Huawei avança na otimização da litografia EUV. Estará a gigante chinesa de volta em força?

17 Comentários

A vida da Huawei não tem sido nada fácil nos últimos anos. Muito pelo contrário, pois a gigante dos smartphones viu-se obrigada a encontrar alternativas depois do bloqueio total implementado pelos Estados Unidos que a impediram de aceder aos componentes necessários para a construção dos seus produtos e também de realizar os seus negócios em vários territórios importantes. Como consequência vimos a Huawei ficar cada vez mais fragilizada e em muitos momentos pensámos que o seu fim estava perto.

No entanto, parece que a fénix está a renascer das cinzas, pois a empresa chinesa confirmou os seus avanços na ótimização do seu processo da litografia EUV, o que poderá ser um indicador de que a marca pode estar de volta em grande!



Huawei confirma avanço na otimização da litografia EUV

De acordo com as mais recentes notícias avançadas pelo canal Digitimes, a Huawei confirmou através de relatórios que já conseguiu avanços no seu processo de fabrico através dos sistemas de litografia EUV (Ultra Violeta Extrema), que são necessários para a produção dos chips de topo em nós abaixo dos 10 nanómetros.

A empresa chinesa diz estar ‘de volta ao jogo’ e segundo as informações do canal MyDrivers, através de detalhes no site da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China, a Huawei Technology já fez um pedido de patente para o processo de litografia EUV e os seus principais componentes em novembro. O número desse pedido é 202110524685X.

Patente 202110524685X pedida pela Huawei à CNIPA

Para já esse pedido ainda não terá sido aprovado, mas existem algumas dúvidas sobre a capacidade da marca conseguir produzir os equipamentos EUV que pretende. São necessários cerca de 100.000 componentes numa única máquina de EUV, o que requer uma rede de fornecimento de grande amplitude. E com as restrições que a Huawei enfrenta, o acesso a estas peças não será nada fácil.

Lembramos que na semana passada relatámos que a Huawei já não tinha stock de chips avançados para os seus smartphones.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Costa
    Tiago Costa

    Hoje em dia ter um TM desta marca significa que toda a sua vida privada pode um dia aparecer no TikTok

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Ou então recebes em casa um passaporte chinês como agradecimento…

    2. Avatar de mark casila
      mark casila

      nao so desta marca mas de todas as marcas chinesas … para todo o efeito tem de ceder todos os dados ao partido comunista chines sem que qualquer razao seja dada … mil vezes pior que PIDE

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não és assim tão importante. Se fosses talvez a NSA estivesse em te espiar…

  2. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Deixem-se dessas ideias anglo-saxonicas sobre a China. Não percebo esta mentalidade. Dia após dia bate-vos à porta provas concretas de invasão de privacidade pelo Ocidente. E mesmo assim viram-se para o oriente e leste a apontar a culpa a outros. Os EUA invadiram telefones de personagens de topo nas instituições europeias. Israel tem um programa informático que invade qualquer telemóvel onde se sabe que o mesmo é vendido a governos sejam ditaduras ou reinos autoritários como o saudita. E agora só porque uma das empresas chinesas, após ter sido afastada ilegalmente do comércio mundial pelo ocidente, mostra que tem novas soluções eis que volta outra vez a arrogância de dizer que os chineses vão espiar o Ocidente através dos telemóveis que vão criar. Impressionante arrogância. Se a China fosse tão imatura como o Ocidente já teríamos desaparecido há muito tempo. É o que o Ocidente faz.

    1. Avatar de mark casila
      mark casila

      mas que comentario mais descabido e idiota, que os governos ou instituiçoes do governo o fazem e normal em determinados casos, com devidas autorizações autorizações para esse efeito fora desse ambito nao pdoem fazer se fazem tem de ser responsabilizados por isso como tem acontecido …. a questao e que se tivermos a nossa informação acedida de forma indevida podemos acionar meios legais para responsabilizar os responsaveis …. e a informação nao e acessida por carprichos de qualquer funcioanrio do estado como acontece na china … onde se voce tentar saber o que aconteceu com a informação tem logo uma viagem de ida para um local escuro e sem sol …. ganhe juizo nao estamos a falar de espionagem mas sim de aceder a toda e qualquer informação de todos os cidadaos a qualquer momento ….. e devido a facistocomunas como voce que ditaduras facistas como a que governa a china se implantam

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E o que é a China sem o Ocidente?
      Não podemos confiar na China estamos a engordar o mostro que nos vai atacar.
      A china não é uma democracia, se ati não te assusta a mim assusta-me e de que maneira.
      Ainda não reparas-te que na China o pensamento critico é reprimido?
      O nosso maior erro foi confiar nos Russos espero que não comentam o mesmo com os Chineses

      1. Avatar de A.Santo
        A.Santo

        Acho que é mais: O que é o Ocidente sem a China ?
        Porquê? Se tivesses acabado a 4ª classe, ou soubesses alguma coisa que não tivesses aprendido na CNN, TVI ou CMTV, não tinhas esse tipo de comentário sem ponta por onde se lhe pegue.

    3. Avatar de Bernardo duro
      Bernardo duro

      Quando os chineses resolverem invadir a Europa ao será tarde demais ao menos com os EUA nunca invadiram Europa menino…

    4. Avatar de Castro
      Castro

      se calhar deverias reparar e reflectir sobre o facto de não se levantarem quaisquer problemas a certas empresas não ocidentais… se calhar o assunto não tem nada a ver com essas ideias que apregoas.

  3. Avatar de JCR
    JCR

    É exterminar com as empresas comunas ditadoras chinesas, o Mundo agradece!

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Um adorador do chucrute de bigodinho.

  4. Avatar de Brassousa
    Brassousa

    Nao val pena ela nunca mais vai voltar a Huawei esta morta..

  5. Avatar de A.Santo
    A.Santo

    Ver aqui os xenofobos do costume lavados do cérebro pelos media americanos só dá para rir.

  6. Avatar de SIPIT
    SIPIT

    PARA OS COMENTARIOS A DIZER QUE ISRAEL E ESTADOS UNIDOS NAO VIGIAM QUALQUER TELEMOVEL AQUI FICA O PROGRAMA CRIADO PO ISRAEL E USADO PELOS ESTADOS UNIDOS:
    Pegasus. A arma cibernética israelita que toma conta do telemóvel e já foi usada contra jornalistas
    https ://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-jul-2020/pegasus-a-arma-cibernetica-israelita-que-toma-conta-do-telemovel-e-ja-foi-usada-contra-jornalistas-12431443.html
    QUANDO UMA PESSOA AUTORIZA OS SERVIÇOS GOOGLE POR EXEMPLO A TER ACESSO A TODOS OS NOSSOS DADOS PARA USAR PROGRAMAS O QUE É ISSO?
    NÃO É VIGIAR?

  7. Avatar de Douglas
    Douglas

    Algumas pessoas esquecem que por detrás da Huawei existe uma coisinha chamada Estado Chinês com um poder de financiamento praticamente ilimitado.