Lenovo Air 13 Pro: Mais um rival do Macbook Air por 749€

48 Comentários

Não foi apenas a chinesa Xiaomi que lançou um forte concorrente ao Macbook Air da Apple. No mesmo dia em que a Xiaomi apresentou ao mundo o Mi Notebook Air, a (também) chinesa Lenovo lançou o Air 13 Pro.

Vamos conhecer quais as especificações desta máquina.

Lenovo Air 13 Pro


A chinesa Lenovo lançou um ultra-portátil de 13” com processador Skylake, placa gráfica NVIDIA e com um preço base de 749€. Tal como o Mi Notebook Air de 13”, o Lenovo  Air 13 Pro vem com ecrã IPS e uma gráfica NVIDIA GeForce 940MX que garante uma resolução máxima de 1920 x 1080.

Lenovo Air 13 Pro - 2

O processador é um Intel Core i5-6200U, tem 4GB de RAM e 256GB de memória SSD. Este equipamento traz suporte  para redes wifi com a norma 802.11ac e Bluetooth 4.1.

Destaque ainda para uma porta USB 3.0, porta USB 2.0, porta USB tipo-C, dois microfones e duas colunas de 1W. Além das características referidas, destaque ainda para a bateria de 46 Whr, uma webcam com resolução 720p e um leitor de cartões SDXC.

Lenovo Air 13 Pro - 3

No geral, a versão base desta máquina não é propriamente idêntica ao Mi Notebook Air (tendo em conta as especificações do modelo de 13,3”) pois tem um processador inferior, menos RAM e menos power em termos de CPU. Em termos de placa gráfica e bateria são semelhantes. Mas há outras versões:

  • Intel Core i5, 4 GB RAM, 256 GB SSD com GPU Nvídia (749 Euros)
  • Intel Core i7, 8 GB RAM, 256 GB SSD com GPU Nvídia (858 Euros)
  • Intel Core i7, 8 GB RAM, 512 GB SSD com GPU Nvídia (954 Euros)
Lenovo Air 13 Pro, Macbook Air ou Mi Notebook Air?

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro C.
    Pedro C.

    Realmente… não percebo… fazerem modelos estéticamente semelhantes eu até entendo, agora, usar nomes iguais?! Isso mostra realmente a postura de uma empresa no mercado. Querem-se colar à Apple a toda a força… custava muito “criar” um nome diferente e não usar o Air?! Enfim… empresas chinesas… por mais qualidade que tenham pecam sempre nestes aspectos.

    1. Avatar de Arrenildo
      Arrenildo

      Jovem…
      O Air não é o nome, é o conceito…

      1. Avatar de Pedro C.
        Pedro C.

        Jovem… Mackbook Air… que eu saiba é o nome do dispositivo… Assim como este se vai chamar Lenovo Air certo? Comentário mais despropositado… a começar logo pelo “jovem”… enfim…

        1. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Mas qual é o problema de ser Air. Os carros,por exemplo, também existem bastantes que usam o modelo TDI

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        copycat por copycat prefiro os asus zenbook… mas é bom para agitar o mercado

    2. Avatar de Santos
      Santos

      Agora que a Apple vai descontinuar o MBA, e despejar os MBA a preço de saldo, é que eles apostam…

    3. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Estou de acordo, não há necessidade de copiar o nome.

      1. Avatar de NT
        NT

        Tem necessidade… porque se disseres ultraportátil ou netbook ninguém sabe o que é… agora dizes (MARCA) air toda a ‘gente’ sabe que é um computador fininho, pequeno e leve…

    4. Avatar de Nacho Vidal
      Nacho Vidal

      Isso não importa nada porque:
      1º Qual é a percentagem de pessoas que compram apple por causa do status?
      2º Quais os que compram porque percebem e vêm as vantagens(no software, qualidade de construção etc). Estes “rivais” vão ser comprados por aquela percentagem que sobra, que não deverá ser assim tanta.

  2. Avatar de dsadas
    dsadas

    Mais caro que o xiomi, e muito mais feio etc.. Para isso comprava o xiomi

    1. Avatar de RF
      RF

      Problema é o xiomi só ser vendido na China.. pelo menos para já! E quando chegar à Europa deve vir mais caro.. e garantia nada.. A Lenovo pelo menos já está na Europa e tem garantia.. Mas sim o Xiomi é mais bonito que este!

      1. Avatar de LuisG
        LuisG

        O problema do Xiomi será sim o teclado. Dúvido muito que disponibilizem em PT…

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      So que um dá-te garantias, o outro não, vale bem a diferença de preço.

      1. Avatar de Chuck Norris
        Chuck Norris

        Em que te baseias para dizer que a xiaomi não te da garantia?

        Experiência própria?

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          A Xiaomi (marca) dá te garantia em Portugal? (Ou seja, tens 2 anos de garantia sem custos de envio/recepção/alfandega)

          1. Avatar de Chuck Norris
            Chuck Norris

            Não pagas portes, fazem te a recolha em casa pela transportadora à semelhança do que a One Plus faz.
            Custos com alfandega? Aos anos que isso já não acontece…

  3. Avatar de Santos
    Santos

    Aqueles autocolantes e aquele plástico pintado são tão bonitos!

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Talvez não saibas… mas os autocolantes tiram-se 😀
      E pode ser a base em alumínio. Dúvido que seja um “unibody” de alumínio, mas vamos ver.

  4. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    A resposta seria Apple
    Pelo software, pela robustez do equipamento
    porque as specs são ela por ela.

    Depois vem um “entendido” em Windows e diz pois é mas o Apple é mais caro e ai eu sorrio e digo, põe o Windows a correr nas duas máquinas e depois de testares diz lá qual é o mais rápido e com mais autonomia.

    1. Avatar de int3
      int3

      yap o windows corre melhor nos macs com specs baixas do que os normais pcs com specs pouco melhores…

      1. Avatar de dsadas
        dsadas

        Sera que ninguem entende por o windows corre melhor no mac que os outros?

        Eu sou a magia que a apple usa…. SSD PCI-E 3GEN (ja existe 4)… uau, metam um ssd destes nu pc normal e depois digam alguma coisa…. aquilo le e escreve mais de 1kmgb/s… é a mágia…

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          Não é preciso isso… o meu macbook pro é de 2007 e na altura já fazia isso.

        2. Avatar de João RS
          João RS

          Jazuz tanto erro!

          1kmgb/s, essa é boa!

          1. Avatar de dsadas
            dsadas

            1k = 1000
            mgb/S.. escreve a 1000 megas (se queres assim) por segundo…

            Entendido?

    2. Avatar de OhGod
      OhGod

      E depois vem um “entendido” em Finanças e diz que o melhor é aquele que tem melhor relação preço/qualidade. E o Apple garantidamente que não o é.

      A resposta depende do que pretende…

    3. Avatar de Kekes
      Kekes

      Lol, pela diferença de preço da quase para comprar 2, um para usar de manhã e outro à tarde…

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Mas estás a comparar mas especificações, ou só o preço de entrada, olha que plástico não é alumínio.

    4. Avatar de eduardo
      eduardo

      Tem toda a razão no que diz, no entanto quem tem de trabalhar com programas que nao funcionam em IOS ( ArcGis por ex. entre outros ) teriam de o correr em dual boot, e sim ja fiz o teste e em performance é equiparavel a um i3 de 450€.
      Depois tem outro grande problema, quem trabalha em renderização 3d a grafica de um air/pro é fraca, so nos modelos de topo ( falamos de mais de 2k € ) e mesmo assim quando comparado com um modelo do mesmo valor em windows a qualidade e performance é superior em mais de 50% (infelizmente falo com conhecimento de causa ) Adoro o design apple, o sistema operativo é perfeito porque é um port de BSD, mas é caro tendo em conta as especificações e em termos de compatibilidade com alguns programas que uso é baixissimo… não é totalmente culpa da apple, mas para mim e para muitos não serve

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Sim há aplicações para as quais certas máquinas são muito melhores.
        Tudo depende do que precisamos de fazer com o bixo

      2. Avatar de Pedro C.
        Pedro C.

        Eduardo, concordo com tudo o que referiu, no entanto… Só mesmo em desespero é que alguém vai tentar fazer um render 3D num air… até mesmo num pro… o sistema de refrigeração desses equipamentos não está de modo nenhum preparado para isso. Claro que se estivermos a falar de renders super simples, qualquer coisa dá… agora um render a sério de várias horas só se for para ver o portátil queimar ao fim de alguns dias…

        No entanto, tenho a dizer que no mackbook pro ainda cheguei a fazer alguns trabalhos em Max e Maya e portou-se muito bem, sem problemas de visualização no viewport e com tempos de render aceitaveis… o problema é mesmo o aquecer da máquina…

  5. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Lenovo, outra vez, talvez não. Não que eu esteja descontente com o que comprei no início do ano, pois vem com um I5 modelo U-5200, creio eu, e cumpre perfeitamente com o que lhe é exigido. Mas eu ainda assim continuo a utilizar o velhinho Acer Core 2 Duo…
    Agora vindo com um processaor Skylake i7 pode ser que valha a pena! O i5 do Mi Netbook é inferior e equipado com o Intel Core M, nem pensar! Mas o Xiaomi também parece mais bonito que o Lenovo.

  6. Avatar de raquel
    raquel

    Na ordem dos 500 euros, qual o melhor computador para se comprar neste momento?

    1. Avatar de raquel
      raquel

      Para trabalhar em word e navegar na net

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Tens muitas escolhas, pensa no tamanho de ecrã que pretendes e se queres andar com ele para trás e para a frente, ou se é para estar mais à secretária.

        1. Avatar de raquel
          raquel

          Para estar ligado 24/7, andar de um lado para o outro. Tem de ter hardware de guerra 🙂 Tamanho de ecrã 15 ou 17 polegadas. Obrigada!

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            Hardware de guerra por 500€ vai ser complicado, bem como 17″ com esse orçamento mas há algumas propostas de 15″ com hardware bastante razoável sugiro :

            http://www.kuantokusta.pt/informatica/Computadores/Portateis/Lenovo-Essential-B50-80-HSW-i3-4005U-4GB-500GB-DVD-RW-DL-80LT003APG-p-1-413950

            ou

            http://www.kuantokusta.pt/informatica/Computadores/Portateis/Dell-Vostro-3558-15-6pol-i3-4005U-4GB-500GB-BNV5804O-p-1-430916

            Dou preferência ao Dell

          2. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            Hmmmm,
            Há uns Dell a +. 500 € no KuantoKusta, tipo core I3 com 4 Gb de Ram disco de 500 gb e ecrã de 15″

      2. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        Melhor será optar pelas 15,4 polegadas. Abaixo disso o ecrã torna-se demasiado pequeno. Com 17 polegadas ficas com um mono, que não é um portátil mas um transportável.
        E no que respeita ao processador, se poderes optar por um I5 em vez de um I3 mais vale. Desaconselho vivamente os Pentium Core, tenham eles até 4 cores, por experiência na primeira pessoa: comprei um Asus cum um processador destes por € 449,00 e arrastava-se. Felizmente que teve problemas de teclado e acabei por trocá-lo por um Lenovo, com um I5-5200U e 8Gb de memória e é mesmo outra realidade.!Procura na medida do possível, um processador mais poderoso e também tanta memória quanto possível, se bem que relativamente à memória, deverás poder fazer um up-grade a qualquer momento; o que já não poderás fazer relativamente ao Cpu…

        1. Avatar de raquel
          raquel

          Obrigada. Algum modelo específico? Gosto da asus… parece-me que tem uma boa relação preço/qualidade. O computador é para trabalho – windows, excel, net, alguns programas de tradução, nada de jogos. É uma ferramenta diária, de trabalho e pesquisas pela net. Agradeço as recomendações. Ah, gosto que tenha touch sreen.

          1. Avatar de Nitroglycerine
            Nitroglycerine

            Isso com touch-screen pode inflacionar o preço bastante, salvo melhor opinião. Eu também gostava da Asus do tempo do meu EeePc mas desta dei-me mal. Felizmente tinha comprado numa grande loja de um centro comercial. Quando falharam reiteradamente na reparação pude aproveitar e, pagando mais, trazer algo superior. Em boa hora o fiz, mesmo se a qualidade dos plásticos não é a melhor. O alumínio difere muito do plástico, na verdade, mas paga-se. Procura aproveitar uma das promoções das grandes lojas dos centros comerciais para comprar algo com as melhores specs se puderes. O processador, a memória e a capacidade de escolher são importantes, mas uma gráfica dedicada, em vez de uma integrada será sempre uma vantagem.

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Raquel, tens vários modelos Asus sobre os 400€ con i3, 4 GB RAM e 500 GB HDD. Eu recomendo falar com a loja para substituir o HDD de 500 GB por um SSD de 256 GB nen que tenhas que dar 50€ mais. Se te pedirem 100 então compras tu um ssd e mantens o que veio HDD 500 GB numa caixa externa USB

  7. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    SONY Vaio PRO 13 FTW! 😉

  8. Avatar de NT
    NT

    Bem pelo menos já se começam a ver (nem que seja no papel…) ecrãs com resoluções minimamente decentes com preços que ‘cabem’ no bolso. É que HD já é uma resolução muito baixa tendo em conta que já existem 4K…

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Alguem sabe qnd chega a portugal?

  10. Avatar de Serato
    Serato

    Qualquer laptop que seja inferior a “17 não vale a pena.
    O que se vê são laptops cada vez mais pequenos e caros….
    As specs também não são assim tão interessantes. Quanto aos MacBook, só mesmo que gosta de desperdiçar dinheiro é que compra…. existe no mercado bem melhor e mais barato a correr o melhor SO da actualidade.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Um Laptop de 17″ quanto pesa d mede? A maioria tem um PC de mesa (seja laptop de 15 ou 17″ ou um Desktop) e tem um portátil que possa levar consigo para o trabalho, estudo, férias, etc, e aí precisas cada vez mais de um Laptop fino, leve, potente.

      1. Avatar de Serato
        Serato

        Eu preciso sempre de um Laptop com “17 e mínimo 8gb ram e 1tb de disco.
        A continuar assim, qualquer dia andamos a pagar para ter laptops de “9….. Com specs de à 5 anos

        1. Avatar de dsadas
          dsadas

          E vamos andar com um tijolo de 17″ em trabalho, no dia-a-dia, para a escola… nossa