Impressoras HP voltam a bloquear tinteiros não oficiais

47 Comentários

Atualização: incluída a declaração da HP sobre esta situação.

A HP, há cerca de um ano, tomou uma medida drástica ao bloquear os tinteiros não oficiais nas suas impressoras. A polémica gerada acabou por levar a empresa a recuar e a permiti-los novamente.

Mas a empresa parece ter novamente mudado de opinião e agora estes problemas voltaram, com um novo bloqueio aos tinteiros que não sejam da marca.

tinteiros HP

Os tinteiros são uma da partes mais caras que temos na utilização de um computador. Esta condição leva a que muitas vezes tenhamos de recorrer a tinteiros não oficiais ou que sejam recarregados.

A HP tem parte do seu modelo de negócio assente na venda destes consumíveis e tenta, por tudo, que sejam usados nas suas impressoras. Depois de no ano passado ter tentado impor a sua vontade, através de uma atualização que teve de reverter, volta agora a fazer o mesmo e a impedir a utilização de outros tinteiros que não os seus.

As impressoras afetadas por esta nova limitação são da série OfficeJet 6800, OfficeJet Pro 6200, OfficeJet Pro X 450, OfficeJet Pro 8600, entre outras. A mensagem de erro é a mesma anteriormente apresentada, que indica que existe um problema com o tinteiro, que não seja oficial.

carregar tinteiros HP

Desta vez, e provavelmente para os problemas que surgiram, a HP apresenta uma solução para quem quiser continuar a usar os tinteiros não oficiais.

A marca disponibiliza versões de firmware com o Dynamic Security desabilitado na sua página de firmware, que deve ser instalado. Basta escolherem o modelo pretendido. Após isso devem desabilitar a atualização de firmware.

Não se sabe ainda se este novo bloqueio foi propositado ou se a HP o adicionou por erro a estes novos firmwares. A verdade é que dado o passado da empresa relativamente a estas situações, fica difícil pensar em algo que não seja uma ação deliberada para bloquear os tinteiros de terceiros.

Fonte

Declaração da HP sobre o assunto

Last week a media outlet in Europe inaccurately reported that HP issued a new firmware update designed to prevent the use of third party cartridges. No such firmware update occurred. HP continues to use various forms of authentication (including dynamic security) to prevent the use of cartridges with non HP chips. HP will continue to issue firmware updates in order to resolve bugs and improve customer experience.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de The Onee
    The Onee

    Por acaso tenho uma impressora HP, deve ter uns 9 anos mas está como nova. Come tanta tinta… lol Sempre foram assim?

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Entao nunca tiveste uma epson 😀

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Sim as epson dessa altura pelo que me lembro sempre consumiram muita tinta. Eu tive uma epson que ao fim de duas semana mandei pro lixo por essa razão e foi quando comprei a Canon MP640. Carrego eu os tinteiros e gasto pouco mais de 12 euros por ano com tintas e produtos de limpeza e manutenção.

    3. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      As hp antigas gastam imenso, as de há 4-5 anos para cá são muito mais econômicas e podes definir quanta tinta (não é a qualidade) queres que gaste. Eu tive durante anos a fio Epson (4 modelos diferentes) e apear da qualidade a cores ser superior e os tinteiros serem separados e mais baratos, no final gasta montanhas de tinta e os tinteiros entopem constantemente.

      A última (faz uns 4 anos) é uma hp Officejet 4500 por ethernet (está ligada ao router, daí que funciona por Wifi) e estou super contente.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        A coisa é que podes montar um CISS na Epson e nunca mais te tens de chatear com tinta na vida.

        1. Avatar de Alex M.
          Alex M.

          Não é para todos os modelos da Epson, aqui a uns 3 anos tive uma Epson a qual não consegui encontrar nada para ela nem um chip de reset e tinteiros compatíveis não aceitava. Cansei de deitar tinteiros NOVOS ao lixo mesmo novos, usava praticamente só o preto mas curiosamente os tinteiros de cor gastavam quase também rápido como o preto, uma vez abri um de cor antes de o deitar ao lixo e estava cheio

        2. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Não sei ao certo o que isso é, mas se é para fornecer tinta continuamente, enquanto na HP os tinteiros tem a cabeça de impressão, na Epson não. E esse é o problema: na Epson as cabeças estão continuamente a entupir e estás sempre a desentupir (ou a tentar!) o que é perda de tempo, tinta e dinheiro. Como digo, já tive muitas Epson e foram só problemas de entupimento. Uma vez para desentupir as cabeças gastei um conjunto novo de tinteiros ! No final deitei a impressora doutras para reciclagem e comprei esta HP (tinteiros) e até agora feliz. No emprego temos desde há anos HP a laser monocromáticas, todos os dias imprimem -se centenas de folhas e só se queixam quando o reservatório de pó do toner está cheio ou o toner está gasto… Maravilha! Depois de anos algumas chiam, mete -se óleo e já está.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Boas Belmiro, tb tenho uma officejet 4500 e ultimamente da-me erro com tinteiros que nao sao originais, nunca te deu esse problema??? ja tentei procurar na net e nao encontrei nada…

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Só uso tinteiros originais daí nunca ter tido esse problema.

  2. Avatar de henrique Almeida
    henrique Almeida

    Nada como as ecotank! TEnho duas e já estão mais que pagas

  3. Avatar de Paulo Carneiro
    Paulo Carneiro

    tretas de impressoras… comprei uma Lexmark laser e carrego o toner por 40 euros já com IVA e da para 4.000 cópias.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Imprime a cores?

      1. Avatar de int3
        int3

        se for monochromatic não.
        mas há a laser a cor como é óbvio.

    2. Avatar de McGomes
      McGomes

      Uma recarga por 40€.. isso é muito dinheiro!

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Para 4.000 páginas???

      2. Avatar de k
        k

        0.01€/página. Não parece caro lol.

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Tenho uma Epson a cores, laser, compro um set de toners (1 de cada cor e dois pretos), por cerca de 50 euros, dao para cerca de 4000 paginas, poupo imenso dinheiro em relacao ao que gastava quando tinha impressoras de tinta, e tem uma grande vamtagem: nao ha tinta a secar na impressora nem nas cabecas de impressao uma vez que nem as tem e o tenor nao passa de po. Apesar de ja ser uma impressora antiga (tem mais de 10 anos), nao quero outra e vou manter ate nao conseguir mais comprar consumiveis ou ate pifar. Ja tive outra do mesmo modelo, estupidamente troquei por tinta (fui burro, admito), mas rapidamente voltei a trocar pelo mesmo modelo.

      1. Avatar de Guilherme Simoes
        Guilherme Simoes

        qual e a epson que tem goncalo?

  4. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Por isso mesmo tenho uma Brother, com tinteiros sem chip.
    Os últimos tinteiros que comprei foram 30 XL (a dividir por 3 cores e preto) por cerca de 15€, o que dá uma média de 0,50€ por tinteiro. Não estou para andar a sustentar as marcas com tinteiros originais caríssimos, já chega ter-lhes comprado a impressora!

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Qual a impressora e onde compras os tinteiros ?

  5. Avatar de Alberto José
    Alberto José

    Deixei a HP há anos, com as Brother nunca mais tive problemas.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Por acaso tenho uma HP C3180, já com uns 10 anos e nada a declarar, mas como é antiga não deve sofrer dessas maleitas.
      Mas a ponderar, quando precisar de substituir, irei para a Brother ou Canon.

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Tambem ja nao tenho HP ha mais de 15 anos, e troquei por Brother, em relacao as HP sao muito mais baratas de manter, no entanto tenho uma Epson Laser a cores ha mais de 10 anos e revelou-se ser uma opcao muito mais barata ainda. No entanto, para quem quer trocar tinta por laser, aconselho a estudarem muito bem as solucoes, porque ha impressoras a Laser mais caras de manter que um Ferrari, e essas normalmente sao os modelos mais baratos do mercado. Sempre ouvi dizer que o barato sai caro, e no caso das Laser isso revela-se verdadeiro.

  6. Avatar de Ahahah
    Ahahah

    Epson algumas dao para fazer refill. Não é um mar de rosas mas funciona se for para rascunhos e não no âmbito profissional. Sugestão: wf2650 + tinteiros do ebay+ tinta em frascos de 500ml depois e esquecer e usar

    4e 500ml de tinta … e tinteiros reutilizáveis por 20e (só se compra uma vez)

    Para quem imprime muito… o maior custo passa a ser o papel. E não a tinta 🙂

    1. Avatar de R.A
      R.A

      lol Estava a pensar nisso … o maior custo ser o papel.. não a tinta.
      HP 1102 com toner reciclado, e ainda o uso de Ecofont que durante a impressão, o Ecofont faz buracos nas letras que escreveu e não afecta a legibilidade, permitindo poupar cerca de 50% de tinta ou toner.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Mais de 90% do dinheiro que gasto é em papel. Desde que tenho cartuchos em branco na minha Epson é sempre imprimir. Gastei cerca de 20e para mais de 5000 páginas a cores.

        1. Avatar de Guilherme Simoes
          Guilherme Simoes

          qual e a tua epson e que sistema tens ?

  7. Avatar de Bruno Romão
    Bruno Romão

    Uma boa solução e mais económica:

    https://instantink.hpconnected.com/us/en/

  8. Avatar de mikesun
    mikesun

    comprei uma epson xp520 e encomendei 20 tinteiros por 12€ ,comprar uma impressora com tinteiros separados e melhor ,trocar qual esta vazio.

  9. Avatar de João Paiva
    João Paiva

    Tou mesmo chateado. Acabei de comprar uma impressora nova porque a anterior (HP) que sempre usei com tinteiros reciclados deixou de funcionar. O erro era na parte dos tinteiros. Dei voltas e voltas para tentar resolver e não consegui. Achei que não valia a pena mandar arranjar porque pensei que ia gastar quase o preço de uma nova. às tantas foi esse o problema…

  10. Avatar de UmRevoltadoComOMundo
    UmRevoltadoComOMundo

    “Erro” foi exatamente isso. As empresas que vendem impressoras já estão ultrapassadas tecnológicamente. Os diretores pensam que as pessoas vão comprar um tinteiro que custa 15 a 25€ e que não dura nada pois a máquina desperdiça tinta. Os consumidores compram as impressoras, gastam a tinta e não compram um novo tinteiro pois é absurdamente caro. Como as empresas não lucram com a venda de impressoras mas com a venda dos tinteiros… Têm de mudar de paradigma tal como a epson com exemplo da ecotank, se bem que a impressora é absurdamente cara. Como esta é uma tecnologia difícil de ser conseguida as empresas que a têm aproveitam-se do seu “monopólio inteletual”.

  11. Avatar de David Piçarra
    David Piçarra

    marcas de impressoras fazem isso porque eles vendem a impressora relativamente barato por isso esperam que nós compramos os tinteiros originais aos preços caríssimos que teem para eles fazerem lucro

  12. Avatar de JRM
    JRM

    Tenho comprado tinteiros “chipados” para a minha multifunções HP Photosmart 5520 na 7dayshop.com. A impressora reconhece-os como não originais mas indica o nível de tinta correctamente. São incrivelmente mais baratos e bem melhores que os refilled nas lojas de cá do burgo (esses nem nível de tinta indicam).

  13. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    De qualquer forma não aconselho tinteiros não oficiais. Reenchimento sim, mas tinteiros marca branca, não.
    Apenas por duas vezes, em duas ocasiões distintas e duas impressoras diferentes tentei esses tinteiros marca branca, e o resultado, imprimir com linhas brancas e não durar mais que 15 dias.
    Se não houver problemas com reenchimento dos tinteiros, tudo bem. Tinteiros de marca branca, esquece.

  14. Avatar de Claudio Ramos
    Claudio Ramos

    Tenho uma Officejet 8600 em que aparece o erro de tinteiro. Contudo no site da HP nao encontro firmware para esse modelo. Será que já nao há volta a dar?

    Obrigado

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Pior é ter uma multi-funções epson em que o scaner não funciona se os tinteiros estiverem vazios.. LOL.. já estive mais longe de a mandar pela janela fora 😀

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Já tive o mesmo problema, agora estou há uns anos longe da Epson e estou satisfeito. Além disso a HP (como digo, não faço ideia das outras marcas) tem uns software para telemóvel muito bom e imprimo muitos documentos ou fotos directamente do meu smartphone Samsung.

  16. Avatar de rodrigo sousa
    rodrigo sousa

    Porque raio é que as pessoas actualizam a impressora? A minha nem a ligo à net para não ter problemas.

  17. Avatar de ricardo
    ricardo

    Cada vez mais marcas como a Brother e outras começam a ganhar terreno…
    Temos que nos deixar dos Gigantes.
    HP só tenho uma velhinha Laserjet 1020…

  18. Avatar de Renato
    Renato

    Uso a 8600 Pro, ainda não foi afetada, e já uso compatíveis Prink à muito tempo, mas sei que a 8600 Plus, já foi afetada, e a Prink já está a tratar a atualização do Chip, por esse motivo podem atualizar o firmware das impressoras mas existe maneira de ultrapassar essa situação.

  19. Avatar de pedro
    pedro

    Acabei de encaixotar uma HP officejet 6700 por causa do problemas dos tinteiros compatíveis, após a ultima atualização do firmware deixou de imprimir!!! não tive modas, fiz queixa á HP porque é uma situação abusiva deles, a HP recomenda os seus tinteiros, não obriga a usa- los, e não me deixam fazer um downgrade de firwmare!!!! enfim …. para não me chatear mais, arrumei-a-a na caixa e fui comprar uma Epson Workforce e até agora está tudo bem com compatíveis …..

    1. Avatar de Pedro Ricardo
      Pedro Ricardo

      mesmo problema ca em casa , e encontrar o firmware antigo na net é quase impossivel…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        eu até tenho o firmware mais antigo, só que ele não instala, diz que “já tem a ultima versão” !!!!

        1. Avatar de Pedro Ricardo
          Pedro Ricardo

          Posso te pedir que envies o firmware ?

          1. Avatar de Guilherme Simoes
            Guilherme Simoes

            tb tenho uma HP officejet 6600 e penso q aconteceu.me o mesmo..

  20. Avatar de Elder
    Elder

    No Brasil usamos impressoras Epson Ecotank, cuja a tinta é vendida separada e enchemos os tanques tinteiros fixos na impressora. É uma tecnologia nova que veem ganhando espaço sobre a HP. Até a HP veem fabricando também impressos com tanque tinteiro.

  21. Avatar de Candida Fonseca Luz
    Candida Fonseca Luz

    Tenho uma impressora HP 1050 gastava tinta que até doía. Mandei reciclar os tinteiros pela economia, mas gastei 50,00 e também porque me preocupo muito com o meio ambiente. Os primeiros que usei chegavam a sair folhas todas pretas ou todas a cores, desperdício de tinta e papel. Agora deixou de imprimir e troquei os tinteiros por outros reciclados. Acende as duas luzes do fundo a vermelho e não saio disto! Haja paciência!!!