Intel apresentou o mais recente super processador com 18 núcleos

65 Comentários

Apesar de toda a concorrência que tem, a Intel ainda domina no mercado dos processadores, com algumas propostas que as restantes marcas não conseguem igualar.

Apresentados na última Computex, os futuros processadores da linha i9 Core X estiveram desaparecidos até agora. A marca voltou à carga e prometeu que os seus super processadores chegam já em setembro.

Intel i9 Core X

Os processadores i9 da Intel não são dedicados aos normais desktops, mas não deixam de ser impressionantes e de revelar o que de melhor esta empresa é capaz de fazer. Com várias ofertas, o que mais se destaque da linha i9 Core X é o modelo 7980XE) por ter presentes 18 cores (núcleos) para processamento.

Este processador consegue ter uma velocidade de relógio base inferior ao modelo de topo da linha i7, com “apenas” 2,6GHz, é no Turbo Boost que vai conseguir o seu verdadeiro poder. Com o Turbo Boost 2.0 atinge os 4,2GHz e com o Turbo Boost 3.0, que acelera os seus 2 cores mais rápidos, atinge velocidades de 4,4GHz.

Intel i9 Core X

A performance da família Intel i9 Core X

A somar a estas velocidades de relógio elevadas, está a capacidade de gerir multitarefas de elevados volumes de dados, recorrendo aos 18 cores e 36 threads. Com suporte até 68 pistas PCIe 3.0, será simples expandir os sistemas com SSDs, até 4 placas GFX e soluções Thunderbolt 3.

Segundo a Intel estes processadores garantem uma melhoria de performances na ordem dos 20% na criação de conteúdos VR e até 30% na edição de vídeos 4K, quando comparados com a geração anterior. No caso dos gamers, estes ganhos estão também na casa dos 30%.

Esta nova geração i9 Core vai ter vários modelos – i9-7920X, i9-7940X, i9-7960X e a Extreme Edition Intel Core i9-7980XE – com os preços a começar nos 1200 dólares e a subir até aos 2000 dólares.

Estes verdadeiros monstros de processamento vão chegar muito em breve, com o modelo de 12 cores (núcleos) a chegar já a 28 de agosto e os modelos de 14 a 18 cores (núcleos) a começarem a ser vendidos a 25 de setembro.

Via Intel

Conheça melhor a família i9 Core X

Intel apresenta o poderoso i9 na Computex 2017

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antunes
    Antunes

    Mais uma facada na AMD.

    1. Avatar de RM
      RM

      Devias era perguntar-te porque é que a Intel está a lançar estes CPU’s. Neste momento a Intel está com uma pedra no sapato e essa pedra é a AMD e está de volta em força.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        E ainda bem que assim e, e deveria haver mais jogadores neste mercado, quem sairia a ganhar com isso somos nos, monopolismos nunca foram bons em area alguma, e em especial para o publico.

      2. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Baixar o preço para os 400€ e rivalizar com a AMD ou lançar um novo CPU e manter a fasquia nos 800€?

        *valores inventados

        1. Avatar de RM
          RM

          Se for mais barato vende-se mais e é o consumidor a ganhar.
          Nesta altura deviamos agradecer à AMD pela melhor competição, logo melhores preços de ambas partes, a não ser que queiram que a AMD desapareça e paguem CPU’s ao preço que a Intel bem entender.

      3. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Estas bem enganada a Intel ja tinha estes projectos a muito tempo. Nao tinha era eles fabricados em massa. A AMD so vao é mos preços que digamos alguns em relação a Intel a diferença nao é muito grande. Isto é o mesmo que ser nvidia contra AMD.

      4. Avatar de João Terra
        João Terra

        É fantastico que estes I9 vieram antes do tempo, porque a intel quer se dona de tudo e não suporta que a concorrencia lhe passe a perna. Estes I9 foram lançados antes de tempo, porque a AMD lançou os seus novos processadores AMD Ryzen. Sabendo que a MS e Intel são uns chorões autenticos e resolveram antecipar a sua serie I9

    2. Avatar de W
      W

      Se tiveres entre 1200 a 2000$…

      Tens performance muito perto do que é mencionado a cima, por metade do preço.

      Nem toda a gente é progamer, rico, youtuber, etc 😀

      1. Avatar de andre
        andre

        LOL deves pensar que os programadores ganham bem, era bom era 😀

    3. Avatar de Rui Figueiras
      Rui Figueiras

      Uma facada na amd com cpus a custar 12000 dólares LÁ??
      Não me faças rir, 2% do mercado é que gasta tanto dinheiro num cpu, 70% do mercado, os 1200 dólares é para a torre completa e não apenas um componente.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se não me engano são 2000€ o valor do bichano. E em Portugal deve ser um pouco mais caro….

  2. Avatar de Aminhapessoa
    Aminhapessoa

    Segundo este quadro na vossa notícia (https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2017/08/i9_intel_2.jpg), o número máximo de pistas PCIe é de 44. Assim sendo, onde é que foram buscar, e passo a citar: “Com suporte até 68 pistas PCIe 3.0(…)”?!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Fomos buscar diretamente à informação da Intel, que podes ver no link que incluímos

      1. Avatar de joao
        joao

        jornalismo papagaio. Repetir o que a Intel diz sem analise critica, mesmo que todos saibamos que ninguem vai poder usar 68 . Mais parece um anuncio em forma de jornalismo

        1. Avatar de Pedro Simões

          Mas agora já é diferente? Primeiro era porque inventámos, agora é porque porque apresentamos a informação da fonte… Assim não está fácil 🙂

          1. Avatar de Luís M
            Luís M

            EHEH

          2. Avatar de eumesmo
            eumesmo

            E só porque a “fonte” diz, deixa de existir necessidade de verificar a veracidade da informação?

          3. Avatar de Pedro Simões

            Já te foi explicado num dos comentários acima.

            De qualquer modo, onde vais verificar a informação? À fonte, e foi isso que fizemos.

          4. Avatar de Vítor M.

            Deixa o Joao, está me modo catatua 😀 se não é do cu é das calças.

        2. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Que mania em falar mal e criticar tudo e todos. Isso sera o que? Complexo de inferioridade? Solidao? Depressao? Aconselho a ida a um medico, esse tipo de comportamento geralmente e indicativo de uma depressao. Estou a falar a serio, nao estou a atacar ninguem. Verifica isso Joao.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      São 68 no total, 44 ligadas directamente ao CPU, 24 ligadas ao PCH.

  3. Avatar de rui
    rui

    Quando li a palavra cores no título pensei logo em azul, vermelho, verde, amarelo e por aí fora.
    Estamos em Portugal, porque não escrever em Português?

    1. Avatar de Vítor M.

      Normalmente dizes que tens dum dual core ou dum dual núcleo?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Digo dual-core porque é o nome dele. Tal como digo Windows em vez de janelas.
        No entanto, quando me refiro ao número de núcleos digo que o dual-core tem dois núcleos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Aa então dual-core não se traduz porque é nome? Não é nome nenhum, não será núcleo duplo? Isto seguindo o mesmo raciocínio do 18 cores. Dual-core tem dois núcleos é redundante.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Por acaso tenho que defender o Rui… normalmente quando se diz “dual core” estamos a falar do processador da intel, o pentium dual core, é o nome dado ao processador, assim como existe o core 2 duo ou o core 2 quad, não vamos traduzir isso também ou vamos?
            seja como for num site destes direcionado para as noticias sobre tecnologia acho que quase todos percebem que core nestas situações são núcleos

          2. Avatar de Vítor M.

            Por isso o termo core usado está certo. Chegaste lá.

          3. Avatar de LSilva
            LSilva

            Sr. Victor M, vá lá ler o artigo que escreveu no dia 14 de Julho sobre a AMD… Já leu? Agora explique lá ao pessoal porque é que a AMD tem núcleos e a Intel tem cores. Se faz favor…

          4. Avatar de Vítor M.

            Sr. LSilva não sendo uma dicotomia explora, contudo, a diversidade nos termos aplicados permitindo uma percepção maior do glossário informático.

            Qualquer dúvida, disponha.

  4. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Muita fartura, energia, calor mas pouca diferença.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Tecnologia, nada de muito diferente daquilo que sempre foi, no entanto os numeros nao ditam a verdadeira diferenca na experiencia de utilizacao, e quilo que podera parecer pouco em numeros na realidade pode fazer uma diferenca abismal..

    2. Avatar de RM
      RM

      Estes CPU’s com muitos núcleos fazem muita diferença, em aplicações multitarefa.
      165 W para 18 núcleos não é assim tanto.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        165W??? O consumo deve andar mais para os 400 Watts…

  5. Avatar de Joan
    Joan

    Com um ryzen de 300euros papa esta intel de 1000 e ainda fico melhor. Ryzen e linux e a combinacao perfeita para jogos e trabalho. Windows e mac n prestam e intel e igual. Open source e o futuro !

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ou seja és do contra. E isso ainda que os controladores para Linux sejam muito inferiores e muitos jogos não funcionem.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim, tendo em conta que estes processadores de certeza que não foram feitos para um utilizador comum que usa um desktop para jogar ou trabalhar em casa…mas sim para outros fins. Estúdios de cinema (edição de filmes 4k, empresas e mesmo centros de investigação….)

      1. Avatar de Rui Figueiras
        Rui Figueiras

        E quem usa estes cpus também para edições e assim que se cuide da cabeça porque os XEON existe para alguma coisa!

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Deves dos que fazem melhor. Apresenta ai o teu processador, e o teu OS para a gente poder avaliar. Deves ser ca um cientista…

    4. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      Mas para jogares no Linux não precisas de muito, os jogos de 1990 não são muito exigentes 🙂

      1. Avatar de Pinto
        Pinto

        Hitman 2017 e todos os jogos modernos correm em linux pelo steam. Quem é que ainda usa windows? So se gostam de ser espiados e de levar com popups..

    5. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Vai sonhando. Rivaliza é diferente mas nunca ganha

  6. Avatar de RM
    RM

    Por acaso este site é pró Intel ? É que ninguém fala dos CPU’s AMD Ryzen Threadripper que vão estar à venda esta quinta-feira (10-8-2017) ! São CPU’s de 12 e 16 cores e saem antes dos da Intel !
    http://www.anandtech.com/show/11678/amd-threadripper-1950x-1920x-august-10th-new-1900x-549-usd-august-31

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim sim, ninguém fala, é uma vergonha…

      Mas… Espera… Afinal foste tu que não viste bem e comentaste só para dizer mal…

      https://pplware.sitedev.pt/gadgets/poderoso-cpu-da-amd-ryzen-threadripper/

      1. Avatar de RM
        RM

        Oops. Já não me lembrava desse artigo.

      2. Avatar de celso
        celso

        Pedro, quando saiu esta noticia no pplware ( https://pplware.sitedev.pt/gadgets/hardware/intel-apresenta-poderoso-i9-na-computex-2017/) não havia sequer uma única referencia aos novos processadores da amd, e mais tarde, no dia 14 de Julho o pplware fez então uma noticia sobre os ryzen threadriper, tendo já saído a primeira versão ryzen um bocado antes. Até comentámos isso no post da intel.
        O RM nem sequer pesquisou e não estou a criticar o facto do pplware querer escrever noticias sobre a amd ou não ( é me indiferente neste momento) mas dou alguma razão ao RM.
        Ja agora, sabem se estes processadores intel vão estrear algum novo formato de socket?

        1. Avatar de RM
          RM

          Plataforma/chipset X299, socket LGA2066. Sim, é novo.

          1. Avatar de Vicente
            Vicente

            É uma plataforma que já está a venda desde junho, se nao me engano, pelo que novo novo não é, mas sim “recente”.
            Os novos i7 e i5 já utilizam este socket.

          2. Avatar de celso
            celso

            Obrigado!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      AHAHAHA oops

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Outro? Poxa os choramingas ceguinhos vieram todos em peso aqui hoje. Ja houve um artigo sobre os Ryzen ha uns dias atras. Procurem antes de criticarem. Se nao souberem navegar no site, pelo menos pecam ajuda a quem estiver mais habituado a usar PCs ai em casa.

  7. Avatar de Hélio Bento
    Hélio Bento

    Em português escreve-se núcleos, para não confundir com a palavra cores.

    1. Avatar de Vítor M.

      Também, neste caso não custa ensinar para as pessoas poderem aumentar os eu léxico, elas não dizem baixar ou descarregar, dizem fazer download 😉 porque aumentaram o seu léxico informático. Mas concordo que pode ser usada terminologia portuguesa também.

  8. Avatar de Mauro
    Mauro

    Ainda estou feliz com meu 2 cores i7-7500U, mas ficaria feliz com 18 cores para meus colegas morrerem de inveja!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      LOL, achas que alguém inveja um processador de 15W?

      O facto de dizer “i7” na caixa demonstra o marketing desta Intel… dual core… LOL!

      1. Avatar de Mauro
        Mauro

        Sim, na minha comunidade este modelo é algo invejável, moro no Brasil, estado de Mato Grosso do Sul! Acho que a tecnologia chega com valores altos aqui, além de alguma demora. Os notebooks com este processador começam com o valor de 700 euros, para muitos aqui é valor muito alto a se pagar. Este processador i7-7500U é o segundo mais fraco dos modelos i7 de 7° geração como pode ver a lista http://ark.intel.com/PT-BR/products/series/95544/7th-Generation-Intel-Core-i7-Processors Com certeza um processador i9 de 18 núcleos para mim é algo só visto pela tela do computador mesmo! Acompanho o pplware que é de Portugal pois não encontrei nada melhor aqui no Brasil.

        1. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          Estás desculpado cara, mas porquê um cpu fraco como esse quando pelo mesmo preço tinhas algo muito melhor

          1. Avatar de Mauro
            Mauro

            Acho que depende do propósito do processador! Este processador que falo vem no modelo Notebook Acer F5 573G 75A3, é um notebook pra jogar e cumpre o que promete, acho que a placa de video de 4gb compensou o processador mais fraco! Consegui ele numa promoção em uma loja online e dividi no cartão de crédito, https://br-store.acer.com/p/177/notebook-acer-intel-core-i7-7-geracao-8gb-ram-1tb-hd-nvidia-geforce-940mx-4-gb-156-windows-10 Joga bem o GTA V no máximo, não tenho outros jogos pesados ainda pois não consegui comprar na Steam, mas vou comprar um de corrida na próxima oportunidade. Nossa nem imagino como seria um processador desses i9 em um notebook, talvez não esquente tanto como acontece com este aqui.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Hoje de manhã fiz um comentário acerca do Português utilizado no artigo, mas ainda não apareceu. Por algum motivo em especial?

    1. Avatar de Vítor M.

      Rui, vejo-o publicado. E foi oportuno, obrigado.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sim, agora já o vejo.
        Obrigado.

  10. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    O mais chato é que para além de serem caros,estes novos processadores vão exigir novas motherboards,pois o socket é novo.Quem comprar estes novos processadores irá ter que comprar uma nova motherboard,o que implicará gastos a dobrar(novo processador+nova motherboard). 🙁

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Para verem,por exemplo,o processador Intel Core i7-7740X 4.3GHz 8MB Skt2066,custa no mínmo 350 euros,e uma motherboard com o socket Intel X299 de qualquer marca custa também os seus 250 euros para cima.Convenhamos que pagar por este novo processador(que até é o menos potente dos novos Core i7,da nova linha X-Series),uns 350 euros,mais 250 euros pela mobo,são 600 euros !! Só no processador e na motherboard !! É bastante,fogo. 🙁

  12. Avatar de Janito
    Janito

    O novo ryzen da AMD não dá um chapadão neste?
    Não estou a chorar de não ser referido no artigo, apenas a perguntar se vale a pena comprar AMD e motherboard para AMD ou Intel?

  13. Avatar de dajosova
    dajosova

    não vale a pena gastar tanto dinheiro… vou esperar que cheguem os quânticos e que desçam de preço 😀