Intel lança a GPU Arc B580 a um preço bastante acessível: algo que AMD e NVIDIA já não fazem

12 Comentários

A Intel lançou a Arc B580 a 229 euros. Esta placa gráfica, em vez de tentar competir com os modelos topo de gama da AMD ou da NVIDIA, pretende conquistar um mercado que estas duas gigantes parecem ter deixado de lado: o gaming acessível.


Prenda de Natal da Intel?

Apesar de enfrentar uma das maiores crises da sua história, a Intel decidiu surpreender os gamers com uma proposta que promete redefinir o gaming económico. A Arc B580 apresenta-se como uma ótima opção, especialmente numa altura em que AMD e NVIDIA têm vindo a concentrar-se em GPUs cada vez mais potentes… e mais caras.

Em vez de tentar rivalizar no segmento premium, a Intel escolheu uma estratégia diferente: captar a atenção de jogadores que procuram boas performances sem gastar uma fortuna. E parece que a abordagem está a dar frutos.

Equipadas com a nova arquitetura Battlemage e produzidas com fotolitografia TSMC N5, as Arc B580 contam com 12 GB de memória de vídeo, suporte para XeSS 2 (a alternativa da Intel ao DLSS da NVIDIA) e oferecem um ótimo desempenho, sobretudo tendo em conta o seu preço.

Os testes realizados por diversos websites são claros: estas gráficas conseguem competir diretamente com as NVIDIA RTX 4060 e até com as RTX 4060 Ti, mas com uma diferença importante – o preço. Enquanto estas últimas custam, pelo menos, mais 50 euros, a Arc B580 fixa-se num valor imbatível.

Mas nem tudo são rosas

Uma das principais críticas dirigidas à Intel Arc B580 é o seu consumo energético. Com um Thermal design power (TDP) de 190 W, está longe da eficiência apresentada pelas RTX 4060 da NVIDIA. Apesar disso, continua a ser uma opção viável para jogar a 1080p ou 1440p.

Por outro lado, a ausência de tecnologias exclusivas da NVIDIA, como o DLSS, também pode ser uma desvantagem para alguns utilizadores.

Desde o lançamento na semana passada, as Arc B580 têm estado constantemente esgotadas ou disponíveis com preços inflacionados. Em plataformas como o eBay, é comum encontrá-las entre 340 e 430 euros, bastante acima dos 229 euros estipulados. Isto demonstra a popularidade alcançada pela GPU.

E a NVIDIA?

Os rumores de que a NVIDIA está a preparar o lançamento da série RTX 5000 têm vindo a crescer. Contudo, será que a marca estará disposta a competir no segmento das GPUs económicas? A trajetória recente da NVIDIA tem mostrado uma aposta em modelos mais caros, o que poderá dificultar uma resposta direta à Arc B580.

 

Leia também:

Windows 11: PCs com processador Intel e AMD já podem testar o Recall da Microsoft

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Jorge
    Mario Jorge

    e os preços para portugal? convem falar nisso

  2. Avatar de Manuel Antonio
    Manuel Antonio

    A B580 vem substituir a A580 na entrada de gama na lista de gpu’s da Intel, e veio colocar pressão na Nvidia e AMD com o desempenho (batendo a RTX 4060 8GB e muitas outras graficas de apenas 8GB de Vram) e com os 12GB de Vram.
    Com o CES em Janeiro esperasse o lançamento de novos gpu’s onde devera aparecer a intel B770 = RTX 4080?
    Acho que o ano de 2025 vai ser um grande ano nas gpu’s.
    Nota: ficar atentos as review’s de Indiana jones and the great circle vram ( ray-tracing obrigatório)
    Bons jogos…

  3. Avatar de semerodk
    semerodk

    Nvidia 5060 com apenas 8GB de VRAM. Que vergonha!

    A Intel veio salvar a baixa-média gama! 12GB nesta B580!

  4. Avatar de Bruno Almeida
    Bruno Almeida

    Penso que neste momento ninguém mete pressão na Nvidia, pois ela domina este mercado da forma que bem entende sem concorrência. Apesar de achar que os preços das suas placas gráficas são bastante caros para o desempenho que tem.

    1. Avatar de Croft Lara
      Croft Lara

      lol roubar mercado é meter pressão, também diziam o mesmo há meia dúzia de anos da AMD não meter pressão à Intel e vemos o que acontece hoje em dia;

      A Intel tem acelerado o desenvolvimento de forma brutal, tanto hardware como drivers. Se esta placa de segunda geração de $250 mais impostos e scalpers consegue equivaler-se à 4060 e quase 4060 Ti, quiser dizer que depois de optimizarem os drivers daqui a uns meses, estará seguramente na onda da 5060 e muito mais disponível.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Se trabalhas com Blender infelizmente não tens outra hipótese…

    3. Avatar de bst
      bst

      Também dizem o mesmo sobre playstation e xbox e no entanto… Também disseram o mesmo durante anos sobre amd e intel e no entanto…

  5. Avatar de Jota
    Jota

    Com um TDP de 190 W? Não, obrigado!

    1. Avatar de mango
      mango

      querias com 10w? lol

  6. Avatar de Luis Fernando
    Luis Fernando

    Acho que quem tem uma RTX 3070 (Ti) não deve estar muito contente… ou alguém que tenha comprado uma gráfica nas ultimas duas gerações, com um bom chip mas com apenas 8 gigas de ram.
    Com as gráficas a ficarem com uma quantidade de chips de gddr cada vez maior, não sei como os fabricantes não passaram o upgrade da vram para o consumidor, como a ram da motherboar, ainda mais com as novas memorias Camm2, não sei como não tentaram fazer algo nas gráficas.

  7. Avatar de me and me
    me and me

    finalmente alguma coisa com desempenho na gama media.
    AMD e NVIDIA estrangularam o mercado com a desculpa da falta de chips e inflacionaram os preços e lançam GPU que nem de gama media sao…

    espero que a intel ganhe cada vez mais terreno neste mercado com muita falta de competiçao para baixar preços e melhorar qualidade da oferta dos produtos.

  8. Avatar de Énio Fernandes
    Énio Fernandes

    29 de Dezembro e as unicas que se encontram só na amazon Espanha por 400€, assim devem vender muito devem….