Há 19 anos, direção da Intel não quis comprar a Nvidia por $20 mil milhões. Hoje, vale 3 biliões

18 Comentários

É sempre curioso observar o comportamento do mercado, bem como a evolução das empresas, ao longo do tempo. Sabia que, em 2005, o então diretor-executivo da Intel sugeriu à direção da empresa comprar a Nvidia por “até” 20 mil milhões de dólares?

Nvidia

Hoje em dia, a Nvidia é uma das empresas mais valiosas do mundo. Ainda que o topo do pódio oscile, a verdade é que o foco da empresa na Inteligência Artificial (IA) tem dado resultados extraordinários e motivado as concorrentes a desenvolver alternativas.

A Intel, que tem acompanhado o sucesso da Nvidia enquanto rival, poderia, conforme se sabe agora, fazer parte dele.

Em 2005, Paul Otellini, então diretor-executivo da Intel, surpreendeu a direção da empresa, sugerindo que comprasse a Nvidia por “até” 20 mil milhões de dólares.

Paul Otellini, antigo diretor-executivo da Intel
Paul Otellini, antigo diretor-executivo da Intel

De acordo com “duas pessoas familiarizadas com a discussão no conselho de administração”, citadas pelo The New York Times, a direção opôs-se à ideia, apesar de alguns executivos reconhecerem potencial nos projetos da Nvidia.

 

Intel deixou escapar a Nvidia, em 2005

Há quase 20 anos, a aquisição da Nvidia teria sido a mais dispendiosa da Intel, pelo que havia preocupações quanto à integração da empresa. Perante a oposição que encontrou, Paul Otellini não concretizou a compra.

Em vez disso, na altura, o conselho de administração da Intel apoiou um projeto gráfico interno, o Larabee, dirigido por Pat Gelsinger, atual diretor-executivo da empresa, que utilizava as tecnologias x86 da Intel, e a GPU era uma espécie de híbrido de CPU e GPU. Entretanto, a Intel encerrou o projeto.

Pat Gelsinger, CEO da Intel
Pat Gelsinger, diretor-executivo da Intel

Relativamente à IA, a Intel comprou a Nervana Systems e Movidius, em 2016, e a Habana Labs, em 2019. Contudo, nenhuma delas se compara à Nvidia de hoje, com uma capitalização de mercado de mais de três biliões de dólares.

Segundo a imprensa, além da não concretizada compra da Nvidia, a Intel deixou, também, escapar a oportunidade de comprar uma participação na OpenAI, quando esta era ainda uma pequena empresa, em 2017 e 2018. O diretor-executivo da altura, Bob Swan, assumiu que os modelos de IA estavam longe de ser relevantes.

 

Leia também:

China procura uma alternativa nacional à Nvidia. Que empresas chinesas estarão à altura?

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Há alguma coisa errada no título da notícia. O que os americanos chamam de 1 bilião, para nós são 1000 milhões.
    Ora se valia 20 000 milhões só se perdesse muito é que hoje poderia só valer 3 000 milhões!

    1. Avatar de Ana Sofia Neto

      Os 3 biliões correspondem aos 3 trillion na escala usada pelos americanos.

      1. Avatar de trolha33
        trolha33

        Verdade… é mesmo impressionante como conseguiu alcançar os 3.5Trillions (os tais 3.5 biliões)!

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ninguém ia adivinhar que iam aparecer as criptomoedas e a AI a usar o desempenho das GPU.

    Ouve um momento que foi uma corrida as gráficas para o BTC depois abrandou quando fizeram equipamento mais dedicado e com a AI vai acontecer o mesmo a procura vai abrandar quando aparecer equipamento mais dedicado por outras marcas.

    É que foi logo uma coisa a seguir a outra quando a procura começou a abrandar das criptos apareceu a AI e a corrida pelas gráficas começou novamente, será que vamos ter uma nova tecnologia a precisar delas? Não faço ideia…

  3. Avatar de artista34
    artista34

    E quem garante que com a Intel a comandar a Nvidia esta tinha crescido o que cresceu?
    As ideias seriam diferentes e teriam tomado outro rumo, ninguem consegue garantir que sobre o dominio da Intel a Nvidia teria o sucesso que tem.
    Nao investiu a Intel mas investi eu e graças a Deus que nao foi comprada.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Essa é que é essa. A Intel possivelmente teria dado cabo da nVIDIA.

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Intel, essa miséria.
    Li a história de um tipo que recebeu de herança cerca de 800k usd e meteu tudo na Intel.
    No dia seguinte perdeu, só nesse dia, 100k usd…. E nos outros continuou a perder tb porque as acções Intel caíram brutalmente…

    1. Avatar de Guelindão
      Guelindão

      Só perde se vender

    2. Avatar de Zé

      Porque um idiota perdeu nas ações, a Intel passa a ser uma miséria? Wow, abre a janela e vê o mundo.

  5. Avatar de naodigo
    naodigo

    É muito fácil dizer o que se devia ter feito anos depois, a Blockbuster nao comprou a Netflix se o tivesse feito a Netflix nunca teria se virado para o streaming, a AMD comprou a ATI e nao é por isso que a ATI esta ao mesmo nivel que a NVIDIA.

  6. Avatar de Ze
    Ze

    Se eu soubesse a chave do euromilhoes, estaria milionario.

    1. Avatar de No-IA
      No-IA

      ia dizer isto xD posso ir embora.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    A Nvídia até ao início de 2016 valia menos de 1 dólares por acção. Nunca tinha ultrapassado a marca de 1 dólar!

    Só a partir de 2016 é que a valorização é meteórica e temos hoje a acção a valer 140 dólares!!!!!

    Qualquer investidor que visse a evolução desde que é cotada em 1999 a 4 cêntimos!!!!!!! Até chegar a perto de 1 dólar em 2016 não ficaria muito impressionado!!!! Só depois dessa data é que disparou!!!!!!

    É como já referiram, se eu soubesse o dia de amanhã (bastava adivinhar a cotação de uma acção qualquer cotada), também facilmente chegava a milionário, com negócios como este em que o valor multiplicou por 140 a cotação do início de 2016!!!!!!

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Sr. Rui ve-se logo que voce nunca viu as acoes da Nvidia, eu ja as comprei e vendi na bolsa antes do ano 2000 e ja valiam muito mais que 1 dolar

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        As ações da nvidia foram divididas de 1 para 10 quando a nvidia atingiu os 1000 dólares de valor. (Salvo erro)

        Então sim elas em 2000 valiam mais de um dolar. Mas quem comprou uma ação nessa altura tem hoje em dia 10 então nem que tenha dado 5€ foram apenas 50 centimos cada.

        Penso que seja esta a confusão do gajo a que respondeu, porque vendo os valores na internet aparecem os que ele diz mas com esta divisão de 1 para 10. Meio que ambos estão de acordo.

  8. Avatar de Cugumelo Mágico
    Cugumelo Mágico

    Ainda bem se não hoje já não havia nvidia

  9. Avatar de Focabm
    Focabm

    Se a Intel tivesse comprado a Nvidia se calhar hoje em estava no top 30.

    Arrow Lake…que grande FAIL!

  10. Avatar de Zero.kill@gmail.com
    Zero.kill@gmail.com

    Pois convém referir que a alguns anos a Intel não poderia comprar a nvidia devido a lei da concorrência a mesma lei que fez com que Bill Gates injetasse 250 milhões de dólares na Apple a quando do regresso de Steve Jobs a Apple porque está estava falida. Se a Apple desaparece a Microsoft teria de ser dividida em várias empresas de forma a manter a concorrência do mercado.