EVGA rompe parceria com a Nvidia e sai do mercado das placas gráficas

6 Comentários

O mundo tecnológico está em constante mudança e tal verifica-se pelas constantes notícias diárias que nos mostram que nada é para sempre. E esse é mesmo o resumo daquilo que se passa com a empresa EVGA.

De acordo com as mais recentes informações, a marca norte-americana, conhecida por ser uma das mais importantes no setor das GPUs, terminou a sua parceria com a líder Nvidia e anunciou a sua saída do mercado das placas gráficas.



EVGA diz adeus à Nvdia e ao mercado das placas gráficas

A EVGA é uma das maiores fabricantes de placas gráficas, sendo uma das marcas da preferência dos utilizadores, nomeadamente os gamers. No entanto, a empresa norte-americana, sediada em Brea, na Califórnia, anunciou nesta sexta-feira (16) que vai deixar o mercado das placas gráficas e também o fim da sua parceria com a gigante Nvidia.

A notícia começou a ser divulgada por vários canais tecnológicos em todo o mundo, e não é caso para menos, uma vez que o segmento das GPUs é o responsável por cerca de 80% da faturação da EVGA.

Contudo, Andrew Han, CEO da EVGA, adianta que a empresa não está à venda e que a mesma se vai manter no mercado com outros produtos como, por exemplo, fontes de alimentação. Além disso, parece não haver intenção de alargar o foco da empresa para outros segmentos.

Por outro lado, apesar desta radical decisão, a EVGA garante que vai oferecer todo o apoio necessário, como suporte e garantia, aos clientes que têm os seus produtos. A marca vai continuar a vender as suas placas personalizadas da linha GeForce RTX 30 até que o stock das mesmas se esgote. Porém, já não irá lançar modelos da próxima gama GeForce RTX 40 da Nvidia.

Será que a culpa é da própria Nvidia?

A notícia foi apurada inicialmente pelos youtubers Gamer Nexus e JayzTwoCents, que conversaram diretamente com os executivos da EVGA, onde a empresa adiantou que a culpa desta parceria ter terminado é da própria Nvidia, devido a uma relação tóxica e de desconfiança. Ou seja, a EVGA diz que a fabricante não lhe fornecia informações suficientes sobre o funcionamento dos produtos, sendo que apenas revelava o preço dos mesmos durante o anúncio ao público.

Para além disso, é dito que a Nvidia não dava acesso a drivers funcionais das GPUs para testes, o que levou a outros problemas. Foi ainda referido que a líder deste segmento se tornou também ela numa rival, através dos seus modelos Founders Edition, que acabavam por ser vendidos a preços mais baixos.

Do outro lado, a Nvidia adianta que “tivemos uma longa parceria com a EVGA ao longo dos anos e vamos continuar a dar-lhe suporte na nossa atual geração de produtos. Desejamos a Andrew [CEO da EVGA] e aos nossos amigos na EVGA todo o sucesso“.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de frango assado
    frango assado

    sao espertos….sabem que vem aí um mar de graficas usadas a preço da chuva….durante 1 ano acabou.se a mama das graficas a preços estupidos…..

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Que visionário

    2. Avatar de Sandokan 2.0
      Sandokan 2.0

      porque dizes isso ?

  2. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Gpus usadas? !

    Comprem ! Comprem!

    Você precisa !

    Ainda mais barato aos pacotesde de 10 unidades

    e com oferta de vale com 20 euros em energia …

    😉
    😉
    😉

  3. Avatar de paulo
    paulo

    Parabens pela redação!

    A Nvidia esta de rastos, esta a ser “fagocitada” pela AMD. Esta a levar uma sangria no valor da bolsa. Os futuros resultados em 2023 irão ser catastróficos. É natural que queria buscar o mercado dos seus parceiros para “estancar” um pouco a entrada de agua no barco. Este sera o resultado. Veremos o que ira acontecer com outros montadores dos seus chips.

  4. Avatar de X-Life
    X-Life

    O verdadeiro motivo é a margem de ganho da nvidia, que vai a caminho dos 70%. Provavelmente a nvidia planeia fabricar e vender muitas das suas GPUs.