EUA querem proibir a China de aceder à litografia Ultra Violeta Extrema (EUV)

30 Comentários

Os conflitos entre os EUA e a China não parecem ter fim à vista. Recentemente o país de Joe Biden adicionou à lista negra mais 7 entidades chinesas de supercomputação.

No entanto, segundo as últimas informações, os Estados Unidos querem mesmo proibir a China de aceder às litografias EUV e ao software EDA.




Em plena pandemia onde o mundo passa por uma acentuada escassez de chips, a tensão entre as duas maiores potências mundiais continua firme. Mesmo com a saída de Donald Trump, os EUA continuam a aplicar novas sanções e proibições à China.

EUA querem proibir a China de aceder à litografia EUV e ao software EDA

Segundo informações recentes, os EUA têm já um plano para apertar o cerco à China. A administração de Biden pretende aumentar as restrições e condicionar ainda mais o desenvolvimento da indústria chinesa de semicondutores.

O próximo objetivo dos EUA é proibir a China de aceder aos processos de fabrico que utilizam tecnologia de litografia EUV (Ultra Violeta Extrema) e DUV (Ultra Violeta Profunda). Para além disso, tencionam também barrar o acesso ao software EDA (Automação de Design Eletrónico), necessário para o projeto de chips.

Estas decisões afetarão sobretudo a holandesa ASML, que é a única a fornecer silícios EUV. Recentemente o CEO da fabricante afirmou que as restrições à China terão um impacto negativo para os EUA.

Processo EUV – ASML

Neste sentido, há algum tempo que a China se tem preparado para desenvolver as suas próprias fundições. Em 2018 a SMIC, a maior fabricante de Chips da China, encomendou uma máquina de EUV à ASML. Mas, devido às restrições dos EUA, o governo holandês não conseguiu obter licença para a ASML. Por conseguinte, a máquina ainda não chegou às mãos da fabricante chinesa.

Segundo as informações, alguns congressistas republicanos pediram que Biden persuadisse o governo holandês para impedir a ASML de vender equipamentos EUV à SMIC. Para além disso foi solicitado um acordo com os aliados para também estes cumprirem as restrições à exportação. Foi ainda sugerida a aplicação de taxas de licença para limitar a venda de equipamentos tecnológicos como a litografia EUV/DUV.

EUA pressiona para proibir venda de equipamentos à China

Recentemente, a Comissão de Segurança Nacional dos EUA sobre Inteligência Artificial propôs uma política para proibir a exportação de equipamentos de fabrico de semicondutores, como as máquinas de litografia EUV para fotoligrafia ArF (Laser de de Flúor de Árgon), para a China. Num relatório anterior, a mesma entidade norte-americana afirmava que “o governo dos EUA deveria trabalhar com o Japão e a Holanda para proibir a exportação deste tipo de equipamento para dissuadir a China“.

Caso os EUA proíbam a venda de equipamentos EUV/DUV, tal irá prejudicar os interesses das fabricantes de semicondutores de todo o mundo, incluindo as norte-americanas. Para além disso, aumentará a preocupação da indústria externa de semicondutores, como a Samsung Electronics e a SK Hynix que conta com fábricas na China. Também a escassez de chip ficará ainda mais acentuada.

China é o maior mercado de equipamentos semicondutores do mundo

Segundo dados publicados a 14 de abril pela International Semiconductor Industry Association (SEMI), as vendas globais de equipamentos de semicondutores em 2020 aumentaram 19% em comparação a 2019. As vendas atingiram um valor recorde de 71,2 mil milhões de dólares (~60 mil milhões de euros).

No mercado da China continental, as vendas de equipamentos semicondutores em 2020 cresceram 39% em relação ao ano anterior, totalizando 18,72 mil milhões de dólares (~16 mil milhões de euros). Estes valores colocaram o país no primeiro lugar em todo o mundo, seguido de Taiwan com 17.150 mil milhões de dólares e da Coreia do Sul com 16,08 mil milhões de dólares.

E esta é a primeira vez que a China continental se torna no maior mercado de equipamentos semicondutores do mundo.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Os chineses que se dizem ser os mais avançados e que gastam milhões em R&D porque não criam eles a tecnologia, os equipamentos? Em vez de comprar a empresas ocidentais.

    1. Avatar de Pericles
      Pericles

      Pela mesma razão que compras smartphones e computadores feitos na China.
      Dahhh!

    2. Avatar de LA
      LA

      Os chineses investem em R&D?
      Eles investem é em espionagem industrial. O forte dos chineses sempre foi a copia, do que era investigado pelos outros paises.

  2. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Levaram tudo (tecnologias e afins)para lá, já quase não se faz nada na Europa e nos USA, agora de repente “äcordaram”, o mal já está feito. Se a China por alguma parar, ou eles fazerem uma espécie de embargo ao que produzem, o resto do mundo ficava a ver navios.

  3. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    Isto só prova o total desespero de quem sabe que foi ultrapassado e há muito por um País que julgavam atrasado…

    1. Avatar de caetano armando
      caetano armando

      O melhor comentario

    2. Avatar de Gr
      Gr

      Perfeito!

      23:59′ EUA restringem tecnologias EUV e DUV
      00:00′ China desenvolve Xi-UV-ping que deixa obsoletas as antigas EUV e DUV

  4. Avatar de supersilva
    supersilva

    Segurança nacional e ou segura moeda?

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Os EUA acabaram de pisar uma mina económica e tecnológica!! Em suma LIXARAM-SE À GRANDE!! Agora é que a China vai ganhar a independência tecnológica!!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Vamos a ver se não é desta que a China vai cobrar a divida externa dos EUA !! Acho que são uns 60% de US$ 19.842.000.000.000,00!!

      1. Avatar de Castro
        Castro

        o mito da dívida continua! A maioria da dívida dos Estados Unidos está nas mãos de cidadãos ou instituições americanas, a China tem apenas cerca de 4%. O Japão até detém mais dívida americana do que a China…

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          “Historicamente, a China tem sido uma grande compradora de títulos do Tesouro e possuía US$ 1,08 trilhão em 31 de março, data mais recente para a qual os números do Tesouro estão disponíveis. (As participações da China estão em segundo lugar, atrás do US$ 1,27 trilhão do Japão.) Apesar de ser um dos principais credores dos EUA, você pode ver as razões políticas que levam o presidente Donald Trump e sua equipe a atacar a China dia após dia.” No ano passado.

          1. Avatar de Castro
            Castro

            Continua a ser apenas 4% da dívida… 4% não dá nenhum poder especial, ainda mais num país como os Estados Unidos!

            Muito longe de quem afirmava que seria 60%

      2. Avatar de clovis holz
        clovis holz

        divida verdadeira do EUA ultrapassou 222 trilhões de dolares em 2015,

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    O maior produtor de terras raras do mundo é de longe a China que as possui em concentrações que tornam viáveis a sua exploração. Fico curioso e a aguardar a resposta da China. É que hoje em dia nenhum país é verdadeiramente independente em termos não só de R&D mas também de obtenção de matérias primas, e sem estas últimas em quantidades generosas os EUA (o que quer que sejam os EUA no contexto da globalização), só poderão produzir semicondutores… virtuais!

    1. Avatar de Castro
      Castro

      Não tem nada a ver com concentrações, tem a ver com o investimento feito pela China na prospeção, mineração e indústria transformadora do minério, a que se soma a regulamentação ambiental. É a escala toda implementada pela China que lhe dá vantagem competitiva.
      Os metais raros também existem noutros sítios do mundo, a questão é que foi feita pouca prospeção e são poucas as minas abertas. E mesmo esse minério também acaba por ir parar muitas vezes a fábricas chinesas para ser purificado.

  7. Avatar de Cocas
    Cocas

    O EUA que são o expoente máximo do capitalisto e do mercado livre agora querem condicionar a venda de tecnologia da Holanda e Japão para a China? Os EUA têm é mau perder…
    A razão pela qual a Europa e América do Norte têm o domínio tecnológico até hoje deve-se ao facto de a nossa cultura ocidental fomentar a criatividade e avanço científico, ao passo que a cultura chinesa fomenta a produtividade barata a qualquer custo e a exploração laboral. E isso não vai mudar pelo facto de venderem umas máquinas de fabrico ou uns programas de desenho de circuitos integrados.

    1. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      Mas olha que a Europa bem se gosta de abaixar-de até ver o rabo no que toca aos amaricados.

    2. Avatar de scp
      scp

      Acabaste de expôr o mercado laboral Português.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        nao sabes do que falas! até é um insulto comparar o mercado laboral chinês com o português! nao tens mesmo a mínima noção! n deves trabalhar com toda a certeza senão nao dizias essa asneirada toda. queres armar te em engraçado porque esta na moda sempre criticar o país e queres passar por esperto, mas olha que é o contrario que acontece.

        1. Avatar de JP
          JP

          O scp pode ter exagerado, mas a temos escravatura branca em Portugal temos.

  8. Avatar de Mapril
    Mapril

    Puxa, os americanos estão cheios de medo dos chineses!

  9. Avatar de Antonio
    Antonio

    Eu só vejo aqui “camaradas” a defender os exportadores de virus
    Todos “cientitas”

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Comentário tipo zero.
      Uns fazem. Outros só comentam e mesmo assim, nem valor acrescentado trazem. O típico Tuga.

  10. Avatar de JCR
    JCR

    E a UE, a continuar a estar dependente de EUA e China, sem nada fazerem contra, tornando-nos todos tecnológicamente dependentes dos 2 piores países do mundo, por razões opostas…e ainda dizem que estamos numa união, se se for virtual!

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    E eu que pensava que com o Biden seria só paz e amor.

  12. Avatar de farto da globalização
    farto da globalização

    o biden só está a atirar areia para os olhos dos que votaram nele porque há anos que os chineses compram todas as empresa possíveis, tanto na europa como na américa, portanto, mais dia menos dia, também adquirem estas todas 🙁

  13. Avatar de Nick
    Nick

    Acordaram tarde, mas acordaram.

  14. Avatar de Istoéumaespéciedemagazine
    Istoéumaespéciedemagazine

    Agora vamos lá falar a sério, já trabalharam com maquinaria que tenha sido desenvolvido, pensado e construidos por chineses? Nao estou a falar utilizando tecnologias ocidentais, estou a falar 100% chinês, pois bem é uma ME*#A com todas as letras maíusculas não percebem nem fazem nada de jeito sem ser a copiar, eu sei porque trabalho com os dois lados, maquinas de tecnologia ocidental e chinesas lado a lado, tecnologia chinesa e maquinas chinesas só me fazem lembrar maquinas feitas na antiga união soviética, frágeis, feito á pressa, inseguras, cheias de defeitos, completamente fora dos padrões internacionais, porque ja há muitas decadas que ninguém faz maquinas como o chineses fazem, parecem mais protótipos, atualmente em 2021 não trazem nem um quarto da tecnologia que os japoneses faziam nos anos 90( que hoje em dia já se pode considerar desatualizado), mas os nossos empresários portugueses pensao que as chinesas são muito boas e modernas e assim estão em tudo, se nao fôr os outros a investigar e a fazer eles também nao o fazem, nao tem o know how das coisas, ja viram no yputune alguns testes de processadores chineses ainda em 22nm? Aconselho a ver pois tem um desempenho de um velhinho pentium 3 é só a dica…

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      Tenho de discordar com as tuas afirmacoes. Primeiro muito paises do Bloco de Leste tiveram e ainda tem algumas relevancia no desenvolvimento de maquinas, Polonia, Chequia, Ucrania e ate a Russia. Por isso essas das maquinas fragueis depende de que industria estas a falar.

      A China tinha decadas de atraso, principalmente no que toca ao assunto da noticia, nos semi condutores. O que se ve e que em poucos anos o plano do governo do CCP deu frutos, e agora comecam a assutar os USA e EU. Basicamente os semi condutores ja estava quase toda a industria pelos lados na Asia agora a china comeca a dar cartas assustou os ocidentais, que fazem muito bem em abrir os olhos, mas creio que ja vao tarde. Isso de ser 22nm nao interessa, pq hoje sao 22nm em dois anos vao ser 10nm, e esse e o problema, pois os USA tinham 40-50 anos de avanco, e hoje tem talvez 5 anos no maximo, visto que as grandes FABs ja nem nos USA estou, esta tudo em Taiwan e Coreia do Sul.

      Resumindo nao substimes os Chineses por estarem em 22nm ou por fazer tecnologias “frageis”, vamos e acordar e dar a perna ou o continente Europeu vai passar a ser so mesmo destino de ferias dos Asiaticos e pouco mais.