheio de virus feito por uma empresa que tem um pacto com o diabo(nsa, etc)…um sistema gigantesto, etc…

      Isso sim era um crime!!

      cmps

  3. Avatar de MigM.
    MigM.

    Ubuntu nisto para quê? Para poderem vendê-lo 100 euros mais barato?
    Isto é uma boa máquina para design e multimédia, mas terá de se instalar windows… ou seja, la se vai a poupança.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Porque é que tem que se instalar o Windows?
      É completamente desnecessário porque tens todo o tipo de ferramentas em Linux que se usa no Windows.

      Quem dizer aprender a trabalhar com alternativas open-source é só perder um pouco de tempo que consegue substituir todo o software pago.

      Além do mais a System76 vende exclusivamente PCs equipados com Linux.

      1. Avatar de MigM
        MigM

        Já referi isto várias vezes:
        Não há alternativas viáveis em open-source para o suite da Adobe por várias razões: licenças de uso de padrões de cor e outros que open-source não têm (ou seja, PANTONE, CMYK, etc.)
        Video e som há problema de drivers para os interfaces audio (processadores, gravadores, mesas, etc.).
        Portanto, a não ser que alguém mostre efectivamente que há alternativas ao Adobe Suite (e ProTools, Cubase, etc.), eu continuarei a afirmar que não há alternativas ao software pago para Windows e MacOS.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Ou seja porque num caso de uso específico não encontras alternativa no Linux, então Linux não serve de alternativa em geral. Certo.

          Então e a quantidade de software específico que existe para Linux ou Mac e não existe para Windows?

          Tens mais que muitas alternativas para o Photoshop em Linux e se nenhuma é perfeita, conjugando algumas delas consegues substituir as Adobe Suite para 90% dos casos. Conjuga Krita com GIMP com Inkscape e mais dois ou três programas e vê se não substituis o Photoshop.

          1. Avatar de MigM
            MigM

            Casos específicos?! Sabes que em design em formato físico (impressões) só se trabalha com CMYK, PANTONE, e outros? Tudo o que recebes em casa de folhetos de publicidade, os outdoors na rua, os cartazes, as capas de CD, caixas de software e hardware, tudo, tudo, tudo, é obrigatoriamente feito em CMYK e/ou outro padrão de cor (Pantone e outros)?! Como podes ver, não é específico.
            Sabes que as revistas são em CMYK ou Pantones?! Jornais a cores são em CMYK!
            Como podes ver… afinal, afinal… estamos a falar de todo um mundo enorme que tu chamas de caso específico!! 🙂
            Depois, 3 software para substituir 1 é ridículo.
            Além do mais, o GRANDE software é o InDesign, que é a chave disto tudo. Arranjas-me uma alternativa para o InDesign?

          2. Avatar de MigM
            MigM

            Além do mais, o Photoshop não é um software de vector puro.
            Para vector puro a Adobe tem o Illustrator.
            O suite Adobe Design (Photoshop, Illustrator e InDesign), tem uma coisa que os outros não têm, que é a integração transversal das funcionalidades e que torna todo o processo criativo e de montagem final mais simples, rápido e eficiente.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Dizes isso porque não sabes que o GIMP é muito mais lento que o Photoshop

        Porque não sabes que o Photoshop, ao contrário do GIMP trabalha a 16 bits por canal de cor, ao contrário de apenas 8 no GIMP

        Também não sabes que o Photoshop normalmente é utilizado como impressor, e o GIMP não faz um trabalho metade do bom.

        E o suporte de cores Pantone CMS (Color Matching System)? Zero! Não é?

        Deves desconhecer por completo o que é um ficheiro RAW, e os sistemas Open Source não se parecem, nem de perto, nem de longe, com os outputs dos sistemas proprietários.

        Se utilizares uma Nikon, Canon, Leica, PhaseOne, Hasselblad, Pentax, Olympus, Sony, etc. etc. etc. só tens suporte no Mac OS X e no Windows, ou seja, que câmera vais comprar que seja compatível com Linux? A câmera do Raspberry Pi?

        Para video? Não tens nada como o Final Cut Pro do Mac, depois do FCP do Mac, tens o Premiere da Adobe, e o Vegas da Sony, de resto, tens as ferramentas amadoras, ferramentas do Linux que nem aceleração por hardware têm!

        Enfim…

        Eu uso profissionalmente e na minha área Linux, é um bom sistema operativo para infra-estruturas e dispositivos embebidos, mas para Desktop e Workstation é uma nulidade.

        1. Avatar de Mario Junior
          Mario Junior

          Coooooommboooo break! xD

          Realmente, concordo com o seu comentário. Os linuxistas tem que parar com essa mania de falar que pra todo software de Windows ou OS X, tem uma alternativa para Linux.

          Primeiro, quando tem nem sempre é tão bom quanto o disponível para Win ou OS X, e ás vezes é até uma *censored* comparado aos proprietários.

    2. Avatar de AkiAli
      AkiAli

      Essa é boa ! A System76 é especializada em montar computadores com Linux (Ubuntu).
      Ora vejamos TODOS os outros grandes fabricantes de obrigam a levar/pagar o Windows.
      Por isso acho muito bem esse excelente desktop para Linux. Para Windows a escolha não falta em qualquer loja (é pena que para Linux é uma miragem).

  4. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Quando criei o artigo do novo Mac Pro da Apple era quem mais dizia que era um preço absurdo e etc., para este que custa +5000€ já não é caro!
    Enfim… Haters!!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Quando tem maça é caro, o resto não 🙂

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Claro… como já vimos…

        Esquecem-se que os Mac Pro têm processadores Intel Xeon, e não “Pentiums”, têm RAM ECC e não “Super Pro Overclock”, têm discos industriais e não “Super Speedy”, têm uma marca, com documentação, garantia, reputação, e não montados com uma chave de fendas numa garagem de alguém… têm placas gráficas de Workstation e não de jogos…

        Comparando com DELL’s e HP’s workstation, por exemplo, têm preços competitivos…

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        PS: 2 processadores… o que é bem diferente…

        Uma motherboard com 1 CPU custa menos de 100€, uma com 2 CPU custa 500€ para cima, já para não falar do preço do CPU, que nem sequer é Core i3/i5/i7, é Intel XEON.

    2. Avatar de pedro ubuntu
      pedro ubuntu

      meu amigo sera que ouvi bem ???
      estas a tentar comparar a APPLE com o LINUX ??????????

      USA army usa linux:
      http://news.cnet.com/8301-11386_3-57449783-76/u.s-navy-turns-to-linux-to-run-its-drone-fleet/

      linux rules in financial:
      http://www.computerworlduk.com/in-depth/open-source/3297284/linux-rules-the-world-of-international-finance/

      nasa opts for linux:
      http://www.cbronline.com/news/nasa-opts-for-linux

      bom para design é linux nao a apple:
      http://blogs.computerworld.com/pixars_rendering_software_big_on_linux_servers_not_mac

      linux equipa 95% dos supercomputadores:
      http://itsfoss.com/95-percent-worlds-top-500-supercomputers-run-linux/

      cern:
      http://linux.web.cern.ch/linux/

      nsa:
      http://www.nsa.gov/research/selinux/

      meu estas desactualizado,,,,achas mesmo que se a APPLE fosse
      melhor que o linux o exercito norte-americano o escolheria ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
      achas mesmo que se a apple fosse melhor que o linux os maiores estudios de animaçao deste planeta (PIXAR,DREAMWORKS,DISNEY,HOLLYWOOD) teriam mudado par LINUX ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      enfim apple fanboys ….

      1. Avatar de Ivan Cantarino
        Ivan Cantarino

        Em primeiro não estou a comparar sistemas operativos, mas sim equipamentos.
        Se não leste bem, lê novamente.

        Ninguém falou de SO que as forças armadas usam, não sei porque alma te foste lembrar disso.

        No artigo que escrevi, que certamente não leste, descrevi as características do equipamento e as críticas foram maioritariamente as mesmas, ao que neste computador ninguém comenta os preços.

        Este equipamento tem 6GB de gráfica, assim como o Mac Pro, 64GB Ram, assim como o Mac Pro, o Mac Pro tem mais espaço SSD que este equipamento, tem 1\5 do tamanho.
        Processador o Mac Pro é Bem superior… Xéon E5 – 12 núcleos vs 6 núcleos deste equipamento.

        Antes de falares e vires para aqui com links das forças armadas americanas e afins, pensa, pois farás melhor figura.

        Fiz um comentário de Hardware w não se Software, se é que sabes as diferenças.

        Quanto a eu estar desatualizado… fazes-me rir !!
        Informática\Tecnologia\Programação são o meu ganha pão rapaz!

        p.s. a máquina descrita é simplesmete fabulosa e eu podia bem com ela, simplesmente realizei um comentário!

        1. Avatar de Ivan Cantarino
          Ivan Cantarino

          LOL e ainda foste falar da Pixar… que é da Apple XD

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Podias ter ficado pelo outro comentário. A Pixar não é nem nunca foi da Apple. A Pixar foi comprada a título “pessoal” pelo Steve Jobs à LucasFilm e em 2006 ou 2007 a Disney comprou a Pixar, por curiosidade o Steve Jobs com esse negócio tornou-se na altura o maior accionista privado da Disney.

          2. Avatar de Fernando Andrade

            ro corrigir um facto, a Pixar foi Fundada por Steve Jobs, ora vai ver no Toy Story(o primeiro) se não aparece o nome do Steve Jobs nos creditos 🙂

        2. Avatar de Alberto

          O facto de ser o teu ganha-pão não te torna por obrigação um expert na matéria.

          Quanto ao restante, concordo plenamente.

          1. Avatar de Ivan Cantarino
            Ivan Cantarino

            Alberto, eu disse que era um expert na matéria?

            Enfim…

          2. Avatar de Fernando Andrade

            o meu patrão é assim, vende informática não faz a mínima ideia do que se faz a nível de informática hoje em dia…

          3. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            @FERNANDO ANDRADE.
            A empresa depois de comprada pelo Steve Jobs à LucasFilms em 1986 foi rebatizada com o nome “Pixar”. No entanto a empresa em si não foi fundada pelo Steve Jobs, a empresa pertencia à LucasFilms. O Toy Story foi lançado em 1995 e uma vez que o Steve Jobs era o dono é normal que nos créditos apareça o seu nome. Agora dizeres que foi fundada pelo Steve Jobs é asneira, e para não dizeres asneiras mais vale estares calado, não achas?

          4. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            @FERNANDO ANDRADE.
            E para não teres dúvidas visita o site da pixar http://www.pixar.com clica em “About” e depois em “Our Story” e lê com atenção…..

      2. Avatar de MigM
        MigM

        Que software é usado na Pixar? Isso é que é importante e não onde o resultado final é renderizado. 🙂

      3. Avatar de Nelson
        Nelson

        Primeiro, o Linux não é tuilizado para design na Pixar, mas para rendering farms.

        Segundo, não percebes nada do assunto… comparar uma Kernel (Linux) com um Sistema Operativo, e plataforma (Mac OS X)…

        Terceiro, tudo o que podes fazer no Linux, podes fazer no OSX, menos correr o OSX em computadores que não Apple, portanto, é por isso que não vês OSX nos supercomputadores, que são coisas que nem devias pronunciar, dado que não deves ter ideia do que é um supercomputador, sequer…

        Quarto, quando fizeram um super-computador com PowerMac G5, foi o terceiro melhor supercomputador do mundo, e custou ¼ do 2º, e menos de metade do 4º: http://www.youtube.com/watch?v=SlWnv4-H0W0

        1. Avatar de Alberto

          Porrada já!!
          Tira-lhe um olho e de seguida dá-lhe uma cabeçada à Cais-do-Sodré!

        2. Avatar de Ivan Cantarino
          Ivan Cantarino

          Nelson nem vale a pena.
          Faz como eu… deixa os coitados falarem mal do que não sabem que a gente marca um café para se rir um bocado 😉
          Abraço.

    3. Avatar de Cenas
      Cenas

      Era caro para as especificações que tinha…

    4. Avatar de Jorge Barbosa
      Jorge Barbosa

      “O preço base da máquina é de $1699.00 (cerca de 1270€) com as seguintes características:

      CPU: Quad-core Intel Core i7-4820K @ 3.70Ghz
      RAM: 8GB DDR3 RAM (1866 MHz)
      GPU: 1GB nVidia GeForce GTX 650 (384 CUDA Cores)
      Disco: 120 GB Intel 520 Series Solid State Drive ”

      Os 5000 é até onde pode ir!!!

      Diz-me se arranjas um apple com estas configurações base ao mesmo preço ou parecido 😉

      1. Avatar de lmx
        lmx

        pois…agora disses-te tudo 😉

        cmps

      2. Avatar de Alberto

        Com esta configuração, será que dá para jogar o chuckie egg? 🙂

    5. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Pois claro, é que uma Nvidia GTX Titan 6GB e igual a uma ATI HD 5870 1GB. o Leopard Extreme de topo traz 4 disco de 4TB (16TB) mais duas SSDs de 480 GB compara isso com o Mac Pro em que só podes colocar 4 drives.

  5. Avatar de Pedro Queirós
    Pedro Queirós

    “Quer um PC com um CPU de 6 núcleos, 16 TB de memória …”

    -> Memória de armazenamento: até 12 TB, SATA III, Hot Swap

  6. Avatar de Charles
    Charles

    Qual é o nome da caixa? Pode ser comprada em separado?

    1. Avatar de Ivo Vargas
      Ivo Vargas

      A caixa é a Lian-Li PC-V750WX, anda na volta dos 300€. XD

      1. Avatar de Charles
        Charles

        Obrigado Ivo, e do mesmo género mas mais barato, nada? xD

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Acho que com um hardware destes até dá para correr ni Ubunto uma maquina virtual para emular o windows 8, que por sua vez pode correr uma maquina virtual que corra o windows 7 que por sua vez corra um emulador de play station (se existir) que por sua vez corra um versão crackada do GTA V, e com o Battlefield 4 a correr em background numa das maquinas virtuais com windows, só para meter nojo!!!
    Xiça penico!! Com tanto poder de processamento, memoria e disco tem de trazer umas buchas metálicas e parafusos de 10mm de diametro para prender a maquina ao chão para não abalar a fugir!!

    PS:
    Para quem não percebeu, eu estive sempre a ser sarcástico!! 😀

    1. Avatar de lmx
      lmx

      a paret do sarcastico…foi meu esquisita…

      com que então para jogar precisavas correr maquinas virtuais??

      Fazes me lembrar…um colega de faculdade que tive…ninguém queria fazer trabalhos de grupo com ele…porque ele metia-se em apuros no seu mac e depois…não trabalhava 😀

      Então…ele tinha um mac, em cima do mac corria o win 7 virtualizado, e em cima corria o cigwin…

      que é um abiente virtualizado para teres por exemplo o compilador gcc a correr no windows…

      como se isso não bastasse programava na maquina virtual windows…

      epa aquilo estava sempre a dar buraco, ela lento, e o esquema do teclado , bem …era um kungfu desgraçado…

      Sinceramente não percebo a vossa forma de pensar…

      Então não poderias jogar directamente na maquina base?? tinhas de criar duas maquinas virtuais, e uma dentro da outra, para trabalhar??
      Isso é mesmo como o outro artista…assim não ha maquina que aguente…e ai de quem disse-se mal do seu MAC ou método de trabalho…comia-te logo vivo 😀

      cmps

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Ele disse que tinha de fazer alguma coisa??? Foi uma piada para Geeks. Eu ri-me 😀

        Ele disse que com um maquinão daqueles dava para fazer XPTO, não disse que era necessário fazer XPTO. Ainda por cima para os menos dotados que não entenderam a piada à primeira, fez a ressalva que estava a ser sarcástico.

        Mas tu nem com a explicação chegaste lá 😀

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…

          revê lá o sentido das coisas…

          ele disse algo que de alguma forma favorece o sistema, mas sendo bastante orintador para o facto de ter que correr windows para jogar…

          No final diz que afinal está a ser sarcastico…portanto de alguma forma nega o que disse antes…

          Se reparares no meu comentario verificas que chamei a atenção para isso no inicio do mesmo…

          Será que fui eu que com a explicação não percebi? 😀

          cmps

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        lmx
        Eu não disse que o faria, o meu Portugês pode não ser lá muito bom, mas nunca disse que o faria, além estar a tentar ser sarcástico, estava unicamente com esse mesmo sarcasmo tentar enaldecer as brutais caracterisitcas da máquina ao ponto de se poder fazer uma Matryoshka de virtualizações absurdas e ainda sobrar poder de computação para dar e vender (mais um sarcasmo :D)

        Por acaso também tive um colega na universidade que adora o Linux e tinha uma distro , CentOS se bem me lembro, instalada e a correr windows XP virtualizado em cima do linux (já foi a uns anos), eu fui umbocado menos arrojado e instalei o CentOS com opção de arranque no boot para escolha de OS entre o linux e o windows.
        Mas esse colega, ao contrario do teu, safava-se bem ao ponto de ter conseguido fazer o projecto de final curso com o esse arranjo, dimensionar e simular o funcionamento um circuito de controlo para um conversor DC-DC com software tipo SPICE (que por acaso só funcionava em Linux) e calculo numerico brutalissimo ao ponto de deixarmos os PC’s a mastigar dados, ir beber um café ao bar da escola voltar e ainda esperar pelos resultdos!!

        Mas sim, concordo com o que dizes no fim, nunca criticar um dono de Apple, principalmente criticar o seu equipmento!
        Não sei porquê, mas quando alguém se torna dono de um objecto dessa marca fica um bocado territorial como machos com cio a tentar defender terreno! (agora tou a ser matafórico :D)!!!

        Cmps!!

  8. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Dá pra imaginar o tempo de boot dessa brincadeira :P…

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    A primeira coisa que faria era limpar o Ubuntu e meter-lhe Debian ou Arch.

    1. Avatar de Alberto

      Olha… eu a primeira coisa que fazia era borrifar-me para o pc, pegava no dinheiro e fazia um upgrade ao velhinho golf 3 tdi, agora andam aí a montar dispositivos de hidrogénio nos carros para poupar combustível.
      Se sobrar dinheiro falo com aí com um expert qq e ponho um tablet com ubuntu ligado o carro.
      Qual mac, qual windows, qual linux…. vamos mas é gastar a massa nos copos e uma jantarada com a malta!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Olha… isso é que é tabaco, alcool e gajas e que lixe os computadores!

        Com 5000€ dava para por as kengas todas do Passerelle a fazer lap dance e afins, além de malhar copos de wiskey a noite toda!! 😀

        1. Avatar de lmx
          lmx

          epa…isso já é demasiado hardcore…e altamente destructivo 😀 lol

          mas gajas, desde que seja producto denominado, com selo de qualidade garantida, e sem doenças por trás do aspecto visual…acho que será normal a malta gostar…digo eu 😀 lol

          caso contrario prefiro os Pc’s…é sempre melhor do que apanhar uma virose e no dia seguinte acordar…olhar por exemplo para os pés e contares por exemplo 6 dedos em cada um. Pimba…ja foste infectado!! 😀 lol

          cmps

        2. Avatar de JFMoreira
          JFMoreira

          Epá, o tabaco é que está a mais!! 😀 😀

      2. Avatar de coisos
        coisos

        Tantos comentarios e o unico com razão és tu!!
        vamos todos pó tasco do zé amandar umas mines abaixo!!

  10. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Seria interessante se existi-se um revendedor em portugal da System 76.

    1. Avatar de P.

      Se houvesse eu seria o cliente nº 1!

  11. Avatar de P.

    Um bom artigo!

    Já sigo a System76 há uns tempos e and a namorar esses equipamentos. Infelizmente há três grandes causas para ainda não ter optado por estes aparelhos.

    1- É expedido de um pís extra comunitário logo deverá pagar um acréscimo de 20% alfandegário
    2- Os portáteis não tem opção de mapa de teclas para português
    3- Não há garantias de reparação hardware (a não ser que o enviamos por correio overseas a nossas custas).

  12. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Aviso que o i7-4820K é Ivy Bridge-E, no Socket 2011, não tem nada ligado ao Haswell, que está apenas presente no Socket 1150.