Intel: Raja Koduri diz que as placas gráficas de 200 a 225W são as ideais

14 Comentários

Antes do anúncio oficial, muito se escreveu sobre o consumo energético das novas placas gráficas da Nvidia. E quando o anúncio finalmente aconteceu, a marca revelou que o TDP do modelo topo de gama GeForce RTX 4090 é de 450W, enquanto que o da RTX 4080 é de 320W. Por sua vez, do lado da AMD, a flagship Radeon RX 7900 XTX consome 355W e a RX 7900 XT consome 300W.

No entanto, agora Raja Koduri, conhecido executivo da Intel dedicado ao segmento das GPUs, diz que as placas gráficas de 200 a 225W são as ideais.



GPUs de 200 a 225W são as ideais, diz Raja Koduri da Intel

Os utilizadores mais atentos ao segmento das placas gráficas possivelmente já ouviram falar de Raja Koduri. O executivo é atualmente o vice-presidente executivo e diretor da divisão de GPUs da Intel, no entanto, já trabalhou na rival AMD, como diretor da arquitetura das Radeon, entre outras funções, e é daí que também muitos o conhecem.

Assim, agora o seu foco é então o desenvolvimento da linha Arc da Intel, assim como o desenvolvimento de novas placas gráficas de baixo consumo energético. E numa recente entrevista dada ao canal Gadgets 360, Raja Kudori adiantou, entre outros detalhes, que a Intel pretende criar gráficas com um único conector, uma vez que esse é o ‘ponto ideal’ que os utilizadores estão atualmente à procura. Assim, os gráficos ideiais para a empresa são aqueles com um consumo energético entre 200 e 255W, e é para esse objetivo que a marca está então a trabalhar.

Estes valores são muito abaixo daqueles que as novas gamas de GPUs da Nvidia e da AMD oferecem, os quais mencionámos no início desta notícia. Assim, pode-se também referir que, neste aspeto, a Intel não parece estar a competir com as poderosas gráficas destas suas rivais.

Face às respostas que Raja deixou na entrevista, estima-se então que a empresa de Pat Gelsinger possa estar a criar chips gráficos alimentados por 8 pinos e com um consumo máximo de 225W.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu concordo com o que diz este senhor.

    1. Avatar de Jose
      1. Avatar de Ziggy
        Ziggy

        O titulo da tua biografia

        1. Avatar de Paulop Baptista
          Paulop Baptista

          LOL

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Depende do que fazes. Uma 3090 a render é mais eficente que uma 3060.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    450w e exagero, 320w não, é o ideal para quem precisa de gaming de qualidade ou edicao de video

    1. Avatar de António
      António

      De que forma os Watts tem de estar ligados a qualidade ou desempenho?
      Existem por aí chips que já provaram bem o contrário.
      Isto seria o mesmo que dizer que um carro com maior consumo anda mais…

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Watts / tempo.

        Fazeres um render em 5 segundos a 450W gasta muito menos energia que um render em 50 sec a 200W.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Já eu digo que o ideal era não passar os 20W de gato de energia, apesar de saber que a mais “fraca das gtx ou rtx gastam pelo menos mais de 100w acima dos 20W!

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Continuam a não saber pensar.

      450W em 5 sec é menos energia que 50 seg a 200W

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Lol. Depois os CPUs gastam mais que isso e possuem cpus para portatil a gastar 100W

  5. Avatar de Valter
    Valter

    Tenho certeza que essa opinião dele é isenta de qualquer cunho ideológico em favor da Intel. O facto das placas da Intel estarem entre 200w e 250w de consumo é meramente uma pequena coincidência.

    1. Avatar de Paulop Baptista
  6. Avatar de Cripto
    Cripto

    Vou começar a mineração!!! O futuro é a Cripto!