Intel Core i9-12900K chega a consumir 400 W no limite de overclocking

16 Comentários

Está quase a chegar a data tão aguardada para termos finalmente os novos processadores Alder Lake da Intel disponíveis no mercado. Entre os produtos de toda a gama, o destaque vai para o topo de gama Core i9-12900K.

Já muito se escreveu sobre este CPU, mas as mais recentes informações indicam que este equipamento conseguiu atingir um consumo de 400 W quando levado ao extremo em overclocking.




Há alguns anos o termo ‘overclok’ era mais abordado do que o é nos dias de hoje. E há também quem defenda que é um conceito que cada vez faz menos sentido. No entanto há utilizadores que continuam a realizar esta prática e, recentemente, foram divulgados resultados interessantes vindos de um overclocker da China.

Intel Core i9-12900K consome 400 W em overclock extremo

Publicações recentes divulgadas na rede social Twitter, mostram que o processador topo de gama Intel Core i9-12900K, da nova linha Alder Lake, foi levado ao limite máximo por um overclocker chinês. No entanto verificou-se que, nestas condições, o processador da fabricante norte-americana chegou a atingir um consumo de 400W.

Na publicação, o leaker @Raichu colocou os resultados do equipamento e afirma mesmo que “é por esta razão que OC [overclock] está morto“.


De acordo com as informações reveladas pela Amazon holandesa, o processador Intel Core i9-12900K contará com 16 núcleos (8+8) e 24 threads. Os 8 núcleos de alto desempenho vão trabalhar a 5,00 GHz e a frequência turbo de até 2 núcleos será de 5,30 GHz. Já os 8 núcleos de eficiência energética vão operar a 3,80 GHz e, no máximo, 4 deles vão atingir 3,90 GHz. O processador topo de gama conta com 30 MB de cache L3, o consumo máximo será de 228 W e o TDP de 125 W.

Certamente que os novos processadores Intel vão surpreender e nós cá estaremos para levar a leitor todas as novidades desta nova e ambiciosa aposta da empresa de Pat Gelsinger.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    AMD sorriu…

  2. Avatar de Pgomes
    Pgomes

    Ainda ontem, no relatório financeiro da Intel, esta admitiu que apenas irá atingir paridade, em termos de eficiência energética em 2024. E liderança em 2025.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Intel nunca mais aprende altas temperaturas, alto consumo… A Apple é que anda a dar cartas, aprendam com eles.

  4. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    TDP de 125W?! Prefiro o meu velho i9 9900K

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Imaginem um escritório ou uma sala de aula, com 20 computadores com este CPU, a trabalharem no máximo.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Isto é mais um laboratório, porque para o processador consumir isto só mesmo com nitrogénio líquido.

  6. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Chegamos a um ponto em que já nem importa o consumo, tanto em CPU’s como em GPU’s o que interessa é quem fica em primeiro. É esganar o hardware ao máximo e siga, enfim.

  7. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Ainda bem que possui 8 cores de baixo consumo, senão isto era um CPU para consumir bastante

  8. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Uma torradeira que também serve para fazer cálculos.

  9. Avatar de João
    João

    “O processador topo de gama conta com 30 MB de cache L3, o consumo máximo será de 228 W e o TDP de 125 W”

  10. Avatar de Nick
    Nick

    Ao menos mencionem um de consumo médio para comparação.

  11. Avatar de Joca Fontes
    Joca Fontes

    AMD THREADRIPPER

    TDP / TDP Padrão
    280W

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      E é de gama baixinha /s

  12. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Pelo que li noutro sitio, o CPU usado não é a versão final que trás um boost de 5,3ghz de origem, enquanto o CPU que foi utilizado neste teste só tem um boost de 5ghz já com o OC, daí estes consumos…

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    Intel Buldozer…

  14. Avatar de Roberto Leão
    Roberto Leão

    Que venha a arquitetura ARM!