Gigabyte revela conceito de placa gráfica com formato na diagonal

28 Comentários

Volta e meia o mercado agita-se com a inclusão de produtos com algum traço inovador. Esta inovação pode ser ao nível de software e funcionalidades que oferece ou também através da construção, materiais ou o formato.

Nesse sentido, a empresa Gigabyte revelou agora um conceito interessante para uma futura placa gráfica. Trata-se então de uma GPU com um design na diagonal. Resta saber se há realmente planos da marca para esta novidade, ou se é uma brincadeira atrasada do dia 1 de abril.




Por norma, as placas gráficas têm um formato retangular, apesar de serem todas diferentes umas das outras ao nível do design. No entanto, há algumas marcas a pensar ‘fora da caixa’ e a tentar trazer produtos inovadores e com pormenores diferenciadores para o mercado.

Gigabyte mostra GPU com formato diagonal

A conta oficial do Twitter da Aorus espanhola, empresa da Gigabyte, publicou a imagem de um conceito de placa gráfica interessante, mas diferente daquilo a que estamos habituados. Trata-se então de uma GPU com design diagonal, algo que certamente vai criar alguma estranheza em vários consumidores.

O equipamento conta com vários pormenores metálicos na sua estrutura e tem a característica aparência gaming.

A publicação em si não revela nada de especial e, portanto, deixa em aberto a possibilidade de a empresa de Taiwan estar a preparar algo deste género. Esta também pode ser uma estratégia da fabricante no sentido de sondar a opinião e aceitação dos consumidores para avançar ou descartar a ideia.

No entanto, se a ideia da Gigabyte era realmente saber a opinião dos seguidores, então a conclusão a que deve ter chegado é que há quem sinta mais estranheza do que interesse. Mas, quem sabe, talvez este conceito possa vir a ser mesmo uma realidade e até tornar-se, no futuro, numa tendência seguida por outras marcas.

Por outro lado pode também ser uma brincadeira da marca… embora já bastante atrasada para o dia das mentiras.

Qual a vossa opinião sobre o design diagonal desta placa gráfica?

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de uhmsera
    uhmsera

    Corrijam-me se tiver errado:
    O único prepósito desta inovação é a estética, há pessoas a fazer mods para que a placa até fique completamente vertical no sentido de embelezar a máquina. No entanto, de acordo com essa imagem, a placa fica virada para dentro da caixa e não para janela da caixa… qual é a utilidade disso? ou estou a interpretar mal?

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      1 de abril amigo. Na foto não mostra nem a conexão PCI-e.

      1. Avatar de Gonçalo Correia
        Gonçalo Correia

        Nao é 1 de abril, olha a data do post, 5 de abril, alem disso, a publicaçao é uma prova de conceito, nao precisam de por ali a ligaçao PCI para mostrar uma prova de conceito

        1. Avatar de Pedro Ferreira
          Pedro Ferreira

          Não necessariamente. Já vi empresas usarem o mês ou ate só a semana para a brincadeira.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            A mim até podia dar jeito, tenho uma grafica que é maior que a caixa, por causa de um tubo do cooler da grafica. por isso tenho a tampa semi aberta no local da grafica.
            Com uma placa inclinada ela podia ser mais alta e cabia na caixa

      2. Avatar de Hugo Cunha
        Hugo Cunha

        A “foto”, da maneira como está devia-se ver a ligação PCI-E como o Pedro Ferreira diz… Além disso da maneira que está vai bater em muitas soluções a ar de refrigeração do CPU.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Estás errado, escreve-se “propósito”.

  2. Avatar de Gonçalo Correia
    Gonçalo Correia

    Nao vejo muito o sentido de ter ventoinhas a mandar ar quente para cima da motherboard, se fosse para ser assim, que fosse contra o vidro

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Mas pela imagem esta mandado o ar para o vidro sim…

      1. Avatar de Gonçalo Correia
        Gonçalo Correia

        Nao, se souberes minimamente de pc’s, reparas que a bracket está ao contrario, sendo que os displayports ficam virados para cima, e aquela parte do aluminio que está dobrada fica virada para o vidro

        1. Avatar de Pedro Ferreira
          Pedro Ferreira

          As pontas que ficam virada para dentro da caixa estão na frente da foto e a ponta que parafusa na caixa esta atrás, Logo se a ponta que parafusa esta virada para e a abertura o ar vai para o vidro.

          1. Avatar de Gonçalo Correia
            Gonçalo Correia

            Esse portugues nao se percebeu nada.
            E em relaçao a essa lógica, digamos que os teus olhos sao a motherboard, e tas a olhar para ela, porque a parte que fica encostada a motherboard é a que está virada para nos, certo? Entao se tas a olhar a grafica, as ventoinhas tao viradas para ti, ou para o vidro que está no outro lado da grafica? E nem vou falar acerca da maior parte delas os displayports serem em cima, porque ai as ventoinhas em vez de apontarem te para a cabeça, apontavam para a barriga, e se tu es a motherboard, continuo a dizer, estao viradas para ti ou para o vidro?

          2. Avatar de Gonçalo Correia
            Gonçalo Correia

            Ah e se estas a refereir que as ventoinhas seriam só em pull, ai sim estás correto, as que tem 3 ventoinhas geralmente fazem push pull, e nao so pull ou so push, nao tenho certeza em relaçao as de 2 ventoinhas sinceramente

    2. Avatar de chinesisses
      chinesisses

      Não temas meu amigo! resolvi o vosso drama…
      https://imageupload.io/i/5mf0zX2xk6

      está melhor?

      1. Avatar de Pedro Ferreira
        Pedro Ferreira

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Avatar de Gonçalo Correia
    Gonçalo Correia

    Esse portugues nao se percebeu nada.
    E em relaçao a essa lógica, digamos que os teus olhos sao a motherboard, e tas a olhar para ela, porque a parte que fica encostada a motherboard é a que está virada para nos, certo? Entao se tas a olhar a grafica, as ventoinhas tao viradas para ti, ou para o vidro que está no outro lado da grafica? E nem vou falar acerca da maior parte delas os displayports serem em cima, porque ai as ventoinhas em vez de apontarem te para a cabeça, apontavam para a barriga, e se tu es a motherboard, continuo a dizer, estao viradas para ti ou para o vidro?

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      “E em relaçao a essa lógica, digamos que os teus olhos sao a motherboard, e tas a olhar para ela, porque a parte que fica encostada a motherboard é a que está virada para nos, certo?”
      Certo, logo o outro lado para o vidro.

      ” Entao se tas a olhar a grafica, as ventoinhas tao viradas para ti, ou para o vidro que está no outro lado da grafica?”
      Isso viradas para o meu lado, logo o ar é empurrado para o outro lado, o vidro.

      “E nem vou falar acerca da maior parte delas os displayports serem em cima”
      Isso pouco importa, depende do fabricante.

      “continuo a dizer, estao viradas para ti ou para o vidro?”
      Estão viradas para o meu lado e empurram o ar quente para o vidro.

      Outro detalhe sobre a sua outra questão do Pull e Push, nas placas de vídeos são recentes e no geral o padrão é empurrar ar mesmo.

      Espero ter esclarecido suas duvidas.

      1. Avatar de Gonçalo Correia
        Gonçalo Correia

        Nas de 3 ventoinhas nao é esse o padrao, usam push pull, mas se é nas de 2 entao está esclarecido

  4. Avatar de zequinha
    zequinha

    Também podiam fazer em formato circular, a combinar com as ventoinhas.

  5. Avatar de Goncalo Pinto
    Goncalo Pinto

    Faz todo o sentido e não sei como nunca foi pensado antes. Desta maneira o fluxo de ar é maior e mais eficiente. Muito bem.

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Boas,

    O conceito está interessante, e obrigado Gonçalo Pinto, pois a imagem corrigida desatou o meu nó no cérebro, a qual discutiam o Gonçalo correia e Pedro Ferreira. 🙂

    Uma coisa que me faz confusão, é a placa gráfica estar virada para baixo, a enviar ar quente para baixo, contra a fonte de alimentação, elemento este, que buscar ar fresco dos “pés” da torre para trás da torre.

    Com esta inclinação proposta, era só manter a porta aberta da Torre, e o ar entrava por trás da torre e saia pela lateral da torre, não comflictuando com a fonte de alimentação/Zona arrefecimento da CPU, bem como não contribuia com o aquecimento da tempetatura ambiente no interior da torre. Gostei.

    Fiquem bem

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Errata (não dá para corrigir os nossos comentários??)
      Onde disse “brigado Gonçalo Pinto, pois a imagem corrigida”, deve ser: brigado chinesisses, pois a imagem corrigida

      1. Avatar de chinesisses
        chinesisses

        <3 obrigado pela menção.
        já ia começar a espernear por falta de reconhecimento XD

    2. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      An ventoinjas puxam ar de fora contra os xomponentes da placa. E a parte de cima da placa é a parte mais larga, acima das ventoinhas, vê o encaixe metalico da placa. Não sei quala duvida aqui. Puxa ar de fora e o ar quente sai para cima.

    3. Avatar de cat
      cat

      Só por curiosidade, as nvidia têm o gpu montado em cima e as amd em baixo. Sendo assim, é uma nvidia…

  7. Avatar de Dan Q
    Dan Q

    O único sentido que vejo nisto é a caixa poder ser ligeiramente mais estreita, visto que as novas 30XX são largas que se farta.

  8. Avatar de Ze
    Ze

    As GPUs modernas consomem tanta energia (e portanto são autênticos radiadores de calor) que qualquer dia, seja qual o seu formato, ligam-se directamente à tomada hahaha.

  9. Avatar de cat
    cat

    Só por curiosidade, as nvidia têm o gpu montado em cima e as amd em baixo. Sendo assim, é uma nvidia…