Fábricas de chips na China têm agora também problemas de falta de energia

28 Comentários

Sabemos que atualmente a indústria dos chips eletrónicos está a travessar uma das mais duras e longas fases de escassez de componentes. Mas já diz o ditado que um mal nunca vem só, e parece que nalguns casos é mesmo verdade.

Nesse sentido, as informações mais recentes indicam que, para além desta falta de componentes, algumas fábricas na China também estão a ter problemas de falta de energia. Por esse mesmo motivo, fábricas de pelo menos cinco regiões já suspenderam a sua produção.



Fábricas chinesas com problemas de falta de energia

Como se já não bastasse a escassez de chips, há agora um outro problema a tirar o sono das fabricantes chinesas. De acordo com as informações recentemente reveladas, a produção de energia na China está a piorar significativamente a situação das fábricas. Os detalhes indicam que o país asiático está sentir acentuadas quebras no fornecimento de energia, devido à reduzida produção no âmbito do equilíbrio produção x poluição.

Como consequência deste novo flagelo, as fábricas de pelo menos cinco regiões chinesas já suspenderam os trabalhos de produção. A redução da energia disponível pode então levar a atrasos na produção e, por conseguinte, atrasos nas entregas das encomendas ao nível global.

Esta suspensão deverá ser temporária, ou pelo menos é esse o desejo das fabricantes. No entanto espera-se que este género de medida seja repetida ao longo dos próximos meses.

De acordo com um relatório da Associated Press (AP), vários fornecedores da Apple foram afetados por esta paralisação. Para além disso é ainda indicado que várias pessoas sofreram uma intoxicação por gás devido a uma fuga de energia numa fábrica metalúrgica. Esta situação fez com que o sistema de ventilação deixasse de funcionar, promovendo assim a intoxicação.

O presidente chinês Xi Jinping tem como objetivo conseguir um céu da capital chinesa limpo de poluição. No entanto tal tem causado algumas consequências, sendo que nalgumas regiões o preço do carvão, e outros combustíveis fósseis, aumentou.

A recente legislação da China limita às empresas o valor do preço a cobrar pela taxa energética, não podendo então aumentar o valor. Tal tem promovido a redução da produção de energia e as fábricas vêem-se obrigadas a suspender a produção que, por sua vez, irá retornar no início do próximo mês.

Mas com a aproximação do Natal, alguns especialistas já preveem que a situação agrave para as entregas alusivas a esta data festiva.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Manuel
    Rui Manuel

    Têm que pedir ajuda ao João Pedro Matos Fernandes

  2. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    The perfect storm!
    Por isso a China corre atrás de novas tecnologias de produção de energia nuclear com grande empenho! A fábrica do mundo está demasiado poluída para fabricar com recurso a energia fóssil, mas a produção de energia renovável ou menos poluente ainda não é o suficiente para suprir as necessidades da fábrica!

  3. Avatar de Rui Ferreira
    Rui Ferreira

    se calhar chegou a altura de parar com a mineração das criptocenas e canalizar essa energia para a produção industrial 😛

    1. Avatar de André R
      André R

      A energia que a criptocena consome num ano é bem inferior ao que uma metalúrgica consome num dia usando eletrodos.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Se ao menos a metalurgia fosse essencial para o teu dia-a-dia…

        1. Avatar de O mundo perdeu o juízo
          O mundo perdeu o juízo

          +1

    2. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Está na altura é de reduzir a consumismo

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O grande problema do Sec. XXI… a produção de energia!

    1. Avatar de Tony
      Tony

      A maior verdade!

    2. Avatar de eu2
      eu2

      E ainda só vamos em 2021… 1/5 do século

    3. Avatar de PML
      PML

      Nada disso. Esta resolve-se. O grande problema vai ser a falta de água potável!

  5. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Isto parece o “Comand and Conquer” da vida real. Preciso de mais recursos, construo “fábricas”. Depois falta energia! Para aumentar a energia, preciso de contruir “centrais energéticas” ou aumentar a sua produção, mas para isso, preciso dos recursos que não tenho 🙁
    Isto está a ficar bonito… só resta saber se a culpa é só da pandemia ou anda alguém a “fechar a torneira” e a dizer que não há…

    1. Avatar de O mundo perdeu o juízo
      O mundo perdeu o juízo

      Se ao menos estivesses errado …

  6. Avatar de Trumpetas
    Trumpetas

    não é muita coincidência a china anunciar que tem armas que fazem “cair/desativar” energia elétrica e passado poucos dias várias fábricas não terem energia?

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      A sério????

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      É isso e alguém desenvolver uma arma nova e andar-se a esburacar a ele próprio, faz todo o sentido..

    3. Avatar de O mundo perdeu o juízo
      O mundo perdeu o juízo

      como é que se escreve o emoticon do “facepalm” ???

  7. Avatar de Ru
    Ru

    E querem toda a gente a andar de carro eléctrico…. Vai ser bonito, o preço por kw.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Lá não sei, mas em Portugal sai bem caro, especialmente se cais no erro de carregar o carro na garagem de casa.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        nada mais errado!
        O custo de carregar um carro eletrico é bem inferior ao de encher o deposito de um carro a gasolina/gasoleo.
        Pf pesquisa no google, ha muitos artigos a fazer essas analises de custo.

        1. Avatar de O mundo perdeu o juízo
          O mundo perdeu o juízo

          Essa equação é sobre o consumo diario ou o mensal?
          a conta de carregar o carro todos os dias é mais baixa do que abastecer um carro da mesma classe 2 vezes ao mês ?
          ( 2 x ao mês é o que eu faço )

          1. Avatar de Milhais
            Milhais

            Tu fazes o calculo como fazes num carro normal, preco por Km. Vamos a um carro como o Renault Zoe tem um consumo de 165 Wh/km comparando com um carro normal sao 1.8 l/100km. Podes agora ir a tua factura da EDP e ver quanto e que pagas. A bateria do Zoe tem uma capacidade de 55kWh.

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Mas alguem tem duvidas ? O covid foi o ponto de partida para a nova Era que ai vem. Igual o 11 de Setembro que definiu uma nova era da dualidade da vida. Agora ao fim de nao sei quanto tempo e que ha falta de energia, falta de luz, falta de chips falta de nao sei o que mais e falta de ar. Enfim.

  9. Avatar de PedroLeal
    PedroLeal

    Agora que todas as transações que involvam criptomoedas foram tornadas ilegais, qual será o proximo bode expiatório?

  10. Avatar de Electricista de Serviço
    Electricista de Serviço

    Não vos posso apelidar de mentirosos, já que escreveram: “devido à reduzida produção no âmbito do equilíbrio produção x poluição.”, só que, se isto não for trocado por miúdos, não explicam nada. Ponham lá os nomes nos bois. Digam que é por causa da meta verde. Até os comunistas chineses vão atrás dessa balela. Que se há-de fazer. Por cá vamos parar, não por falta de energia, mas por os preços serem exorbitantes. Lá iremos brevemente. Depois gostava de ver os nomes dos artistas que nos conduziram a este descalabro, se não for pedir muito.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O pessoal devia investir num gerador para ter energia em casa praticamente ilimitada e sem cortes

  11. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Contudo a população chinesa per capita é de consumismo muito inferior ao da “sociedade ocidental”, (Europa mas nem toda e Americas mas nem todas), assim alem do mercado interno depende das exportações para enriquecer, (e da impressora de notas), mas como ainda acumula muitos “Bilhetes de Tesouro dos E.UA.” tirou partido da ‘dificuldade’ e está com os trunfos do baralho na mão e não se assusta com o “Ocidente”. Concluindo cabe-nos a Nós por cá fazer todo o possível para RRR e Diversificar com o conhecimento que temos e ganhar autonomia da China, Russia, E.U.A., N.A.T.O. sem ficarmos sós mas a um ritmo que nunca foi visto na UE; contas feitas: tá lindo tá ondas de choque a amortizar. Energia…

  12. Avatar de opl@po.lk
    opl@po.lk

    Falta aqui a questão essencial: O governo do Xi Jinping quis impor o embargo à importação de carvão da Austrália quando a Austrália disse que se devia investigar a origem do vírus. O resultado foi desastrodo para a China, dado que não há alternativas ao carvão australiano, que tem alto valor calorífico. E na China mais de metade de toda a electridade é gerada a partir de carvão. Já para não falar que produzem 51% do aço ao nível mundial, que também consome intensivamente carvão.

    Essa guerra comercial levou a um aumento de preço do carvão que já está a levar fábricas à falência.