Intel lança “Régua SSD” que pode armazenar 300 mil filmes HD

20 Comentários

Na tentativa de levar mais longe a sua tecnologia de armazenamento SSD, a Intel revelou há alguns dias um novo elemento com uma forma igualmente revolucionária no que toca a armazenamento. Exatamente, falamos num régua SSD, fina, que pode armazenar 1 Petabyte de dados com potência reduzida e esforço de arrefecimento igualmente reduzido.

A gigante americana, contudo, não revelou nem o preço nem a data de lançamento deste curioso formato de armazenamento.

Novo formato em régua de armazenamento SSD lançado pela Intel


A Intel anunciou os seus principais avanços na tecnologia de armazenamento de data center. Os novos desenvolvimentos incluem o novo formato de régua com tecnologia SSD da Intel, SSDs de porta dupla da tecnologia Intel Optane, SSDs de porta dupla 3D NAND, etc. Fora isso, o novo padrão em forma da régua rouba toda a atenção, pois claro!

Como os gigantes da tecnologia estão a mudar para as tecnologias de armazenamento em estado sólido, também estão prontos para experimentar novas formas de armazenamento de dados. No início, os SSDs seguiram o clássico modelo do disco rígido com unidades de 3,5 polegadas e 2,5 polegadas. O padrão em forma da régua Intel armazena até 1PB (Petabyte) num servidor 1U, de acordo com o TechGage.

Basicamente, esta forma longa e magra, uma régua SSD na sua plenitude, oferece a maior capacidade de armazenamento para um servidor com as mais baixas necessidades de energia e refrigeração requeridas.

Este SSD de próxima geração usará a tecnologia Intel 3D NAND para armazenar cerca de 300.000 filmes HD ou cerca de 70 anos de entretenimento contínuo. Como comparação, para alcançar o mesmo armazenamento com um disco rígido de 10 TB precisa de um servidor carregado de 4U de 100 baías.

No momento, a Intel absteve-se de fornecer mais detalhes, preços e data de lançamento do SSD em régua.

Será que este novo formato irá “fazer escola” e mudar o nosso conceito de “disco” mudando todo um conceito no que toca ao armazenamento?

Via

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marisa
    Marisa

    E onde é que camos arranjar esses 300 mil filmes?

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Isto é para servidores, dá muito jeito à Google/Facebook e afin

    2. Avatar de celso
      celso

      Marisa, se lesses o artigo, de certo saberias que é projetado para servidores e não para o utilizador comum.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Que raio de pergunta
      Quantos queres?

    4. Avatar de Erik Perin
      Erik Perin

      Youtube?

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    ” para armazenar cerca de 300.000 filmes HD ”
    Não pode ser possível , pois existe muitas variações de bit-rate , RAW HD não é mesma coisa que youtube HD , em RAW HD daria para 5 a 8 filmes , com qualidade do youtube HD ai sim podia ser possível 300.000 filmes em HD .

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      erro meu , “1PB (Petabyte)” , OK , mas mesmo assim não seria esses tais 300.000 filmes HD .

    2. Avatar de Vítor M.

      A Intel diz que é possível. Se ela diz, quem somos nós para discordar se ainda só eles testaram?

  3. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Finalmente vou poder guardar para a eternidade meus 298 mil filmes.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Era bom !! Isto é para o segmento empresarial.Custa entre 75.000 a 100.000 euros,não me admiro nada.Só daqui a mais de 10 anos é que um SSD deste tipo será consentâneo e acessível para o mercado doméstico.E se for,pois não tenho bem a certeza… 🙂

      1. Avatar de Vera
        Vera

        Exacto. Que irá chegar a hora do mercado domestico sem duvida, mas por agora todo o SSD é carissimo e com pouca capacidade. Mas daqui a uns 5 anos já deve ser algo banal, mas por enquanto será apenas para as empresas.

        Há 10 anos ninguem imaginava ter discos de 1T em casa e agora é relativamente banal.

      2. Avatar de celso
        celso

        Ainda nao saiu preços, mas gostava de saber onde encontraste esses valores. Vitor, porque que o meu comentario a marisa foi moderado?

        1. Avatar de Vítor M.

          Viva Celso, eu estou-o a ver online. Cump.

        2. Avatar de celso
          celso

          Vitor, agora. Quando o comentei, tenho a certeza que nao estava.

          1. Avatar de celso
            celso

            Como não da para editar os comentarios, escrevo este porque enganei-me a escrever. Quis dizer que quando perguntei porque tinha sido moderado,em que ate essa altura o comentario ainda nao estava online.

          2. Avatar de Vítor M.

            Poderia ser cache.

          3. Avatar de celso
            celso

            Penso que nao. Uso o Firefox focus e ele elimina tudo sempre que saio dele. Por isso é que tenho a certeza do que disse. Cumps

  4. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Intel FTW !! A Intel cada vez mais me surpreende.Com esta “régua SSD” para o mercado de servidores muitas empresas vão ter os seus serviços a bombar.É assim mesmo. 🙂

  5. Avatar de geek
    geek

    ainda há uns belos anos andava a brincar com bytes, já vamos em pentabytes vai lá vai, a tecnologia continua a evoluir a olhos vistos, nem quero pensar daqui a mais umas décadas o que virá por ai…