GeForce RTX 5090 da NVIDIA está a queimar os cabos de alimentação dos utilizadores

25 Comentários

A NVIDIA parece não ter aprendido com os erros do passado, e a sua nova GeForce RTX 5090 chega ao mercado com um problema que assombrou a sua antecessora. Vários utilizadores que adquiriram esta GPU estão a relatar casos de cabos de alimentação derretidos.


GeForce RTX 5090 está a derreter cabos

De acordo com uma publicação no Reddit, a GeForce RTX 5090 derreteu um cabo de alimentação tanto do lado da placa como do lado da PSU. O utilizador partilhou a sua experiência, onde mencionou que o cabo estava corretamente ligado e que apenas notou um cheiro a queimado quando estava a jogar.

Tenho experiência na montagem de PCs e sei o que estou a fazer. O cabo estava bem fixado e encaixado corretamente nos dois extremos (GPU e PSU). Enquanto jogava Battlefield 5, notei um cheiro a queimado. O consumo de energia rondava os 500-520W. Desliguei o PC imediatamente.

Afirmou. O utilizador indicou ainda que o problema parecia ter origem na sua fonte de alimentação, uma ASUS Loki SFX-L.

  • O cabo estava bem encaixado e fixo.
  • A fonte de alimentação e o cabo eram os mesmos usados anteriormente com a RTX 4090 FE, sem problemas durante dois anos.
  • O cheiro a queimado surgiu do lado da PSU.
  • Os pinos do 12VHPWR da Loki são significativamente mais finos do que os do cabo 12VHPWR da RTX 5090 FE.

É importante referir que o utilizador estava a utilizar um cabo 12VHPWR de terceiros (MODDIY), desenhado para a RTX 4090 FE. Apesar de o padrão de ligação não ter mudado, a RTX 5090 introduz um novo cabo 12V-2×6 com melhorias na dissipação de calor. Esta diferença pode ser a causa do problema, o que levanta dúvidas sobre uma eventual resposta da NVIDIA ou da ASUS em termos de garantia.

Problemas com cabos queimados estão a aumentar

Outro caso relatado pelo criador de conteúdo Toro Tocho reforça as preocupações. O youtuber utilizou uma PSU compatível, que já tinha sido testada exaustivamente com a RTX 4090. O desgaste do cabo 12VHPWR ao longo do tempo pode ter levado a uma ligação deficiente, o que resultou no sobreaquecimento e consequente derretimento do cabo.

Nos casos analisados, os utilizadores estavam a utilizar hardware que não era compatível com o novo 12V-2×6. Isto significa que, para evitar problemas semelhantes, os donos de uma RTX 5090 devem garantir que possuem uma fonte de alimentação compatível com este novo padrão e utilizar apenas cabos certificados.

Esta exigência pode ser um obstáculo para quem já tinha investido numa PSU de alta qualidade para a geração anterior de GPUs.

Para já, a NVIDIA ainda não fez qualquer declaração oficial sobre a situação e não existem relatos suficientes para determinar a dimensão real do problema. Com a disponibilidade limitada da RTX 5090 no mercado, poderá demorar algum tempo até se perceber a verdadeira causa desta falha e se serão necessárias medidas por parte da empresa.

 

Leia também:

NVIDIA perde 600 mil milhões de dólares e a culpa é da Deepseek

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de themoreyoubuy
    themoreyoubuy

    As ligações/cabos 12VHPWR nunca deviam ter saído do papel, isso e placas gráficas a gastar 600W em computadores de secretária.

    1. Avatar de Perfectly Balanced
      Perfectly Balanced

      O problema não é as gráficas consumirem 600W mas sim usares um cabo que suporta no máximo 600W para alimentar uma gráfica que consome 575W, a RTX5090 devia ter dois conectores 12VHPWR e ter o consumo dividido pelos dois cabos.

  2. Avatar de Corrector
    Corrector

    xD o cabo era velho. Além disso o cabo já esteve montado noutro angulo antes onde levou calor e foi “acamado” (na 4090 o cabo saia por cima ou por baixo, nesta 5090 sai para o lado). E por fim o cabo não é o original. A coisa mais comum nos pcs é substituir cabos de origem por cabos mais “bonitos” e/ou colocar adaptadores de pci-e para a placa gráfica ficar na vertical, mas isso não é propriamente para que o sistema foi desenhado. Neste caso a nvidia não tem culpa de nada e o resultado será a nvidia começar a indicar na garantia que não se responsabiliza por cabos e adaptadores de terceiros que causem danos ao equipamento. O procedimento profissional é: colocar o cabo e antes de fechar a caixa usar um aquecedor para dar um angulo ao cabo para que este não fique a forçar os pinos da placa. O cabo até pode estar todo encostado mas se houver que force os pinos estes não vão encostar como deveriam e depois acontecem as desgraças.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Nao digas asneiras e vai ver o video do Derbauer que tem essa mesmo gráfica o cabo e a fonte.

      1. Avatar de Corrector
        Corrector

        Isto é uma ciência exacta não é achiologia. Em vez de palreares o teu youtuber favorito já viste alguém a por 1000w nesse cabo? É que ele aguenta e sem problemas. Sabes porque antes eram do pino s1 ao pino s6 e agora são apenas os das extremidades?Porque antes dobrava para baixo agora dobra para o lado. Ou seja, os que fazem mau contaco como expliquei acima, a solução também é a que expliquei em cima para diminuir a pressão e os contactos ficarem melhor acomodados na ficha, é estranho? Estranho é montar um adaptadores no pci-e e adaptadores de energia de quem não faz hardware e fechar curvas com o cabo a forçar a ficha. Agora em vez de veres videos de amadores começa a ver de engenheiros que testam em laboratórios enfiam potência até dar ripple, se souberes o que isso é. Ou então monta assim à cabelereiro e deixa pregar fogo quero lá saber xD.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          já vi que deves ser engenheiro tipo sócrates… para tua irformação o Derbauer é engenheiro e é somente o dono da Thermal Grizzly e se fores ver o video vez que o problema é o load inconsistente de corrente, ou seja está a passar 20 amp num terminal enquanto outros estao com 1 a 2 amp. agora a razão de isso acontecer? Uma coisa é certa não é do cabo. Fonte ??? é possivel é uma questão de testar diversas fontes e apurar resultados

          1. Avatar de Corrector
            Corrector

            Viste foi mal que eu não disse que era o engenheiro que fazia os testes. Ser sócio media for equity e ceo secundário de uma empresa de pasta termica não lhe dá autoridade sobre o assunto. O problema é que estás a respirar muito rápido, respira mais devagar. ponto1: a bancada dele é uma fonte whitelabel do mais ruim que existe, corsair (não fazem nem projeto nem fabricam fontes); ponto2: quando um existe resistencia num cabo os demais ficam com mais corrente, mais corrente, mais aquecimento(se duvidas verifica o video nas leituras); ponto3: o exemplo deste artigo os cabos que queimaram foram os das extremidades e foi o que comentei; ponto4: os cabos com sobreaquecimento do teu youtuber favorito são os do centro; ponto5: o teu youtuber favorito não fez o básico, testes com várias fontes, vários cabos e leitura de tensão à entrada da vrm por cada cabo e leitura de resistência por pista. “Ses” há muitos, mas resolver o problema no mundo real está descrito aí acima, recomendado por quem percebe da poda e não youtubers que shareholders de pasta termica.

          2. Avatar de Norm
            Norm

            Corrector
            ponto AAAAAAAAA
            Para um equipamento que consegue consumir 50A de corrente, o fabricante deve fazer todos os possíveis para assegurar que o cabo que o alimenta não vai derreter – deve ser no mínimo à prova de parvos! E asseguro-te que havia maneira para o fazer, desde limitar a corrente em cada condutor, apenas aceitar cabos certificados e fontes certificadas, etc!
            Por mais voltas que se dê, neste limiar de utilização de corrente, a culpa já não pode ser apenas má utilização, ou o teste não ser científico! O fabricante tem enormes responsabilidades. A norma deste cabo deixa muito a desejar em termos de segurança

  3. Avatar de Rogerio Figueira
    Rogerio Figueira

    Fontes Modulares. Ninguém está falando delas.

    1. Avatar de Perfectly Balanced
      Perfectly Balanced

      Ninguém fala é do facto de o cabo 12VHPWR suportar 600W e a RTX5090 consumir até 575W de fábrica, os antigos cabos de 8 pinos permitiam um consumo máximo 150W por conector mas o cabo em si suportava 288W – 1.9x margem de segurança, não é à toa que os casos que se houve falar de cabos e conectores danificados é tudo com a RTX5090 e não com a RTX5080 que consome até 360W.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Em minha opinião, vocês dois estão corretos.

      2. Avatar de Norm
        Norm

        É um pouco pior que isso…
        Ao limitar a conversa a potência (watts), com valores que parecem normais para outros aparelhos eléctricos, acabamos por “esquecer” que esta potência é à custa duma enorme quantidade de corrente. Com 600W a 12V estamos a falar em 50A de corrente.

        50A só por si é já um valor que deveria soar vários alarmes…
        Pior é que o calor que é produzido por um condutor aumenta com o quadrado da corrente… Ou seja a margem de tolerância dos cabos é facilmente ultrapassada com aquilo que pode parecer uma pequena oscilação.
        Se fossemos a usar as normas para as instalações eléctricas, isto provavelmente não passava numa inspecção. Estas empresas estão a brincar com a vida das pessoas

    2. Avatar de Julio
      Julio

      Está certo, toda emenda gera calor e perdas. Em cabos eletrônicos, penso que é mais problemático ainda.

  4. Avatar de Pintor
    Pintor

    Quando troco de gráfica troco todos os cabos ligados a mesma.Dar 3000€ por uma placa gráfica e não quer gastar uns trocados em cabos novo?

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Já deviam vir incluindos, atendendo ao preço super inflacionado que se está a pagar.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        sim e não, o que vem incluído é um conversor de 3x8pin para 12vHpower, no caso dele nao servia visto estar a usar uma fonte já com cabo 12Hpwer o problema é mesmo a gráfica usar apenas 1 ficha devia ser 2x12vHpower por forma a distribuir melhor o consumo energético e aumentar o limite de segurança e evitar o aquecimento excessivo dos cabos, pode-se dar o caso das próprias fontes estarem a fornecer corrente de forma incoerente forçando o dobro ou triplo da amperagem num cabo enquanto os outros estão a usar uma amperagem muito inferior provocando um aquecimento excessivo e o possível derretimento da proteção de plástico

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Correto Mestre Marco, mas a fonte entrega a corrente que a gráfica demanda. O fluxo de electrões direciona para onde existe o consumo, as perdas de valência atraem mais electrões e por ai fora. Eletricidade ” 1 o 1 “. Mas…. presumo que tenha sido um erro de desenho. Correntes de 20 amperes contínuos já exigem espessura e isolamento adequado. Seja em electronica, baixa tensão alterna ou DC. Aqueles pinos envolvidos em plástico….uma red flag. Outro problema, a GPU deve estar a ser usada para inferência de IA. Puxa tanto como minar. Se fosse para jogos, não faria isto. Nem mesmo a jogar Crysis 24/7….presumo……

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Por 3000 mil euros já devia vir incluído era outro PC completo para spare.

        Valores ridículos. Mas é como é. Os smartphones são outro produto na mesma vertente – no que respeita valores completamente absurdos. E as pessoas compram.

        Anda tudo doido! Mas é como é.

  5. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    Gráficas de 2.000-5.000€ a derreteram conectores. LOL!

    GreedVidia.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Gráficas a 2000-5000€. Facepalm.

      PONTO.

  6. Avatar de M
    M

    O problema é precisamente o design miserável da NVIDIA…
    Isto poderia ser evitável se a NVIDIA não quisesse poupar uns miseráveis cêntimos nas current sensor resistors…
    Para quem quiser entender melhor:
    https://youtu.be/kb5YzMoVQyw?si=axMxFGl2bUk4UGFA

  7. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Todos errados, não leram as letras pequeninas, mas muito pequeninas mesmo.

    Estas gráficas são para serem alimentadas diretamente do posto de transformação de baixa tensão mais próximo, e com cabos grossos em que para descarnar é preciso um serrote…. ah pois é

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Vieste dizer que estavam todos errados, mas tu também estás…
      Não são placas gráficas, são torradeiras…

    2. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      a continuar nesse ritmo não falta muito pra seu exagero estar bem perto da realidade

  8. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Usem. Isso. Com cabos. Mais. Grossos e dweixam de ter problemas