EUA proíbe o envio de equipamentos para fabrico dos chips de 14 nm para a China

32 Comentários

O setor dos chips eletrónicos tem estado em alta, especialmente depois de uma acentuada escassez destes componentes que colocou a nu a importância que este mercado tem no mundo tecnológico e em vários ramos, desde os computadores, smartphones, placas gráficas, processadores, automóveis, entre outros.

Neste seguimento, os EUA criaram a recente Lei dos Chips, a qual pretende investir neste setor e, desta forma, reduzir drasticamente a dependência do fornecimento por parte de países estrangeiros. E, neste âmbito, o governo norte-americano lançou mais uma cartada ao proibir agora o envio de equipamentos destinados ao fabrico dos chips de 14 nm para a China.



EUA barra o envio de equipamentos para chips de 14 nm para a China

A recém-aprovada Lei dos Chips foi muito bem recebida pelas empresas norte-americanas ligadas ao setor, na medida em que contarão com um investimento chorudo de 52 mil milhões de dólares para impulsionar a produção de componentes no país liderado por Joe Biden.

Contudo, à medida que o tempo passa, novos detalhes sobre este projeto começam a ser escrutinados e analisados em mais pormenor. Neste sentido, foi agora revelado um ponto curioso deste projeto, que não havia sido muito comentado anteriormente. Em concreto, o referido ponto envolve a China, os seus equipamentos de produção de chips e ainda a sua própria capacidade de produção.

No fundo, o projeto indica que os Estados Unidos estão proibidos de enviar equipamentos para o fabrico de chips de 14 nm para a China. Portanto, esta proibição vai tornar a produção chinesa destes componentes muito mais complicada. E segundo os detalhes revelados, todas as fabricantes destes equipamentos nos EUA receberam cartas vindas do Departamento do Comércio a solicitar que não fornecessem material à China, especialmente os equipamentos, para a produção dessa litografia. E esta medida afeta diretamente a SMIC, que é a principal fabricante de chips chinesa, assim como as fábricas da taiwanesa TSMC que se encontram também naquele território.

No que respeita à dimensão, os EUA ainda são apenas uma parte na produção de equipamentos para o fabrico de semicondutores. O maior encontra-se na Europa, nomeadamente a avançada holandesa ASML. Mas alguns rumores indicam que o governo de Biden está também a tentar que o Japão e a Europa sigam esta mesma proibição.

Leia também:

Ex-porta-voz da TSMC diz que a Lei dos Chips não ajudará a aumentar a produção nos EUA

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Lá estão os causadores de practicamente todos os conflitos das últimas 3 décadas a forçar mais um…

    1. Avatar de o consciente
      o consciente

      Vê-se claramente que em vez de leres a história e notícias independentes, andas demasiado a ler historinhas da carochinha do anti capitalismo. A minha sugestão é que saias do monitor e vejas o mundo. Dá um salto aos EUA, China, India, Rússia, etc e vê com os teus olhos. Vai ser a revelação…

      Já agora quando estiveres na China ou Rússia:
      – quantas coisas ocidentais vês copiadas: muitíssimas
      – quantas coisas vês no “ocidente” copiadas desses países: muito poucas (e a maioria são chineses nesses países ocidentais)
      – quantos chineses ou russos fugir… emigraram da urss e Rússia e China para o ocidente? Muitíssimos milhões.
      – quantos do ocidente emigraram para esses países… um punhado.

      Ora, se estes países como a Rússia e China são tão bons porque a maioria só quer sair de lá?

      1. Avatar de Juvenal
        Juvenal

        Calado eras um Poeta… Nas próximas eleições não te esqueças de continuar a votar no PS

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Clarifique então, qual o seu partido de eleição? Falar mal é fácil, sugira uma alternativa sff.

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Não percebo a parte da “historinhas da carochinha do anti capitalismo” quando de seguida mencionas tanto a Rússia, como a Índia, ambos países capitalistas. Faria mais sentido mencionares apenas a China.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Secadegas, e não vão descansar até conseguirem isso.

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

  2. Avatar de Fusion
    Fusion

    Acho muito bem, tudo que seja para deitar abaixo países ditadores e comunistas e parar a China por mim super de acordo, gostava de ver a Europa fazer o mesmo

    1. Avatar de José Alberto
      José Alberto

      Concordo que se deva fazer algo em relação a estes países, nao podemos ficar admirados é com as consequências, como guerras e custo de vida brutalmente elevado.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Nunca deveríamos ter transferido conhecimento e mão de obra para a China ou Índia. Espero que a Europa abra mesmo os olhos e volte a transferir a indústria para cá, criação de mecanismos económicos que permita as empresas manterem-se sem serem estranguladas economicamente. Vantagem deixamos de estar dependentes de países ditadores e comunistas e criamos emprego e como isto mais poder económico para as pessoas que se vai traduzir em evolução

        1. Avatar de José Alberto
          José Alberto

          O problema é também a matéria prima e recursos naturais, os USA nesse aspeto nao estao tao dependentes como a Europa.
          Temos de perceber que a Russia é um mundo dentro do mundo em recursos naturais fundamentais para as industrias operarem.

        2. Avatar de Moreno
          Moreno

          A questão é: a que preço?… E onde estão os grandes mercados, as matérias primas e força de trabalho barata?… Não esquecer que só a China tem um mercado de aprox 1.5B de clientes… E tem mais milionários do que a América…

  3. Avatar de Profeta
    Profeta

    E vao fabrica-los na casa dos Indianos ? lol. E escusado a dependencia da China ja esta forte, e nao pensem que as coisas mudam da noite para o dia.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Não.. vão fabricar no EUA, já têm em construção 14 fabricas… Enquanto isso a Europa para variar fica a debater e a ver o comboio passar! A dependência para com a China só é forte porque o ocidente acreditou no menino jasus! Acordem mas é para a vida, há certas tecnologias que têm que ser fabricadas cá…

      1. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Não te preocupes a europa passou os ultimos 20 anos a dar todo o IP e tecnologia aos chineses para agora ir comprar comobios e metros aos chineses com tecnologia europeia. Só colhem o que semeiam.

  4. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    Fusion desculpe dizer isso mas faz-me lembrar quando em Paris numa exposição foi apresentado africanos numa jaula, como seres inferiores perante os europues (neste caso brancos). Os problemas agravam-se quando uma das partes continua a pensar que pode fazer e dizer o que quer sem consequências. O ocidente, onde ambos vivemos, sempre viveu acima das suas possibilidades. O que temos hoje, maioritariamente vem de fora. Desde o combustivel fossil e os seus derivados até coisas essenciais como alimentação, Basta ver como foi a industria do algodão na America, o cultivo do acuçar, etc..As pessoas, noutros locais do planeta têm o direito de ter melhores condições de vida e para isso precisam dos mesmos recursos que o Ocidente tanto deseja. É necessário haver compromisso da nossa parte, em ceder parte desses recursos, que não estão na Europa, para que no futuro possamos ainda estar todos aqui. Vou-lhe dar um bom exemplo do perigo da forma como pensa o senhor (ou senhora) e muitos outros e que acham que é normal falar ou fazer assim. Além do seu comentário, há outros exemplos atualmente. Recentemente os EUA mataram um lider da Al- Qaeda no Afeganistão. Ou seja, um país soberano, ditador ou não, é um país soberano, que foi violado na sua integridade e mataram uma pessoa. O Ocidente, desde o inicio do sec. XX tem feito este tipo de atuações, começando pela China, que o senhor (ou senhora) tanto fala mal, ou a India, outro exemplo. E passado quase 120 anos depois temos esta situação no Afeganistão e que o Ocidente faz? Não condena esta atrocidade. Mas o que tem isto a ver com a China , com os africanos na jaula, a industria do algodão, acucar? Pensamos sempre que somos os mais importantes mas somos a infima parte da equaçao. Só para ver o quão perigoso é falar da China. Se não fosse a China a administrar o Porto de Sines, assim como a EDP, ou mesmo a Fidelidade, não teriamos capital suficiente para manter o crescimento economico portugês. Supermercados como o Minipreço, com capital russo, fertilizantes russo, gas russo , para a industria pesada, industria quimica, etc.. Portanto não percebo esta tendencia em denegrir outros paises ou outras pessoas quando a nossa própria sobrevivencia depende mais deles do que a deles da nossa…Bem haja.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Ora aí está! Depender de nações autocratas que submetem os próprios povos à miséria é um grande erro!

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        freakonaleash, está a falar de quem? Portugal?
        É que ao falar em países que sibmetem o povo à miséria lembro me logo do meu.
        Mas fale mal dos outros, assim sempre se esquece do que cá se passa

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Tanto texto para não dizer nada, alias até deu para perceber que o senhor (ou senhora) é daqueles que gosta de andar com boina e foice.

      É tão simples quanto isto, eu posso dizer aqui publicamente que o senhor presidente cheira mal da boca e cheira a chulé e rebelde como sou até posso dizer também que o senhor primeiro ministro esta a fazer um mau trabalho, posso dizer isto aqui como na America e sabes o que vai acontecer? Nada, vou continuar a estar cá para contar a historia eu como os meus familiares.

      Vai para a china que tanto defendes e faz esses comentários, força. A tua memoria deve ser curta mas já deves ter esquecido o fiasco que foi a China com o encobrimento do COVID (principalmente os médicos que alertaram para o inicio do surto), ou então obrigarem a fechar as pessoas em casa, mortes e por aí fora…

      Os estados unidos mataram um líder da Al- Qaeda? Otimo! Deviam ter matado muitos mais, quanto mais rápido se libertarem esses países da tirania dos governos terroristas melhor .

      A Europa faz muito tempo que desistiu e neste momento está de rabo para o ar sem identidade, e com as crises e guerras ficara cada vez pior, mais dependente e pobre, mas podemos inverter isto se tivermos politicos de coragem e remarmos para o mesmo sitios, e noticias como estas da America fazem com que tenha esperança ainda no futuro.

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    Mas a China não tem já a capacidade de produzir chips com 7 nm? Alguém pensa ou acredita mesmo que não têm condições para massificar a sua produção caso tomem essa decisão?

  6. Avatar de PML
    PML

    Problema – há muitos elementos raros que a China é o mauir fornecedor, elementos esses que são necessários a muita da eletrónica necessárias para chips e afins. Por isso isto pode dar em nada. Além disso é mais um incentivo para que a China se sinta tentata a invadir Taiwan. Lá eles têm toda a maquinaria necessária. Estas jogadas feiras assim sem pensar nas consequências, parecem aquelas ideias Trumpistas que tantos criticavam.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Isto é, grosso modo, um braço de ferro entre duas partes, ocidente e oriente. Infelizmente para o mundo ocidental apenas as “investidas” do braço ocidental são noticiadas. As investidas do oriente não vêm a luz do dia noticioso (pelo menos não “cá”). Mas existem e envergonham, em falta de escrupulos, estas medidas de que ouvimos falar.

  7. Avatar de Cosa fare?
    Cosa fare?

    Ora isto é que é falar, finalmente abriram os olhos.

  8. Avatar de riosj
    riosj

    A pergunta que se faz é , querem continuar a viver a grande e a comprar tudo e um par de botas ou consumir menos e deixar de depender de terceiros? A china so passou a produzir tudo para que pudessemos trocar todos os anos de smartphone, comprar roupas e gadgets todos os meses etc. Se as pessoas comecarem a utilizar as coisas mais tempo a china perde forca e ai sim caminhamos para um mundo mais sustentável. Da minha parte so troco de iphone a cada 5 anos, pc a cada 6-8 e roupas compro apenas o que preciso e uso. Como carne 3 vezes por semana e se fossem todos como eu era um mundo bem melhor

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Isso sempre foi utopico esquece isso. E o mesmo que pedir aos Portugueses que votem todos num unico partido mais justo e fiel a resolver o problema dos Portugueses (seja la qual seja esse partido e se e que existe) por isso esquece essa ideia. Ha muita gente que nao quer saber e a vida continua, porque achas que as grandes marcas continuam a facturar ? Isso nao e novidade para ninguem, o consumismo infelizmente sempre fez parte das pessoas. Se isso podera ser mudado mais tarde, nao sei, para alguns sim mas para a maioria duvido. Eu tambem so compro telemoveis novos quando estes avariam. Ate agora este tem-se aguentado bem e ja la vao 5 anos.

      1. Avatar de riosj
        riosj

        Nunca percebi a malta que compra xiaomis todos os anos so por terem grandes numeros e precos baixos. Sao subsidiados pelo governo chines! A malta que compra iphones normalmente aguenta mais tempo, e ha os recondicionados que mantem boa performance. Mas o consumismo de carne e outros gadgets so porque sim não faz sentido independentemente das marcas. Da minha parte farei o possivel para ser poupado e ensino aos meus filhos a serem mais sustentaveis e menos consumistas. O mundo sera melhor e as pessoas a bem ou mal irao aprender a mudar os seus consumos. Portugal ja este ano vai obrigar a racionar a agua, na alemanha a eletricidade e gas e por ai em diante. A bem ou a mal tera de haver mudancas

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Riosj,
          Xiaomi, 200 ou 300 euros.
          Aifone, nem sei o preço mas deve andar pelos 1000 ou mais euros.
          Conclusão, comprem Aifone que é melhor.
          O resto que escreveu é inenarrável.
          Assim fico sem encantamentos outra vez num ápice.

          Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

    2. Avatar de °0°
      °0°

      Olha que não.

  9. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Temos de começar de deixar de apoiar ditaduras e evitar enviar para lá o nosso IP pois eles não querem saber de patentes. China, Russia, Dubai, etc..

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      João Ferreira, é isso tudo.
      Mas a espionagem industrial feita pelos EUA respeita todas as patentes, certo?

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros.

  10. Avatar de Elektro
    Elektro

    Não faz mal, importam para a Europa exportam para a China

  11. Avatar de Douglas
    Douglas

    A China já dominou o processo de 7nm. Essa Lei estadunidense não dará em nada, mas mostra o “liberalismo” estadunidense.