Gráficas já estão 20% mais caras do que no passado mês de agosto

19 Comentários

O preço das placas gráficas, assim como vários outros equipamentos tecnológicos, ficou mais elevado com a escassez de chips. Mas, para além disso, a mineração de criptomoedas também teve um forte impacto no aumento desse valor. No entanto, à medida que a valorização das moedas digitais baixou, também o preço das GPUs ficou ligeiramente mais equilibrado.

Contudo, desde há alguns meses, as criptomoedas voltaram a valorizar mais, o que coincidiu com um novo aumento de preço das placas gráficas. Agora, de acordo com os dados mais recentes, as placas gráficas já estão 20% mais caras comparativamente ao passado mês de agosto.




Com a escassez de componentes a teimar em manter-se ativa e a ser um autêntico obstáculo para a fluída produção de chips, o mais natural é que ainda enfrentemos falta de stock de alguns produtos durante mais alguns meses. Para além do stock, automaticamente a lei da oferta e da procura condiciona e eleva o preços dos equipamentos.

GPUs estão 20% mais caras do que em agosto

As placas gráficas são dos equipamentos onde o aumento de preço mais tem sido notável. No final de agosto havíamos informado que, em apenas 21 dias, o preço das GPUs tinha aumentado, no geral, 9%. Mas se nos focássemos em modelos específicos, a AMD Radeon RX 6600 XT, por exemplo, em duas semanas apresentou um aumento de 43%.

Mas os últimos dados, divulgados pelo site 3dguru.com, referentes ao dia 19 de setembro, revelam que os modelos Nvidia GeForce RTX 30 estão 70% mais caros face ao recomendado pela marca, enquanto que esse percentagem sobe para 74% nos modelos AMD Radeon RX 6000.

Ou seja, em pouco mais de um mês as gráficas da Nvidia encareceram 20%, enquanto que as da AMD estão 15% mais caras.

A tendência é manter-se o aumento de preço…

Depois de uma acentuada queda entre os meses de maio e julho, agora parece que os valores voltam a ter uma tendência crescente. E tudo parece levar a crer que não está para breve um equilíbrio duradouro neste segmento, muito menos que a curto e médio prazo os preços possam estar próximos do recomendados pelas marcas.

Está a pensar comprar alguma placa gráfica em breve?

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Em apenas 3 semanas já estão 20% mais caras ?? Ou muito me engano ou isto já não tem volta a dar.Falo nas novas placas gráficas que custam só por elas mais que um novo PC Desktop ou um PC Portátil,dedicado a jogos,vejam bem !! 😐

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    AMD, NVIDIA ganham rios de dinheiro, estou admirado de não aparecer mais um concorrente a altura e a procura de uma fatia deste bolo que ultimamente é bilionário…

    1. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      INTEL

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Não entram porque é muito caro e poucos podem entrar. A intel vai entrar no mercado mais baixo. O problema aqui nem é Nvidia ou amd é quem fabrica. Não ha fabricas e estas custam centenas de milhões e quase meia decada a serem construidas.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        O topo de gama da Intel vai concorrer com a RTX3070. Não diria que é o mercado mais baixo, mas sim o mercado da gama média-alta.

  3. Avatar de Cristina Rodrigues
    Cristina Rodrigues

    Deve ter sido pelas 30 graficas que eu comprei… Oops, desculpem gamers

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      somos dois, mas eu não comprei 30, comprei 50 + 50 :p Sorry gamers

    2. Avatar de TRaveller
      TRaveller

      Eu comprei vários portáteis com gráfica RTX 3060 não bloqueadas sem serem LHR este fim de semana a 850€ já com IVA. Mas se as novas gráficas são LHR não sei porque dizem que o problema é das cripto mas pronto.
      Só nos ultimo 15 dias houve aqui 2 publicações a dizer que a BITcoin dexeu 10% em cada uma delas não sei como as gráficas aumentaram 20% com o aumento do preço das cripto.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Desde o dia do lançamento que estou arrependido de não ter entrado logo na doença de arranjar uma grafica nova. Pensei que ia montando o meu pc aos poucos, e quando existisse menos problemas de stock, comprava a minha. Rapidamente lançaram preços para o dobro. Agora está ali, a caixinha bonitinha à espera de uma gráfica que provavelmente não chega tão cedo.

    Enquanto antes a desculpa da falta delas ainda ia colando, agora já nem tanto. A guerrinha da treta entre AMD e Nvidia, calou-se quando os preços dispararam. E o consumidor vai papando os aumentos sem piar, com permissas estupidas como a das criptomoedas. É aguentar até aparecer algo de jeito. Beijinhos

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu não estou disposto a pagar o valor actual e não pago.

  6. Avatar de Costa Rica
    Costa Rica

    Mundo louco … mais vale Comprar uma Consola quem quer jogar … simples e mais barato do que dar 2kk por uma gráfica boa

    1. Avatar de Honorato
      Honorato

      A portáteis gamers de 1000€ já com uma rtx3060

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Não há graficas para todos mas as empresas que fazem grandes encomendas ainda têm graficas a preços acessiveis. Consegues arranjar PCs ou computadores já montados por um bom preço.

    3. Avatar de TRaveller
      TRaveller

      mas há consolas?

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Acabou de ser lançada a versão 15.1 Developer Beta. Pode ser que corrida algo. Apesar de eu não ter tido problemas.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Mas não resolve o problema de stock das gráficas – escreveste no local errado.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Pois foi, quando sei conta fui tarde 🙂

  8. Avatar de Mamba
    Mamba

    A estes preços, mais vale comprar um PC portátil de jogos.
    A grande vantagem do fixo era o melhor valor dos componentes. Conseguíamos mais pelo m€smo. Agora já não…