Fabricante ASRock diz que o preço das placas gráficas vai começar a cair em breve

17 Comentários

Não é novidade para ninguém que as placas gráficas mais procuradas no mercado estão esgotadas. E os modelos que ainda existem apresentam um valor significativamente aumentado exatamente devido à procura ser maior do que a oferta.

Mas a ASRock, fabricante taiwanesa de hardware, disse recentemente que o preço das placas gráficas vai começar a cair em breve.




A escassez de componentes está a afetar a indústria no geral. Mas o setor de chips eletrónicos que compõem as placas gráficas têm sido dos mais fustigados. Para agravar ainda mais, a desenfreada mineração de criptomoedas ajudou a limpar completamente o stock que ainda havia nas prateleiras.

Ora, juntando 1+1, chegamos à conclusão que o valor destes chips gráficos encontra-se inflacionado por este panorama de desigualdade entre a procura e a oferta.

Preço das gráficas pode baixar em breve

A ASRock é uma fabricante taiwanesa dedicada à produção de motherboards, computadores industriais, placas gráficas, entre outros equipamentos. A empresa encontra-se otimista relativamente ao desempenho das suas vendas e lucro do segundo trimestre de 2021. Para isso, a marca frisa que existe uma forte procura por placas gráficas, PCs industriais e servidores.

A par disso, a ASRock estima que as suas vendas aumentem gradualmente no terceiro trimestre, apesar da escassez de componentes. Mas a fabricante adianta ainda que espera estes resultados mesmo com a queda do preço das placas gráficas.

Ou seja, a marca indica que o valor das GPUs irá começar a cair sobretudo porque a liberdade para a mineração de criptomoedas na China foi reduzida. Em suma, havendo cada vez mais zonas do país asiático a proibir a mineração das moedas digitais, espera-se então uma descida na procura de placas gráficas.

A ASRock apresentou um lucro líquido de 17,88 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2021. Trata-se de um aumento sequencial de 39,7% e 167% a mais face ao mesmo período do ano anterior. Estes resultados representam dos mais altos da história da marca.

Contudo, a venda de motherboards da ASRock está a ser prejudicada pela escassez de processadores Intel e AMD. E, segundo a marca, o problema não deverá melhorar até ao quarto trimestre.

Ainda de acordo com os dados, 20% da receita da fabricante vem da venda de placas gráficas e as motherboards são responsáveis por 50%.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Era excelente pois o que estamos a assistir com esta escalada vertiginosa de preços escandalosos das placas gráficas até parece um crime.Tudo para minerar criptomoedas,enfim…

    1. Avatar de Migiel
      Migiel

      Não tens dinheiro, não tens vicios!
      Espero que as GPUS se mantenham bastante caras durante bastante tempo.

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        E tu falas e não compras nada!

        1. Avatar de Migiel
          Migiel

          Não tens dinheiro, não tens vicios! O que é que não entendes da frase?

          1. Avatar de Viciado
            Viciado

            Tenta outra vez!

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Posso ter dinheiro para comprar, mas é estupido gastar 600€ em algo q custaria 300€ numa situação normal.
            Quando uma pessoa repete a mesma frase muitas vezes é pq tbm a cabeça não dá para mais.

          3. Avatar de Vida De Gandin
            Vida De Gandin

            Migiel, acho que já comentai um comentário teu sem anexo, mas deixo aqui uma que não disse, então tu dizes que ( Não tens dinheiro, não tens vícios! ) a verdade e que a questão não e essa, eu posso bem ir a uma loja e comprar uma gráfica com um valor de 3 mil euros o problema e que não existe nem para jogar nem para minerar, fui a chip 7 para comprar 2 3090 para jogar, e não tinha, por isso não me venhas com se ( Não tens dinheiro, não tens vícios! ) isso não cola, mas tu deves estar frustrado pois nem para minerar deves ter 🙂

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Duvido muito que até ao final do ano, vejamos alguma alteração.

  3. Avatar de JR
    JR

    Nao me acredito nem um bocado.
    A proibição da China só fará com que a mineração seja feita noutros paises.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Era bom que baixassem para se conseguir comprar mais umas gráficas para minerar mais um bocado

    1. Avatar de mario.
      mario.

      Até podes comprar mais barato, mas não dá pra minerar… Isto porque se for para jogar consegues barato, mas para minerar é o dobro ou mais do preço. Muitas vem com uma modificação anti mineração.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Minerar: Tentativa de fazer algum dinheiro sem fazer um crl

        1. Avatar de WhiskasSaquetas
          WhiskasSaquetas

          Rui … Eu entrei no barco a tempo. Ainda antes deste ultimo tombo recebi 800€ com uma 3090. Depois do tombo das cripto este mês recebi 300€ +/-.
          Se calhar não percebes o conceito de minerar e muito provavelmente de criptomoedas, ainda vais a tempo…..

          1. Avatar de joao matos
            joao matos

            WhiskasSaquetas, uma dúvida…recebeste 800 euros correspondendo a 1 mês? E em termos líquidos (deduzindo custos fixos tal como electricidade) estamos a falar de quanto? Curiosidade minha…nunca minerei. Pessoalmente quando fiz overclock à minha gráfica foi com o intuito de obter melhor perfomance nos jogos. Obrigado.

  5. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Já estava na hora.

    Comprar a 3x do preço original, não obrigado.

    1. Avatar de WhiskasSaquetas
      WhiskasSaquetas

      O que vai acontecer é que os modelos mais recentes estão limitados ao nível de mining mas as gráficas que já estão no mercado provavelmente manterão o seu valor ou quanto muito desvalorizaram muito pouco.

      1. Avatar de O pirata
        O pirata

        Estão a vender tanto que tiveram de lançar umas drivers para ultrapassar o mining porque não vendiam…