Fábrica da TSMC incendeia-se e pode comprometer os prazos dos chips de 2 nm

15 Comentários

A TSMC é a maior e mais importante fabricante de semicondutores do mundo da atualidade e está empenhada em ser também uma das mais inovadoras ao trazer, o mais breve possível, as novas litografias. No entanto, empresa de Taiwan sofreu recentemente um incêndio numa das suas fábricas e este é um problema que poderá atrasar os prazos previstos para a chegada dos chips de 2 nm.

TSMC

Fábrica da TSMC incendeia-se

Segundo as mais recentes informações reveladas, nesta quinta-feira (27) a nova fábrica da TSMC que está a ser construída em Taiwan sofreu um incêndio de grandes dimensões. E esta é uma situação que pode comprometer os prazos estabelecidos para o desenvolvimento e produção dos chips de 2 nm.

Para já ainda não há detalhes concretos sobre as reais consequências que a extensão deste incêndio provocou, mas as notícias falam de danos significativos, embora não adiantem muitas mais informações. Assim, para além dos prejuízos físicos a nível das infraestruturas, possivelmente nos próximos tempos saberemos também o tempo que a TSMC vai demorar a voltar à normalidade e o impacto que isso terá nos prazos definidos para a processo de fabrico de 2 nanómetros, cuja produção está prevista para 2025.

via: Miaoli Fire Department

De acordo com a notícia avançada pelo Focus Taiwan, o incêndio aconteceu numa altura em que não se encontrava ninguém a trabalhar na fábrica, não havendo felizmente vítimas. Os bombeiros de Miaoli indicam que o incêndio teve início pelas 7h30 da noite (hora local) desta quinta-feira e demorou cerca de 2 horas para ser apagado, tendo ficado extinto pelas 9h10.

A fábrica localiza-se em Zhunan, condado de Miaoli, mais concretamente no Hsinchu Science Park, em Taiwan, e é a mais recente instalação da TSMC. O objetivo deste espaço é a realização de testes de diversas tecnologias, como os circuitos integrados de ponta. Estima-se ainda que esta seja a instalação mais moderna da fabricante taiwanesa.

Para já ainda são desconhecidas as causas do incêndio, o qual afetou uma extensão de 300 metros quadrados onde se encontravam várias máquinas e sistemas. Deverá, assim, ser agora aberta uma investigação para apurar as causas de forma a resolver os problemas que levaram a esta situação, para garantir a segurança não só do espaço, mas sobretudo dos trabalhadores.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Parece-me que a invasão da República Popular da China à República da China se está a tornar cada vez mais óbvia.

  2. Avatar de Maria
    Maria

    A culpa deve ser da China ou da Rússia… Ou muito provavelmente dos “amigos” Americanos para forçar a ida da TSMC para um sítio mais conveniente… Tipo Texas.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      À China não esquenta nem arrefenta. Além de ser o país mais populoso é também o do QI médio mais alto. Até o novo campeão do mundo de xadrez é chinês, e dentro em breve é o resto do mundo a ir lá mendigar chips.

      1. Avatar de Jose pereira
        Jose pereira

        Sao tao inteligentes que andavam a passar fome ate o ocidente mandar as fabricas para la

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Nem mais! Até se dedicaram ao canibalismo! Ui que “espertos”!

      2. Avatar de Nao confio
        Nao confio

        Estais a confiar nos dados da china? Um governo nao democratico, pode falsificar esses dados. Infelizmente tens que se saber a origem da informacoes e o metodologia utilizada para ter esses dados. Nao confio em informacoes chinesas

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Claro! Estes tipos citam sempre dados “oferecidos por regimes horríveis , como os únicos aceitáveis, por contraponto a sociedades com uma variada impressa forte e na maioria independente. Fazem-no porque detestam o Ocidente, onde vivem comem e gozam das liberdades que são sonegadas aos cidadãos desses regimes anacrónico e desumanos! Nunca se mudam para lá, bem pelo contrário o “horrível” Ocidente, tem todos anos milhões de pessoas cuja maioria foge quando pode desses “paraísos”! Não se vê em lado algum gente a morrer para ir viver para a Rússia, China, C.Norte, Irão, Venezuela ou Cuba por exemplo! O mais paradoxal, é exigirem tanto por aqui, onde podem berrar e protestar, quando vemos nos regimes que tanto adoram os povos oprimidos e a calar a revolta. O Sudão culpou o Ocidente, que odeia, de hipócrita por não “ser ajudado” em relação à Ucrânia. Chegou a primeira remessa de ajuda… Ocidental! Aonde estão os chineses e russos que tanto adoram? E os “irmãos muçulmanos? Por o de anda essa gente toda? Isto da notícia tem tudo para se desconfiar de mão chinesa!

      3. Avatar de Bernardo duro
        Bernardo duro

        Uma ditadura…

  3. Avatar de André R.
    André R.

    Sabotagem…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Pensei no mesmo.

  4. Avatar de CódigoEW
    CódigoEW

    Que conveniente, como as coisas andam, mais uma vez vamos ver tudo a subir de preços novamente…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Meu caro, imagine que gasta milhares de milhões para construir algo que em breve lhe garante o ganho de outris milhões, então, que sentido faz destruir tudo isso para “apenas” ter uns ganhos marginais e por pouco tempo, quiçá muito breve mesmo? Quase que aposto que nisto não há nada de conveniente.

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Eu nao acredito em bruxas mas de facto estas coisas acontecem sempre na altura certa. Da que pensar. E esta hein.

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Estas coisas acontecem a todo o tempo. Você só lhes dá importância quando acontecem em momentos inconvenientes!

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Fabricas de chips se incendiarem ? Nao me parece que acontecem com frequencia. Mas cada um com sua opiniao.