EUA retiraram licenças da Qualcomm e da Intel para impedir o envio de chips para a Huawei

18 Comentários

Os Estados Unidos da América (EUA) não estão a dar descanso à China, especialmente às suas empresas. Agora, fontes anónimas informaram que o país revogou as licenças que permitiam o envio de chips para a Huawei concedidas à Qualcomm e à Intel.

Huawei

As decisões americanas não têm beneficiado a Huawei, que caminha, portanto, no sentido da independência dos componentes e tecnologias dos EUA. Entre o país e a marca chinesa já muita água correu, estando a Huawei a ser, mais uma vez, prejudicada.

Conforme recordado pela imprensa, antes de a Huawei conseguir obter os processadores Kirin 9000s 5G de 7 nm da SMIC para a linha Mate 60 do ano passado, os últimos chips 5G que usou num smartphone importante foram os SoCs Kirin 9000 que alimentaram a série Mate 40 de 2020.

Nesse ano, os EUA mudaram as regras de exportação para que a tecnologia americana para fabricar chips de última geração não chegasse às mãos da Huawei.

 

EUA querem afastar a Huawei da IA

Entretanto, a Qualcomm conseguiu obter uma licença para enviar versões dos seus processadores Snapdragon para a Huawei, ajustados para não funcionar com redes 5G. Estes chips foram usados para alimentar os smartphones P50 e Mate 50 de 2022, e o P60 do ano passado. Agora, os EUA estão a tomar medidas.

De acordo com fontes anónimas citadas pela Bloomberg, os EUA revogaram as licenças concedidas à Qualcomm e à Intel que lhes permitiam vender chips à Huawei. Essas fontes disseram que a medida afetará as vendas de chips dos EUA à Huawei para os seus smartphones e computadores portáteis.

Está a bloquear todos os chips vendidos para a Huawei […] Essas são duas empresas que sempre nos preocuparam por estarem um pouco próximas demais da China.

Disse Michael McCaul, House Foreign Affairs Committee Chairman dos EUA, confirmando a revogação das licenças e revelando que a ideia é impedir a China de desenvolver Inteligência Artificial (IA) avançada.

Além disso, os EUA estarão a considerar a possibilidade de aplicar sanções a seis empresas chinesas, por recearem que possam estar a fornecer chips à Huawei.

Avaliamos continuamente como os nossos controlos podem proteger melhor a nossa segurança nacional e interesses de política externa.

Afirmou McCaul, numa declaração recente.

Entretanto, a Qualcomm partilhou que os seus negócios com a Huawei estão a enfraquecer, sendo hoje muito limitados. Aliás, a americana espera, em breve, não vender nenhum chip à chinesa.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Estão cismados…

  2. Avatar de Luis+Henrique+Silva
    Luis+Henrique+Silva

    Isto um dia vai correr mal para os EUA.
    Sei que a China pode ser isto ou aquilo, mas o que fazem com a huawei é poramente económico, pois estava a crescer, qualquer dia vai a xiaomi levar por tabela.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Não, não vai. Há 21 porta aviões no mundo, 11 são dos EUA, os restantes 10 estão dispersos por países UE, UK, Índia e China…é uma diferença muito grande

      1. Avatar de uis+Henrique+Silva
        uis+Henrique+Silva

        Eu nem se quer estava a referir à Guerra!
        O problema das guerras são das próprias pessoas que pensam logo nelas…..

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Freak, atenção que acabou de sair para testes em alto mar o mais recente porta aviões chinês, o Fujian.
        Segundo li por aí aquilo é top.

        Portanto, depois de fazerem este irão fazer mais.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Luís Silva, ando a dizer isso há anos…

      Mas agora já vão tarde, a Huawei pode fazer tudo sozinha

      Qualquer empresa que ameaça o monopólio americano leva logo com sanções.
      Por mim, não quero nada dessa gente ou pelo menos não lhes dou dinheiro a ganhar.
      Todo software que uso é gratuito…

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Esta situação tem a ver com a perda de mercado da Apple. Anteriormente era a nível mundial e agora está a ser a nível da China. A Apple desceu de 1º para 5º no top de vendas. Um dia deste uma empresa compra a Foxconn e diz que não há mais produção de chips para a Apple e depois vamos ver. Só esquemas protecionistas.
    Vejam o exemplo dos carros. Enquanto foi bom podiam vir agora já colocam em causa a economia, já querem restrições. Enquanto deu jeito produzir a custos baixíssimos na China e manter preços elevados cá, tudo bem…. agora as coisas estão a mudar e já não pode ser.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      …Luta de potências.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Resolvem fácil, há muitos outros com capacidade para fazer a integração. Pegatron é mais um exemplo. Além do mais, a Apple já está a deslocalizar produção para a Índia.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      É a segurança nacional da hipocrisia, levando os vassalos atrás!

  4. Avatar de saul
    saul

    Espero bem que o Bidé ganhe as eleições… Nem que seja como a ultima vez.
    Os EUA acabaram com a EU á boleia.
    China e Russia estão muito à frente

  5. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Isto já estava a correr mal para os EUA agora estão lixados. Se não voltarem atrás a China vai impedir a venda de Iphones entre outros produtos de empresas americanas.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Nirelle, só ainda não o fizeram porque ainda há fábricas de Aifones na China.
      No dia em que saírem não vendem nem um em território chinês.

  6. Avatar de supersilva
    supersilva

    Sanções a empresas chinesas por fornecer para empresas chinesas?!

  7. Avatar de Edilson Miguel
    Edilson Miguel

    Tudo isso por inveja. Só eles é que podem

  8. Avatar de gav
    gav

    Assim se vê quem são os EUA
    Pobre europa, a olhar.

  9. Avatar de gav
    gav

    De Portugal já querem ficar com o litio

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Os EUA são tóxicos para mundo, sempre o foram provocando guerras por todo o planeta para delas tirarem partido, agora que com mérito a China e não só d lhes faz frente estão raivosos, impondo e obrigando os tristes criados da UE a impor sanções a tudo o que mexe.