Gráficas RTX 4070 e RTX 4080 devem consumir menos 30% de energia do que o esperado

8 Comentários

Aproxima-se a passos largos o momento em que finalmente vamos conhecer a nova linha de placas gráficas da Nvidia. Estima-se que a gama GeForce RTX 40 seja anunciada dentro de poucos meses, mas as novidades continuam a fazer as manchetes de vários canais tecnológicos.

Mais recentemente, os dados revelados indicam que os modelos GeForce RTX 4070 e RTX 4080 vão contar com menos 30% ao nível do consumo energético face ao esperado anteriormente.



GeForce RTX 4070 e RTX 4080 podem consumir menos 30% de energia

Novos rumores vindos de algumas fontes da indústria indicam que a Nvidia se tem esforçado para ajustar o consumo energético da sua próxima geração de placas gráficas. Como tal, parece que a fabricante norte-americana tem conseguido levar a cabo estes objetivos, através de várias otimizações à sua linha GeForce RTX 40.

Assim, as informações avançadas pelo já conhecido e confiável leaker kopite7kimi indicam que a Nvidia conseguiu uma redução de quase 30% no consumo energético de alguns modelos das próximas GPUs, nomeadamente a GeForce RTX 4070 e a RTX 4080. Em concreto, o leaker refere que a RTX 4080 deverá ter um consumo energético de 320W, quando anteriormente se apontava para os 450W, e a RTX 4070 é agora referida como tendo um consumo de 285W.

A confirmar-se estas suspeitas, então ao nível de consumo, a RTX 4080 será idêntica ao recomendado na RTX 3080 da atual geração. Por outro lado, o leaker adianta que o motivo para esta redução se deve ao facto de “o consumo energético da linha Ada Lovelace estar a tornar-se problemático“, o que poderá então também resultar num ajuste das velocidades de clock e da performance das novas placas gráficas.

Contudo, e até ao momento, a Nvidia ainda não confirmou, nem desmentiu, estas mesmas informações. Mas dentro de poucos meses já vamos então poder ter todas estas e outras dúvidas devidamente esclarecidas, quando a marca finalmente apresentar ao mundo a linha GeForce RTX 40.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    Mesmo assim é demasiado, muiiiiiiiiiiiiiito acima do aceitável!

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Porquê? depende do que conseguem fazer em quanto tempo.
      Uma 3060(portátil) a render no Blender Optix é mais eficiente que um Apple M1 Max a render a mesma cena: apesar de gastar 2x energia de pico é 4x mais rápida, ou seja gasta metade da energia que gasta o Mac.

      1. Avatar de Alguém
        Alguém

        Achei piada ter usado o termo render (nada contra!) eu por norma costumo dizer “renderizar” ahaha

  2. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Claro!
    1ª regra para poupança – “Para consumir menos, tirar o pé do acelerador!” 🙂

  3. Avatar de riosj
    riosj

    Uma rtx 4090 para aqui. Assassin creed em 4k é lindo

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Qual deles? Acho o Odyssey melhor (jogo) que o Valhalla…

      1. Avatar de Vegeta
        Vegeta

        O melhor assassin creed e o unity em graficos. O jogo e de 2014 mas tem melhores graficos que o valhalla. Em termos de historia a triologia do Ezio e Desmond e claramente a melhor. O odyssey é boring, não consigo gostar.

  4. Avatar de secalharya
    secalharya

    Já vi aquecedores com menos potência.