Intel traz de volta processador Pentium de 22nm

28 Comentários

Os adeptos de desktops esperam ansiosamente por novidades da próxima série de processadores baseada na tecnologia de fabrico de 10nm da Intel. Depois de ano de domínio claro por parte da AMD, fica a dúvida se a rival conseguirá responder à altura. Contudo, pelo novo anúncio, parece que por agora a Intel tem apenas para oferecer um processador descontinuado com mais de 6 anos, o Pentium G3420.

Não seria propriamente o que o mercado estaria à espera. Assim, qual será a ideia para esta “jogada” da Intel?

Imagem processador Intel de 22nm



O que ainda terá para oferecer o Intel Pentium G3420?

Segundo informações avançadas pela empresa sediada em Santa Clara, a ressurreição de um antigo processador e agora descontinuado, encontra-se planeada. A fabricante de processadores deseja trazer de volta o formidável Pentium G3420 da antiga arquitetura Haswell.

Este processador foi um sucesso de vendas há cerca de 6 anos. Na altura, aquando o seu lançamento, oferecia uma alternativa de entrada com uma performance sólida e a um preço baixo.

 

Intel passa por dificuldades em inovar?

De acordo com o site Tom’s Hardware, o retorno do velhinho G3420 estará relacionado com as recentes dificuldades da Intel. A gigante parece ter dificuldades em responder à procura dos seus processadores com tecnologia 14 nm. Desta forma, a falha fez com que a mesma fosse obrigada a partilhar publicamente um anúncio para todos os clientes e mencionado que o problema ainda não se encontra em fase de resolução.

Gostaria de reconhecer e pedir sinceras desculpas pelo impacto que os recentes atrasos na remessa de CPUs estão a causar no seu negócio e agradecer à sua parceria contínua.

Escreveu em carta aberta Michele Johnston Holthaus, vice-presidente executiva e diretora-geral de vendas e comunicações da Intel.

Assim, com este retorno, a Intel pretende trazer mais uma alternativa ao mercado de forma a cobrir uma percentagem reduzida de máquinas, onde o poder de processamento deste modelo Haswell seja suficiente para tarefas pretendidas. Assim, a empresa poderá ver reduzido o défice de entrega de unidades das séries mais recentes do seu catálogo.

 

Mas o que oferece este processador?

Apesar de voltar às prateleiras, este processador em questão, sem suporte com Hyper Threading, vem equipado com 2 núcleos e 2 threads com uma velocidade de 3.2 Ghz. Este pode ser utilizado com qualquer socket 1150. Portanto, estamos perante um componente com foco em máquinas básicas.

Em suma, é importante referir que não é de todo recomendado para máquinas gaming ou máquinas  para processamento mais exigente.

 

Novos AMD Ryzen 4000 e X670 chipset esperados no final de 2020

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vicente
    Vicente

    Wow! Brutal!!

  2. Avatar de Keytek
    Keytek

    Quando sai o Pentium 200MMX, sinto-me nostálgico…

    1. Avatar de Frozen
      Frozen

      Eu tive um 120… Um descontinuado… O normal era o 133

      1. Avatar de Emanuel Vicente
        Emanuel Vicente

        E eu um Pentium a 166mhz. Que luxo

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Eu também tive um Pentium 133… no longínquo ano de 1994

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      E o botão de “Turbo”…?! 😀 😀

    3. Avatar de Windman
      Windman

      O meu primeiro foi um 486 DX a uns estonteantes 33MHz

  3. Avatar de Vx
  4. Avatar de pgomes
    pgomes

    Intel, agora é uma empresa incapaz de avançar, por isso anda para tráz.

  5. Avatar de cat
    cat

    Eina ! Jogar o Deck 17 no UT a 300 fps. Brutal !!!!

  6. Avatar de Fulano
    Fulano

    Uma boa (?) jogada da Intel para segurar as empresas clientes.

    1. Avatar de Mestre em direito
      Mestre em direito

      A mim soa -me a “desespero e com isso tenta impingir modelos velhos em stock quase de graça a ver se não compram chips da concorrência”

  7. Avatar de Ney Vigas
    Ney Vigas

    Isso é resultado da política dela mesma! A cada novo processador, uma nova placa-mãe, sem nenhum motivo aparente de ganho ou mudança positiva em componentes(mesmo tipo de memória, portas usb, sata…), o usuário inevitavelmente era obrigado a trocar tudo, aumentando significativamente o upgrade! A Amd era diferente, mantinham a mesma pinagem, permitindo trocar somente o processador e preço mais baixo.
    Não acredito que quem deseje fazer um upgrade ou montar uma máquina(exceto escritório – uso de word/excel), vá pra um processador mais antigo! Pois talvez tenha dificuldade em adquirir placa mãe e memórias mais antigas são muito mais caras de se obter, o que com certeza vai inviabilizar esta montagem.

  8. Avatar de Lucas
    Lucas

    Depois que pus as mãos em um Ryzen 2600, foi amor de primeira pelo que paguei e desempenho, Intel nunca mais!

  9. Avatar de sidney mori
    sidney mori

    Nunca nem deveria ter mudado o nome dos processadores, adorava o penntium 4

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Por este andar daqui a nada estão a lançar de novo P4 no socket 478 lol

  10. Avatar de Manu
    Manu

    Bastava baixarem os preços atuais para serem competitivos com a AMD, mas OK, assim vão enganar o sector empresarial nas máquinas basicas e nas altas continuam com os Xeon, só quero ver a HP e Dell a lançarem workstations Ryzen e Threadreaper depois aí sim acredito na mudança de paradigma. Entretanto é só o mercado entusiasta que está de pestana aberta.

  11. Avatar de JP
    JP

    Kkkk tenho uma caixa de tênis Adidas cheias de processadores Pentium.

  12. Avatar de JAIR C OLIVEIRA
    JAIR C OLIVEIRA

    AMD esta a recuperar, e a INTEL não sabe o que fazer

  13. Avatar de Elkido
    Elkido

    Parece que a AMD já vai nos 7 nanómetros e já pisca o olho aos 5 nanómetros….e a Intel se quedou nos 14 nanómetros

  14. Avatar de Cassio Luis Riboli
    Cassio Luis Riboli

    saudades do 486

  15. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    O meu iG3260 Haswel SKT 1150 LGA 22nm trabalha 14 horas/dia/7dias/semana e anda na broa com 32GB RAM e 2xSSD + 3 HD 2TB. Só quando ele morrer é que troco por outro e venho do jurássico i286

  16. Avatar de Pedro Lucas
    Pedro Lucas

    Eu quero o meu 8088 de volta. Tinha 768KB, que era um luxo, os 640K mais 128K para uma Ramdrive que dava um jeitaço

  17. Avatar de Danilo
    Danilo

    Não seria mais fácil reviver um g4400, ou um processador com soquete liga 1151, mas pelo que vejo é a Intel obrigando alguns a trocarem o soquete novamente. Se a Intel não mudar sua atitude, vai afundar se realmente veremos um reinado AMD.

  18. Avatar de O óbvio
    O óbvio

    😀 😀 😀

  19. Avatar de O óbvio
    O óbvio

    ai, ai, ai o meu portátil “Convertible” com um x88, e 614kb de memoria e duas disquetess de 1,4kB, da IBM de 1990 era um mundo insonhável … … … 😀 😀 😀

  20. Avatar de Rud
    Rud

    “I really don’t understand the big deal. This is misrepresented. It’s not saying that Intel is bringing back 22nm. It’s stated that the original EOL is being canceled and product availability is continuing.

    “Please disregard the notice of the product End of Life as shared in prior communications and note that this product will continue to be available for orders as usual. Intel is not pursuing EOL of this product at this time. ”

    Meaning, it’s available now and it won’t be going away. There is no “bring it back” as it didn’t actually leave the market. These chips are not meant to replace or substitute higher end CPUs.

    People making a big deal about nothing because some German site doesn’t have a clue”

  21. Avatar de Luiz
    Luiz

    Pior que pensei tratar-se de uma versão para 1151 e DDR4… Mas não! Então vão ressuscitar o 1150 e as DDR3 tb? hehehe