Iniciativa Europeia já concluiu a primeira fase para o desenvolvimento do seu próprio CPU

20 Comentários

O segmento dos processadores é dominado essencialmente pela Intel e pela AMD. No entanto, é uma vertente muito apelativa na categoria de hardware e, como tal, há quem entenda que deve estar cada vez menos dependente destas e de outras fabricantes. E esse é mesmo o objetivo da European Processors Initiative.

Assim, segundo o que foi agora revelado, a organização já concluiu a primeira fase para o desenvolvimento do seu próprio CPU.



Iniciativa Europeia de Processadores termina 1ª fase de desenvolvimento do seu CPU

A European Processors Initiative (EPI) anunciou esta semana que já concluiu a primeira fase de três anos para o desenvolvimento do seu próprio processador personalizado. Estes equipamentos foram adaptados aos diferentes modelos de utilização de que a União Europeia poderá necessitar.

Este projeto é composto por 28 entidades parceiras de 10 diferentes países europeus. O principal objetivo é que a UE conquiste a independência ao nível das tecnologias e infraestruturas para chips de computação de alto desempenho (HPC).

Através de uma publicação no seu site oficial, a organização explica detalhadamente todos os pormenores deste projeto e de todo o processo. Pode analisar toda a informação disponível aqui.

Das informações, a EPI destaca o processador Rhea para uso geral, uma prova do conceito do acelerador e microcontrolador de alto desempenho integrado para aplicações do ramo automóvel.

Assim, o sucesso desta primeira fase, SGA1, lança assim a iniciativa europeia para o início da segunda fase, que deverá começar já em janeiro de 2022. Estes resultados resultam de três grandes domínios de Pesquisa e Inovação: o Processador de Uso Geral (GPP), o Acelerador (EPAC) e o setor automóvel, através de diversas atividades comuns.

A empresa Atos, líder global em transformação digital, segurança cibernética, nuvem e HPC, é parceira da parte GPP. Juntamente com a SiPearl, empresa que traz ao mercado o processador europeu de alto desempenho e baixo consumo de energia, entre outros, a parceria visa definir especificações na arquitetura do Rhea.

Desta forma, é de esperar que daqui a mais alguns anos a União Europeia possa estar menos dependente da produção de processadores vindas de fabricantes de outros continentes.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iFernando
    iFernando

    E Portugal está presente com o Instituto Superior Técnico (IST), a parte of Universidade de Lisboa.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Portugal sempre teve técnicos de excelência. Pena é sermos um país de pequenas dimensões…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Como em certas coisas o problema não é o tamanho (é o que se diz).
        O problema aqui é a influência e o contributo que prestamos…

      2. Avatar de Macário
        Macário

        A dimensão serve para que ????
        A Argélia tem 2 381 741 km², o país mais extenso do continente Africano, e o que conseguem fazer com a sua dimensão ?

        Esse tipo de justificações (país pequeno e periférico) serve para justificar a incompetência e/ou capacidade intelectual dos políticos que nos (des)Governam.

        Estamos próximos de uma eleição, e ainda não ouvi nenhum Partido dizer qual o projecto de futuro para o País.

        Mais do mesmo, PODER PELO PODER.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Concordo. Por essas e por outras, incluindo a quantidade de mártires do tamanho deste país é que me quero por a andar daqui para fora o quanto antes… farto disto…

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É uma excelente iniciativa.
    É um segmento de mercado demasiado importante para ser ignorado.
    Só é pena ser tão tardia, se tivessem começado esta iniciativa há 20 anos por esta altura a UE já seria certamente independente, ou pelo menos já haveria alternativa viável.

  3. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Creio que se pode criar um bom produto tecnológico. Existe capacidade humana para isso. Outra questão será a implementação no mercado. Talvez a China esteja interessada em comprar também essa tecnologia, ou a sua fabricação seja feita na China.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      O objetivo é a fabricação na Europa e não na China. Já agora a China já fabrica os seus próprios CPUs e GPUs

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pena não ser já o CPU quântico !!!
    Para uso empresarial…..

    1. Avatar de lopes
      lopes

      Um CPU quântico para uso empresarial!!!????, para efetuar que tipo de tarefas????

    2. Avatar de Tonheco
      Tonheco

      Não tens a minima ideia do que é um cpu quântico pois não?

  5. Avatar de Filipa
    Filipa

    Mais dinheiro do contribuinte esbanjado numa coisa que não tem assunto nenhum.

    Existe é um excesso de arquiteturas livres disponíveis, usem o RISC-V e está feito.

    1. Avatar de nunov
      nunov

      Também acho. Para quê inovar e evoluir se já temos tecs como é essa!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Porquê RISC-V?

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Porque não pagas a arquitetura!! É a única arquitetura open source.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Certo. E será que não faz mais sentido lançar algo fechado, mas altamente competitivo? É que não havendo royalties, como é que se faz dinheiro?

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Sendo a arquitetura open source pode-se vender o CPU a preços mais baixos que os normais mas esta arquitetura é equivalente ao ARM.

    3. Avatar de João Matos
      João Matos

      Onde está na notícia o envolvimento de algum governo? coisa sem assunto? vives fechada no quarto sem perceberes um pouco do que se passa no mundo… a europa deixou de produzir, mandou tudo para a china, a china dantes não consumia. agora produz e consome e muito… se a europa nada produzir fica nas mãos tanto da china como dos estados unidos… se não produzimos o socialismo trata de nos governar….

    4. Avatar de n_asa
      n_asa

      Por casado o Rhea (Cpu para uso geral) desta iniciativa usa 29 Cores Risc-V.

      “With 29 RISC-V cores, the Arm Neoverse V1 architecture used by SiPearl to design Rhea will offer an effective, scalable and customisable solution for HPC applications”

  6. Avatar de Bibo'
    Bibo’

    Espero que seja para breve, não daqui a alguns anos. Já se pode queimar etapas, e’ a vantagem de quem arranca atrasado.